domingo, 7 de junho de 2009

Deus Ouve as Orações dos Humildes

Deus Ouve as Orações dos Humildes

A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples. Salmo 19:7

Em Seu amor pelas pessoas, Deus "dá sabedoria aos simples", o suficiente para que saibam como orar e o que pedir na hora da necessidade. Essas pessoas humildes sentem dentro de si uma forte intuição da intervenção divina quando estão passando por momentos de angústia e apuro. Lemos: "Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias" (Sl 34:6, ARC).

Foi exatamente isso que aconteceu, segundo relatou de um pastor, num culto de oração, na igreja onde assisto. Tudo aconteceu numa quarta-feira à noite, no verão de 1975, quando Eugenópolis, pequena cidade do interior de Minas Gerais, próximo a Muriaé, foi castigada por uma tromba d’água.

Como distrital daquela região, o pastor estava ali para dirigir o culto de oração. Já no fim da reunião, ele percebeu a chegada de dois camponeses, ambos bastante molhados que, timidamente, ajoelharam-se, oraram por algum tempo e depois tomaram o assento. Ao conversar com eles, o pastor ficou sabendo que se tratava de pai e filho que moravam na roça, não muito distante da cidade. Contaram, então, que estavam em casa no início da noite, quando a chuva forte começou a cair e logo a água foi invadindo a pequena casa com toda a fúria. Sem saber o que fazer, os dois subiram na mesa da cozinha para se proteger.

Ambos resolveram orar suplicando a Deus que fizesse com que a chuva parasse e que, se isto acontecesse, eles iriam agradecer-Lhe na primeira igreja que encontrassem com as portas abertas, na cidade.

Terminada a oração o milagre aconteceu – a chuva parou. E como estavam, saíram em direção à cidade, enfrentando a lama e a escuridão, a fim de cumprir a promessa.

Ao chegarem à cidade, a atenção deles foi despertada para uma igreja com as portas abertas e as luzes acesas. Entraram, ajoelharam-se reverentes e agradeceram a Deus pelo livramento, como haviam prometido.

Atentem para estas confortadoras palavras: "Se chegarmos a Deus convencidos de nosso desamparo e dependência, tais como somos, [...] Ele pode atender e atenderá ao nosso clamor, e fará a luz brilhar em nosso coração."

REFLEXÃO: "[O Senhor] compadecer-Se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados" (Sl 72:13, ARC).

Que DEUS abençoe a todos.

O Único Talento

O Único Talento

Um homem [...] partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens, e a um deu cinco talentos, e a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. Mateus 25:14, 15, ARC

Deixemos o de cinco e o de dois e analisemos o servo que recebeu um talento.

A atitude severa do Senhor da parábola nos surpreende. Não era esse o procedimento usual de Jesus. A mulher adúltera teve uma palavra de perdão. Igualmente, ao ladrão arrependido concedeu, no derradeiro momento, a graça da absolvição dos seus pecados. Mas, para o homem que recebeu um talento, manifesta, o Senhor, uma atitude severa. Cristo não tolera uma pessoa omissa. É infiel o homem que, como depositário de Deus, recebe um talento e demonstra ser negligente no seu manuseio.

É possível que ele tenha se sentido humilhado por ter recebido apenas um talento. Mas a parábola diz que os talentos foram distribuídos conforme a capacidade de cada um. Seja como for, temos que desenvolver da melhor forma possível o que recebemos de Deus. "A importância das coisas pequenas é muitas vezes depreciada por serem insignificantes [...] Realmente, não há coisas não essenciais na vida cristã. A formação de nosso caráter será cheia de perigos, se avaliarmos mal a importância das coisas pequenas".

Na obra do Senhor tudo é importante, mesmo os deveres mais humildes. Na igreja local, por exemplo, todas as funções têm seu lugar e são necessárias. Ser um dos anciãos da equipe é tão importante como ser o primeiro ancião. Igualmente, a função do diácono que serve à mesa ou que cuida da ordem e da disciplina da igreja, em relação à função do diácono-chefe que coordena o trabalho de todos. O mesmo acontece com as diaconisas, com os zeladores e com os demais cargos. Se um falhar no cumprimento de suas responsabilidades, toda a igreja sofre. Esses princípios são válidos para todos os ramos da obra de Deus.

Todos devemos fazer o melhor onde estamos, quer com um, dois ou cinco talentos. Se hoje administrarmos bem um talento, amanhã poderemos receber dois e, logo mais, cinco. "Aplique a mente no que estiver fazendo. Represente a Cristo em toda a Sua obra. Faça como Ele o faria em seu lugar". A conduta de cada pessoa revela a maneira como ela encara a vida, seus deveres e responsabilidades. A recompensa será correspondente à maneira de agir.

REFLEXÃO: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças" (Ec 9:10).

Que DEUS abençoe a todos.

Rostos Familiares

Rostos Familiares

Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Isaías 40:31

Era simplesmente uma caixa comum de papelão, provavelmente apanhada num supermercado e usada para transportar livros e objetos avulsos em nossa mudança para Gales. Acho que ela ficou na prateleira superior de uma estante aberta na frente da minha cama todos os 14 anos desde que nos aposentamos. Tanto quanto me lembre, ela esteve sempre ali, como parte da mobília – até uma determinada manhã de outubro.

Mais de um ano antes, meu esposo sofrera um derrame e depois de sete meses na ala de reabilitação dos pacientes com acidente vascular cerebral do hospital, voltou para casa, graças ao nosso excelente serviço de saúde, que proporciona o equipamento necessário e assistentes quatro vezes por dia. Depois de uma melhora inicial, ele foi gradualmente piorando e os meses se tornaram longos e aflitivos.

Ao acordar de um sono muito espasmódico, mentive os olhos fechados enquanto orava: “Senhor, acho que hoje eu não consigo.” Disse isso em voz alta, e depois fiquei em silêncio, recapitulando as últimas sofridas semanas. Deus diz que devemos lançar sobre Ele todas as nossas ansiedades, e eu sabia que Ele responderia, porque sempre respondeu.

“Abra os olhos”, parecia ser a instrução. Eu não queria, porque isso significava admitir um novo dia no meu plano consciente. Mas foi Deus quem disse. Então obedeci.

E ali, bem na minha frente, estava a caixa de papelão com as palavras impressas do lado que ficava diante de mim. ESTE LADO PARA CIMA á, dizia, e a seta estava ali para dar ênfase. “Para Cima” – lá estava a única fonte de socorro, o único lugar aonde ir para pedir e receber, e a caixa de papelão dizia tudo.

Olhei para ela durante longos minutos e entendi que Deus me havia falado diretamente. Senti dentro de mim novas forças. Afastei as roupas de cama com as palavras de um velho hino ecoando na mente: “Olha com fé para cima.”

Que DEUS abençoe a todos.

De Quem Deus Se Agrada?

De Quem Deus Se Agrada?

O Senhor buscou para Si um homem que Lhe agrada. 1 Samuel 13:14

A declaração acima tem que ver com a escolha de Davi para substituir Saul, como rei de Israel. O rei Saul desobedeceu às orientações divinas e Deus determinou sua substituição por alguém que Lhe agradasse. E ao profeta Samuel coube a dura incumbência de transmitir ao rei as ordens do Céu: "O Senhor buscou para Si um homem que Lhe agrada" para ocupar o trono de Israel.

Quais são algumas das qualificações que agradam a Deus? Jó era um "homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal" (Jó 1:1). Entre os muitos exemplos bíblicos, além de Jó, Daniel brilha como estrela de primeira grandeza. Levado a um cativeiro forçado, assim mesmo, servia ao seu Deus na corte de Babilônia, uma nação em que tudo era estranho para ele: o deus, a língua, a comida, o sistema de vida, os princípios de conduta moral, enfim, tudo estranho e diferente.

Nada dessas coisas, porém, fez com que Daniel se desviasse dos princípios de vida adquiridos no exercício de sua fé e religião. Logo no início de sua vida palaciana e universitária, "resolveu Daniel, firmemente, não se contaminar" (Dn 1:8). Essa determinação era muito mais abarcante do que simplesmente não se contaminar com as finas comidas da mesa real. Significava não se contaminar com coisa alguma que maculasse seu caráter e o relacionamento com Deus.

A igreja, hoje, mais do que em qualquer época passada, necessita de jovens com sabedoria e coragem – sabedoria para saber o que fazer e coragem para fazer o que deve ser feito. Jovens como Daniel.

Entre muitas pessoas em nossos dias, prevalece a preocupação voltada para as aparências, isto é, parecer ser o que em verdade não é: "parecem" famílias honradas; "parecem" pessoas de bem; "parecem" homens direitos, corretos, íntegros e honestos; "parecem" homens e mulheres fiéis ao seu cônjuge; "parecem" jovens puros na sua vida moral; "parecem" bons esposos e esposas, bons pais, bons e fiéis cristãos; "parecem"...!

Que Deus nos ajude a sermos pessoas de quem Deus possa Se agradar. "Os jovens de hoje podem ter o espírito de que estava possuído Daniel; [...] possuir o mesmo poder de domínio próprio [...] mesmo sob circunstâncias igualmente desfavoráveis".

REFLEXÃO: "O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre" (Sl 37:18).

Que DEUS abençoe a todos.

O PLANETA AZUL

O PLANETA AZUL

Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos… Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes.(Salmo 19:1,3; 2 Coríntios 4:6).

Em 1971, quando o astronauta James Irwin esteve por três dias na Lua, a esposa dele olhava para o astro longínquo, se ajoelhava e orava por seu marido. Na ocasião ela se convertera ao Senhor pouco tempo antes.

Enquanto isso, Irwin observava a Terra em meio ao céu estrelado e se sentia dominado. Via o magnífico “planeta azul” no horizonte da paisagem lunar, morto e hostil à vida. Rodeado de infinita tranqüilidade, contemplava essa singular pérola flutuar na ilimitada imensidão do universo e ouvia a silenciosa voz de Deus através da criação. Tudo isso o levou a exclamar: O Criador tinha um propósito quando criou esse planeta!

Irwin pensou nas pessoas que viviam nele. Deus preparou o mundo e Se interessa por cada indivíduo. Mas poucos se interessam por Deus! O coração deles é mais sombrio e abissal que o universo.

Quando menino, James tinha ouvido o Evangelho. Mas permaneceu indiferente. Agora sua decisão era firme: entregaria sua vida ao Salvador. Queria levar aos seus semelhantes a boa nova de Jesus Cristo, que veio a este mundo, e cujo sangue manchou o solo deste planeta.

Nós também deveríamos usar nossa curta vida para conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor (Oséias 6:3). A beleza dos astros, do universo e da criação é arrebatadora, porém maior de tudo isso são “as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem”, pois “são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Coríntios 2:9).

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 5.14

"Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará." (Efésios 5.14)
Eu tenho medo. Embora a Bíblia muitas vezes diga: "Não temas"!, eu tenho medo de algo bem concreto: dos terríveis sinais do tempo do fim, dos quais o Senhor Jesus falou: "...o amor se esfriará de quase todos." Se fala muito do amor fraterno, do amor ao próximo. Mas aqui me lembro de muitas pessoas, do seu maravilhoso primeiro amor ardente pelo Senhor Jesus. Com lágrimas nos olhos, um dia você se converteu, achou o perdão de seus pecados, se alegrou no Senhor, foi zeloso em testemunhar dEle, se esforçou em ganhar almas para o Cordeiro de Deus, se ajoelhou com outros filhos de Deus para orar –, e hoje? Tudo se tornou superficial. O amor em você esfriou.

Paulo diz: "...o amor de Cristo nos constrange." O Senhor exaltado clama: "Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor." É disso que eu tenho medo, e repetidas vezes procuro a face do Senhor a fim de me examinar e de pedir que Ele me ilumine, e pergunto: "Senhor, ainda estou no primeiro amor?" Você não sente o frio mortal do tempo do fim que ameaça vir sobre nós? "...O amor se esfriará de quase todos." Peço-lhe do fundo do meu coração: não permita que o seu amor esfrie!

Que DEUS abençoe a todos.

O Porão da Vida

O Porão da Vida

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo. Apocalipse 3:20

Uma coisa que me tem chamado a atenção é que todos os porões têm algo em comum. Tudo quanto é bagulho, sucata, pilhas de jornais velhos, garrafas vazias, pneus usados e uma infinidade de coisas inúteis, tudo vai para o porão. No meio de toda essa tranqueira vivem animais e insetos nocivos à saúde. As teias de aranhas estão por todos os cantos e o odor que vem lá do fundo é insuportável.

Os porões servem também para as crianças se esconderem, especialmente quando fazem alguma coisa errada. Diz a Bíblia que Jonas, quando resolveu fugir da presença de Deus, tomou um navio e "havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente" (Jn 1:5).

De acordo com Apocalipse 3:20, cada um de nós é uma casa onde Jesus quer entrar, cear conosco e até fazer morada. Às vezes, Ele bate, bate e ninguém ouve.

Faz algum tempo, li o relato a respeito de um garoto que, em companhia do pai, observava uma famosa tela que representava Jesus batendo numa porta fechada.

– Por que ninguém vem abrir a porta para Jesus?

Enquanto o pai pensava como responder, o menino exclamou:

– Já sei, papai! É porque a família mora no porão e ninguém escuta as batidas de Jesus.

É bem possível que isso esteja acontecendo conosco. Não ouvimos as batidas de Jesus na porta do nosso coração porque estamos morando no porão da vida, em meio às "tranqueiras" e imundícies, entre filmes obscenos, novelas que promovem separações de casais e infidelidade conjugal, músicas mundanas e excitantes, coisas inconvenientes na internet. E, à semelhança de Jonas, estamos no porão, despreocupados, enquanto o barco de nossa vida está prestes a submergir.

"Que se passa contigo? [...] Levanta-te, invoca o teu deus" (Jn 1:6). O porão da vida não é bom lugar para um filho de Deus. Ali há muitos ácaros e miasmas que podem comprometer nossa saúde moral e espiritual. Enquanto estivermos escondidos num dos cantos do porão da vida, distraídos com coisas desprezíveis, será difícil ouvir as batidas de Jesus à porta do nosso coração. Deixemos essas coisas de nenhum valor, saiamos do porão e ouçamos as batidas e o Seu chamado. Saiamos, hoje mesmo, do porão da indiferença e invoquemos o nome do Senhor.

REFLEXÃO: "Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e Ele os livrou das suas tribulações" (Sl 107:6).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 5.8

"O diabo, vosso adversário, anda ao derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." (1 Pedro 5.8)

Neste tempo do fim em que as atividades satânicas (Efésios 6.12) aumentam grandemente, nós, como filhos de Deus, só sairemos ilesos se formos persistentes na oração e na vigília. Nada é mais desleal do que membros do corpo Cristo adormecerem espiritualmente. Aí o inimigo ataca. Se você pegou no sono espiritualmente, já se encontra na armadilha mortal. O Senhor Jesus adverte: "O que, porém, vos digo, digo a todos: Vigiai!". E, voltado para Pedro, Ele exclamou na noite em que foi traído: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo." Se o próprio Senhor diz isso, por que você não O leva a sério? Desperte, você que dorme! Vista toda a armadura de Deus! Viva a vitória de Jesus no dia-a-dia!

Se somos tentados dessa forma, não devemos ter medo de um dia sermos vencidos e sucumbirmos? Aquele que é por nós é maior e infinitamente mais poderoso do que aqueles que são contra nós! Por isso, seguros pela mão de Jesus andamos constantemente em direção da pátria melhor, à terra prometida! Não precisamos temer. Ninguém nos tirará da Sua mão.

Que DEUS abençoe a todos.

UMA ÚLTIMA TENTAÇÃO

UMA ÚLTIMA TENTAÇÃO

E os que passavam blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Tu, que destróis o templo e, em três dias, o reedificas, salva-te a ti mesmo; se és o Filho de Deus, desce da cruz. (Mateus 27:39-40)

O Senhor Jesus havia glorificado perfeitamente a Deus durante Sua vida neste mundo. Em duas oportunidades, o próprio Deus declarou: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17; 17:5). A maldade dos homens, os ataques de Satanás, a incompreensão e o abandono por parte dos Seus discípulos não puderam afastá-lO do caminho da obediência. O amor por Deus e pelos seres humanos O susteve em Sua determinação.

Quando estava na cruz, Satanás Lhe apresentou uma última tentação: “Se és o Filho de Deus, desce da cruz”. Ao sentir que a vitória lhe escapava, o inimigo envidou todos os esforços para desviar o Senhor Jesus da obra que Ele tinha vindo realizar. Diferentes classes de pessoas, a multidão, os sacerdotes, os escribas, os anciãos, os governadores e, por fim, os soldados, O injuriavam e escarneciam dEle, dizendo que descesse da cruz e salvasse a si mesmo.

Porém o Senhor Jesus não levou em conta toda essa provocação. A hora da cruz não podia ser anulada nem adiada. Então depois das três horas tenebrosas, exclamou: “Está consumado!”, e entrou voluntariamente na morte. Com toda justiça poderia ter voltado ao céu sem passar pela morte, pois jamais pecou (1 Pedro 2:22). Mas graças Lhe sejam dadas, Ele não desceu da cruz. Os planos de Satanás foram totalmente frustrados e Deus recebeu a glória devida. O amor foi mais forte que a morte. Ao nosso Salvador seja toda a glória e majestade!

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 24.7

"Tudo o que falou o Senhor, faremos, e obedeceremos."

O povo de Israel jurou junto ao monte Sinai que cumpriria tudo o que havia prometido ao Senhor, mas, logo depois, todo o povo se desviou de Deus. Deus leva a sério as nossas decisões, e ao nosso querer Ele acrescenta o realizar. Mas em nossa vida tudo continua sendo mera teoria – embora nos firmemos na Palavra de Deus –, se não tivermos uma vida de oração. Em outras palavras: a Palavra de Deus só produz seu efeito poderoso e permanente em nossa vida interior se respondemos ao falar de Deus. Através da Bíblia, Deus fala com você, através da oração você responde a Ele.

Neste instante, peço-lhe para se aquietar por um momento, respondendo as seguintes perguntas: em sua agitação e em meio à sua atividade espiritual você ainda ora? Durante quanto tempo você esteve diante da face do Senhor hoje? Você permaneceu diante da Sua face, ou depois de um rápido "devocional por obrigação" você voltou novamente à ordem do dia sem que a chama do primeiro amor fosse reacendida em seu coração? Meu desejo sincero é que você, depois de ter lido estas linhas, se humilhe diante de Deus e diga: "Nunca mais, Senhor, quero deixar de transformar em prática a minha entrega a Ti. Quero neste instante cumprir os votos e promessas que fiz a Ti!"

Reflexão: Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos. Provérbios 16:3

Que DEUS abençoe a todos.

O Pecado da Presunção

O Pecado da Presunção

Também de pecados de presunção guarda ao teu servo; que eles não se assenhoriem de mim; então serei perfeito, e ficarei livre de grande transgressão. Salmo 19:13, TB

Davi chama os "pecados de presunção" de "grande transgressão". A presunção é ainda conhecida como orgulho no seu mais alto grau, vaidade e soberba. Conhecendo a gravidade desse pecado é que Davi orava por uma libertação absoluta desse defeito. Essa atitude da mente, que é apelidada de "grande transgressão", é tida por Deus como bem próxima da tolerância zero. Ela se oculta no caráter e se revela no comportamento.

Presunção é demasiada confiança própria. É dizer: "Fica onde estás, não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu" (Is 65:5). É aparentarmos ser muito consagrados e santos na igreja, mas – nos encontros sociais, no trabalho, em casa, na devolução dos dízimos e no respeito aos seus limites "de uma tarde a outra tarde" – nosso comportamento contradiz as pretensões de santidade.

Presunção é como o fariseu da parábola (Lc 18:11, 12) que, todo satisfeito consigo mesmo, disse: "Ó Deus, graças Te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano." Acontece que o publicano ao qual ele se referiu, que se sentia esmagado e humilhado, e que, humildemente, orou: "Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador", saiu do templo justificado e feliz enquanto o fariseu presunçoso não, "porque todo aquele que se exaltar será humilhado".

O fariseu e o publicano representam, por projeção, os dois grandes grupos de membros em que se divide a igreja em nossos dias. A que grupo o leitor desta meditação acha que pertence? Sua resposta deve ser estritamente pessoal e com muita sinceridade e oração.

Cuidado, porque "o mesmo mal que levou Pedro à queda e excluiu da comunhão com Deus o fariseu, torna-se hoje a ruína de milhares. Nada é tão ofensivo a Deus nem tão perigoso para o espírito humano como o orgulho e a presunção. De todos os pecados é o que menos esperança incute, e o mais irremediável".

A presunção é um defeito de caráter dos mais graves, mas há um remédio: muita oração e humilde comunhão com Deus, fé nas promessas de Jesus, estudo diário da Bíblia e a ajuda do Espírito Santo. Pedro venceu o pecado da presunção, e nós também poderemos vencê-lo.

REFLEXÃO: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (Tg 4:6).

Que DEUS abençoe a todos.

A CADA UM O QUE LHE É DEVIDO

A CADA UM O QUE LHE É DEVIDO

Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados… Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei (1 Pedro 2:13-14 e 17).

O apóstolo Pedro é exato em relação aos sentimentos que o crente deve experimentar diante dos outros.

Primeiramente deve respeitar toda criatura humana, mesmo a menos atraente ou a mais degradada, e vê-la como um ser que foi formado à imagem de Deus. Podemos nos entristecer ao ver até que ponto alguns se desviaram de sua origem e nos impressionar ao constatar as horrorosas conseqüências da escravidão ao pecado. Mas ainda assim, tal criatura é uma pessoa em que há o sopro de Deus e por essa razão tem de ser respeitada.

O amor pelos irmãos, ou seja, pelos demais cristãos verdadeiros, supera o interesse que deveríamos mostrar aos demais seres humanos. É um amor de uma esfera diferente que une os membros de uma mesma família, cujo Pai é Deus.

Por serem filhos do mesmo Pai, os crentes não devem perder de vista que Ele é o Deus santo. Quem melhor que Seus filhos para dar todo o reconhecimento, confiança e temor devidos a Ele?

Por fim, nesta terra Deus delega autoridade a homens a quem pedirá contas um dia, embora muitos não tenham consciência disso. Tais pessoas nem sempre são fiéis naquilo que lhes foi confiado, mas isso é responsabilidade delas. Devemos nos sujeitar às autoridades que estão acima de nós, desde que suas ordens não nos levem a desobedecer a Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

A Lei e a Felicidade

A Lei e a Felicidade

Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o Seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado. Romanos 8:3

A felicidade do homem precisa ser sempre salvaguardada pela lei de Deus. Somente na obediência podem eles achar a verdadeira felicidade. A lei é a cerca que Deus pôs em torno de Sua vinha. Os que lhe obedecem, são por ela protegidos do mal. Em transgressão, Adão se tornou uma lei para si mesmo. Pela desobediência trouxe sobre si a escravidão. Assim, um elemento discordante, nascido do egoísmo, atingiu os seres humanos. A vontade deles e a vontade de Deus já não mais se harmonizavam. Adão tinha se unido às forças desleais, e a vontade própria entrou em campo.

Através de Cristo o verdadeiro padrão é apresentado. Ele possibilitou que a humanidade pudesse mais uma vez se unir a Deus. Ele veio assumir a sentença de morte pelo transgressor. Nenhum preceito da lei podia ser alterado para receber o homem e a mulher em sua condição caída; por essa razão Cristo deu a Sua vida em favor deles, para sofrer em seu lugar a penalidade da desobediência. Essa foi à única maneira de salvar a humanidade, a única maneira pela qual poderia ser demonstrado que é possível guardar a lei. Cristo veio à Terra e se colocou na mesma posição em que Adão estava, vencendo onde Adão falhou. Ele se fez para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção. [...]

Antes da fundação do mundo, Cristo prometeu que daria Sua vida como resgate se o homem e a mulher se desviassem de sua lealdade a Deus. Ele revelou Seu amor humilhando a Si mesmo, deixando o Céu para viver entre os seres humanos caídos, desordenados e sem lei. Por si mesmos não poderiam lutar contra o inimigo. Cristo oferece a Si mesmo, e a tudo o que tem – Sua glória, Seu caráter – para servir àqueles que retornam à lealdade e guardam a lei de Deus. Essa é a única esperança para eles. Cristo diz definitivamente: Eu não vim para destruir a lei. Ela é um transcrito do caráter de Deus. Eu vim para cumprir todas as suas especificações. Vim para vindicá-la ao viver a natureza humana, dando exemplo de perfeita obediência.

Reflexão: Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.1 Coríntios 10:13

Que DEUS abençoe a todos.

João 8.6

"Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo." (João 8.6)

O versículo acima está contido no relato onde uma mulher adúltera é trazida a Jesus por seus acusadores. E com esse acontecimento, o Senhor Jesus se defronta com um dilema aparentemente insolúvel, pois a justiça divina tinha que ser cumprida integralmente. Se em sua consciência você se sente acusado e merecedor de condenação diante da face de Deus, isso é verdade, porque Deus é santo.

Mas preste atenção no maravilhoso caminho que Jesus abriu para essa mulher, essa adúltera, em seu dilema: "...inclinando-se, escrevia na terra com o dedo." É como se, com esse procedimento, Jesus quisesse dizer: "Sim, esta mulher pecou, mas eu me humilho em seu lugar." Será que Ele escreveu palavras de misericórdia na terra? Podemos imaginar que sim, pois logo depois de dizer aos acusadores da mulher: "Aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire pedra", eles se retiraram um por um, e aí Jesus novamente se ergueu e falou: "Mulher... ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Então lhe disse Jesus: Nem eu tão pouco te condeno; vai, e não peques mais." Essa mulher achou perdão e podia exclamar: Jesus me perdoou! Ele mudou a minha vida!

Reflexão: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 1João 5:4
Que DEUS abençoe a todos.

A que Procuramos e como Vivemos

A que Procuramos e como Vivemos

"...Tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder." (2 Timóteo 3.5)

Por que o crente dos nossos dias procura cada vez mais as coisas segundo sua aparência? Por que a fachada é defendida com paixão cada vez maior, enquanto a essência, aquilo que é verdadeiro e real se apaga mais e mais? E assim o engano aumenta a cada dia que passa. Isso acontece cada vez mais porque a revelação do cristo aparente, o anticristo, não está muito longe. Quanto mais andarmos na luz, em oração com a Palavra de Deus, tanto mais saberemos a diferença entre o verdadeiro e o falso, entre o que é essencial de verdade e o que é só aparência. Aquele que tem o Espírito de Deus tem o espírito da verdade; este tem a unção do Espírito e não é necessário que alguém lhe ensine. Isto quer dizer: quando essa pessoa chega a uma igreja, ela tem o discernimento para avaliar se de fato Jesus Cristo é o centro dessa igreja ou se ali se cuida apenas da aparência. Nesse contexto, quero fazer uma séria advertência: no exato momento em que ocorrer o arrebatamento, ocorrerá a separação entre o falso e o verdadeiro, entre o crente renascido e o cristão nominal. Por isso faço a pergunta: a sua crucificação interior com Jesus Cristo está sendo uma realidade no dia-a-dia?

Reflexão:

E disse: Não temas, homem muito amado; paz seja contigo; sê forte, e tem bom ânimo. E quando ele falou comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, pois me fortaleceste. Daniel 10:19

Que DEUS abençoe a todos.

Jesus Cristo o Único Refúgio

Jesus Cristo o Único Refúgio

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos 4:12).

Em seu aspecto profético, a cidade de refúgio para o homicida abriga o povo judeu que crucificou o seu Messias sem apreciar a extensão de seu crime (Lucas 23:34). Eles têm, desde aquele tempo, sido providencialmente mantidos por Deus longe de sua herança, até o fim da atual dispensação; em outras palavras, enquanto Cristo for sacerdote à semelhança de Arão.

Na verdade, toda a raça humana é culpada da morte do Filho de Deus. Mas, em Sua infinita misericórdia, Deus providenciou para o homem um refúgio de Sua própria ira, e este refúgio não é outro senão a própria Vítima. Jesus é Aquele que “nos livra da ira vindoura” (1 Tessalonicenses 1:10).

Cristo é representado neste capítulo ao mesmo tempo como a vítima e como a cidade de refúgio. Ele também é representado aqui por um terceiro aspecto, como o sumo sacerdote cuja morte sinaliza o seu retorno à herança em completa segurança (Números 25:28).

O versículo 31 afirma que nenhum resgate (penitência), por maior que fosse, poderia substituir como meio de salvação o que o Senhor tinha provido em favor do homicida. Nem prata nem ouro (1 Pedro 1:18), nem qualquer obra (Efésios 2:9), podem tomar o lugar de proteção que o pecador tem em Jesus Cristo. “E não há salvação em nenhum outro…” (Atos 4:12).

Reflexão: "Porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos"(Provérbios 3:26)

Que DEUS abençoe a todos.

O REMÉDIO E O ERRO

O REMÉDIO E O ERRO

E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniqüidade (2 Tessalonicenses 2:11-12).

Um jornal de San Francisco (EUA) informou:

“Muitas bactérias que provocam enfermidades como pneumonia e otite nos bebês se desenvolvem com vertiginosa rapidez em variedades tão resistentes que já não podem ser combatidas com os medicamentos existentes. Com esse panorama, um futuro sombrio é iminente, um período ‘pós-antibiótico’, em que teremos de conviver com doenças contra as quais não haverá remédio.”

Isso é realmente muito preocupante. No entanto, mais preocupante ainda é o fato de que as pessoas têm se tornado cada vez mais resistentes ao remédio de Deus: o Evangelho de Sua graça. Uma bactéria tão resistente tem se desenvolvido – a incredulidade – que logo será impossível curar a humanidade. Que perspectiva tenebrosa!

Porém, Deus ainda está sendo paciente. O Senhor convida Suas criaturas a se reconciliarem com Ele mesmo por meio do eficaz remédio que nos salva dos nossos pecados: a fé na obra que Cristo realizou na cruz pelos pecadores. Ali, o Senhor Jesus morreu em nosso lugar, expiou o pecado de toda a humanidade e deu a oportunidade para os que crêem nEle de receber não somente o perdão divino, mas de se tornarem filhos de Deus.

Contudo, se aproxima o tempo em que aqueles que rejeitam o Evangelho não terão mais a chance de se beneficiar do remédio que o grande Médico lhes oferece. Eles se apegarão à mentira de todo coração e perecerão.

Reflexão:"O SENHOR é quem vai adiante de ti, ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará, não temas, nem te atemorizes."(Deuteronômio 31:8)

Que DEUS abençoe a todos.

Essa é a nosso Fé.

Essa é a nosso Fé

"Por isso mesmo, vós, reunindo toda vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade..." (2 Pedro 1.5-6)

Todos esses são frutos da natureza divina em você se você for propriedade de Jesus, se você conhecer a Jesus. Pedro O conhecia e mesmo sabendo que morreria em breve, ele estava cheio de uma esperança viva porque conhecia ao Senhor. Você conhece a Jesus? Se você concorda com o Calvário, identificando-se com a morte de Jesus na cruz, o zelo, o primeiro amor a Jesus também se inflamará em seu coração. Jesus se revela a quem O ama acima de tudo, de todo o coração e de toda a alma. Ele mesmo prometeu: "...aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele". Então você conhecerá mais e mais a Jesus e no seu dia-a-dia você será mais que um vencedor.

Se você conhece a Jesus hoje, aqui em sua vida terrena, Ele também reconhecerá a você no Seu grande dia. Então Ele o tomará pela mão e o introduzirá no Seu reino celestial, onde você estará eternamente salvo.

Que DEUS abençoe a todos.

"Deus quer falar com Você"

"Deus quer falar com Você"

"Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração." (Oséias 2.14)

O Senhor quer falar conosco! Um verdadeiro filho de Deus aceita e não se irrita quando o Senhor repetidamente coloca diante dos seus olhos um sinal vermelho de alerta: "Pare! Descanse um pouco!" "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus". Em outras palavras: "Medite!" Oh! Essas horas abençoadas e solenes aos pés de Jesus! A impaciência diante das circunstâncias exteriores e diante das pessoas mostra o quanto somos incapazes de nos aquietarmos interiormente diante do Senhor. Quanta paciência temos? Tanta até ao momento em que necessitamos dela! Mas a Bíblia fala de termos paciência com alegria. No versículo acima, lemos que o Senhor leva seu povo ao deserto a fim de falar-lhe ao coração. No deserto tudo é silêncio: "...e a diligenciardes por viver tranqüilamente". Só assim conseguimos chegar ao Santo dos Santos. Você tem paciência para isso? Seja bem honesto: você não sente uma grande vontade de trabalhar e fica cheio de energia bem no momento em que se põe a orar? Quanto tempo você esteve hoje na presença de Deus em oração? Será que você se calou em seu interior para que Deus de fato pudesse falar com você? Permita que esta palavra de Deus sirva como um sinal de alerta, pois Deus quer falar com você. A agitação será afastada, e você começará o dia como uma pessoa que está acima das circunstâncias.

Reflexão: "Eu sou a porta. Se alguém entra por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagem." (João 10:9)

Que DEUS abençoe a todos.

A CARTEIRA E A BÍBLIA

A CARTEIRA E A BÍBLIA

Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (Lucas 13:34; 16:13).

Em um sábado à tarde, meu vizinho tocou a campainha da minha casa e me disse: – Você já sabe que o vidro da porta do seu carro está quebrado? Saí correndo porta afora. Havia cacos por toda parte. Em pleno dia furtaram objetos do interior do veículo. Mas o que levaram?, pensei. Dei falta de duas coisas: minha carteira e a Bíblia.

Mal entrei em casa e novamente tocaram a campainha. Um desconhecido trazia minha Bíblia. Ele a encontrara aberta sobre a calçada um pouco adiante da minha casa e, como nela estava escrito meu nome e endereço, veio devolvê-la. Alegrei-me por recuperá-la; obviamente, quanto à carteira, nunca mais a vi. Na pressa o ladrão confundiu a Bíblia com uma bolsa… quando constatou o erro, a jogou fora e levou somente a carteira.

Foi a escolha dele. Também é a de nossa sociedade moderna, que ama o materialismo e despreza Deus. Mas será que é a escolha correta? Jesus advertiu Seus discípulos: “Não ajunteis tesouros na terra… onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu… Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração… Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Mateus 6:19-21,24).

Qual tem sido a sua escolha? A Bíblia ou a carteira? O seu futuro eterno depende dessa opção. “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

Que DEUS abençoe a todos.

A Natureza Obedece

A Natureza Obedece

E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é Este que até os ventos e o mar Lhe obedecem? Mateus 8:27

O Salvador estava fatigado de Seu longo e ardoroso labor, e agora ao ser aliviado por um tempo do assédio da multidão, deitou-Se sobre a dura prancha do barco de pescadores e adormeceu. Logo depois, o tempo que tinha estado calmo e agradável, mudou. [...] Ondas bravias se arremessavam contra o barco, ameaçando constantemente afundá-lo. Primeiro, jogado bruscamente para cima da crista de uma onda gigante, e depois de igual modo lançado para baixo entre as ondas, o barco era o brinquedo da tempestade. [...] Os fortes e corajosos pescadores [...] não sabiam o que fazer em tão terrível tormenta. [...]

“Senhor, salva-nos, que perecemos” (Mt 8:25). [...] Este grito de desespero despertou Jesus de Seu sono restaurador. [...] Em Sua divina majestade, levanta-Se no humilde barco dos pescadores, em meio ao intenso temporal, com ondas quebrando sobre a proa e reluzentes relâmpagos piscando diante de Seu rosto calmo e confiante. Ele levanta a mão, sempre empregada em atos de misericórdia, e diz ao revoltoso mar: “Acalma-te, emudece!” (Mc 4:39). A tempestade cessa, as grandes e pesadas ondas se acalmam e descansam. [...] Então, voltando-se aos Seus discípulos, Jesus os repreende dizendo: “Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?” (Mc 4:40).

Um súbito silêncio caiu sobre os discípulos. Nenhuma palavra foi pronunciada; nem mesmo o impulsivo Pedro tentou expressar o pavor que lhe encheu coração. Os barcos que tinham partido para acompanhar Jesus haviam enfrentado o mesmo perigo pelo qual os discípulos passaram. Medo e finalmente desespero se apoderara de seus ocupantes; mas o comando de Jesus trouxe calma onde tudo antes era tumulto. Todo medo fora aliviado, pois o perigo cessara. A fúria da tempestade levara os barcos para perto uns dos outros, e todos que estavam a bordo viram o milagre de Jesus. No silêncio que seguiu o acalmar da tempestade, eles cochicharam entre si: “Quem é este que até os ventos e o mar Lhe obedecem?” (Mt 8:27). Aqueles que testemunharam essa impressionante cena jamais a esqueceram (SP2, p. 307-309).

Reflexão:"...Tomai toda a armadura de DEUS, para que possais resistir no dia do mau, e depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis."(Efésios 6:13)

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 25.31-46

Mateus 25.31-46

31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;
33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;
34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
35 Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;
36 estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.
37 Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?
38 E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?
40 O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.
44 E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?
45 Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
46 E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.

Mateus 25:31-46

O versículo 31 retoma o curso da profecia no mesmo estágio em que fora interrompido em Mateus 24:30-31, ou seja, quando da vinda do Senhor em glória para Seu povo terreno. Será o dia da recompensa ou do castigo para as pessoas dentre as "nações" (v. 32) que estarão vivendo aqui na terra. E o critério diferenciador será a maneira pela qual tiverem recebido os embaixadores do Rei (Seus irmãos - no caso aqui, os judeus - v. 40), quando lhes for anunciado o evangelho do reino (cap. 24:14).

Alguns querem usar esta parábola para justificar a doutrina da salvação pelas obras. Mas devemos esclarecer que este será um período posterior ao da Igreja e da fé cristã propriamente dita.

De qualquer modo, deixando de lado a questão da salvação, a declaração do Senhor está cheia de instrução para nós, cristãos. Se o Senhor Jesus estivesse aqui na Terra hoje, quanto empenho aplicaríamos para recebê-LO e servi-LO, em resumo, para satisfazer Seus menores desejos? Pois bem! Nós temos esta oportunidade todos os dias! Dons, hospitalidade, visitas. Tudo o que fazemos por amor a alguém deve ser feito em primeiro lugar para Ele (João 13:20; 1 Coríntios 12:12). Por outro lado, se recusarmos fazê-lo, estaremos sendo omissos em relação ao Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Obediência Atrativa

Obediência Atrativa
Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno. Deuteronômio 11:26-28

Homens e mulheres não devem ousar colocar de lado a grande lei moral de Deus e erigir uma lei de acordo com seu próprio julgamento finito. É porque medem a si mesmos pelos outros e vivem de acordo com suas próprias normas, que a iniqüidade cresce e o amor de muitos se esfria. A lei de Deus é desprezada, por causa disso muitos tomam a liberdade de transgredi-la, e mesmo aqueles que têm a luz da verdade estão vacilantes em sua lealdade à lei de Deus. Será que a corrente do mal que está se formando para a perdição os levará? Ou lutarão eles, com coragem e fidelidade, contra a corrente e manterão a lealdade a Deus em meio ao mal prevalecente? [...]

Aqueles que professam servir a Deus devem fazer a obra de aliviar o oprimido. Devem produzir o fruto da árvore boa. Aqueles que são verdadeiramente de Cristo não trarão opressão ao lar ou à igreja. Pais que estão seguindo ao Senhor ensinarão diligentemente a seus filhos os estatutos e mandamentos do Senhor; mas não o farão de modo que o serviço de Deus se torne repulsivo aos filhos. Onde os pais amam a Deus com todo o coração, a verdade como retratada por Jesus será praticada e ensinada no lar. [...]

Devemos examinar cuidadosamente a nós mesmos. [...] Temos que suplicar a Deus por visão espiritual, para que possamos discernir nossos erros e entender nossos defeitos de caráter. Se temos sido críticos e condenadores, cheios de censura, falando sobre dúvida e trevas, temos um trabalho de arrependimento e reforma a fazer. Devemos andar na luz, falando palavras que trarão paz e felicidade. Jesus deve habitar no coração. E onde Ele está, em lugar de trevas, queixumes e lamentações, haverá a fragrância de caráter.

Reflexão: "...E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:20)

Que DEUS abençoe a todos

1 João 4.3

"...E todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem, e presentemente já está no mundo." (1 João 4.3)

Senhorio de Cristo ou anarquia! Assim como Satanás disse no princípio: "...serei semelhante ao Altíssimo", do mesmo modo, nesse tempo do fim, ele tentará ser igual a Cristo e tomar o Seu lugar.

O senhorio do Senhor Jesus em sua vida pessoal capacita você a cumprir a verdadeira finalidade da sua conversão, que é servir ao Deus vivo. Assim também podemos formular de outra maneira a alternativa – senhorio de Cristo ou anarquia: servir ou dominar. O que, na verdade, significa servir? Nada menos do que a entrega de si mesmo em favor de outra pessoa! O que significa dominar? Auto-afirmação às custas de outros! O aparente dominador foi vencido pelo servo! Isso o próprio Senhor nos disse: "...e quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo." Todo e qualquer orgulho e tentativa de auto-afirmação é um rebaixamento da sua personalidade. E, servir traz poder em si? Sim, pois servir é exercitar o domínio vitorioso de Jesus nas nossas vidas! Vemos isso na cruz do Calvário. O Servo venceu o dominador cruel por meio da entrega da Sua própria vida.

Que DEUS abençoe a todos

Mateus 26.31-46

Mateus 26.31-46

31 Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas.
32 Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia.
33 Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim.
34 Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.
35 Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
36 Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar;
37 e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
38 Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.
39 Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.
40 E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?
41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
42 Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.
43 E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados.
44 Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras.
45 Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores.
46 Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima.

Mateus 26:31-46

Cheio de confiança em si próprio, Pedro declarou-se pronto para morrer com o Senhor. Mas veremos que ele não irá muito longe.

A seguir, tendo convencido os discípulos orar e vigiar com Ele, o Senhor Jesus adentra sozinho no jardim, onde daria a prova suprema de Sua submissão à vontade do Pai. Esta vontade, cuja realização foi o constante deleite do Filho, envolve agora uma dupla e terrível necessidade: ser abandonado por Deus (algo infinitamente triste para o coração do filho amado); e o pecado que deveria levar, cujo salário é a morte - (algo infinitamente angustiosa para o Homem perfeito). A tristeza e angústia invadiram a Sua alma (v. 37). Oh, Ele está consciente do terrível caminho até a cruz, do qual Satanás, ainda naquele momento, tenta dissuadi-LO. Porém, Ele aceita o cálice das mãos de Seu Pai: "Faça-se a tua vontade".

Em Sua graça, Deus nos permitiu assistir a essa provação do Senhor no Getsêmani, escutar Sua oração urgente e dolorosa. Que o Senhor Jesus nos guarde de termos, como os três discípulos, um coração adormecido e indiferente a Seu sofrimento. E, pelo contrário, que a gratidão e a adoração transborde nossa alma ao pensarmos no grande preço que o nosso Salvador pagou.

Que DEUS abençoe a todos.

QUAL É A SUA OPÇÃO?

QUAL É A SUA OPÇÃO?

Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei… Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá (Mateus 6:21; Isaías 55:1-3).

Um jovem se aproximou de Jesus para Lhe fazer uma importante pergunta:

- “Que bem farei, para conseguir a vida eterna?”

- “Guarda os mandamentos”, respondeu Jesus.

O jovem replicou: “Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?”

- “Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me”.

Essa resposta colocou o jovem diante de uma opção vital: se desfazer de todos os bens para seguir a Jesus e adquirir as verdadeiras riquezas espirituais e celestiais, ou continuar aumentando sua fortuna material com medo de perdê-la e com insatisfação no coração.

O que ele fez? Deu as costas para Jesus e foi embora, muito triste (Mateus 19:16-22).

Aquele homem não pôde ser salvo, não porque era rico, mas, sim, porque o dinheiro era o ídolo que dominava seu coração, e Jesus sabia disso.

Como juntar tesouros no céu? As riquezas desta terra se desvalorizam e são alvo de ladrões. Se você confia em Deus, participará das “abundantes riquezas da sua graça” (Efésios 2:7).

Deus dá aos Seus filhos a oportunidade de serem ricos “em boas obras” (1 Timóteo 6:18); “ricos na fé” (Tiago 2:5); ricos “para com Deus” (Lucas 12:21). Essas são as verdadeiras riquezas que durarão por toda a eternidade. Medite nas seguintes palavras de Paulo e analise o seu próprio coração: “Os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas” (1 Timóteo 6:9-11)

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 17.7

"Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor." (Jeremias 17.7)

Amém! A palavra "amém" significa "assim seja". O amém confirma solenemente aquilo que acabou de ser falado. Jesus é o grande confirmador; inalterável, imutável, pois todas as promessas têm o sim e o amém nEle. O ser humano está cheio de enganos e dúvidas. Cada coisa em nossa vida que for dúbia tem a ver com a índole do anticristo, que apresentará a ambigüidade no mais alto grau: ele aparentará ser o Cristo, mas não será o Senhor Jesus Cristo.

Mas o Senhor ressurreto é o sim e o amém! Ele é o amém graças ao merecimento de Seu sangue precioso. Ele é o amém em Sua justiça. E esta vestidura santa e gloriosa do amém começa a brilhar cada vez mais claramente neste mundo em deterioração. Ele é o amém em cada situação. Ele é o noivo da Igreja, de quem nunca mais se separará. Ele é o amigo que ama você muito mais do que um irmão consegue fazê-lo. Ele é seu pastor que está com você no vale da morte. Ele é seu ajudador e seu Salvador, sua rocha e seu castelo, sua confiança, sua alegria, seu tudo, seu sim e seu amém em todas as coisas. Oh, se eu pudesse escrever com letras douradas em seu coração: só Jesus é sua confiança, o amém divino em sua alma!

Que DEUS abençoe a todos.

Cuidado com Permissividade

Caros amigos,

Atualmente estamos vivendo numa época marcada pela permissividade e pelo engano. Não falo apenas do mundo como o conhecemos, que já sabemos que "jaz no maligno", mas na permissividade e hipocrisia daqueles que enganosamente acreditam nas mentiras do diabo.

Vivemos numa época em que as pessoas dizem acreditar em Deus. Afinal, falar de Deus não faz mal a ninguém. Católicos, Protestantes, Espíritas, Mulçumanos, Budistas, Testemunhas de Jeová, Messiânicos, e tantos outros dizem acreditar em Deus. E realmente você será radical demais se quiser dizer o contrário, pois afinal, Deus é Pai de todos.

É interessante como todos à nossa volta quase que inconscientemente dizem "graças a Deus", "Vai com Deus", "que Deus te abençoe", "Deus é pai", "Deus me ajude", "Deus me livre", "Nosso Deus!", "Durma com Deus", e não tem problemas de falar sobre como Deus tem lhe ajudado, mas basta mencionar o nome Jesus Cristo que já é motivo de radicalismo e intolerância.

Mas por quê isso? Será que Jesus Cristo não foi um personagem marcante que deva ser lembrado pelos seus milagres, pelo seu testemunho, pelo seu amor? Será que suas obras e sofrimento não foram o suficiente para deixar seu nome marcado em nossas vidas? Por quê então as pessoas negam a aprofundar seu conhecimento sobre Jesus Cristo?

Atrevo-me a dizer o porquê: é porque Jesus Cristo é um único Caminho, a Única Verdade, a Única Vida. Não existem outros meios de se chegar a Deus senão por Jesus Cristo. E isso não é novidade, pois está na Bíblia! (João 14.6 e 1 Timóteo 2: 5).

Vejamos as declarações do próprio Jesus: "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3: 18). E de João Batista: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece." (João 3: 36)

Quando falamos do livro de João sempre vem a memória João 3.16. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. " Mas não podemos ler pela metade, pois o Capítulo 3 tem 36 versículos, o livro de João tem 21 capítulos, o Novo Testamento tem 27 livros e a Bíblia 66.

Temos que tomar o cuidado de não sermos permissivos e deixar de falar a verdade para as pessoas. Estamos na época de onde existe "pastor para todo o gosto", "igreja para todo o tipo", onde as pessoas procuram lugares que aceitem sua forma de ser, mesmo não estando de acordo com a verdade bíblica. Precisamos ficar atentos para proclamar a verdade, e não meia-verdade.

As pessoas querem falar sobre salvação, mas não sobre "ser transformado", "ser entregue a morte a cada dia", "levar a sua cruz", "ir após Jesus", "morrer para os prazeres deste mundo", "sofrer como Jesus sofreu", "ser rejeitado pelo mundo", "negar a si mesmo". Como dizia Tiago: "Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4. 4).

Vivemos na época que a permissividade já faz parte do povo de Deus. Hoje o casamento, que foi criado para ser indissolúvel, já pode ser dissolvido, pois afinal Moisés deu a carta de divórcio (o que contradiz Marcos 10). O homossexualismo e o aborto pode ser aceitavel (o que contradiz Romanos 1 e Salmos 22. 10). Hoje as profecias e os sonhos são mais famosos e tem mais crédito que a própria Palavra de Deus. (o que contradiz Mateus 22. 19)

O povo de Deus tem acreditado mais no homem do que em Deus, e tem baseado sua fé mais no que os outros dizem do que no que o próprio Deus escreveu. Devemos tomar cuidado, pois "maldito o homem que confia no homem" (Jeremias 17: 5). Devemos mesmo é ser crentes como os de Beréia, pois "estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim" (Atos 17. 11).

Mas para nós é mais fácil só receber o que vem do pastor, do missionário, do irmão abençoado, daquela irmã que canta tão bem, do líder, do que gastar nosso precioso tempo estudando a Palavra do Senhor, ter intimidade com Ele, pois afinal, temos tantas coisas para fazer, os dias estão tão curtos, a vida tá tão difícil, o tempo tá tão caro, temos outras prioridades.... Em outras palavras: foram esses líderes que foram chamados para isso, nós não!

Por acaso Jesus só chamou eles para serem seus discípulos?

"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade os libertará" (João 8. 31,32)

Que DEUS abençoe a todos.

Como Administrar seu Dinheiro

Quem nunca passou por um aperto financeiro?

Muitas vezes nós mesmos provocamos essas dificuldades ao não administramos corretamente nosso dinheiro. Dívidas com cartões de crédito, cheque especial e financiamentos podem levar o orçamento familiar para o vermelho. Mas existe alguma maneira bíblica de administrar o dinheiro? Quais são os perigos dos juros? Como ter um orçamento equilibrado?

Primeiramente neste assunto devemos falar sobre o dízimo e as ofertas, pois existe um tipo que demônio que não sai nem com jejum e oração, nem se você for a pessoa mais espiritual da face da terra. Este anjo é o devorador, citado em Malaquias 3: 10. "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos." (Malaquias 3: 10) Creio ser este o primeiro grande passo para uma boa administração de seu dinheiro.

Depois, devemos permitir que Deus trabalhe em nosso coração para não sermos consumistas compulsivos, mas sabermos que existe o tempo certo para todas as coisas, até mesmo para comprar. O próprio Deus nos diz: "Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens." (Filipenses 4: 5). Logo, devemos tomar cuidado para não sair comprando as coisas sem poder, ou fazer dívidas sem saber como quitá-las. Isto se chama imprudência, que é o contrário da moderação. Creio que isto ocorre devido aos pensamentos que o mundo tenta colocar em nossas mentes, que o ter é melhor do que o ser.

Outro princípio que pode nos ajudar muito na administração do nosso dinheiro é saber valorizá-lo, independente do quanto você ganha. O próprio Jesus, ao ser indagado pelos soldados, respondeu que eles deveriam ficar satisfeitos com seus salários. Por que? Creio que é porque Ele sabe que muitos de nós amaldiçoamos o próprio dinheiro, e nunca estamos satisfeitos com o que o Senhor já tem dado. "Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males" (1 Timóteo 6: 10). Veja a advertência do trecho seguinte: "Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição." (1 Timóteo 6: 9).

Isto não quer dizer que você deve ficar parado, pois você pode e deve buscar realizar seus sonhos financeiros colocando-os no trono da graça. O próprio Jesus disse: "Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.". Lógico que devemos sempre colocar a vontade de Deus acima das nossas.

Entretanto, em termos gerais, uma pessoa com abundância de bens é muito mais dependente de seus bens do que do próprio Senhor. O próprio Jesus nos advertiu a respeito disso. Entenda bem o que disse, pois estou dizendo em temos gerais, mas pode haver exceções. Davi, apesar de toda a sua riqueza, sabia muito bem que Deus que lhe dava, poderia lhe tirar tudo. Jó, apesar de perder tamanha riqueza, louvou a Deus dizendo: “Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1: 21). Apesar de um aparente fracasso na vida financeira, Jó não deixou de confiar em Deus.

Outro fator importantíssimo é a forma com a qual ganhamos dinheiro. Dinheiro ganhado ilicitamente, ou de formas desonestas, não são abençoados por Deus. E esse tipo de dinheiro some pelo ralo com muita facilidade. Vemos nosso país passando por uma grande vergonha com tamanha corrupção. Pessoas recebendo milhões. Mas não fique com inveja, pois um dinheiro como este não pode trazer tranqüilidade aos que o possuem. Além disto o senhor já disse: “Não te enfades por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde.” (Salmo 37: 1-2). Além disto: “Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietação.” (Provérbios 15: 16)

Por fim, devemos orar sempre para que Deus nos capacite a administrar nosso dinheiro. Nem sempre um investimento que é bom aos seus olhos é bom para o Senhor. Use dos recursos que Deus já lhe deu, use de sua inteligência: faça um fluxo de caixa, um controle de sua conta, etc, etc. Isto certamente te fará pensar antes de se endividar no futuro.

Que DEUS abençoe a todos.

Colossenses 2.6-7

"Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graça." (Colossenses 2.6-7)

Quando a esperança cresce em nós, também aumenta o amor de Deus em nós. Esse amor muitas vezes é artigo raro em nossas vidas. Mas, na medida em que nos aproximamos do Senhor mais e mais, essa característica tão desejável também aumenta em nós. O amor de Jesus em você é o sinal mais característico e evidente de que você está se aproximando mais e mais do Senhor e de que a verdadeira natureza do Senhor toma forma em você. O amor de Deus no coração de um crente não espera nada do próximo, mas continuamente dá e se entrega, assim como o Senhor Jesus também se entregou a si mesmo por puro amor. Como Paulo orou quando se encontrava em situação precária na prisão romana? Ele orou para que logo fosse liberto da prisão? Não! Ele orou pelos outros: "E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção." Essa era sua preocupação principal e dela falava muitas vezes. Aqui temos um ponto da maior importância, pois atualmente o amor não aumenta, pelo contrário, diminui progressivamente. Mas o mesmo Paulo nos exorta: "...acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição."

Que DEUS abençoe a todos.

Provérbios 11.12

"O que despreza o próximo é falto de senso, mas o homem prudente, este se cala." (Provérbios 11.12)

É maravilhoso quando nós mesmos reconhecemos quem realmente somos. Adquirimos auto-conhecimento por meio da constante leitura da Bíblia em espírito de oração. Esse auto-conhecimento conduz aos poucos a um conhecimento mais profundo do Cordeiro. Quanto mais reconheço minha própria natureza corrupta à luz da Bíblia, tanto mais tenho capacidade de reconhecer o Cordeiro em espírito e não apenas intelectualmente. "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" Isso nos deixa tão tranqüilos interiormente que passamos a falar menos, em especial sobre os outros.

Somente conseguimos ficar tranqüilos e quietos nas grandes tempestades da vida quando estamos unidos a Jesus. "Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele", isto é inteligência e sabedoria divina. Em Provérbios 9.10 está escrito: "...e o conhecimento do Santo é prudência." Por meio de um conhecimento cada vez mais profundo do Cordeiro somos capacitados a permanecer calados nas ocasiões em que o homem natural gostaria de falar – e falar mal do próximo. Você já é uma pessoa assim, sábia, que se revestiu da sabedoria em pessoa que é Jesus Cristo? Insisto com todos, pois a vinda do Senhor está próxima: "...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo!"

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 3.8

"Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome." (Apocalipse 3.8)

A quem o Senhor deu essa porta aberta? Àquele que tem pouca força! Essa é uma mensagem cheia de esperança para todos aqueles que a necessitam e que se sentem fracos! Apodere-se do poder do Espírito para ter um atraente testemunho de vida! É a maneira de Deus glorificar-se na fraqueza! Pense nisso, você, que tanto anseia por força e pela sensação de poder! Muitas vezes pedimos o contrário daquilo que Deus quer nos dar: "...porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza." Ou: "Ele me abateu a força no caminho." Por que o Senhor não quer contar com a nossa própria força? Porque as nossas forças só produzem coisas temporais. Mas o poder do Senhor produz coisas eternas. Por isso precisamos nos tornar fracos já que a nossa própria força é um empecilho para que o poder e a força de Deus se manifestem em nossas vidas.

Essa porta aberta Ele também dá àqueles que permanecem na Sua palavra. São pouquíssimos os que permanecem fiéis à Bíblia toda! Mas o que diz o Senhor? "...Mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito, e que treme da minha palavra." Você está disposto a ser julgado cada vez mais profundamente pela Palavra? Deus não espera que você seja forte, Ele espera obediência!

Que DEUS abençoe a todos.

"Perdoar é a melhor maneira de vingar-se."

DE UM SER SUPERIOR PARA VOCÊ!!!

Para: Você
Data: Hoje
De: DEUS
Assunto: Você
Referência: A vida

Olá, eu sou Deus. Hoje eu estarei cuidando de todos os seus problemas para você. Eu não precisarei da sua ajuda. Assim sendo, tenha uma ótima noite!Um ótimo dia! Amo você.

P.S.: E lembre-se...
Se a vida te trouxer uma situação que você não consegue lidar, não tente resolvê-la por você mesmo(a)! Gentilmente, coloque na caixa APDF (Algo Para Deus fazer). Eu pegarei e colocarei dentro do MEU TEMPO. Todas as situações serão resolvidas, mas em MEU TEMPO, não no seu.
Assim que esta situação for colocada nesta caixa, não se preocupe mais com ela. Em vez disso, foque em todas as coisas maravilhosas que estão presentes hoje em sua vida.

Você poderia enviar isto para um(a) amigo(a)? Ficaria grato! Não posso interferir em algo que dei de presente à humaninade.. algo chamado LIVRE ARBÍTRIO, mas ficaria realmente muito feliz se pudesse passar esta mensagem adiante.. Você não faz idéia de como esta mensagem pode tocar vidas!
Agora vou indo. Novamente, tenha uma ótima noite! Um ótimo dia!


DEUS

Deus têm visto suas lutas.
Deus diz: elas estão chegando ao fim!
Uma bênção está vindo em sua direção. Se você crê em Deus, por favor envie esta mensagem para 10 pessoas. Por favor não ignore. Você está sendo testado(a)!

Você têm 20 minutos para contar a 10 amigos que você ama. Te amo!!


Abraços

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 22.5

"Então já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos." (Apocalipse 22.5)

Os filhos de Deus, os vencedores, não mais chorarão, porque além de muitas outras coisas também terá desaparecido todo o temor que temos de mudança ou modificação. Então os filhos de Deus sentirão que estão seguros por toda a eternidade. O pecado estará fora, e os salvos estarão na glória.

E na glória os remidos também não mais chorarão porque toda a saudade não existirá e todos os desejos estarão saciados. Na presença do Senhor os resgatados não desejarão mais nada para si mesmos, pois já possuem tudo. Todos os nossos desejos de olhar, ouvir, sentir, tocar, conhecer, imaginar, esperar, querer e todas as capacidades da alma estarão completamente satisfeitos. E por mais imperfeito que seja nosso conhecimento atual sobre aquilo que Deus tem preparado para aqueles que O amam, pela revelação do Espírito Santo sabemos o suficiente: lá no alto seremos indizivelmente bem-aventurados! Uma tranqüilidade assim, cheia de alegria, está preparada no céu para nós! Talvez essa alegria já esteja bem próxima. Uma coisa é certa: cedo ou tarde as harpas para entoarmos cânticos de lamento serão trocadas pela palma da vitória. As gotas de orvalho das preocupações se transformarão em pérolas de delícia eterna! Jesus virá em breve! Só isto será glória mais que suficiente!

Que DEUS abençoe a todos.

GRANDES PROMESSAS

GRANDES PROMESSAS
Filipenses 4: 19
Mateus 28: 20
Romanos 8: 32
Mateus 7: 7
Hebreus 7: 25
João 15: 7
Mateus 6: 33
Apocalipse 21: 3-4
Colossenses 1: 13-14
Tiago 4: 8
Judas 24
1 Coríntios 10: 13
Mateus 11: 28
Apocalipse 22: 3-5
Marcos 11: 24
João 8: 12
Tiago 5: 16
João 14: 13-14
1 Pedro 5: 6
Hebreus 2: 18
Efésios 3: 20
Filipenses 4: 6-7


NECESSIDADES GERAIS

Necessidade de perdão ... Salmo 51: 1-9
Sentindo a sua vida vazia ... João 15: 1-27
Sentindo-se enganado ... Salmo 103: 1-22
Sentindo-se abandonado ... Salmo 27: 1-4
Sentindo-se com insônia ... Salmo 4: 1-8
Sentindo-se entediado ... Salmo 104: 1-35
Sentindo-se com ciúme ... Tiago 3: 1-12
Sentindo-se zangado ... Mateus 5: 9-22
Sentindo-se envelhecendo ... Salmo 71: 1-24
Sentindo-se triste ... João 14: 1-31
Sentindo-se em perigo ... Salmo 91: 1-16
Pensando que Deus está longe ... Salmo 139: 1-24
Sentindo-se desanimado ... Isaías 40: 1-31
Sentindo que sua fé falhou ... Hebreus 11: 1-40
Sentindo-se aflito ... Salmo 34: 1-22
Sentindo-se sozinho ... Salmo 23: 1-6
Sentindo-se preocupado ... Mateus 6: 1-34


APROXIMANDO-SE DE DEUS

O caminho da Salvação:
1 João 5: 11
Romanos 6: 23
1 João 5: 11-13


Todo homem é pecador:
Romanos 3: 23
1 João 1: 8
Eclesiastes7: 20
Tiago 2: 10
Romanos 14: 23
Salmo 39: 5


O pecador está perdido:
Romanos 6: 23
Ezequiel 18: 4
Efésios 2: 1
João 8: 24
Salmo 59: 2
João 3: 3
João 3: 18
João 3: 36
Mateus 25: 41
Apocalipse 21: 8
Mateus 13: 49-50


NINGUÉM PODE SALVAR-SE A SI MESMO

Nem por sua bondade ou obras:
Romanos 3: 23
Gálatas 2: 16
Tito 3: 5
Efésios 2: 8-9


Nem por seu dinheiro:
Isaías 52: 3
1 Pedro 1: 18-19


Nem pela religião:
Tiago 2: 19
Tiago 1: 26
Mateus 15: 8-9
Mateus 7: 22-23


Nem pode tirar seus próprios pecados:
Jeremias 2: 22

JESUS CRISTO CONVIDA: VENHA!

Mateus 11: 28
João 5: 11-12
Apocalipse 3: 20
1 João 1: 9
João 1: 12-13


QUER CONHECER JESUS?

Leia e medite a Bíblia:
Salmo 1: 1-6
2 Timóteo 3: 14-17
Josué 1: 8
Provérbios 2: 1-5
Filipenses 4: 8


Ore a Deus por meio de Jesus:
Mateus 6: 5-8
1 Timóteo 2: 5
Isaías 53: 1-12
Efésios 2: 1-22


Confessai Jesus como Senhor:
Romanos 10: 9-15
João 3: 16-18
João 6: 28-29
Atos 3: 19


Pois o tempo está próximo:
1 Tessalonicenses 5: 1-4
Apocalipse 1: 3


E ficai atento contra o inimigo :
2 Coríntios 11: 14
Êxodos 20: 1-6
Salmo 115: 1-18
1 Timóteo 6: 3-5
1 Timóteo 3: 1-5
1 Tessaloniceses 4: 13-18


Pois o único que intercede por nós ... 1 Timóteo 2: 5
Pois o único caminho para o Pai ... João 14: 6
Pois o único que pode nos ouvir ... Gálatas 1: 3-4
E o único Salvador ... Atos 4: 11-12
É e sempre será Jesus Cristo, nosso Senhor.
Que DEUS abençoe a todos.

O QUE PENSAR SOBRE A REENCARNAÇÃO?

O QUE PENSAR SOBRE A REENCARNAÇÃO?

Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo (Hebreus 9:27).

Uma parte da humanidade crê na reencarnação, ou seja, pensa que a alma, depois da morte, encontra outro corpo no qual habitar. Essa crença, muito antiga, constitui o fundamento de várias religiões, entre as quais o budismo, o hinduísmo, o espiritismo, etc.

Muitas pessoas nos países ocidentais também acham essa doutrina convincente e pensam que ela é compatível com o cristianismo. A vantagem disso, segundo elas, é que os incrédulos teriam uma ou mais oportunidades para se redimirem dos erros.

Essa doutrina é fundamentalmente oposta ao ensino das Escrituras. Ela não faz mais que expressar a confusão do ser humano frente à morte e a desesperada necessidade de consolo nesse momento. O que existe depois desta vida e que conseqüências me trarão a maneira que vivi?

Em Sua Palavra, Deus nos dá a única verdadeira resposta para tal pergunta: todos os homens pecaram e estão condenados ao castigo eterno (Romanos 6). Porém, Deus oferece Sua graça por meio de Jesus Cristo, que expiou os pecados de toda a humanidade na cruz. No entanto, somente aqueles que pela fé O recebem em seu coração são purificados de seus pecados, recebem a vida eterna e são adotados por Deus como Seus filhos. A doutrina bíblica é que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo” (Hebreus 9:27). O perdão de Deus é definitivo: não há ciclos a serem completados, não há evolução a ser alcançada. Portanto, nada há em comum entre a reencarnação e a esperança cristã da ressurreição.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?” (João 11:25-26).

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 3.1-19

Marcos 3.1-19

1 De novo, entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos.
2 E estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem.
3 E disse Jesus ao homem da mão ressequida: Vem para o meio!
4 Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio.
5 Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu -a, e a mão lhe foi restaurada.
6 Retirando-se os fariseus, conspiravam logo com os herodianos, contra ele, em como lhe tirariam a vida.
7 Retirou-se Jesus com os seus discípulos para os lados do mar. Seguia -o da Galiléia uma grande multidão. Também da Judéia,
8 de Jerusalém, da Iduméia, dalém do Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidom uma grande multidão, sabendo quantas coisas Jesus fazia, veio ter com ele.
9 Então, recomendou a seus discípulos que sempre lhe tivessem pronto um barquinho, por causa da multidão, a fim de não o comprimirem.
10 Pois curava a muitos, de modo que todos os que padeciam de qualquer enfermidade se arrojavam a ele para o tocar.
11 Também os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e exclamavam: Tu és o Filho de Deus!
12 Mas Jesus lhes advertia severamente que o não expusessem à publicidade.
13 Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele.
14 Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar
15 e a exercer a autoridade de expelir demônios.
16 Eis os doze que designou: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro;
17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão;
18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Zelote,
19 e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.

Marcos 3:1-19

Ocorre uma segunda cura na sinagoga de Cafarnaum e de novo num dia de sábado (1:21). A esse enfermo, cuja mão está ressequida, o Senhor pede que faça precisamente aquilo que é incapaz de fazer. Mas, ao começar a obedecer, ele dá prova de sua fé, e é esta fé que permite ao Senhor curá-lo. Observemos a dureza de coração dos que estão presentes. Em lugar de se alegrarem com o homem que foi curado e admirar o poder do Senhor, esses homens malvados tomam esse milagre como pretexto para tentar matá-LO. Ele, porém, prossegue com Seu ministério de graça, e a multidão, composta praticamente de estrangeiros de Tiro e Sidom (e até de edomitas), continua afluindo a Ele para ouvi-LO e obter a cura.

Depois Ele escolhe doze discípulos e os nomeia "para estarem com ele e para os enviar a pregar" (3:14 - compare com João 15:16). Estar com o Senhor Jesus: que imenso privilégio e, ao mesmo tempo, a condição indispensável para poder ser enviado em seguida. Como executar qualquer serviço sem que antes tenhamos recebido a direção do Senhor? (Jeremias 23:21-22).

Neste Evangelho, cada um dos doze discípulos é mencionado individualmente, com a finalidade de nos fazer recordar que um servo deve depender direta e pessoalmente de Seu Senhor para receber orientação e ajuda.


Que DEUS abençoe a todos.

O QUE PENSAR SOBRE A REENCARNAÇÃO

Houve muitas dúvidas sobre a mensagem de ontem, O QUE PENSAR SOBRE A REENCARNAÇÃO, assim sendo mando um esclarecimento um pouco maior sobre o assunto.

A Segurança da Bíblia: Consideremos essas palavras de Allan Kardec: "No cristianismo encontram-se todas as verdades" (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VI, item 5). A Bíblia sempre foi a única base doutrinária e regra de fé e conduta dos verdadeiros cristãos. Em 2ª Timóteo 3.16 está escrito: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça".

Jesus Cristo, tido pelo Kardecismo como a segunda revelação de Deus aos homens (Moisés seria a primeira), afirmou a solidez e a inspiração plenária da Bíblia. Em João 17.17, orando ao Pai, Ele diz: "A tua palavra é a verdade" (cf. Salmo 119.160). Quando tentado, sempre usando a expressão "está escrito", Ele respondeu citando o texto de Deuteronômio 8.3: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4.4). Em Mateus 24.35 diz: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão". Ele sempre usou a Bíblia para ensinar, redargüir, corrigir ou instruir em justiça.

Aos saduceus, que não criam na ressurreição, Jesus respondeu: "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mateus 22.29). Jesus ainda nos manda examinar as Escrituras, pois são elas que testificam da Sua obra redentora: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida" (João 5.39-40).

Na parábola do rico e de Lázaro (Lucas 16.19-31), Jesus mais uma vez demonstra a Sua convicção nas Escrituras ao narrar a resposta dada pelo patriarca Abraão ao rico, quando este, no Sheol-Hades (inferno), lhe pedira que enviasse Lázaro aos seus irmãos: "Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos" (versículo 29). Jesus reporta-se a Moisés e aos Profetas para nos informar que nenhuma outra forma de revelação poderia ser apresentada aos homens (inclusive a mediúnica), pois, por meio de ambos, foi-nos dada a verdadeira revelação – a Bíblia.

O Que a Bíblia diz Sobre Reencarnação? O Minidicionário Aurélio conceitua o verbo Reencarnar da seguinte forma: "1. Reassumir (o espírito) a forma material. 2. Tornar a encarnar". Ao contrário da ressurreição, que é a volta do espírito ao mesmo corpo, a reencarnação significa o retorno do espírito a um novo corpo, sucessivamente, até alcançar a evolução.

Na verdade, a não ser por meio de uma exegese forçada, não há na Bíblia qualquer referência direta ou indireta à reencarnação. Ao contrário, as Escrituras ensinam que, da mesma maneira como Jesus veio ao mundo uma só vez, também ao homem está ordenado morrer uma única vez: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação" (Hebreus 9.27). O sacrifício único de Jesus, ao morrer na cruz, é mais que suficiente para nos libertar dos pecados e nos conduzir a Deus: "Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito" (1 Pedro 3.18).

Todo o ensinamento bíblico é no sentido de que só poderemos morrer uma única vez até o juízo final de Deus. Jesus não somente ressuscitou três dias após Sua morte, como também incluiu a ressurreição entre os Seus milagres (João 11.11-44). Diversas outras passagens da Bíblia demonstram a realidade da ressurreição (Daniel 12.2; Isaías 26.19; Oséias 6.2; 1 Coríntios 15.21-22; João 5.28-29; Atos 24.15; Apocalipse 20.6). Em todos esses textos, ressuscitar significa o retorno do espírito ao seu próprio corpo (ver também 1 Coríntios 15.12-22).

Então, se não Existe Reencarnação, o que Faço Para ser Salvo? A resposta está em Atos 16.31: "...Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa". Somente através da nossa fé, pura e incondicional, é que obteremos a salvação, mediante Jesus Cristo. Ele mesmo disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11.25). Não há outro caminho e nenhuma outra verdade além desta (veja João 14.6). Não adianta esperar uma outra existência, pois esta é a única oportunidade. Jesus, somente Ele, é quem nos dá a vida eterna: "Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão" (João 10.28). Então, busque hoje mesmo a Jesus Cristo, entregue-Lhe seu coração e Ele o ouvirá: "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10.13).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 9.8

"Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra." (2 Coríntios 9.8)

O tempo é curto! Por isso, em nome de Jesus, que não se envergonhou de você, procure dominar seus sentimentos totalmente humanos e anuncie aos outros a salvação que Cristo deu a você. Se você não consegue falar com voz de trombeta, então fale com voz suave! Se você não é vocacionado para pregar, se você não pode escrever livros ou folhetos a fim de propagar o seu testemunho, então faça como Pedro, que disse: "Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou." Fale como a mulher samaritana no poço de Jacó em Siquém, se você não puder falar ao povo no monte. Honre ao Senhor Jesus em sua casa, se você não pode glorificá-lO no templo. Por favor, faça-o no campo, se o mercado não é o lugar certo. Dê testemunho aos seus familiares, se a grande família do mundo parece estar fora do seu alcance. Não esconda o seu talento, mas negocie com ele! Assim você conseguirá grandes juros para seu Senhor e Mestre. E enquanto falamos sobre as coisas do Senhor, nós mesmos recebemos refrigério, os santos são fortalecidos, os pecadores são consolados e o Senhor é honrado!

Que DEUS abençoe a todos.

RELIGIÃO NÃO É FÉ

RELIGIÃO NÃO É FÉ

Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens (Marcos 7:6-8).

Para se tornar um filho de Deus é necessário renunciar à personalidade e ser completamente absorvido por uma forma de religião ou seita?

O próprio Senhor Jesus Cristo se pronunciou energicamente contra as formas e tradições. Reprovou os líderes religiosos de Seu tempo por impedir que as pessoas se aproximassem de Deus. Além disso, como Deus poderia desprezar Sua enorme variedade de criaturas, se Ele mesmo criou os seres humanos com características, capacidades e sentimentos tão diferentes?

Cada um pode se aproximar de Deus exatamente do modo como é, não para achar uma religião, mas para ter um relacionamento vivo e íntimo. A fé cristã não é uma coleção de dogmas, mas uma revelação de Deus por meio de fatos claros, particularmente por meio da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, que veio para nos manifestar Seu amor. As formas religiosas quase sempre estão ligadas à morte espiritual, porém a fé em Jesus Cristo é a libertação e a verdadeira vida.

A fé não consiste em ingenuidade ou credulidade cega. Ela consiste em aceitar a mensagem das Sagradas Escrituras por reconhecermos que Deus fala através delas. A verdadeira fé não tem nada relacionado com superstição, fanatismo ou descontrole das emoções. É um ato de obediência a Deus, a convicção que Ele é o Senhor e um profundo desejo de fazer o que Lhe é agradável.

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 2.17

Por isso mesmo convinha que, em todas as cousas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas cousas referentes a Deus, e para fazer propiciação pelos pecados do povo." (Hebreus 2.17)

Se você segue a Jesus você deve ter o desejo de transmitir aos outros a mensagem da salvação. Mas, muitas vezes, o seu esforço em ganhar outros para Jesus esbarra em corações duros e recebe rejeição áspera. Por quê? Porque você não segue os passos de Jesus com a intensidade necessária para se identificar com os pecadores. Devemos descer até onde eles se encontram, assim como o Senhor Jesus desceu até nós! O pecado em nós corta a ligação com o Senhor, e disso resulta nossa incapacidade e insuficiência ao lidarmos com os perdidos à nossa volta. Pois somente quando nos tornamos um com a pessoa de Jesus, quando nos identificamos plenamente com o Senhor é que teremos condições de nos identificarmos de verdade com os perdidos. Essa profunda união com Jesus vai produzindo em nós uma vocação de interceder diante de Deus em favor de outras pessoas cada vez maior. É dessa maneira que nos colocamos na brecha por pessoas que estão indo para a perdição, e choramos diante do Senhor intercedendo por elas. Como é maravilhoso quando nada mais existe entre você e seu Senhor que impeça uma união perfeita e profunda com Ele! Sendo unido ao Senhor, você ganha um grande coração, cheio de misericórdia para com os perdidos, e seu próximo será tocado profundamente pelo seu verdadeiro amor ao Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 5.1-20

Marcos 5.1-20

1 Entrementes, chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos.
2 Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo,
3 o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo;
4 porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo.
5 Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras.
6 Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou,
7 exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!
8 Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem!
9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
10 E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país.
11 Ora, pastava ali pelo monte uma grande manada de porcos.
12 E os espíritos imundos rogaram a Jesus, dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles.
13 Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram.
14 Os porqueiros fugiram e o anunciaram na cidade e pelos campos. Então, saiu o povo para ver o que sucedera.
15 Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram.
16 Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos.
17 E entraram a rogar-lhe que se retirasse da terra deles.
18 Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.
19 Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti.
20 Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam.

Marcos 5:1-20

O Senhor e Seus discípulos desembarcaram na terra dos gerasenos. A primeira pessoa que encontram é um homem completamente possesso de demônios, que faziam dele um ser selvagem e indomável. Que cena terrível; temos neste homem furioso e louco a figura moral do homem pecador, feito em joguete do diabo, levado e atormentado por suas paixões brutais, habitando no domínio da morte espiritual (os sepulcros). Ele era perigoso aos seus semelhantes e só fazia prejudicar-se a si mesmo. Que horrível estar num estado semelhante - e este é o nosso estado por natureza!

Nós, provavelmente nos teríamos afastado de tal criatura com temor e horror. Mas o Senhor Jesus não Se afasta dele, pelo contrário, vai Se ocupar com este miserável, não para atá-lo com correntes como em vão já tinham tentado os habitantes da cidade, mas para libertá-lo de sua miséria e escravidão.

Porém, desse milagre, essa gente somente viu a perda de seus porcos! Mediante a insistência desse povo de que Se retirasse dali, o Senhor Jesus vai embora, deixa para traz uma testemunha - e quem é ela? "o que fora endemoninhado"! (v. 18). Não é esta a imagem do tempo atual? Rejeitado pelo mundo, Cristo mantém no mundo aqueles que tem salvado e lhes dá a missão de anunciar tudo o que o Senhor fez. Como cumprimos esta missão? (Salmo 66:16).

Que DEUS abençoe a todos.

"Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro." (Filipenses 1.21)

"Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro." (Filipenses 1.21)

Quando meditei sobre esta passagem fiquei muito comovido e concluí: Cristo deve ter a prioridade em minha vida! Certamente todos concordamos com isso em teoria, e dizemos sim a Jesus. Mas será que a nossa vida pessoal também é assim no dia-a-dia? O que está em primeiro lugar em minha vida? O meu trabalho, a minha família, os meus interesses – ou de fato unicamente Jesus Cristo? Se Ele realmente está em primeiro lugar em sua vida, todas as outras coisas adquirem o devido valor. Quando continuamos meditando mais sobre este texto, somos tocados pela palavrinha "é". "Para mim o viver é Cristo." O nosso problema é que temos a inclinação de deixar isso para mais tarde, argumentando: "Certamente quando chegar a hora, o Senhor Jesus será tudo para nós." Mas isso está errado, pois agora, neste exato momento, Ele, a quem foi dado todo o poder no céu e na terra, é a nossa vida. E se esse é de fato o nosso caso, então não há mais lugar para coisas negativas e obscuras, nenhuma incredulidade e falta de fé terá espaço em nossa vida. Então não somos mais determinados ou oprimidos por sentimentos ou emoções, pois o nosso íntimo estará tomado por Jesus Cristo, e poderemos dizer de verdade: "Para mim o viver é Cristo."

Que DEUS abençoe a todos.

"Fiel é a palavra: se já morremos com ele, também viveremos com ele." (2 Timóteo 2.11)

"Fiel é a palavra: se já morremos com ele, também viveremos com ele." (2 Timóteo 2.11)

Paulo tem mais uma palavra disponível acerca dos exageros, tendências e inclinações do nosso próprio eu, e o que ele afirma foi de fato realidade em sua vida: "...para mim ...o morrer é lucro." Certamente aqui ele pensou na sua morte física, na sua execução, pois se encontrava preso em Roma. Mas, ao afirmar que o morrer era lucro para ele, nos deu uma palavra espiritual para todos os tempos: "...para mim ...o morrer é lucro." Isto significa que cada oportunidade que recebemos do Senhor pode comprovar que estamos mortos e crucificados com Cristo, e isso é lucro para nós. Cada ofensa, cada incompreensão para conosco, cada vez que somos colocados de lado são oportunidades de aplicarmos a morte de Jesus em nossa vida pessoal. Certamente todos concordamos que a morte do Senhor Jesus foi a maior injustiça de todos os tempos. Mas justamente assim se manifestou a justiça de Deus. Isso é contrário ao nosso entendimento. Mas assim também acontece em nosso discipulado: ao sofrermos injustiças, a morte de Jesus se manifestará em nossa vida. E todos nós que somos servos e servas do Senhor sofreremos injustiças. "Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro."

Que DEUS abençoe a todos.

O QUE FALTAVA…

O QUE FALTAVA…

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

Um jovem escultor trabalhava arduamente na estátua de um anjo. Quando o famoso Miquelângelo passou para observar a obra, o escultor aguardava ansiosamente a opinião do grande mestre. Este a analisou detalhadamente e finalmente disse: – Só falta uma coisa. Ao ouvir isso, o jovem ficou profundamente decepcionado e durante dias não conseguiu comer nem dormir. Então resolveu falar com Miquelângelo para perguntar o que faltava em sua estátua. O mestre respondeu: – Só falta ter vida; se fosse viva seria perfeita.

Existem pessoas que se parecem com aquela obra de arte. Exteriormente tudo parece magnífico. Levam uma vida moral exemplar, são apreciadas, reconhecidas como pessoas corretas e religiosas. No entanto, enquanto não nascerem de novo lhes faltará o mais importante: a vida eterna, a vida do próprio Deus. “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:11-12).

Talvez você, leitor, demonstre muitas virtudes e deixe uma boa impressão ao seu redor. Mas, se você não conhecer profundamente o Senhor Jesus como Senhor e Salvador pessoal, ainda lhe faltará o principal: a vida divina que Ele concede aos que crêem nEle, pois “quem tem o Filho tem a vida”. O Senhor Jesus lhe diz a mesma coisa que disse para Nicodemos: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (João 3:3).

Que DEUS abençoe a todos.

O Valor dos Pequenos Talentos

O Valor dos Pequenos Talentos

As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor. Eclesiastes 12:11

Homens ou mulheres de negócio devem desenvolver suas atividades de modo que glorifique seu Senhor, por causa de sua fidelidade. Que levem sua religião a tudo que fizerem, e revelem aos homens o Espírito de Cristo. Seja o mecânico um fiel e diligente representante dAquele que labutou nas humildes atividades da vida, nas cidades da Judéia. Que todo aquele que usa o nome de Cristo trabalhe de tal modo que os homens, vendo suas boas obras, sejam levados a glorificar o Criador e Redentor. “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor” (Cl 3:23). Que a sustentação do reino de Cristo seja seu pensamento constante, e que todo esforço seja direcionado para esse único fim.

Os que foram contemplados com talentos superiores não devem depreciar o valor dos serviços daqueles que são menos dotados do que eles. O menor legado é um legado de Deus. Com a bênção divina, o talento único, mediante o uso diligente duplicará, e os dois usados no serviço de Cristo aumentarão para quatro; e assim o instrumento mais humilde pode crescer em poder e utilidade. O propósito sincero, os esforços abnegados, todos são vistos, apreciados e aceitos pelo Deus do Céu. “Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos” (Mt 18:10). Deus, unicamente, pode calcular o valor de seu serviço, e ver a vasta influência daquele que trabalha para glória de seu Criador.

Devemos fazer o melhor uso de nossas oportunidades e estudar para nos apresentar aprovados perante Deus. O Senhor aceitará nossos melhores esforços; mas ninguém pense que Ele Se agradará com a ignorância e a inabilidade quando, com o devido aproveitamento de privilégios concedidos, melhor serviço pode ser fornecido. Não devemos menosprezar o dia de pequenas coisas; mas através de diligente cuidado e perseverança devemos fazer com que as pequenas oportunidades e talentos contribuam para o nosso progresso na vida divina, e nos apressem a fazer um serviço melhor e mais inteligente

Que DEUS abençoe a todos.

Trabalho Fiel

Trabalho Fiel

Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. Não nos julguemos mais uns aos outros. Romanos 14:12, 13

Quando tivermos feito tudo o que pudermos fazer, devemos nos contar como servos inúteis. Não há lugar para orgulho em nossos esforços, pois somos dependentes a cada momento da graça de Deus e não há nada que não tenhamos recebido. Disse Jesus: “Sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15:5).

Somos responsáveis apenas pelos talentos que Deus nos concedeu. O Senhor não reprova os servos que duplicam seus talentos, que fazem de acordo com as suas habilidades. Os que deste modo provam sua fidelidade podem ser elogiados e recompensados; mas os que perdem tempo na vinha, que nada fazem, ou realizam negligentemente o trabalho do Senhor, por seus atos manifestam seu real interesse no trabalho ao qual foram chamados. [...] O talento dado a eles para a glória de Deus e para a salvação de almas foi desconsiderado e mal usado. O bem que deveria ter feito é deixado incompleto, e o Senhor não pode receber o que é Seu com juros.

Que ninguém lamente não possuir maiores talentos para usar pelo Mestre. Enquanto você se mostra insatisfeito e reclama, está perdendo tempo precioso e desperdiçando valiosas oportunidades. Agradeça a Deus habilidades que tem e ore para que seja capacitado a atender as responsabilidades que têm sido colocadas sobre você. Se deseja ser mais útil, prossiga trabalhando e adquira o que deseja. Trabalhem com firme paciência, e façam o melhor possível, independente do que outros fizerem. “Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Rm 14:12). Não sejam nossas palavras ou pensamento: “Quem dera que eu tivesse uma obra maior! Ah, se eu estivesse nessa ou naquela posição!”

Cumpram seu dever onde estão. Façam os melhores investimentos possíveis com o dom que lhes é confiado, em cada lugar onde seu trabalho tenha maior mérito perante Deus. Deixem toda murmuração e contenda. Não trabalhem pela supremacia. Não invejem os talentos alheios, pois isso não aumentará sua capacidade de realizar uma obra boa ou grande. Usem seus talentos com mansidão e humildade, em confiante fé, e esperem até ao dia do ajuste, e não terão motivo de remorso ou vergonha.

Que DEUS abençoe a todos.