domingo, 26 de abril de 2009

Os Tesouros da Verdade


27 de Abril

Os Tesouros da Verdade

Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Provérbios 2:4, 5

Ninguém pense que não há mais sabedoria para alcançar. A profundeza do entendimento humano pode ser medida, as obras de autores humanos podem ser conhecidas; porém o mais alto, mais profundo e mais largo vôo da imaginação não pode descobrir a Deus. Há a imensidade além de tudo que podemos compreender. Vimos somente o cintilar da glória divina e do infinito conhecimento e sabedoria; temos estado a trabalhar, por assim dizer, próximos da superfície enquanto ricos veios de ouro estão mais embaixo, para recompensar aquele que cavar em sua procura. A escavação precisa aprofundar-se mais e mais na mina, e maravilhosos tesouros serão o resultado. Por uma fé correta, o conhecimento divino se tornará conhecimento humano.
Ninguém pode esquadrinhar as Escrituras no espírito de Cristo sem ser recompensado. Quando o homem consente em ser instruído como uma criancinha, quando se submete inteiramente a Deus, achará a verdade em Sua Palavra. Se os homens fossem obedientes compreenderiam o plano do governo de Deus. O mundo celestial abriria os seus mistérios de graça e glória à pesquisa. Os seres humanos seriam totalmente diferentes do que agora são: porque, explorando as minas da verdade, os homens seriam enobrecidos. O mistério da salvação, a encarnação de Cristo, Seu sacrifício expiatório não seriam, como o são agora, noções vagas em nossa mente. Não somente seriam mais bem compreendidos, como infinitamente mais apreciados. [...]
O valor desse tesouro supera o ouro e a prata. Não se pode comparar com as riquezas das minas terrestres.
“O abismo diz: Não está em mim; o mar diz: Ela não está comigo. Não se dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em câmbio dela. Nem se pode comprar por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira. Com ela se não pode comparar o ouro ou o cristal; Nem se trocará por jóia de ouro fino. Ela faz esquecer o coral e as pérolas; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a dos rubis” (Jó 28:14-18) (PJ, p. 113, 114, 107).

Que DEUS abençoe a todos.

Mais Luz


27 de Abril

Mais Luz

Apliquei o coração a esquadrinhar e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do Céu. Eclesiastes 1:13

Seja qual for o grande adiantamento intelectual do homem, não pense ele, nem por um momento, que não há necessidade de inteira e contínua pesquisa das Escrituras em busca de maior luz. Como um povo, somos convidados individualmente ao estudo da profecia. Devemos observar atentamente, a fim de distinguir qualquer raio de luz que Deus nos apresente. Devemos apanhar os primeiros clarões da verdade; e, mediante estudo apoiado pela oração, se poderá obter mais intensa luz, a qual poderá ser apresentada aos outros.
Quando o povo de Deus está à vontade, satisfeito com a luz que já possui, podemos estar certos de que Ele os não favorecerá. É Sua vontade que eles marchem sempre avante, recebendo a sempre crescente luz que para eles brilha. A atitude atual da igreja não agrada a Deus. Tem-se introduzido uma confiança em si mesmos que os tem levado a não sentir nenhuma necessidade de mais verdade e maior luz. Vivemos numa época em que Satanás opera à direita e à esquerda, em nossa frente e por trás de nós; e todavia, como um povo, estamos dormindo. Deus deseja que se faça ouvir uma voz despertando Seu povo para a ação.
Em vez de abrir a mente para receber os raios de luz do Céu, alguns têm trabalhado em direção contrária. Tanto pela imprensa como do púlpito têm sido apresentados, com respeito à inspiração da Bíblia, opiniões que não têm o apoio do Espírito nem da Palavra de Deus. Certo é que nenhum homem ou grupo de homens deve procurar apresentar teorias sobre assunto de tão grande importância sem um claro “Assim diz o Senhor” em seu apoio.
E quando homens, rodeados de fraquezas humanas, afetados em maior ou menor medida pelas influências ambientais, e tendo tendências hereditárias e cultivadas que estão longe de torná-los sábios ou espirituais, empreendem acusar publicamente a Palavra de Deus, e lavrar sentença sobre o que é divino e o que é humano, estão eles trabalhando sem o conselho de Deus. O Senhor não fará prosperar semelhante obra. O efeito será desastroso, tanto sobre o que nisso se empenha, como sobre os que o aceitam como obra de Deus (T5, p. 708, 709).

Que DEUS abençoe a todos.

Examinando as Crenças


27 de Abril

Examinando as Crenças
Apliquei-me a conhecer, e a investigar, e a buscar a sabedoria e meu juízo de tudo, e a conhecer que a perversidade é insensatez e a insensatez, loucura. Eclesiastes 7:25

Tem-me sido mostrado que muitos dos que professam a verdade presente não sabem o que crêem. Não compreendem as provas de sua fé. Não apreciam devidamente a obra para este tempo. Homens que agora pregam a outros, ao examinarem, quando chegar o tempo de angústia, a posição em que se encontram, verificarão que há muitas coisas para as quais não podem dar uma razão satisfatória. Até serem assim provados, desconheciam sua grande ignorância.
E há na igreja muitos que contam por certo que compreendem aquilo em que crêem, mas que, até surgir uma discussão, ignoram sua fraqueza. Quando separados dos da mesma fé, e forçados a estar sozinhos e expor por si mesmos sua crença, ficarão surpresos de ver quão confusas são suas idéias sobre o que têm aceitado como verdade. É certo que tem havido entre nós um afastamento do Deus vivo e um voltar-se para os homens, pondo a sabedoria humana em lugar da divina.
Deus despertará Seu povo; se outros meios falharem, se introduzirão entre eles heresias, as quais os peneirarão, separando a palha do trigo. O Senhor chama todos os que crêem em Sua Palavra, para que despertem do sono. Tem vindo uma preciosa luz, apropriada aos nossos dias. É a verdade bíblica, mostrando os perigos que se acham mesmo despencando sobre nós. Essa luz nos deve levar a um diligente estudo das Escrituras, e a um mais atento exame crítico das posições que mantemos. É vontade de Deus que todos os fundamentos e posições da verdade sejam acurada e perseverantemente investigados, com oração e jejum. Os crentes não devem ficar em suposições e mal definidas idéias do que constitui a verdade. Sua fé deve estar firmemente estabelecida sobre a Palavra de Deus, de maneira que, quando o tempo de prova chegar, e eles forem levados perante os concílios para responder por sua fé, sejam capazes de dar uma razão para a esperança que neles há, com mansidão e temor. [...]
Quanto aos que se preparam para debates, há grande perigo de que eles não lidem com sensatez em relação à Palavra de Deus. Ao enfrentar um adversário, deve ser nosso mais sincero esforço apresentar os assuntos de maneira tal que despertemos a convicção em seu espírito, em vez de procurar meramente inspirar confiança ao crente (T5, p. 707, 708).

Que DEUS abençoe a todos.

A Bíblia e o Intelecto


27 de Abril

A Bíblia e o Intelecto

Toda palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que nEle confiam. Nada acrescentes às Suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso. Provérbios 30:5, 6

A responsabilidade agora é convencer as pessoas sobre a verdade. Isto pode ser feito melhor por esforços pessoais, pelo introduzir a verdade em seus lares, orando com eles e abrindo-lhes as Escrituras.
Os que fazem esse trabalho devem ser tão cuidadosos para não se tornarem estereotipados em seu plano de trabalho quanto o ministro que trabalha no escritório. Devem estar constantemente aprendendo. Devem ter um zelo consciencioso para obter as mais elevadas qualificações, tornando-se ágeis nas Escrituras. [...] Devem cultivar o hábito do estudo cuidadoso e da atividade mental, dedicando-se à oração e ao diligente estudo das Escrituras. Muitos são culpados de falhar nesse ponto. Os apelos de Deus a eles não são poucos, mas se contentam com a limitada compreensão que possuem das Escrituras, e não buscam melhorar a mente nem a conduta.
Todo argumento em história profética, toda lição prática dada por Cristo, devem ser cuidadosamente estudados para que jamais sejam encontrados em falta. A mente ganha força, amplitude e intensidade por meio da atividade. Ela deve ser colocada para trabalhar, caso contrário se enfraquecerá. Deve ser treinada a pensar, pensar habitualmente ou, em grande medida, perderá a capacidade de pensar. Deixe a mente lutar com os problemas difíceis da Palavra de Deus, e o intelecto será inteiramente despertado para expressar, não discursos inferiores, mas discursos fortes e edificantes, e estes serão apresentados no fervor de uma mente ativa.
Os servos de Cristo devem satisfazer o mais elevado padrão. São educadores e devem ser completamente hábeis nas Escrituras. [...] O estudo da Bíblia esforça a mente do obreiro, fortalece a memória, e estimula o intelecto mais que o estudo de todas as matérias que a filosofia abrange. A Bíblia contém a única verdade que purifica a alma e é o melhor livro para a cultura intelectual. A nobre simplicidade com a qual ela lida com doutrinas importantes é exatamente o que cada jovem e cada servo de Cristo precisa para ensiná-lo a apresentar os mistérios da salvação aos que estão em trevas (RH, 8/12/1885).

Que DEUS abençoe a todos.

Estudo Objetivo


27 de Abril

Estudo Objetivo

Guia-me na Tua verdade e ensina-me, pois Tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia. Salmo 25:5

É perigoso tentar fortalecer nosso próprio braço. Devemos depender dos braços do poder infinito. Deus nos tem revelado isso durante muitos anos. Devemos ter fé viva em nosso coração e buscar conhecimento mais amplo e luz superior.
Não confiem na sabedoria de nenhuma pessoa, ou na investigação de qualquer pessoa. Vão às Escrituras por si mesmos, examinem as inspiradas Escrituras com coração humilde, abandonem suas opiniões preconcebidas, pois não obterão beneficio a menos que venham à Palavra de Deus como crianças. Vocês devem dizer: “Se Deus tem algo para mim, eu o quero. Se Deus deu evidência em Sua Palavra, para esta ou aquela pessoa, de que uma certa coisa é verdade, Ele a dará a mim. Posso descobrir essa evidência se examinar as Escrituras com constante oração, e saberei que conheço o que é verdade.”
Você não precisa pregar a verdade como um produto da mente de outra pessoa; você deve ter sua própria experiência. Quando a mulher de Samaria foi convencida de que Jesus era o Messias, mais do que depressa foi contar aos vizinhos e concidadãos. Ela disse: “Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! Saíram, pois, da cidade e vieram ter com Ele. [...] Muitos samaritanos daquela cidade creram nEle, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. [...] Muitos outros creram nEle, por causa da Sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo” (Jo 4:29, 30, 39, 41, 42). [...]
Precisamos inserir a pá profundamente na mina da verdade. Vocês podem debater as questões consigo mesmos e uns com os outros, se tão-somente o fizerem no devido espírito; com demasiada freqüência, porém, o próprio eu é grande, e logo que começa a pesquisa, é manifestado um espírito não cristão. Isto é precisamente aquilo em que Satanás se deleita, mas deveríamos chegar-nos com um coração humilde para conhecer por nós mesmos o que é a verdade. Aproxima-se o tempo em que seremos separados e espalhados, e cada um de nós terá de permanecer em pé sem o privilégio da comunhão com os da mesma fé preciosa; e como poderão ficar em pé, a menos que Deus esteja ao seu lado e saibam que Ele os está dirigindo e guiando? Sempre que somos levados a investigar a verdade bíblica, o Mestre das assembléias está conosco. O Senhor não permite que o navio seja governado um só momento por pilotos ignorantes. Podemos receber nossas ordens do Capitão de nossa salvação (RH, 25/3/1890).

Que DEUS abençoe a todos.

Tempo de Provas


27 de Abril

Tempo de Provas

Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina. [...] Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Efésios 4:14, 15

O Senhor pede a Seu povo que desenvolva os talentos que lhes tem concedido. As faculdades mentais devem ser desenvolvidas ao máximo; devem ser fortalecidas e enobrecidas mediante o demorar-se em verdades espirituais. Se a mente é permitida ocupar-se quase inteiramente em coisas frívolas e em negócios comuns da vida cotidiana, ela, de acordo com uma de suas invariáveis leis, se tornará débil e frívola, e deficiente em poder espiritual.
Estão justamente diante de nós tempos que irão provar o coração dos homens, e os que são fracos na fé não resistirão à prova daqueles dias de perigo. As grandes verdades da revelação devem ser estudadas cuidadosamente, pois todos teremos necessidade de um conhecimento inteligente da Palavra de Deus. Mediante o estudo da Bíblia e a diária comunhão com Jesus alcançaremos pontos de vista claros, bem definidos, da responsabilidade individual e a força necessária para subsistir no dia da prova e da tentação. Aquele cuja vida está unida a Cristo por elos ocultos será guardado pelo poder de Deus, mediante a fé para salvação.
Mais atenção deve ser dada às coisas divinas, e menos a assuntos temporais. O crente professo, amante do mundo, se utilizar a mente nessa direção, pode tornar-se tão familiarizado com a Palavra de Deus como o é hoje com os negócios do mundo. “Examinais as Escrituras”, disse Cristo, “porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam” (Jo 5:39).
Requer-se do cristão que seja diligente em examinar as Escrituras lendo e relendo sempre as verdades da Palavra de Deus. A ignorância voluntária neste assunto põe em perigo a vida e o caráter cristãos. Cega o entendimento e corrompe as faculdades mais nobres. É isso que traz confusão à nossa vida. Nosso povo precisa compreender a Palavra de Deus. Muitos carecem de um conhecimento sistemático dos princípios da verdade revelada, que os habilitará para o que há de vir sobre a Terra e os impedirá de serem desviados por algum vento de doutrina (T5, p. 272, 273).

Que DEUS abençoe qa todos.

Ler e Investigar


27 de Abril

Ler e Investigar

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim. João 5:39

Somos muito gratos porque temos a segura palavra profética, de modo que nenhum de nós precisa ser enganado. Sabemos que no tempo presente há heresias e fábulas em nosso mundo, e precisamos saber o que é a verdade. Compete-nos estudar diligentemente por nós mesmos, para que possamos obter esse conhecimento. Não podemos fazê-lo com a simples leitura das Escrituras, mas precisamos comparar uma passagem com outra.
Precisamos examinar as Escrituras por nós mesmos, para que não sejamos desencaminhados; e embora muitos sejam desencaminhados porque em nosso mundo há doutrinas de todo o tipo, existe uma só verdade. Muitos poderão aproximar-se de vocês e dizer-lhes que têm a verdade, mas é seu privilégio examinar as Escrituras por si mesmos. “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva” (Is 8:20). Precisamos conhecer as Escrituras por nós mesmos, para que possamos compreender a verdadeira razão da esperança que há em nós.
O apóstolo nos diz que devemos dar a todo aquele que nos pedir, a razão da esperança que há em nós, com mansidão e temor. “A revelação das Tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples” (Sl 119:130). Não basta ler meramente; mas a Palavra de Deus precisa penetrar em nosso coração e em nosso entendimento, para que sejamos firmados na bendita verdade. Se deixarmos de examinar as Escrituras por nós mesmos, para sabermos o que é a verdade, então, se formos desencaminhados, seremos responsáveis por isso. Precisamos examinar as Escrituras diligentemente, para que saibamos todas as condições que o Senhor nos deu; e se a nossa capacidade mental é limitada, examinando diligentemente a Palavra de Deus podemos tornar-nos poderosos nas Escrituras e explicá-las a outros. [...]
Cada igreja que será construída [...] deve ser educada em relação a essa verdade. “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Lc 10:2). Os professores que devem apresentar a verdade não podem permanecer ao seu lado para se certificarem de que vocês não sigam os erros que estão inundando a nossa terra; mas se estão firmados nas Escrituras, sentirão a responsabilidade, e examinarão as Escrituras por si mesmos, de modo que sejam um auxílio para outros (RH, 3/4/1888).

Que DEUS abençoe a todos.

A Voz de Deus Através da Palavra


27 de Abril

A Voz de Deus Através da Palavra

Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. Mateus 22:29

A voz de Deus nos está falando por meio de Sua Palavra, e há muitas vozes que serão ouvidas por nós; mas Cristo afirmou que devemos acautelar-nos dos que dirão: “Eis aqui o Cristo, ou: Ei-Lo ali” (Mc 13:21). Por conseqüência, como saberemos que eles não têm a verdade, a não ser que levemos tudo às Escrituras? Cristo recomendou que nos acautelemos dos falsos profetas que se nos apresentam em Seu nome, dizendo que eles são o Cristo.
Ora, se vocês adotassem o ponto de vista de que não é importante compreender as Escrituras por si mesmos, estariam em perigo de ser desencaminhados por essas doutrinas. Cristo disse que haverá um grupo de pessoas que dirá no dia do juízo executivo: “Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? E, em Teu nome, não expulsamos demônios? E, em Teu nome, não fizemos muitas maravilhas?” (Mt 7:22). Mas Cristo responderá: “Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniqüidade” (v. 23).
Pois bem, precisamos compreender o que é o pecado – a saber, que ele é a transgressão da lei de Deus. Essa é a única definição dada nas Escrituras. Vemos, portanto, que os que pretendem ser guiados por Deus, mas se afastam dEle e de Sua lei, não examinam as Escrituras. O Senhor, porém, guiará a Seu povo; pois Ele diz que Suas ovelhas O seguirão se ouvirem Sua voz, mas não seguirão o estranho. Portanto, compete-nos compreender profundamente as Escrituras. E não precisaremos indagar se os outros têm a verdade, pois isso será visto em seu caráter.
Aproxima-se o tempo em que Satanás operará milagres bem à sua vista, alegando ser o Cristo; e se os seus pés não estiverem firmemente estabelecidos na verdade de Deus, serão então desviados de seu fundamento. A única segurança para vocês está em buscar a verdade como a tesouros escondidos. Cavem em busca da verdade como o fariam por tesouros na Terra, e apresentem a Palavra de Deus, a Bíblia, perante seu Pai celestial, dizendo: “Ilumina-me; ensina-me o que é verdade.” E quando Seu Santo Espírito entrar em seu coração, para inculcar a verdade em sua alma, não a deixarão sair com facilidade (FO, p. 55, 56).

Que DEUS abençoe a todos.

Conversão Verdadeira


27 de Abril

Conversão Verdadeira
Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos. Esdras 7:10

Descendente dos filhos de Arão, Esdras havia recebido a educação sacerdotal; e em acréscimo a isto adquiriu familiaridade com os escritos dos magos, astrólogos e sábios do reino medo-persa. Mas não se sentiu satisfeito com sua condição espiritual. Suspirava por estar em plena harmonia com Deus; ansiava sabedoria para fazer a vontade divina. E assim preparou “o seu coração para buscar a lei do Senhor e para a cumprir” (Ed 7:10).
Isto o levou a aplicar-se diligentemente ao estudo da história do povo de Deus, como se encontra relatado nos escritos dos profetas e reis do Antigo Testamento. Ele foi impressionado pelo Espírito de Deus a estudar os livros históricos e poéticos da Bíblia, a fim de compreender por que tinha o Senhor permitido que Jerusalém fosse destruída e Seu povo levado cativo a terras pagãs.
Esdras fez um estudo especial das experiências do povo escolhido de Deus, desde o tempo em que a promessa foi feita a Abraão, até a libertação da escravidão egípcia e do êxodo. Estudou as instruções dadas a eles ao pé do Monte Sinai, e através do longo período de vagueação pelo deserto. Ao aprender mais e mais em relação ao procedimento de Deus para com Seus filhos, e perceber quão sagrada era a lei dada no Sinai, o coração de Esdras foi impressionado como nunca antes. Ele experimentou uma nova e completa conversão, e se determinou dominar os registros da História do Antigo Testamento, para que pudesse usar esse conhecimento, não para propósitos egoístas, mas de modo a levar bênção e luz ao seu povo. Algumas das profecias estavam prestes a se cumprir; ele pesquisaria diligentemente em busca da luz que estivera obscurecida.
Esdras se esforçou em seus estudos. Ele se empenhou em obter um preparo do coração para a obra que acreditava ter-lhe sido confiada. Buscou a Deus fervorosamente, para que pudesse ser um servo por meio do qual seu Senhor não seria envergonhado. Explorou as palavras que haviam sido escritas acerca dos deveres do povo escolhido de Deus; encontrou o solene voto feito pelos israelitas de que obedeceriam às palavras do Senhor, e o voto que Deus, em retorno, fizera, prometendo-lhes Suas bênçãos como recompensa pela obediência (RH, 30/1/1908).

Que DEUS abençoe a todos.

A Norma do Julgamento


27 de Abril

A Norma do Julgamento

Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más. Eclesiastes 12:14

A Bíblia é um infalível guia para a raça humana em cada fase da vida. Nela as condições para a vida eterna são claramente declaradas. A distinção entre o certo e o errado é plenamente definida, e o pecado é mostrado em seu mais repulsivo caráter, coberto com o manto da morte. Se esse guia for estudado e obedecido, será para nós como o pilar de nuvem, que guiava os filhos de Israel pelo deserto; mas se for ignorado e desobedecido, será uma testemunha contra nós no dia do juízo. Deus julgará a todos pela Sua Palavra; dependendo do modo como têm cumprido ou negligenciado seus requisitos, permanecerão em pé ou cairão. [...]
“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam,” disse Cristo, “assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” (Mt 7:12). Essas palavras são da maior importância, e devem ser a nossa regra de vida. Mas cumprimos nós este princípio divino? Quando entramos em contato com nossos amigos, os tratamos da mesma forma como desejamos que nos tratem em circunstâncias semelhantes?
Deus prova homens e mulheres por sua vida diária. Mas muitos que fazem grandes votos de serviço a Ele não podem suportar essa prova. Em sua ânsia por ganhar, usam medidas falsas e balanças fraudulentas. A Bíblia não é considerada sua regra de vida, e portanto não vêem a necessidade de estrita integridade e fidelidade. Ansiosos por acumular riquezas, permitem que planos desonestos ocorram em seu trabalho. O mundo observa sua conduta, e prontamente mede seus valores cristãos por suas relações comerciais. [...]
A Bíblia sempre conta a mesma história. Nela, o pecado é sempre pecado, quer seja cometido por um milionário ou por um mendigo nas ruas. Melhor é uma vida de profunda pobreza coroada com bênçãos de Deus do que todos os tesouros do mundo sem as bênçãos de Deus. Podemos ser muito ricos; mas se não temos a consciência de que Deus nos honra, somos de fato pobres .

Que DEUS abençoe a todos.

Grandes Temas das Escrituras


27 de Abril

Grandes Temas das Escrituras

Escreverá para si um traslado desta lei num livro. [...] E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o Senhor, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos. Deuteronômio 17:18, 19

A leitura leviana fascina a mente e torna desinteressante a leitura da Palavra de Deus. [...] A Bíblia requer pesquisa atenta, apoiada por oração. Não basta deslizar sobre a superfície. Ao passo que algumas passagens são tão claras que não podem ser mal compreendidas, outras há que são mais complicadas, exigindo cuidadoso e paciente estudo. Qual precioso metal oculto nos montes e montanhas, suas gemas de verdade precisam ser procuradas e entesouradas na mente para uso futuro. [...]
Quando pesquisar as Escrituras com fervoroso desejo de aprender a verdade, Deus lhe comunicará Seu Espírito ao coração e lhe impressionará a mente com a luz de Sua Palavra. A Bíblia é seu próprio intérprete, uma passagem explicando a outra. Mediante a comparação de textos referentes aos mesmos assuntos, você verá beleza e harmonia com que nunca sonhou. Não há nenhum outro livro cujo manuseio fortaleça e amplie, eleve e enobreça tanto o espírito como o Livro dos livros.
A ordem da Palavra de Deus é: “Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade” (Fp 2:12, 13). Deus e o ser humano devem cooperar. Todos devem executar aquilo em que Deus atua. Os estudantes da Palavra de Deus devem usar o conhecimento que adquiriram. Devem tirar proveito das oportunidades que são colocadas em seu caminho. Com firme convicção do dever, devem usar seu conhecimento e influência em qualquer meio, a fim de que possam ganhar mais através do seu uso. [...]
Estude a vida de Cristo neste respeito. Siga-O da manjedoura ao Calvário, e aja como Ele agiu. Os grandes princípios que Ele manteve, você deve manter. Seu modelo deve ser o caráter dAquele que foi puro, santo, e imaculado .

Que DEUS abençoe a todos.

Experiências Emocionantes


27 de Abril

Experiências Emocionantes
Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras. Lucas 24:45

Abra a Bíblia à nossa juventude, atraia-lhes a atenção a seus tesouros ocultos, ensine-os a pesquisar em busca de suas jóias de verdade, e irão adquirir um vigor intelectual que o estudo de tudo quanto a Filosofia abrange não poderia comunicar. Os grandes temas de que trata a Bíblia, a digna simplicidade de suas inspiradas declarações, os assuntos elevados que apresenta à mente, a luz penetrante e clara, procedente do trono de Deus, iluminando o entendimento, irão desenvolver-lhes as faculdades da mente a um ponto que mal pode ser compreendido, e nunca plenamente explicado.
A Bíblia apresenta à imaginação ilimitado campo, tão mais elevado e enobrecedor no caráter do que as superficiais criações da inteligência não santificada, quanto o céu está mais alto que a Terra. A inspirada história de nossa raça é colocada nas mãos de todo indivíduo. Todos podem começar agora seu estudo. Podem-se relacionar com nossos primeiros pais, como se encontravam no Éden, em santa inocência, fruindo comunhão com Deus e anjos sem pecado. Podem seguir os passos da introdução do pecado e suas conseqüências sobre a humanidade, e seguir passo a passo, o trilho da Sagrada História, em sua narração da desobediência e impenitência do homem e a justa retribuição do pecado.
O leitor pode entreter conversa com patriarcas e profetas; pode acompanhar as mais inspiradoras cenas; contemplar a Cristo, que era Rei do Céu, igual a Deus, descendo até a humanidade e executando o plano de redenção, despedaçando ao homem as cadeias com que Satanás o ligara, e tornando-lhe possível readquirir sua varonilidade à semelhança de Deus. Cristo tomando sobre Si a humanidade, e mantendo-Se ao nível do homem por trinta anos e oferecendo depois Sua alma em sacrifício pelo pecado para que o homem não fosse deixado a perecer, eis um tema para o mais profundo pensamento e o mais concentrado estudo. [...]
Muitos podem ter desfrutado da educação escolar e podem ter se familiarizado com os grandes escritores de teologia; no entanto, a verdade abrirá a mente e a impressionará com novo e surpreendente poder, à medida que a Palavra de Deus for pesquisada e considerada com desejo sincero e fervoroso de compreendê-la .

Que DEUS abençoe a todos.

A Iluminação do Espírito Santo


27 de Abril

A Iluminação do Espírito Santo

Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Atos 17:11

“Examinais as Escrituras”, declarou Cristo, “porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam” (Jo 5:39). Os que cavam abaixo da superfície descobrem às escondidas pedras preciosas da verdade. O Espírito Santo acha-Se presente com o sincero indagador. Sua iluminação resplandece sobre a Palavra, gravando a verdade na mente com nova importância. O pesquisador enche-se de um senso de paz e alegria nunca antes experimentadas. A preciosidade da verdade é compreendida como nunca antes. Uma nova luz celeste brilhe sobre a Palavra, iluminando-a como se cada letra se tingisse de ouro. O próprio Deus falou à mente e ao coração, tornando a Palavra espírito e vida.
Todo sincero pesquisador da Palavra ergue o coração a Deus, implorando o auxílio do Espírito. E descobre em breve aquilo que o leva acima de todas as fictícias declarações do pretenso mestre, cujas teorias fracas e vacilantes não são apoiadas pela Palavra do Deus vivo. Essas teorias foram inventadas por homens que não aprenderam a primeira grande lição de que o Espírito e a vida de Deus Se encontram em Sua Palavra. Caso houvessem recebido no coração o elemento eterno contido na Palavra de Deus, veriam quão débeis e inexpressivos são todos os esforços para arranjar algo novo que cause sensação. Eles necessitam aprender mesmo os elementares princípios da Palavra de Deus; teriam então a palavra de vida para o povo, que distinguirá em breve a palha do trigo, pois Jesus deixou Sua promessa com os discípulos. [...]
“Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo” (Jo 14:27). Essas palavras não são inteiramente compreendidas por indivíduos, famílias, ou membros da igreja, para quem ou por quem, como Sua família, Deus representaria a verdade pura, não adulterada, que quando recebida e devidamente digerida, traz vida eterna.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 45.19

26 de Abril

"Não falei em segredo, nem em lugar algum de trevas da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; eu, o Senhor, falo a verdade, e proclamo o que é direito." (Isaías 45.19)

"Buscai-me"! Essa é uma exortação do Senhor muitas vezes repetida nas Escrituras. Mas se Deus nos exorta para que O busquemos, então também deve ser possível encontrá-lO. Mas de que maneira O encontraremos? Ora, isso não é nenhum segredo. A única condição necessária o Senhor menciona através do profeta Jeremias: "...quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós..." Não faz sentido orar ou promover reuniões de oração se não o fizermos de todo o coração. Em Jeremias 48.10, o Senhor diz: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente." Orar é uma coisa gloriosa, mas também perigosa, pois se não buscamos o Senhor de todo o coração, então tudo é em vão. A única indicação correta para o nosso caminho, a tão necessária direção, só recebemos na presença do Senhor, quando O buscamos com sinceridade.

Que DEUS abençoe a todos.

Verdadeira Educação

26 de Abril

Verdadeira Educação

Adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Provérbios 4:5

Não há tempo agora para encher a mente com idéias falsas do que é chamado de educação superior. Não pode haver educação mais elevada do que aquela vinda do Autor da verdade. A Palavra de Deus deve ser nosso estudo. Devemos instruir nossos filhos nas verdades nela encontradas. É um deposito inesgotável; mas os homens deixam de achar esse tesouro, porque não o procuram até adquiri-lo. Nesta Palavra é encontrada a sabedoria, sabedoria inquestionável e inexaurível que não se originou na mente finita, mas na mente infinita.
Quando homens e mulheres estão dispostos a ser instruídos como criancinhas, quando se submetem completamente a Deus, encontram nas Escrituras a ciência da educação. Quando mestres e alunos descerem de seus pedestais e ingressarem na escola de Cristo para dEle aprender, falarão inteligentemente de alta educação, porque compreenderão que é esse conhecimento que habilita o homem a compreender a essência da ciência.
Aquele que quiser procurar o tesouro oculto com bom êxito precisa buscar atividades mais elevadas que as coisas deste mundo. Suas afeições e todas as suas capacidades precisam ser consagradas à pesquisa. Homens piedosos e de talento vislumbram as realidades eternas; porém, muitas vezes deixam de compreendê-las porque as coisas visíveis eclipsam a glória do invisível. Por muitos a sabedoria dos homens é considerada superior à do divino Mestre, e o Livro de Deus é julgado arcaico e desinteressante. Mas os que foram vivificados pelo Espírito Santo não o consideram assim. Vêem o inestimável tesouro e venderiam tudo para comprar o campo que o encerra. [...]
Aqueles que fazem da Palavra de Deus o seu estudo, aqueles que cavam em busca dos tesouros da verdade, apreciarão os importantes princípios ensinados e os digerirão. Como resultado, se tornarão imbuídos pelo Espírito de Cristo e pela contemplação serão transformados à Sua semelhança. Aqueles que apreciam a Palavra ensinarão como discípulos que estiveram assentados aos pés de Jesus e se acostumaram a aprender dEle para conhecerem Aquele a quem conhecer corretamente é vida eterna (RH, 3/7/1900).

Que DEUS abençoe a todos.

O QUE É A ADORAÇÃO?


26 de Abril

O Espírito e a Palavra

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 1 Coríntios 2:12

É desígnio de Deus que, mesmo nesta vida, a verdade seja sempre desvendada a Seu povo. Há unicamente um modo em que esse conhecimento pode ser obtido. Só podemos alcançar a compreensão da Palavra de Deus mediante a iluminação do Espírito pelo qual foi dada a Palavra. “Ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus”; “porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” (1Co 2:11, 10). E a promessa do Salvador a Seus discípulos foi: “Quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade; [...] porque há de receber do que é Meu, e vo-lo há de anunciar” (Jo 16:13, 14).
Deus deseja que o homem exerça suas faculdades de raciocínio; e o estudo da Bíblia fortalecerá e enobrecerá o espírito como nenhum outro estudo o poderá fazer. É o melhor exercício mental e espiritual para a mente humana. Devemos, entretanto, acautelar-nos contra o deificar a razão, que é sujeita às fraquezas e enfermidades da humanidade. Se não quisermos que as Escrituras se envolvam em trevas para nosso entendimento, de modo que as mais claras verdades não sejam compreendidas, temos de ter a simplicidade e a fé de uma criancinha, pronta a aprender, e suplicando o auxílio do Espírito Santo. Uma intuição do poder e sabedoria de Deus, e de nossa incapacidade de compreender Sua grandeza, deve inspirar-nos humildemente, e devemos abrir Sua Palavra como se chegássemos à Sua presença, com santo temor. Quando nos achegamos à Bíblia, a razão deve reconhecer uma autoridade superior a si mesma, e coração e intelecto devem prostrar-se diante do grande EU SOU.
Só avançaremos em verdadeiro conhecimento espiritual à medida que reconhecermos nossa pequenez e nossa completa dependência de Deus; mas todos os que se aproximam da Bíblia com espírito dócil e devoto, para estudar suas expressões como a Palavra de Deus, receberão iluminação divina. Há muitas coisas aparentemente difíceis ou obscuras que Deus tornará claras e simples aos que assim buscarem compreendê-las. [...]
Há minas de verdade ainda por descobrir por parte do fervoroso pesquisador. Cristo representou a verdade como sendo um tesouro escondido em um campo. Não está logo na superfície; para encontrá-lo é preciso cavar. Mas nosso êxito em encontrá-lo não depende tanto de nossa capacidade intelectual como de nossa humildade de coração, e da fé que se apropria da ajuda divina (T5, p. 703, 704).

Que DEUS abençoe a todos.

O QUE É A ADORAÇÃO?

Domingo 26 Abril

O QUE É A ADORAÇÃO?

Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem (João 4:23).

A adoração é o verdadeiro culto, aquilo que nos permite servir a Deus! Na acepção corrente, entende-se por culto uma reunião de pessoas que escutam uma pregação. No entanto, quando Deus nos fala por meio de um de Seus servos, não estamos servindo a Ele, mas Ele é quem está nos servindo.
A verdadeira adoração cristã é a manifestação ou expressão de corações repletos de gratidão e rendidos ao que Deus é e à Sua revelação na Palavra e através de Seu Filho. Como adoradores, os redimidos devem apresentar a Deus aquilo que agrada ao coração dEle. E no que Deus poderia achar mais prazer e satisfação que em Seu amado Filho, que O glorificou durante Sua vida e em Sua morte? Quando existe a genuína adoração, o que importa é Deus; não há lugar para a preocupação com nosso estado espiritual, com nossos sentimentos, experiências, provações ou dificuldades. Tudo se concentra em Cristo, a quem apresentamos e oferecemos a Deus como um “sacrifício espiritual”. Devemos nos esquecer de nós mesmos e, em troca, nos encher dos pensamentos de Deus sobre Seu amado Filho. Isso não irá deixar nosso coração frio. Assim Deus recebe o agradecimento de Seus redimidos. O coração de Deus anseia exatamente pela verdadeira adoração.
Essa atitude não deixará de influenciar outras áreas de nossa vida. Como diz a Escritura: “todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados” (2 Coríntios 3:18).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 4.31-44

Lucas 4.31-44

31 E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no sábado.32 E muito se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade.33 Achava-se na sinagoga um homem possesso de um espírito de demônio imundo, e bradou em alta voz:34 Ah! Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus!35 Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai deste homem. O demônio, depois de o ter lançado por terra no meio de todos, saiu dele sem lhe fazer mal.36 Todos ficaram grandemente admirados e comentavam entre si, dizendo: Que palavra é esta, pois, com autoridade e poder, ordena aos espíritos imundos, e eles saem?37 E a sua fama corria por todos os lugares da circunvizinhança.38 Deixando ele a sinagoga, foi para a casa de Simão. Ora, a sogra de Simão achava-se enferma, com febre muito alta; e rogaram-lhe por ela.39 Inclinando-se ele para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou; e logo se levantou, passando a servi-los.40 Ao pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diferentes moléstias lhos traziam; e ele os curava, impondo as mãos sobre cada um.41 Também de muitos saíam demônios, gritando e dizendo: Tu és o Filho de Deus! Ele, porém, os repreendia para que não falassem, pois sabiam ser ele o Cristo.42 Sendo dia, saiu e foi para um lugar deserto; as multidões o procuravam, e foram até junto dele, e instavam para que não os deixasse.43 Ele, porém, lhes disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado.44 E pregava nas sinagogas da Judéia.

Lucas 4:31-44

Expulso de Nazaré, o Senhor Jesus continua o Seu ministério em Cafarnaum. Ele ensina e cura com uma autoridade que não teria admirado os homens, (v. 32 e 36) caso quisessem reconhecer nEle o Filho de Deus. Por outro lado, os demônios não se equivocavam. Tiago 2:19 nos diz que eles crêem... e tremem. Enquanto o Senhor Jesus esteve aqui na Terra, a atividade demoníaca aumentou numa tentativa de pôr obstáculos a Sua atividade. Jesus encontrava com espíritos imundos até nas sinagogas, mas Ele não permitia que Lhe dessem testemunho.
Os versículos 38 e 39 nos falam da cura da sogra de Simão. O Senhor Jesus se inclina afetuosamente sobre a mulher doente, pois não é apenas a distância que Ele se ocupa com as nossas enfermidades. E como esta mulher emprega a saúde que acaba de recuperar? De uma maneira que fala a todos nós: "E logo se levantou, passando a servi-los".
Ainda que fosse um estrangeiro aqui, o Senhor Jesus não estava alheio às dificuldades e misérias deste mundo. Assim vemos que a noite não interrompe Sua maravilhosa atividade e cedo pela manhã já está pronto a retomá-la, porque passou algum tempo em separado, para estar a sós com Deus. E sendo assim dependente, não se deixa deter pelas multidões que Lhe instavam para ficar ali.

Que DEUS abençoe a todos.

Juízes 14:1-13


Juízes 14:1-13

1 E DESCEU Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus,
2 Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
4 Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.
5 Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.
6 Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.
7 E desceu, e falou àquela mulher, e ela agradou aos olhos de Sansão.
8 E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.
9 E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.
10 Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer.
11 E sucedeu que, como o vissem, trouxeram trinta companheiros para estarem com ele.
12 Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma para decifrar; e, se nos sete dias das bodas o decifrardes e descobrirdes, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas.
13 E, se não puderdes decifrar, vós me dareis a mim trinta lençóis e as trinta mudas de roupas. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a decifrar, para que o ouçamos.

Juízes 14:1-13

Foi um grande privilégio para Sansão ter nascido onde Deus era conhecido pessoalmente e temido. Talvez nós tenhamos tido o mesmo privilégio – prestemos atenção à história desse homem. As coisas começam bem (13:24-25). Mas, infelizmente, quando Sansão atinge a idade de casar, escolhe uma filistéia, contra a vontade de seus pais. Que amarga experiência! Quantos jovens têm feito o mesmo desde então. Eles têm entrado na vida matrimonial com parceiros e parceiras que agradam aos seus olhos (v. 3), sem tentar descobrir se ele ou ela é a pessoa que o Senhor aprova.
A fim de alcançar uma perfeita compreensão da história de Sansão, precisamos lembrar que havia nela a parte humana. Que triste! Mas também havia a parte divina atuando por meio de Sansão (usando até mesmo as suas deficiências, v. 4). Que glorioso! E o que Deus realizou por meio de Sansão, este forte homem separado para libertar Israel, em mais de uma ocasião nos faz lembrar de Jesus, que é o verdadeiro Nazireu e o grande Vitorioso da cruz. Satanás, o leão que ruge, apareceu para o Senhor em Sua jornada neste mundo e por Ele foi conquistado. O Senhor Jesus fez isso de tal maneira que o diabo não tem mais nenhum poder sobre o crente que anda por fé e na direção do Espírito Santo.

Que DEUS abençoe a todos.