sábado, 10 de outubro de 2009

Romanos 2.1-16

Romanos 2.1-16
1 Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas.
2 Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas.
3 Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?
4 Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?
5 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,
6 que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento:
7 a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;
8 mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.
9 Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego;
10 glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego.
11 Porque para com Deus não há acepção de pessoas.
12 Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados.
13 Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
14 Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos.
15 Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se,
16 no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.


Romanos 2:1-16

Não importa quão fundo o homem tenha caído, ele sempre encontrará alguém mais miserável com quem possa comparar-se vantajosamente! O viciado em jogos despreza o bêbado, que se sente superior ao criminoso. Na realidade, a raiz de todos os vícios está latente em nosso próprio coração. Quando julgamos os outros (v. 1), damos prova de que sabemos reconhecer muito bem o mal; comprovamos ter uma consciência. E isso condena a nós mesmos quando praticamos as mesmas coisas. Todos os homens têm consciência (Gênesis 3:22). Deus usa da Sua bondade para nos conduzir ao arrependimento (v. 4). Mas Ele não nos autoriza de maneira nenhuma a julgar o próximo. Somente uma Pessoa tem o direito de julgar: é Jesus Cristo (v. 16; João 5:22; Atos 10:42). Um dia Ele manifestará todos os "segredos dos homens", todos os seus feitos e intenções que tinham sido ocultados com tanto cuidado (Mateus 10:26). Confesse imediatamente a Ele todos os seus segredos, por mais vergonhosos que possam ser. A sua consciência não é uma voz hostil, mas um amigo que lhe diz: "Fala disso ao Senhor Jesus; Ele perdoa".

Que DEUS abençoe a todos.

Um comentário:

  1. Prezado Marco,
    Alguém me perguntou se conhecia você, talvez pelo fato de sermos cristãos. Sugiro que opte por tornar seu perfil público, assim as pessoas que lêem seu blog podem saber direitinho quem é que escreve.

    Que a graça de Deus continue milagrosamente abundante em tua vida e de teus familiares.
    e-mail: gedson@lidorio.com.br
    Blogs:
    www.lidorio.net
    www.gedson.lidorio.com.br (em construção)

    ResponderExcluir