domingo, 31 de maio de 2009

Lucas 17.1-19

Lucas 17.1-19

1 Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!
2 Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.
3 Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende -o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.
4 Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.
5 Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.
6 Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.
7 Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa?
8 E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás?
9 Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado?
10 Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.
11 De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia.
12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos,
13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!
14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.
15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz,
16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.
17 Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?
18 Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
19 E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

Lucas 17:1-19

Não é de se admirar que o mundo, onde reina o mal, esteja cheio de escândalos e de armadilhas. Mas, o fato de um cristão ser uma pedra de tropeço aos mais fracos que ele é uma coisa indescritivelmente triste... é também muito solene para ele.

O Senhor, Aquele que perdoa (cap. 7:48), ensina aqui como devemos perdoar (v. 3-4). Os apóstolos no entanto, sentem que, para agir segundo esses princípios de graça, necessitam de mais fé e pedem ao Senhor por isso. Em Sua resposta, Ele indica que é necessário ainda uma outra virtude, a obediência, pois é somente conhecendo e cumprindo a vontade de Deus que podemos contar com Ele. Na verdade, não se pode separar a fé da obediência, nem esta da humildade. "Somos servos inúteis" - Esta é a opinião que devemos ter a respeito de nós mesmos, pois Deus pode trabalhar sem nós; e caso Ele nos use, é pura graça de Sua parte. Ainda que nós devamos pensar assim, não é dessa maneira que o Senhor pensa de nós, visto que nos considera Seus amigos (compare v. 7, 8; 12:37; João 15:15).

Dez leprosos encontram o Senhor Jesus, elevam as suas vozes a Ele e se vão purificados. Somente um, o samaritano, tem o desejo de agradecer a seu Salvador. Assim, na grande cristandade, em meio de todos os que são salvos, somente um pequeno número "volta" para glorificar a Deus e prestar culto ao Senhor. Você faz parte desse grupo?

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 13:6-23

1 Samuel 13:6-23


6 Vendo, pois, os homens de Israel que estavam em apuros (porque o povo estava angustiado), o povo se escondeu pelas cavernas, e pelos espinhais, e pelos penhascos, e pelas fortificações, e pelas covas.
7 E alguns dos hebreus passaram o Jordão para a terra de Gade e Gileade; e, estando Saul ainda em Gilgal, todo o povo ia atrás dele tremendo.
8 E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele.
9 Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.
10 E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.
11 Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,
12 Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do Senhor não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto.
13 Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;
14 Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.
15 Então se levantou Samuel, e subiu de Gilgal a Gibeá de Benjamim; e Saul contou o povo que se achava com ele, uns seiscentos homens.
16 E Saul e Jônatas, seu filho, e o povo que se achou com eles, ficaram em Gibeá de Benjamim; porém os filisteus se acamparam em Micmás.
17 E os saqueadores saíram do campo dos filisteus em três companhias; uma das companhias foi pelo caminho de Ofra à terra de Sual.
18 Outra companhia seguiu pelo caminho de Bete-Horom, e a outra companhia foi pelo caminho do termo que dá para o vale Zeboim na direção do deserto.
19 E em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada nem lança.
20 Por isso todo o Israel tinha que descer aos filisteus para amolar cada um a sua relha, e a sua enxada, e o seu machado, e o seu sacho.
21 Tinham porém limas para os seus sachos, e para as suas enxadas, e para as forquilhas de três dentes, e para os machados, e para consertar as aguilhadas.
22 E sucedeu que, no dia da peleja, não se achou nem espada nem lança na mão de todo o povo que estava com Saul e com Jônatas; porém acharam-se com Saul e com Jônatas seu filho.
23 E saiu a guarnição dos filisteus ao desfiladeiro de Micmás.


1 Samuel 13:6-23

A situação não poderia ser mais crítica. Os filisteus estavam vindo, numerosos como a areia da praia (v. 5); eles ocuparam os lugares fortificados e enviaram tropas que devastaram o país (v. 17). Em Israel era cada um por si. Umas poucas centenas de homens, apavorados, ainda seguiam Saul, porém não tinham nem armas com as quais se defender, pois o povo dependia dos inimigos para amolar seus instrumentos. O rei estava muito preocupado. Samuel, que havia dito para que o rei esperasse em Gilgal (10:8), ainda não havia chegado, mesmo sendo o dia marcado. Durante esse tempo, o povo, desencorajado, abandonou Saul; portanto, o número de homens de guerra minguou. O rei perdeu a paciência. Será que Samuel não viria? Não tem importância – ele mesmo faria o holocausto. Porém o ato profano do rei mal tinha acabado quando o profeta chegou. “Que fizeste?”, perguntou Samuel indignado. Em vão, Saul procurou justificar-se. “Procedeste nesciamente”, responde o profeta. E ele declara a palavra do Senhor – Saul não deixaria uma dinastia. O filho dele não o sucederia no trono. A impaciência é um fruto da carne. Por outro lado, a fé é paciente – ela espera até o fim pelo tempo de Deus (Tiago 1:4).



Que DEUS abençoe a todos.

O Caminho

O Caminho

Um dia, um bezerro precisou atravessar a floresta virgem para voltar a seu pasto.

Sendo animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas...

No dia seguinte, um cão que passava por ali, usou essa mesma trilha torta para atravessar a floresta.

Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta.

Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saíam, viravam à direita, à esquerda,

abaixando-se, desviando-se de obstáculos, reclamando e praquejando, até com um pouco de razão...

Mas não faziam nada para mudar a trilha.

Depois de tanto uso, a trilha acabou virando uma estradinha onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em, no máximo, uma hora, caso a trilha não tivesse sido aberta por um bezerro.

Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo, e posteriormente a avenida principal de uma cidade.

Logo, a avenida transformou-se no centro de uma grande metrópole, e por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo bezerro... centenas de anos antes...

Os homens tem a tendência de seguir como cegos por trilhas feitas por pessoas inexperientes, e se esforçam de sol a sol a repetir o que os outros já fizeram.

Contudo, a velha e sábia floresta ria daquelas pessoas que percorriam aquela trilha, como se fosse um caminho único... Sem se atrever a mudá-lo.

Muitas vezes nos chamam de ousados , chatos , cri-cri , metidos , etc. pois temos ousado por caminhos novos, pois quando nos falam que devemos seguir aquele caminho pois todos estão indo por ali e não sentimos paz no coração , buscamos a resposta do alto , os conselhos de Deus e através dEle , por Ele e com Ele à nossa frente seguimos novos desafios. Sempre digo que não devemos ser cordeiros de homens ..............., mas cordeiros de Deus ........................

A propósito, qual é o seu caminho???

Você serve a quem???????????????

EVR , ex diretor geral de indústrias e comércio , que conhece o desgaste e as pressões do meio empresarial .

"Que a minha vida o meu trabalho sejam para a honra e glória de DEUS , que demonstrou seu amor por nós por meio de Jesus Cristo ; a Ele seja o louvor , a honra , a glória , a soberania e o poder hoje e para todo sempre" .


Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 33.17

31 de Maio

"Os teus olhos verão o rei na sua formosura." Isaías 33.17

Quando perguntamos: "Senhor, quanto tempo ainda vai demorar a Tua volta?" será que o nosso coração não nos responde: "Até que você esteja realmente preparado para recebê-lO"? Lembremos de Apocalipse 19.7: "...cuja esposa a si mesma já se ataviou." O Espírito Santo faz os últimos preparativos para preparar a esposa do Cordeiro, para que ela de fato esteja pronta para se encontrar com seu noivo celestial. A pergunta é: será que estamos permitindo que o Espírito Santo esteja nos preparando realmente, por meio da Palavra de Deus, para podermos vê-lO como Ele é? O Senhor não é como você O imagina ou como você O experimentou em sua vida. Sua glória, Sua misericórdia, Sua beleza são infinitamente maiores e mais magníficas! Quando O virmos, nos prostraremos diante dEle, e, como a rainha de Sabá, diremos admirados: "Eis que não me contaram a metade..." E aqui inevitavelmente chega aos nossos ouvidos a Sua ordem: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." Pare por um momento, e pergunte a si mesmo: do jeito como sou agora, neste instante, será que tenho condições de ver a Jesus como Ele é?

Que deus ABENÇOE A TODOS.

UMA POUPANÇA DE CEM ANOS

31 Maio

UMA POUPANÇA DE CEM ANOS

Então, aproximou-se o que recebera cinco talentos e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mateus 25:20-21).

Em 14 de janeiro de 1997, uma aldeia francesa festejou os cem anos de um ex-combatente da 1ª guerra mundial, que ainda estava forte e lúcido. Mas, antes de tudo, era um cristão convicto, conhecido e respeitado como tal em sua comunidade. Esse dia, todos os habitantes quiseram manifestar-lhe seu afeto.

Exatamente um mês depois, os habitantes da aldeia estavam reunidos de novo. Porém, desta vez ao redor do caixão dele. A Bíblia foi aberta e o evangelho lido. Conforme desejo do morto, nenhuma homenagem foi feita a ele mesmo, mas ao Senhor Jesus, seu Salvador, a razão de viver daquele ex-combatente.

Nessa oportunidade, um de seus irmãos na fé lembrou que a todo ser humano foi dado um certo número de anos e que, tal qual a parábola, cada um é responsável por fazer frutificar esse capital, único no gênero. Ele sugeriu que seu amigo recebera “uma poupança de cem anos” e o Senhor iria avaliar o rendimento dela. O Evangelho pregado diante do túmulo havia sido precedido pelo testemunho que o morto deu durante anos naquela cidade.

As Escrituras nos convidam a admirar “os pés”, ou seja, o andar, a conduta, mais que os discursos daqueles que anunciam a boa nova da salvação (Romanos 10:15; Isaías 52:7).

qUE deus ABENÇOE A TODOS.

Maduros Para a Destruição – 1

30 de maio

Maduros Para a Destruição – 1

Passou a cega, findou o verão, e nós não estamos salvos. Jeremias 8:20

Essa passagem fala de oportunidades perdidas para sempre. Isso aconteceu com os antediluvianos e pode acontecer com qualquer pessoa que rejeita o convite da misericórdia divina.

Para as meditações de hoje e de amanhã vou me valer do Espírito de Profecia, pois dificilmente encontraria linguagem mais adequada e convincente para descrever os juízos que caíram sobre aquela geração impenitente do que as que foram inspiradas à profetisa Ellen White e registradas como aviso e alerta para nós que vivemos às vésperas da volta de Jesus.

Os pecados dos antediluvianos foram a causa da destruição do mundo pelas águas do dilúvio. Igualmente, os pecados e as abominações da geração atual serão a causa da destruição do mundo nestes últimos dias, pelo fogo. E nós, onde estaremos? Dentro da "arca" ou do lado de fora? O lugar em que estivermos determinará nosso destino.

Quantas vezes temos nos demonstrado descuidados e negligentes em nossos deveres para com Deus e a igreja! "Professos seguidores de Cristo", diz Ellen White, "estão hoje comendo e bebendo com os ímpios, enquanto seus nomes permanecem nos honrados registros da igreja [...] Multidões não se sentem sob qualquer obrigação moral de reprimir seus desejos sensuais, e tornam-se escravos da luxúria.

"Quando os raciocínios da filosofia houverem banido o temor dos juízos de Deus; quando ensinadores religiosos estiverem a apontar no futuro para longas eras de paz e prosperidade, e o mundo estiver absorto em sua rotina de negócios e prazeres, plantando e construindo, banqueteando-se e divertindo-se, rejeitando as advertências de Deus e zombando de Seus mensageiros, então é que súbita destruição lhes sobrevirá, e não escaparão" (Patriarcas e Profetas, p. 101, 102, 104).

Damos graças a Deus porque ainda estamos em tempo de graça, no qual o Senhor nos convida ao arrependimento e reforma de vida. Hoje é o tempo aceitável, o dia da oportunidade. Não o deixemos passar.

REFLEXÃO: Façamos desta reflexão uma mensagem bem pessoal, trocando o nome de Noé pelo nosso: "Noé achou graça diante do Senhor [...] Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus" (Gn 6:8, 9). Que essa seja a sua e a minha experiência!

Que DEUS abençoe a todos.

Maduros Para a Destruição – 2

31 de maio

Maduros Para a Destruição – 2

Ora, o fim de todas as coisas está próximo. 1 Pedro 4:7

Enquanto Noé e sua família permaneciam abrigados dentro da arca, os dias se passavam e nada de anormal acontecia. Para aquele povo, a mensagem de Noé havia sido um grande embuste. "Manifestavam seu desprezo pela advertência de Deus" como se nada fosse acontecer. Então, "continuaram com suas festas e banquetes [...] comiam, bebiam" e zombavam de Noé, a quem eles consideravam "um fanático extravagante".

Eles não sabiam que "seu tempo de graça estava prestes a expirar". Desconheciam que, dentro de poucas horas, o castigo de "um Deus irado" cairia sobre uma geração de homens e mulheres ímpios.

No oitavo dia as coisas começaram a mudar. "Nuvens negras se espalharam pelo céu. Seguiram-se o murmúrio do trovão e o lampejo do relâmpago. Logo, grandes gotas de chuva começaram a cair [...] Cada vez mais negros se tornavam os céus, e mais rápida vinha a chuva [...] Então, ‘se romperam todas as fontes do grande abismo e as janelas dos céus se abriram’. A água parecia vir das nuvens em grandes cataratas. Os rios romperam os seus limites [...] Jatos de água irrompiam da terra, com força indescritível, arremessando pedras maciças a muitos metros para o ar."

"Aumentando a violência da tempestade, árvores, edifícios, pedras e terra eram arrojados a todos os lados. Por sobre o estrondo da tempestade, ouvia-se o pranto de um povo que tinha desprezado a autoridade de Deus. O próprio Satanás, que fora obrigado a permanecer no meio dos elementos em fúria, temeu pela sua existência."

"Mas, por entre os elementos em luta", (a arca) "continuou a flutuar com segurança. Anjos ‘magníficos em poder’ foram comissionados para a guardar". Ali dentro estava o "tesouro" de Deus – a Sua igreja.

"Semelhantemente, quando os juízos de Deus caírem sobre a Terra, antes do dilúvio de fogo, os impenitentes saberão precisamente onde pecaram, e em que consiste seu pecado: o desprezo à Sua santa lei". Porém, em meio às duras provações dos dias finais, a igreja de Deus será preservada com todos os que buscarem abrigo em Cristo. O seguro, portanto, é estar do lado de dentro.

REFLEXÃO: "O Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo" (2Pd 2:9).

Que DEUS abençoe a todos.