sexta-feira, 24 de abril de 2009

Verdadeira Sabedoria

24 de Abril

Verdadeira Sabedoria

Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Provérbios 3:13

A verdadeira sabedoria é um tesouro tão perdurável como a própria eternidade. Muitos dos homens que o mundo chama sábios, são sábios apenas a seus próprios olhos. Satisfeitos com a aquisição da sabedoria mundana, não entram nunca no jardim de Deus, para se relacionarem com os tesouros da ciência contida em Sua Santa Palavra. Julgando-se sábios, são ignorantes no que diz respeito à sabedoria que precisam possuir todos quantos houverem de obter a vida eterna. Nutrem desprezo pelo livro de Deus, o qual, se estudado e obedecido, os tornaria verdadeiramente sábios.

A Bíblia é para eles um mistério impenetrável. As verdades maravilhosas e profundas do Antigo e do Novo Testamento são obscuras para eles, porque as coisas espirituais não sãos discernidas espiritualmente. Precisam aprender que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e que sem essa sabedoria seu aprendizado é de pouco valor.

Aqueles que estão se esforçando para obter educação na área das ciências, mas que não aprenderam a lição de que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, estão trabalhando sem amparo e de maneira incompetente, questionando a realidade de tudo. Eles podem adquirir educação nas ciências, mas a menos que ganhem conhecimento da Bíblia e de Deus não possuem a verdadeira sabedoria. Pessoas iletradas, que conhecem a Deus e a Jesus Cristo, possuem sabedoria mais duradoura que os mais cultos que desprezam a instrução de Deus.

A verdadeira sabedoria está infinitamente acima da compreensão dos sábios segundo o mundo. A sabedoria oculta, que é Cristo formado em nós, a esperança da glória, é sabedoria tão elevada como o Céu. Os profundos princípios da piedade são sublimes e eternos. A experiência cristã, unicamente, nos pode ajudar a compreendermos esse problema, e obter os tesouros de conhecimento que têm sido ocultos nos conselhos de Deus, mas estão agora sendo revelados a todos os que têm ligação vital com Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Comunhão Através da Palavra

24 de Abril

Comunhão Através da Palavra
Corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus. Hebreus 12:1, 2

Nenhum homem, mulher, ou jovem, pode alcançar a perfeição cristã negligenciando o estudo da Palavra de Deus. Mediante profundo e cuidadoso exame de Sua Palavra obedeceremos à exigência de Cristo: “Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam” (Jo 5:39). Esse exame habilita o estudante a observar intimamente o divino Modelo, pois as Escrituras testificam de Cristo. O padrão deve ser examinado muitas vezes e cuidadosamente a fim de ser imitado.

Ao tornar-se alguém relacionado com a história do Redentor, descobre em si mesmo defeitos de caráter; sua dessemelhança com Cristo é tão grande que ele sente não poder ser um seguidor sem que se opere grande mudança em sua vida. Estuda ainda assim, com o desejo de ser semelhante ao seu grande modelo; absorve a expressão fisionômica, o espírito, de seu amado Mestre; por contemplá-Lo, torna-se mudado. “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé” (Hb 12:2). Não é em desviar o olhar dEle e perdê-Lo de vista que imitamos a vida de Jesus; mas em nos demorarmos meditando sobre Ele e falando dEle, e em buscar refinar o gosto e elevar o caráter; procurando aproximar-nos do perfeito Padrão através de perseverante e sincero esforço, por meio de fé e amor.

Ao fixar a atenção em Cristo, Sua imagem pura e impecável torna-se sagrada ao coração como “o mais distinguido entre dez mil” e “totalmente desejável” (Ct 5:10, 16). Mesmo inconscientemente imitamos aquilo com que estamos familiarizados. Tendo conhecimento de Cristo, de Suas palavras, de Seus hábitos, de Suas instruções, e tomando emprestadas as virtudes do caráter que tão rigorosamente estudamos, seremos imbuídos do espírito do Mestre o qual tanto admiramos. [...]

A Palavra de Deus, falada ao coração, tem um vivificante poder, e os que formulam qualquer desculpa para não se familiarizar com ela, negligenciarão as reivindicações de Deus em muitos aspectos. O caráter ficará deformado, as palavras e atos serão um descrédito à verdade.

Que DEUS abençoe a todos.

UMA VERDADEIRA MUDANÇA

Sexta-feira 24 Abril

UMA VERDADEIRA MUDANÇA

E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto, até dizê-lo é torpe. Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. (Efésios 5:11-12, 8).

Um de meus conhecidos se converteu a Jesus Cristo. A graça de Deus o salvou e o libertou de uma terrível vida de pecado. Seus colegas e antigos amigos custavam a acreditar na autenticidade da conversão dele e de sua mudança. Durante algum tempo, eles o observaram em silêncio. Era evidente que em muitos aspectos havia diferenças das atitudes anteriores. Certo dia, vários de seus colegas o interrogaram acerca do assunto.

– Vocês querem saber se alguma coisa mudou essencialmente em mim?, respondeu o novo convertido. Vou dizer com muito gosto. Mas seria melhor que vocês perguntassem à minha esposa. Todos sabem que tipo de homem eu era. E ela sabe disso mais que todos. Quantas vezes ela me buscou de madrugada nos bares! E perguntem aos meus filhos. Comumente, quando eu voltava para casa, eles se escondiam no quarto ou saíam. Fugiam de mim por medo e me desprezavam. Isso não é estranho, pois às vezes ficava agressivo.

– E agora? Tudo mudou. Tenho uma vida familiar feliz. Minha esposa e filhos se alegram quando volto do trabalho. Além disso, financeiramente estou muito melhor que antes. Minha mulher já não precisa contar com o dinheiro que os pais dela lhe davam escondido. Finalmente pôde sair de um trabalho que lhe era muito exaustivo. Pela graça de Deus que me salvou, essa é a minha situação atual!

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 5.16

24 de Abril

"Remindo o tempo, porque os dias são maus." (Efésios 5.16)

É contraditório o que vemos hoje em dia: o homem moderno luta com o tempo e se queixa da falta de tempo, embora possa abreviar muitas coisas com o auxílio de máquinas. Tempo é um conceito relativo. Um produz muito mais em poucos minutos e outro leva horas para fazer a mesma coisa. Quando Paulo diz que devemos remir o tempo, ele quer enfatizar que devemos transformar nosso tempo limitado em valor eterno. Como acontece isso? Primeiramente por meio de uma vida fiel de oração. Não devemos orar ocasionalmente, mas de maneira fiel e regular. Daniel, em sua época, remia seu tempo de maneira extraordinária. O valor eterno em sua vida salta aos olhos. Por quê? Porque ele era um homem de oração. Ele orava três vezes ao dia, e isso em horários determinados. Por isso, as coisas eternas e infinitas brotavam e aconteciam em sua vida.
Uma pessoa que ora também tem condições de se aquietar. Isso o inimigo teme muito, porque Paulo diz: "...e a diligenciardes por viver tranqüilamente." No silêncio, o Espírito de Deus fala a nós, nos convence e nos disciplina, e nos leva a buscar a purificação dos pecados do passado, através do sangue de Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 4.1-15

Lucas 4.1-151

Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto,2 durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome.3 Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão.4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem.5 E, elevando -o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo.6 Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.7 Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.8 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.9 Então, o levou a Jerusalém, e o colocou sobre o pináculo do templo, e disse: Se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo;10 porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem;11 e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.12 Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor, teu Deus.13 Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno.14 Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.15 E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos.

Lucas 4:1-15

A tentação do Senhor acontece no deserto, o lugar onde Israel havia multiplicado suas murmurações e a cobiça (Salmo 106:14). O primeiro ataque do diabo dá ao Senhor Jesus a oportunidade para nos chamar para uma verdade fundamental: O homem tem uma alma que necessita de alimento, o qual é a Palavra de Deus e que deve ser saboreado em obediência. A este Homem perfeitamente dependente, Satanás oferece todos os reinos do mundo e sua glória (quantas pessoas têm vendido suas almas por infinitamente menos!). O mundo na realidade forma parte da herança destinada ao Senhor Jesus; mas, fosse toda a Terra ou um simples pedaço de pão, Cristo não quereria receber nada que não viesse das mãos de Seu Pai (Salmo 2:8).
Então Satanás insinua pela segunda vez: "Se és Filho de Deus..." (v. 3 e 9), como se tal condição necessitasse ser provada! Isso era por em dúvida o que o Pai solenemente acabara de proclamar (cap. 3:22); era, noutras palavras, tentar a Deus.
O Senhor Jesus não teria sido um exemplo para nós se tivesse vencido o diabo em virtude de Seu poder divino; porém triunfou usando as mesmas armas que estão à disposição do homem: Uma completa dependência de Deus, uma absoluta obediência à Sua Palavra e uma confiança inabalável em Suas promessas.

Que DEUS abençoe a todos.

Juízes 13:1-10


Juízes 13:1-10

1 E OS filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.
2 E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos.
3 E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.
4 Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda.
5 Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.
6 Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome.
7 Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte.
8 Então Manoá orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer.
9 E Deus ouviu a voz de Manoá; e o anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá.
10 Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou-o a seu marido, e disse-lhe: Eis que aquele homem que veio a mim o outro dia me apareceu.

Juízes 13:1-10

Mais uma vez os israelitas deram lugar à impiedade, e mais uma vez o Senhor os disciplinou pala mão dos filisteus. Mais uma vez parece que a provação não deu fruto. Quarenta anos se passaram. Em vão Deus esperou e escutou, porém nenhum clamor foi dirigido a Ele. O povo se acostumara com o miserável estado de escravidão em que vivia. Contudo, ainda havia testemunhas fiéis que temiam ao Senhor. Entre elas, Deus nos mostra Manoá e sua esposa, que eram crentes da tribo de Dã. Esse casal não tinha filhos. Certo dia, um visitante do céu apareceu à mulher. Ele tinha uma mensagem maravilhosa para ela: ela seria mãe de um menino que iria salvar Israel dos filisteus. Esse incidente nos faz pensar no início do evangelho de Lucas, quando o anjo Gabriel anuncia a Maria a gloriosa vinda do Salvador ao mundo.
Dessa vez, no entanto, havia condições que a criança (e sua mãe) teria de cumprir. Um nazireu de acordo com Números 6 deveria ser separado para Deus e tinha de se abster dos prazeres e diversão que outros participavam (o fruto da videira). Não é socialmente fácil para uma família manter essa característica, mas é isso o que Deus deseja ver nos lares de Seu povo (Jeremias 35:6).

Que DEUS abençoe a todos.