quinta-feira, 2 de julho de 2009

Gênesis 28:20-21

Quinta-feira 3 Julho

E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR será o meu Deus (Gênesis 28:20-21).

PROMESSAS QUEBRADAS

Um famoso cirurgião certa vez foi convidado para jantar na casa de um banqueiro. Eles estavam comendo um prato à base de peixe quando uma espinha se alojou na garganta do banqueiro. Ele estava a ponto de sufocar, mas o cirurgião habilmente retirou a espinha. Quando o banqueiro se recuperou do episódio, disse: “Isso obviamente foi uma intervenção médica que tem de ser paga. Quanto eu lhe devo?” Com um sorriso, o cirurgião respondeu: “Se o senhor faz questão, então eu sugiro que me dê um terço do que me pagaria se ainda estivesse com a espinha em sua garganta.”

Todos nós lembramos de situações em que corremos perigo de morte ou estivemos em uma grande dificuldade. Quantas orações desesperadas e promessas a Deus foram feitas em tais circunstâncias. Se Deus estivesse disposto a nos ajudar, então Ele seria nosso Deus. Nossas promessas foram cumpridas? Muitos se esqueceram delas assim que obtiveram o que desejavam. Deus respondeu nossas orações, e reconhecemos Seu poder e mão ajudadora, mas não O buscamos depois.

Em Romanos 2:4-5, o apóstolo Paulo nos adverte: “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus.”

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 10.43

3 de Julho

"Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo o que nele crê recebe remissão de pecados." Atos 10.43

Que mensagem poderosa! No nome de Jesus há poder perdoador, pois por trás do Seu nome está Seu sangue derramado. Aquele que invoca a Jesus invoca Seu precioso sangue e se torna alvo como a neve, pois: "...o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado."

Mas o nome de Jesus também é um poder que transmite vida. Crendo no nome de Jesus, você estará crendo na pessoa do Senhor. Jesus Cristo é Aquele que não somente morreu, mas também ressuscitou. Ele é "...a ressurreição e a vida."

Porém Seu precioso nome significa ainda mais. Ele é um bálsamo derramado. Jeremias, ao contemplar o imenso prejuízo que o povo sofrera por causa da idolatria, exclama, orando: "Acaso não há bálsamo em Gileade? ou não há lá médico?" E eis aqui a resposta em Cantares: "...como ungüento derramado é o teu nome." Talvez sejam grandes os prejuízos por causa do pecado em sua vida, talvez as feridas em sua alma estejam profundamente abertas. Você pensa que ninguém pode lhe ajudar? Claro que alguém pode – o precioso nome de Jesus pode. Somente Jesus nos compreende realmente. O nome de Jesus pode curar nosso corpo e nossa alma!

Que DEUS abençoe a todos.

Um Estilo de Vida Saudável

Um Estilo de Vida Saudável

Os pesquisadores contemporâneos têm relutado em documentar uma verdade que a Bíblia estabeleceu há muito tempo: os seres humanos são um todo indivisível. O que normalmente dividimos em partes físicas, mentais e espirituais, na verdade são coisas inter-relacionadas e inseparáveis. Em outras palavras, o que afeta a mente, afeta o corpo. Nossa condição espiritual tem efeitos sobre nossa condição física, e vice-versa. Somos seres inteiros e integrados.

Por exemplo, os pesquisadores científicos descobriram em estudos controlados que a gargalhada alegre e feliz produz mudanças mensuráveis no sistema imunológico de uma pessoa. Você, na verdade, pode ajudar seu corpo a lutar melhor contra as doenças sendo uma pessoa feliz! Esses estudos mostram o quão relacionado é o trabalho da mente e do corpo.

Milhares de anos atrás, a Palavra de Deus já apontava para essa ligação vital entre a mente e o corpo que só recentemente foi aceita pela teoria médica:

"O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos". Provérbios 17:22 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

De acordo com o apóstolo João, quão intimamente é a ligação entre a mente, o corpo e nosso bem estar espiritual?

"Amado, oro para que você TENHA BOA SAÚDE e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma". III João 2

Nosso Criador deseja que tenhamos "boa saúde". A Palavra de Deus pode servir como nossa fonte de saúde, bem como nossa fonte de vida eterna.

Já que a saúde física e mental e nosso bem estar espiritual andam juntos, Paulo faz o seguinte apelo:

"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus". I Coríntios 10:31

O evangelho inclui tanto a restauração física quanto espiritual. Um estilo de vida saudável pode nos ajudar a sermos cristãos vibrantes.

Aqui estão oito princípios a serem seguidos se realmente desejamos ter uma vida mais saudável e produtiva:

1. AR PURO

O ar puro e fresco é essencial para uma boa saúde. Durante o dia e enquanto dormimos à noite, uma ventilação apropriada de nosso lar e de nosso local de trabalho assegura que nosso sangue sempre distribua quantidades suficientes de oxigênio para todas as partes do corpo. Respirar profundamente várias vezes durante uma caminha matinal é uma ótima maneira de oxigenar nosso corpo.

O tipo de ar que respiramos obviamente é importante. Tenha cuidado de não se sujeitar a fumaça, gases e bactérias que se espalham pelo ar vindas de alguma fonte escondia. O cigarro polui o ar e é um dos grandes assassinos hoje. A pesquisa científica estabeleceu um relacionamento causal entre o tabaco e o câncer de pulmão, o enfisema e a doença do coração. A dependência do corpo à nicotina de alguns cigarros torna o cigarro um dos hábitos mais difíceis de serem vencidos. O cigarro matará 12 milhões de pessoas por ano até o ano de 2020 se a tendência atual continuar.

2. LUZ SOLAR

Os benefícios da luz solar são vários:

"a) 15-30 minutos de exposição diária à luz solar no começo da manhã ou no final da tarde ajuda o corpo a sintetizar ou a criar sua própria vitamina D, um nutriente/hormônio essencial para a pele. A vitamina D ajuda o sangue a produzir cálcio e fósforo, que fortalecem e reparam a massa óssea.

b) A luz do sol funciona como desinfetante e um assassino de bactérias.

c) O sol supre a energia com a qual o reino vegetal pode converter dióxido de carbono e água em carboidratos... Sem esse processo, os animais e os seres humanos morreriam de fome.

d) A luz solar também ajuda uma pessoa a se ajustar a um trabalho noturno a alivia a depressão relacionada a dias mais escuros, característicos do inverno.

Cuidado: A luz do sol também pode ser prejudicial. Uma exposição muito prolongada pode queimar a pele, aumentar o risco de câncer de pele, acelerar o processo de envelhecimento, danificar os olhos e causar cataratas". [Todas as citações dessa Lição são do Look Up and Live: A Guide to Health, Adult Lessons, First Quarter 1993 (Nampa, Idaho: Pacific Press Publishing Association). Muito do material dessa lição que não está entre aspas, é condensado desse mesmo material].

3. DESCANSO

O corpo precisa de descanso a fim de se recuperar. Precisamos ter tempo para nos recrearmos e descansarmos das tensões do trabalho e das responsabilidades familiares. Sem essa dosagem necessária de descanso, as pessoas freqüentemente experimentam sentimentos de ansiedade, depressão e irritabilidade. Tal estresse emocional pode levar a doenças, e com isso nos forçar a dar um tempo muito maior de descanso ao corpo, a fim de recuperar o tempo perdido. A verdade é simplesmente essa: não há substituto para uma boa noite de sono.

Recarregar nossas baterias espirituais diariamente também é importante para nossa saúde física. Meditação, estudo da Bíblia e oração diariamente curam o corpo da mesma maneira que a alma. Outras coisas de que precisamos são: uma parada regular do ciclo de trabalhos, um dia de descanso semanal e férias uma ou duas vezes por ano.

4. EXERCÍCIO

O exercício é vital para nossa saúde:

"a) O exercício ajuda a normalizar a pressão sangüínea.

b) O exercício permite que mais sangue alcance as partes mais distantes do corpo, mantendo as extremidades aquecidas.

c) O exercício libera tanto a tensão física quanto a emocional, e com isso ajuda você a se sentir melhor com a vida. O exercício normalmente é a melhor cura para as preocupações e estresses.

d) O exercício proporciona energia elétrica para o cérebro e as células nervosas. Ele promove a saúde ao estimular o sistema imunológico. Quando o corpo é mantido saudável mediante exercícios apropriados, a mente funciona mais criativa e eficientemente.

e) Ele pode ajudar sua compleição física e mantê-lo vistoso.

f) O exercício nos dá mais energia, e assim retarda tanto a fadiga física quanto a emocional.

g) Ele ajuda na produção cerebral de um químico que faz com que você tenha um sentimento de bem-estar e aumenta sua tolerância à dor".

Se você não se exercitado regularmente, comece num ritmo tranqüilo e aumente gradualmente à medida que for ganhando resistência. Pode ser uma idéia melhor procurar seu médico antes de começar. Seu objetivo deveria ser o de se engajar em qualquer tipo de exercício que seja compatível a andar 1,5 quilômetros em 15 minutos quatro ou mais vezes por semana.

5. ÁGUA

Por ser essencial a cada célula do corpo, deveríamos beber muita água.

"a) Por ter o seu peso constituído de aproximadamente 70 por cento de água...

b) O corpo precisa de cerca de dois litros de água por dia para efetuar todas as suas funções. Algumas dessas funções incluem a circulação sangüínea, a excreção, o transporte de nutrientes e a digestão.

c) Uma pessoa possui, em média, entre 15 a 40 bilhões de células cerebrais. Cada uma delas é constituída de aproximadamente 70-85 por cento de água. Uma quantidade suficiente de água para suprir essas células mantém você mentalmente alerta e ajuda a prevenir a depressão e a irritabilidade.

d) Não é apenas a água que você ingere que é importante. Um banho frio ou morno diário melhora a circulação, ajudando assim a aumentar a energia do corpo e da mente. Um banho pode também aliviar a tensão nervosa, que é a causa de muitas doenças, pois enfraquecem o sistema imunológico. Tomar banho também remove as impurezas da pele e pode reduzir a febre."

6. ALIMENTAÇÃO APROPRIADA

Na criação, Deus instruiu Adão e Eva a se alimentarem de plantas, grãos e frutas (Gênesis 1:29). Depois que Adão e Eva pecaram, os vegetais foram adicionados à dieta deles (Gênesis 3:18). Depois do dilúvio, o Criador acrescentou a carne "limpa" de alguns animais à dieta alimentar dos seres humanos (Gênesis 7:2, 3; 9:1-6).

A carne de animais contém tanto as gorduras saturadas quanto o colesterol, que aumentam o risco de hipertensão, enfarto, ataque cardíaco, câncer, obesidade, diabetes, e outras doenças. Nos dias atuais, muitos médicos alertam aqueles que comem carne a incluírem em suas dietas apenas as carnes limpas e bem cozidas, bem como de peixe, e ainda assim, comê-las esporadicamente.

Por perceberem que as pessoas que se alimentam de uma dieta vegetariana são mais saudáveis e vivem por mais tempo, muitos especialistas em nutrição e saúde afirmam que seria bom voltarmos à dieta original da humanidade, formada por plantas, grãos e frutas, com o acréscimo de vegetais.

Se você pretende começar uma alimentação totalmente vegetariana, certifique-se antes de entender como proporcionar uma dieta balanceada com todos os nutritivos e sem carne. Coma cinco ou seis porções por dia de uma grande variedade de frutas, plantas, grãos, legumes e vegetais. Os vegetais verdes e amarelos, juntamente com as frutas cítricas, são especialmente importantes. Use farinha de trigo integral, e use arroz integral ao invés de arroz branco.

Sua ingestão de amido e complexos vitamínicos deveria se constituir de seis ou mais porções por dia. Substitua sua ingestão de gorduras animais (manteiga, creme, requeijão, margarina, etc.) por gorduras vegetais. A dieta acima é adequada se você não come carne, mas usa produtos derivados do leite.

Aqueles que escolhem ter carne em sua alimentação deveriam comer apenas aquelas que a Bíblia indica como "limpas" ou apropriadas para o consumo humano. Quando Deus deu permissão para as pessoas comerem carne, depois do dilúvio (Gênesis 7:2, 3; Levítico 11:47), Ele definiu quais carnes eram limpas e quais eram imundas e não apropriadas para serem comidas.

Leia em Levítico 11 e Deuteronômio 14 a lista de pássaros, animais e peixes que Deus denominou impróprios de serem comidos. De acordo com esses capítulos, os animais limpos devem ter unha fendida e devem ruminar. Os peixes limpos devem ter tanto escamas quanto barbatanas. As aves de rapina também são proibidas.

Dentre os animais impuros, os suínos em especial são mencionados e condenados (Deuteronômio 14:8). Uma grande porcentagem de corpos humanos que foram autopsiados estava infectada com a triquina. Essas pequenas larvas são transmitidas aos seres humanos pela ingestão da carne de porco. Pesquisas científicas atuais revelam cada vez mais o porquê de Deus ter declarado alguns tipos de carne imundos. Uma dessas razões pode ser o perigo de doenças, tais como o verme da triquina, que é encontrado no porco. Outra razão pode ser os efeitos devastadores da gordura saturada ao sistema digestivo humano.

7. EVITAR SUBSTÂNCIAS PREJUDICIAIS

Que conselhos a Bíblia nos dá sobre bebidas alcoólicas?

"O vinho é zombador, e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles". Provérbios 20:1

"Nem ladrões, nem avarentos, nem ALCOÓLATRAS, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus". I Coríntios 6:10

O álcool afeta os seguintes sistemas do corpo:

"a) O sistema imunológico - o álcool diminui a habilidade dos leucócitos de lutar contra as doenças, aumentando com isso o risco de pneumonias, tuberculoses, hepatites, e vários tipos de câncer.

b) O sistema endócrino - apenas duas ou três doses de bebida alcoólica por dia aumenta o risco de abortos espontâneos, morte prematura e nascimentos prematuros.

c) O sistema circulatório - o uso de álcool aumenta o risco de doença das coronárias do coração, reduz o açúcar no sangue e eleva a pressão sangüínea, causando a hipertensão.

d) O sistema digestivo - O álcool irrita o estômago, causando assim um sangramento gástrico... O uso habitual do álcool aumenta o risco de problemas no rim, de hepatite, e de cirrose do fígado".

O álcool é responsável por um grande número de suicídios, mortes em acidentes de automóveis, casos de abuso infantil e violência familiar.

8. CONFIANÇA NO PODER DIVINO

Uma pessoa perseguida por medo ou culpa terá dificuldades em se beneficiar completamente dessas práticas saudáveis que acabamos de descrever. Por outro lado, uma pessoa que desfruta de uma fé ativa em Deus irá experimentar a maior fonte de bem estar:

"Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma das Suas bênçãos! É Ele que perdoa todos os seus pecados e CURA TODAS AS SUAS DOENÇAS, que RESGATA A SUA VIDA da sepultura". Salmo 103:2-4

David Larson, um consultor do Instituto de Saúde Mental do Estados Unidos, fez uma extensa pesquisa sobre a relação entre religião e saúde. Seu estudo demonstrou uma ligação direta entre um cristão praticante e a saúde. Ele se surpreendeu ao descobrir que aqueles que freqüentam a igreja vivem mais tempo que os que não freqüentam. Os freqüentadores de igreja têm um número menor de incidência de ataque do coração, endurecimento das artérias, pressão alta, e outras doenças. Aqueles que têm fé em Deus vivem produzindo mais porque têm menos tendência a ficarem depressivos, a se tornarem alcoólatras, a serem presos por desacato, ou a se envolverem num casamento infeliz. Confiança no poder divino é a base para um bem estar genuíno e uma vida saudável e feliz.

Aproximadamente 50.000 adventistas do sétimo dia foram estudados, primariamente na Califórnia, EUA, durante 30 anos. Os resultados mostraram que os homens adventistas vivem 8,9 anos a mais e a as mulheres 7,5 anos a mais que a média da população em geral. Estudos feitos em Adventistas na Holanda, Noruega e Polônia apresentaram resultados parecidos. Os pesquisadores atribuem uma expectativa de vida maior dos adventistas devido ao costume que eles têm de seguir alguns ou todos os oito princípios de saúde esboçados nessa lição. Aqueles que seguem esses princípios não apenas têm uma vida mais longa, mas também vivem qualitativamente melhor.

Aplicar a perspectiva bíblica à nossa vida faz diferença em tudo, oferecendo com isso evidência convincente de que o cristianismo é a religião mais prática e razoável de todo o mundo. Ela muda as pessoas - seu modo de pensar e de agir - e cria um novo estilo de vida.

Em virtude da íntima relação entre mente, corpo e vida espiritual, os cristãos que vivem pela Palavra de Deus desejarão seguir os princípios de um estilo de vida saudável enquanto se preparam para a segunda vinda de Jesus (I João 3:1-3). Cristo não deseja apenas que estejamos prontos para encontrá-lO quando Ele vier, mas também deseja melhorar a qualidade de nossas vidas no presente. Podemos cooperar com Ele ao seguir os princípios básicos de saúde de Deus.

Jesus promete nos libertar de todo hábito prejudicial pelo Seu "poder que atua em nós" (Efésios 3:20). Se você está tentando superar algum hábito prejudicial à sua saúde, tal como o uso do tabaco ou de bebidas alcoólicas, suas melhores resoluções para deixar isso de lado freqüentemente se transformam em promessas não cumpridas. Mas, ao nos apropriarmos do poder de Deus que "atua em" nós, Deus nos dará forças para superar qualquer coisa. A Palavra de Deus promete: "Tudo posso nAquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).

Que DEUS abençoe a todos.

João 5.15-30

João 5.15-30

15 O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado.
16 E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.
17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
19 Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.
20 Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis.
21 Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer.
22 E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento,
23 a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.
24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
26 Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.
27 E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.
28 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:
29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
30 Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.

João 5:15-30

O ódio dos judeus dá ao Senhor Jesus uma oportunidade de manifestar ainda mais algumas de Suas glórias:

(1) Sua obra de amor para tirar o pecado do Mundo (v. 17; 1:29). Confrontado pela ruína de Sua criação, o Filho, como o Pai, não poderia descansar.

(2)A infinita afeição do Pai para com Seu Filho, com o Qual compartilha todos os Seus conselhos (v. 20; 3:25).

(3) O poder da vida que está nEle (vs. 21, 26), através do qual dá agora vida eterna aos que crêem em Seu nome (v. 24). Ele exercitará esse poder num tempo ainda futuro, para ressuscitar aos mortos (vs. 28, 29).

(4)O juízo que Lhe tem sido dado na Sua qualidade de Filho do homem (vs. 22, 27).

 Finalmente, nos versículos 19 e 30, a Sua perfeita obediência! Que valor tem essa obediência quando realizada precisamente por Aquele que tem o direito à obediência de toda criatura! (v. 23). Se o Senhor fala de Suas próprias glórias, é porque elas estão estreitamente ligadas com as de Seu Pai. Não honrar o Filho é uma ofensa para com Aquele que O enviou (v. 23; vide 1 João 2:23).

Diante de todas as perfeições de nosso Salvador, não nos resta mais, queridos amigos, que nos maravilharmos (final do v. 20) e adorá-LO.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 29:1-11

1 Samuel 29:1-11

1 E AJUNTARAM os filisteus todos os seus exércitos em Afeque; e acamparam-se os israelitas junto à fonte que está em Jizreel.
2 E os príncipes dos filisteus se foram para lá com centenas e com milhares; porém Davi e os seus homens iam com Aquis na retaguarda.
3 Disseram então os príncipes dos filisteus: Que fazem aqui estes hebreus? E disse Aquis aos príncipes dos filisteus: Não é este Davi, o servo de Saul, rei de Israel, que esteve comigo há alguns dias ou anos? Coisa nenhuma achei nele desde o dia em que se revoltou, até ao dia de hoje.
4 Porém os príncipes dos filisteus muito se indignaram contra ele; e disseram-lhe os príncipes dos filisteus: Faze voltar este homem, para que torne ao lugar em que tu o puseste, e não desça conosco à batalha, para que não se torne nosso adversário na batalha; pois, com que poderia este agradar a seu Senhor? Porventura não seria com as cabeças destes homens?
5 Não é este aquele Davi, de quem uns aos outros cantaram nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares?
6 Então Aquis chamou a Davi e disse-lhe: Vive o Senhor, que tu és reto, e que a tua entrada e a tua saída comigo no arraial é boa aos meus olhos; porque nenhum mal em ti achei, desde o dia em que a mim vieste, até ao dia de hoje; porém aos olhos dos príncipes não agradas.
7 Volta, pois, agora, e vai em paz; para que não faças mal aos olhos dos príncipes dos filisteus.
8 Então Davi disse a Aquis: Por quê? Que fiz? Ou que achaste no teu servo, desde o dia em que estive diante de ti, até ao dia de hoje, para que não vá e peleje contra os inimigos do rei, meu senhor?
9 Respondeu, porém, Aquis, e disse a Davi: Bem o sei; e que na verdade aos meus olhos és bom como um anjo de Deus; porém disseram os príncipes dos filisteus: Não suba este conosco à batalha.
10 Agora, pois, amanhã de madrugada levanta-te com os servos de teu senhor, que têm vindo contigo; e, levantando-vos pela manhã, de madrugada, e havendo luz, parti.
11 Então Davi de madrugada se levantou, ele e os seus homens, para partirem pela manhã, e voltarem à terra dos filisteus; e os filisteus subiram a Jizreel.


1 Samuel 29:1-11

Como não havia uma guerra declarada entre Israel e a Filístia, a permanência de Davi entre os estrangeiros podia, estritamente falando, ser justificada pelo fato de o ódio de Saul tê-lo levado ao exílio. Porém, na iminência da batalha, essa situação se torna insustentável, e Davi percebe isso. No entanto, ele continua seu jogo duplo, mostrando-se pronto a pegar em armas para combater Israel. Mas o Senhor, em Sua misericórdia, usa a desconfiança dos filisteus para livrar Davi da armadilha que ele mesmo criou para si.

Para o cristão, o mundo não é apenas um estrangeiro, mas um inimigo. Tanto suas ameaças quanto seus elogios são tão perigosos quanto suas manifestações de violência.

O homem que ficou famoso por matar dez mil filisteus esqueceu suas próprias vitórias. Mas seus inimigos, por outro lado, lembravam delas com amargura (v. 5; 21:11). E, se esquecermos a cruz e nosso testemunho anterior, certamente o mundo levantará o dedo e nos dirá: “Esse aí não era o cristão que pensava ser melhor que nós?”.



Que DEUS abençoe a todos.

REPOUSAR SEGURO

REPOUSAR SEGURO

Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só Tu me fazes repousar seguro. Sal. 4:8.

Um dia, ligou para o meu escritório uma pessoa que não conseguia dormir por várias semanas. À noite, se deitava e desfilava na sua mente uma infinidade de pensamentos difusos que a perturbavam.

Aparentemente, nada dava resultado. Ultimamente, estava tomando fortes doses de soníferos, mas isso a assustava. “O que faço, pastor?”, perguntou-me angustiada.

A ansiedade é um sentimento de apreensão, vago e difuso. Não é medo, ou se é, não existe uma razão concreta para ele. O problema com as pessoas ansiosas é que experimentam constantemente a sensação de que algo ruim está para acontecer, e nunca conseguem definir o que é.

A resposta para a pergunta daquela pessoa é o salmo de hoje. “Em paz me deito”, afirma o salmista. Paz é o primeiro ingrediente para ter um sono tranqüilo e reparador. Existe no ser humano uma inconsciente necessidade de estar bem com Deus. Conscientemente, você pode negar ou rejeitar a existência divina. Pode não perceber a sua natural necessidade de estar bem com o seu criador, mas o coração percebe essa carência e, por mais que você tente racionalizar, o vazio espiritual está bem presente, causando a sensação de que algo está errado.

“Em paz me deito”, expressa o salmista. Tendo paz com Deus você está em condições de ter paz consigo mesmo e também com as pessoas com as quais se relaciona. Esse sentimento de tranqüilidade tira de você a tensão emocional que geralmente perturba o descanso.

Outro ingrediente importante para um sono reparador é a confiança em Deus. Não basta estar bem com Ele, é necessário sentir-se seguro nEle. De onde vem a sua segurança? Das promessas divinas. Deus prometeu que nunca o abandonará, mesmo nas circunstâncias mais difíceis pelas quais você tenha que atravessar.

Finalmente, quando chegar o momento de dormir o sono da morte, você poderá dizer também como Simeão: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o Teu servo, segundo a Tua Palavra.”

Hoje, quando chegar a hora de dormir, diga como o salmista. “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só Tu me fazes repousar seguro.”

Que DEUS abençoe a todos.

ATÉ NO RISO

ATÉ NO RISO

Até no riso tem dor o coração, e o fim da alegria é tristeza. Prov. 14:13.

Não é pessimismo. É realidade triste e dura. Ninguém pode fugir dela. Este mundo era perfeito quando saiu das mãos do Criador. Não existia morte, dor, nem lágrimas. A partir da entrada do pecado, tornou-se hostil e estranho. Às vezes, é cruel e impiedoso.

Hoje, até quando você ri, a dor está presente. A alegria muitas vezes termina em tristeza. Outro dia, conversei com uma pessoa que durante trinta anos juntou dinheiro para realizar seu sonho de conhecer a Europa. Finalmente chegou o momento anelado. A viagem foi maravilhosa. Ela viu de perto coisas que só conhecia através dos livros; achou que o dinheiro tinha sido gasto com sabedoria.

Quando a viagem acabou, já em casa, colocou as malas no quarto e subitamente sentiu vontade de chorar. Não sabia explicar por que, mas sentia-se culpado. Descobriu que “até no riso tem dor o coração, e o fim da alegria é tristeza”.

Outro pensamento que o texto de hoje apresenta é a fragilidade das tentativas humanas para resolver os problemas da alma. Você vai a um circo para rir, e quando o espetáculo termina e as luzes se apagam só resta um vazio indefinível que dói. O jovem se droga querendo sair de suas angústias e, quando os efeitos passam, só restam desespero e vontade de morrer. Inutilmente, a criatura tenta livrar-se da culpa existencial. O coração dói e você não sabe definir por que luta, trabalha e se esforça, e tudo continua igual.

Só Jesus é capaz de preencher o vazio do coração. Ele é a única pessoa que coloca o mundo interior em ordem, perdoa, transforma e satisfaz. Cura, limpa e purifica. Por isso, Ele afirmou: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” João 16:33.

Ao conviver com Jesus, você aprende a administrar a dor existencial. A dor do ser sem ser. A sensação amarga de sentir-se mal sem ter feito mal.

Que DEUS abençoe a todos.

Abra seu coração para Aquele que um dia disse: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou.” Converse com Ele, como um filho conversa com o pai. Questione as coisas que não compreende, pergunte, reclame e implore. Ele nunca deixou sem resposta quem O procura com sinceridade. E lembre-se: “Até no riso tem dor o coração, e o fim da alegria é tristeza.”

O REFÚGIO

O REFÚGIO

O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação. Sal. 9:9.

Você já viu um ratinho desesperado fugindo do gato? Aquele esconderijo onde o ratinho consegue ficar salvo do seu predador é a figura exata para definir o que é um refúgio. É justamente isso que será o Senhor para aqueles que nEle confiam.

Você deve ter percebido que o texto de hoje traz duas vezes a palavra refúgio. Em português não se percebe a diferença, mas no original hebraico existe uma leve variação da palavra. Na primeira vez, dá a entender que é um refúgio alto, onde ninguém pode alcançar você. Na segunda vez, a variante acrescenta a idéia de um refúgio forte que ninguém pode destruir.

Não é maravilhoso? Neste mundo em que você vive rodeado de perigos constantes, nas estradas, no trabalho, enfim, nas mais diversas circunstâncias, acusado por inimigos sem rosto que estão sempre dispostos a destruir sua vida e ferir as pessoas que você ama; nesta vida de competição onde nem sempre os mais capazes vencem, e sim os mais desleais, você não acha maravilhoso saber que o Senhor é um refúgio alto e forte aonde você pode correr exausto para encontrar segurança e consolo?

O texto de hoje fala da tribulação e dos oprimidos. Literalmente, essas expressões significam “tempos de dificuldade” e “humildes”. Deus está falando aqui de pessoas que, por serem mansas, por buscarem a paz, por quererem o bem dos outros, guardam silêncio e aceitam a dor e, em conseqüência, passam por tempos difíceis, esperando que Deus Se manifeste em algum momento. E Deus Se manifesta. “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.” Salmo 121:4.

Nas horas mais dolorosas e amargas, quando o mundo parece não compreendê-lo, corra ao seu refúgio e converse com seu Pai que tudo vê e que, sim, é capaz de entender as aflições de sua alma.

Não saia hoje para as lutas e os desafios que o aguardam no caminho sem ter a certeza do companheirismo de Jesus. Não importa quão escuro pareça o horizonte ou quão escabrosa a estrada, lembre-se ao longo do dia que “o Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação."

Que DEUS abençoe a todos.

PENSE ANTES DE AGIR

PENSE ANTES DE AGIR

O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos. Prov. 14:15.

A notícia explodiu como uma bomba entre os moradores do bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo. A amizade entre Márcio e Ricardo acabara em morte e ninguém conseguia entender nada. Márcio não fugiu, nem tentou dar explicações. Com as mãos ensangüentadas e a cabeça baixa, simplesmente chorava, diante do corpo inerte de Ricardo, seu concunhado e melhor amigo.

Ambos tinham crescido juntos. Moravam na mesma rua e casaram com as duas filhas de José, o vizinho de frente. A amizade deles era daquelas que ninguém imaginaria que um dia pudesse acabar.

Na delegacia, Márcio confessou que matara o amigo porque alguém lhe dissera que a esposa estava traindo-o com o seu melhor amigo. As investigações posteriores provaram que Márcio se deixou levar pelas fofocas. Agiu como o “simples” age. Não parou para pensar, não perguntou, não esperou, nem “atentou para os seus passos”. Permitiu que o instinto tomasse o controle de suas ações.

A raiz hebraica para “simples”, no texto de hoje, significa inexperiente. Diferente do cinismo ou da perversão, a simplicidade é uma etapa de crescimento. Todos passamos por ela. Ser simples não significa ser mau, porque se está num período de amadurecimento. Errado é permanecer nesse estado.

A vida está cheia de sonhos destruídos, lares acabados, amizades desfeitas, corações feridos e empreendimentos falidos prematuramente porque o ser humano age “por impulso”, “num momento de loucura”. Não são essas as explicações que damos depois de agirmos sem pensar?

Devo analisar a minha própria história hoje. Alguma vez agi movido por impulso? Preciso responder para mim, e não para os outros. Não tenho por que proteger minha imagem porque ninguém está me vendo. Contemplo-me no espelho de minhas lembranças, e o que vejo? Isso não importa, porque existe esperança e a esperança é Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

Para sair do estado de simplicidade, é necessário tomar a decisão de mudar e, em seguida, buscar a fonte da sabedoria que é Deus. Pense naquilo que você fará hoje, com relação ao seu filho, ao seu cônjuge ou ao seu colega de trabalho. E lembre-se, “o simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos”.

IRAR-SE E NÃO PECAR

IRAR-SE E NÃO PECAR

Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai. Sal. 4:4.

Pode você comer sem mexer a boca, correr sem agitar-se ou dormir sem fechar os olhos? Não! Como é possível então irar-se sem pecar? A ira em si já não é um ato pecaminoso?

O verbo hebraico ragaz, que no texto de hoje é traduzido como ira, indica comoção. Pode ser física ou psíquica, mas afeta toda a estrutura humana. Já o verbo jatá, que neste salmo é traduzido como pecar, significa literalmente “erram o alvo”. Quer dizer que cada vez que a ira toma posse de nosso ser, queiramos ou não, “erramos o alvo”. Não chegamos aonde queríamos chegar e, na maioria das vezes, chegamos aonde não queríamos chegar.

Na semana em que escrevo esta meditação, o Brasil assistiu horrorizado pela televisão a cena brutal do assassinato cometido por um jovem à uma menina, pelo simples fato de a menina não querer mais namorar com ele. Aquele jovem nunca pensou em cometer semelhante crime, até porque eram namorados e ele dizia que a amava. Mas na hora da ira houve uma comoção interior que o levou a tal loucura. Por isso, o conselho divino é: quando a ira aparecer e estivéreis afetados física e psiquicamente, “consultai no travesseiro o coração e sossegai”. Nada melhor para o problema da ira do que esperar pelo dia seguinte.

Tome uma decisão hoje. Diante das adversidades da vida, quando as coisas não saírem como você gostaria que saíssem, em circunstâncias em que você sente que vai perder o controle, deixe as coisas como estão e respire fundo. Retire-se, se for possível. Dê um tempo, “consulte no travesseiro o coração”, clame a Deus e, depois, mais sossegado, você verá as coisas de um outro ponto de vista e encontrará a saída mais sábia e equilibrada.

Não “erre o alvo”, não se machuque nem machuque o próximo. Não abra feridas no coração de pessoas que você ama e que estão à sua volta. Meça suas palavras. Medite nas conseqüências de atos impulsivos. Você não pode evitar sentir o que está sentindo. Isso é natural, pois você é um ser humano. Quando alguém o contraria, faz algo indevido contra você ou o ataca, é natural que isso altere todo o seu ser. Mas siga o conselho divino: “Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.”

Que DEUS abençoe a todos.

Sair Para Entrar

Sair Para Entrar

Dali nos tirou, para nos levar, e nos dar a terra que jurara a nossos pais. Deuteronômio 6:23, ARC

O verso bíblico desta meditação pode nos ensinar que o plano divino para a santificação está em sair para entrar. A tradução francesa de Ostervald, desse texto, assim diz: “Fez-nos sair de lá para nos fazer entrar no país.”

Santificação é um estilo de vida que se processa saindo e entrando: sair da antiga maneira de viver para entrar num relacionamento íntimo com Deus; sair do Egito para entrar em Canaã; sair da terra da escravidão para entrar na terra do descanso, da liberdade, das bênçãos e da eternidade. Entre a saída do “Egito” e a entrada em Canaã, com a atuação do Espírito Santo, passamos pelo processo da santificação que nos habilita a entrar na Canaã celestial.

Santificação implica numa alienação total do “Egito”. O Egito personifica os costumes, hábitos, atitudes e pensamentos do mundo.

Não são muitos os cristãos de hoje que estão dispostos a enfrentar uma avaliação de Deus quanto à santificação de sua vida. O resultado dessa negligência é que não poucos que se consideram salvos ainda estão no “Egito”, presos aos seus pecados que, há muito, já deveriam ter sido abandonados. Em outras palavras, não saíram do “Egito”; seus hábitos, atitudes e pensamentos ainda permanecem em seu coração.

Só entraremos em Canaã se sairmos do “Egito”. Moisés, literalmente, entrou no Céu porque saiu do Egito (Hb 11:27).
Antes de Israel sair do Egito, o povo se santificou. Depois de se santificar pela celebração da Páscoa, com os lombos cingidos, sapatos nos pés, e cajado à mão, o povo de Israel permanecera em pé, silenciosos, com respeitoso temor, mas expectantes, aguardando o mandado real que lhes ordenaria para que saíssem. Antes que a manhã raiasse, estavam a caminho (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 281). Quarenta anos depois, passando por muitas dificuldades e provações, chegaram! Chegaram e entraram!

Também já saímos do “Egito” e estamos a caminho de Canaã. Que Deus nos ajude para que, ao longo da jornada, nosso caráter seja transformado pelo processo da santificação e, então, chegaremos e entraremos! Isso pela graça de Deus!

REFLEXÃO: “Porquanto a graça de Deus se manifestou [...] educando-nos para que [...] vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tt 2:11-13).

Que DEUS abençoe a todos.

O Fim Virá e Não Tardará!

O Fim Virá e Não Tardará!

Se aquele servo mau disser consigo: O meu senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos [...] virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe. Mateus 24:48-50, ARC

Li numa publicação religiosa uma declaração em que o articulista procura ridicularizar Guilherme Miller, pioneiro do movimento critão, em relação à sua crença na volta de Jesus para 1844. Nas conferências sobre o ameaçador fim do mundo, dizia o artigo, contavam-se até 15 mil ouvintes. “Mas Miller errou feio, em seus cálculos, como tantos ‘profetas’ de antes e depois dele.”

Esse “servo mau” continua dizendo que os cientistas que estudaram e estudam o Universo bem mais que Miller, também concordam que o mundo vai ter um fim. Mas esse dia está muito distante. Descartando o fim do mundo relacionado com a volta de Jesus, esse “servo mau” diz que não há como fugir do fim que se dará “daqui a 6,5 bilhões de anos”, quando a Terra, pelo excessivo calor do Sol, se fundirá. “Pelo visto”, acrescenta ele, “é tolice alimentar o medo do fim do mundo neste e nos séculos vindouros”.

Concluindo a desastrada declaração, ele diz: “Se pessoas me perguntarem se há algo de verdadeiro em todos esses anúncios do fim dos tempos, responderei, para tranqüilizá-las, que este ainda está longe.” O “servo mau” da parábola também disse: “O meu senhor tarde virá.”

Quem, na lucidez de sua inteligência, pode acreditar em tamanha insensatez, se a cada momento estamos nos defrontando com o fantasma do suicídio ecológico em todos os sentidos? A contaminação do ar, a contaminação da água, a poluição do meio ambiente, o desaparecimento dos recursos naturais não renováveis, a ameaça do famoso “buraco” na camada de ozônio, a ameaça do aquecimento global e o derretimento das geleiras, a falta de alimento e de água potável. Essas são apenas algumas das calamidades que nos aguardam e nos assustam, caso esse mundo dure não bilhões de anos, mas poucas décadas, como prevêem alguns cientistas conscientes.

Mantenhamos esperança e fé inabaláveis na promessa de que o reino de nosso Senhor Jesus Cristo virá logo. Sua vinda será fatal para os ímpios e motivo de felicidade para os salvos. Jesus será o Soberano universal que reinará com Seus súditos, pela graça de Deus!

REFLEXÃO: “Ainda um poucochinho de tempo, e O que há de vir virá, e não tardará” (Hb 10:37, ARC).

Que DEUS abençoe a todos.

Ser Diferente

Ser Diferente

O mesmo Daniel se distinguiu destes príncipes e presidentes, porque nele havia um espírito excelente. Daniel 6:3, ARC

No episódio de Daniel e a cova dos leões, aqueles presidentes e príncipes procuraram um motivo para denegrir a imagem de Daniel diante do rei. Não podendo acusá-lo de nenhum procedimento desonesto no tocante aos negócios do reino, buscaram motivos na sua religião. Aí, sim, encontraram um “gancho”. Não porque houvesse algo de errado em Daniel, mas porque ele adorava um Deus diferente dos seus deuses pagãos. Nisso Daniel era diferente, e muito.

Se você é uma empregada doméstica, operário, viajante, tesoureiro, empresário, industrial, administrador, político, profissional liberal, pastor, professor, estudante, etc., e tiver que passar pela avaliação de “um anjo relator”, qual será o relatório de seu procedimento? Achado fiel como Daniel, em quem não foi encontrado “nenhum erro e nem culpa”? Lembre-se, você deve ser diferente dos demais. Daniel foi diferente!

Em Provérbios 20:7 é apresentada uma grande motivação aos que são fiéis: “O justo anda na sua integridade; felizes lhe são os filhos depois dele.” É bom ser diferente diante do mundo quando se trata de princípios e idoneidade. Os filhos receberão os bons resultados.

Um “casal” resolveu fazer um passeio no parque, mas antes entrou em um supermercado para comprar o lanche. Ao passar pelo caixa, ambos não perceberam que a sacola que haviam recebido não era a deles.

Ao chegar a hora do lanche, perceberam o engano. Em lugar da sacola com o lanche, receberam uma sacola com dinheiro, que estava ao lado do caixa.

Assustados, voltaram para devolver o dinheiro. Agradecido, o gerente que já havia chamado a polícia, fazia todo o empenho de convocar repórteres e fotógrafos para registrar a atitude daquelas pessoas “tão honestas”.

Então, o rapaz chamou o gerente à parte e confessou: “Por favor, não façam publicidade. Sou casado, mas esta não é minha esposa.”

Temos que ser como Daniel, em cuja vida e comportamento não havia “culpa alguma, porque ele era fiel e nele não se achava erro”. Naquele jogo sujo de seus colegas, a vida de Daniel foi como que exposta a um raio X, mas não foi detectada nenhuma sujeira escondida, nada de errado. Daniel era Daniel!

REFLEXÃO: “Daniel [...] três vezes no dia se punha de joelhos, e orava [...] diante do seu Deus, como também antes costumava fazer” (Dn 6:10, ARC).

Que DEUS abençoe a todos.

O Cristo de que Necessito

O Cristo de que Necessito

Vós sois dEle, em Cristo Jesus, o qual Se tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. 1 Coríntios 1:30, 31

O caráter e a missão de Jesus Cristo podem ser apreciados sob dois aspectos distintos: o de Cristo como Salvador e o de Cristo como Senhor. O primeiro é a revelação do amor de Deus; o segundo é a revelação da Sua justiça. O primeiro agrada, o segundo não.

Amar para ser amado é natural. Porém, não é natural amar para ser mandado. Enquanto o senhorio de Cristo contraria a índole humana, Seu amor a satisfaz plenamente porque oferece aparente fuga para as faltas e atua como bálsamo suavizante para a consciência atribulada.

Um pregador encontra simpatia entre os ouvintes quando apresenta a ternura, a misericórdia e o amor de Deus. Porém, já não é um pregador tão apreciado se enfatizar a soberania de Deus, a doutrina da santidade e da obediência, reforçando os princípios da honestidade, da fidelidade e da pureza. Acontece o mesmo, se ele apresenta Cristo como Salvador e também Mestre e Senhor de nossa vida.

Cristo é Amigo e Salvador, mas é também Mestre e Senhor. Não basta receber amor. É preciso conhecer as condições pelas quais esse amor pode ser manifestado, apreciado e sentido pela alma transformada.

Assim, o evangelho completo é o evangelho do amor e da justiça, dos privilégios e responsabilidades, do Cristo Salvador e do Cristo Senhor.

Um belo caráter é forjado pela combinação de dois elementos gêmeos: o amor e a obediência. As flores se tornam mais apreciadas quando combinam a beleza de suas cores com a estrutura do seu caule. A flor é agradável de se apreciar, o caule não tanto, especialmente se tiver espinhos. Mas, mesmo assim, não deixa de ser necessário.

A pessoa de Cristo tem sido identificada e apresentada mais como Amigo e Salvador do que como Senhor e Mestre. É a flor sem o caule capaz de apoiar-se? Não se forma um caráter para o Céu com um preparo unilateral. O evangelho é o poder de Deus que nos induz à adoração e à submissão, que aproxima o homem da Pessoa de Cristo como Amigo, para ajoelhar-se na Sua presença e obedecê-Lo como Mestre e Senhor.

O caráter do cristão é uma espécie de tecido feito com os fios do amor e da obediência, manipulados pelas mãos de Cristo, o grande Tecelão de nossa vida.

REFLEXÃO: “Assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura” (2Co 5:17).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Água da Fonte – 11

Água da Fonte – 11

Vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! João 19:28

A Fonte, a nossa Fonte, estava sendo ameaçada. Sobre o monte Calvário, naquele momento crucial para o destino de toda a humanidade, Satanás arregimentou todas as hostes das trevas para, num último e desesperado esforço, tentar destruir a Fonte da nossa salvação e das nossas esperanças. Ele queria lançar por terra o plano da redenção elaborado amorosamente por Deus.

Para Satanás, era o “agora ou nunca”. “Satanás torturava com cruéis tentações o coração de Jesus”. Logo em seguida, para seu desespero, o diabo ouviu a sentença de sua irreversível derrota: “Está consumado!” A vitória foi nossa.

Satanás tentou impedir que continuasse jorrando água da Fonte. Ele queria fazê-la secar. Secaria? Se isso acontecesse, ele sairia vitorioso e nós estaríamos perdidos em “nossos delitos e pecados” para sempre.

Aquele clamor de Jesus “tenho sede”, era o clamor físico de Sua humanidade. “Quando as trevas se ergueram do opresso espírito de Cristo, reavivou-se-Lhe o sentido do sofrimento físico, e disse: ‘Tenho sede!’” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 754). Era a Fonte pedindo água! A humanidade de Jesus sentindo sede! Aquele que disse ao povo: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba” (Jo 7:37), agora pedia água!

A sede física de Jesus não teve como objetivo somente partilhar da nossa sorte, mas também nos motivar a buscar a água da Fonte para saciar a nossa sede espiritual. Somente Jesus pode satisfazer a sede espiritual que existe dentro de nós e preencher o vazio da alma.

Seu clamor por água, lá na cruz, foi um grito pedindo alívio físico em meio ao sofrimento. No Oriente era considerado um dever sagrado dar água a quem pedisse, pois a água era considerada uma dádiva de Deus e ninguém devia recusar um copo de água a ninguém. Qualquer beduíno se desviaria do caminho para atender a um sedento. Mas, para Jesus, ninguém de dispôs a mitigar Sua sede. Nem por isso a Fonte se secou.

Escreveu Ellen White: “As cisternas esvaziar-se-ão, os poços se hão de secar; nosso Redentor, porém, é uma fonte inesgotável. Podemos beber, e beber mais, e sempre encontraremos novo abastecimento.” E mais: “A divina graça que só Ele pode comunicar, é uma água viva, purificadora, refrigerante e revigoradora da alma” (ibid., p. 187). Por quê? Porque é Água da Fonte!

REFLEXÃO: “Os ribeiros de Deus são abundantes de água” (Sl 65:9).

Que DEUS abençoe a todos.

E Houve Luz

E Houve Luz

Disse Deus: “Haja luz.” E a luz apareceu. Gênesis 1:3, BV

Deus falou antes que a vida na Terra existisse e algo estupendo aconteceu. Esse mundo tão belo, que veio a existir, não passava de uma massa informe, um vazio imenso, um nada envolvido numa impenetrável noite.

Foi neste momento que a voz de Deus se fez ouvir pela primeira vez ao dar início à Sua maravilhosa obra da Criação. Posso imaginar que dessa vez não foi uma voz suave, mas uma voz poderosa, forte como o mais forte trovão e estrondeou pelos espaços longínquos: “Haja luz!” E tudo ficou claro. Assim, Deus separou a claridade da escuridão.

A luz brilhou por algumas horas, depois escureceu de novo. O dia era a luz; a noite era a escuridão. O dia e a noite juntos formaram o primeiro dia completo. Desde então, até hoje e pelo futuro afora, o tempo será identificado por uma sucessão de dias e noites, luz e trevas. Nossa existência vai caminhando dentro desses limites estabelecidos por Deus. Até quando? Não sabemos.

Nesta minha reflexão, desejo partilhar com você algumas lições sobre a luz. Esse foi o primeiro dos grandes atos de Deus na Criação. Se você me perguntar de onde ela se originou, posso apenas dizer: Deus disse “haja luz” e ela apareceu. Se Deus a fez logo no início é porque “no mundo que nos cerca não pode haver vida sem luz”, declarou Ellen White. Deus, que é vida, é a fonte da luz. Jesus a tomou por Seu emblema, quando disse: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8:12).

A luz é absolutamente pura. Alguém já viu uma luz suja, manchada ou encardida? A luz não se mistura com a impureza. Ela incide seus raios sobre os lugares mais imundos sem que a sua pureza fique comprometida. Ninguém é capaz de adulterar a natureza da luz. Ela é imune à contaminação. É assim com Jesus. Quando esteve na Terra, Ele foi tão puro quanto Deus no Céu. Ele entrou em contato com um mundo contaminado pelo pecado, mas esse não O contaminou.

A luz é agradável aos olhos. Sem luz não há beleza; sem a luz o Sol perderia o brilho e o arco-íris, o encanto. Assim como a luz do Sol comunica vida a este mundo, a luz do Sol da Justiça comunica vida eterna quando atinge os pecadores com os raios do Seu amor e misericórdia.

REFLEXÃO: “Se tiver de viver na escuridão, o Senhor mesmo será a minha luz” (Mq 7:8, BV).

Que DEUS abençoe a todos.

QUAL É A VONTADE DE DEUS PARA MIM?

QUAL É A VONTADE DE DEUS PARA MIM?

" Obviamente a vontade de Deus é de Deus.
Sim! A vontade Dele é Dele; e de mais ninguém.
Jesus disse que comia a vontade do Pai, que se alimentava dela.

Ora, se eu tenho muitas vontades e se as exerço de modo pessoal e incompartilhavel, que não dizer da vontade de Deus?

“Quem conheceu a mente do Senhor?”

Além disso, o que me separa de Deus em todos os sentidos possíveis é infinitamente mais do que o que separa de um organismo mono-celular.
Assim, Deus se revela às amebas como as amebas podem processar.
Ora, o mesmo Deus faz com os homens!
O problema é o surto humano. Sim! O homem crê que é “capaz de Deus”, e, sobretudo, de dizer aos outros humanos qual seja a vontade de Deus para o outro.
A vontade de Deus é uma só: que nos amemos uns aos outros!
Deus não tem planos profissionais para ninguém. Nem de qualquer outra natureza tópica. O plano de Deus, não importando onde eu esteja, é que eu ame e pratique o amor. O resto é insignificante!
É o que Paulo diz quando afirma: “… ainda que eu...” fale línguas de homens e anjos, ou profetize, ou saiba todas as ciências e adquira todas as sabedorias, ou me entregue às praticas de martírio ou de entrega social de todas as minhas produções aos demais homens necessitados, mas, “se não tiver amor, nada me aproveitará”; e mais: nada será vontade de Deus.
Paulo nunca discutiu nada disso. Sabia fazer tendas. Mas era chamado para pregar. Por isso, tendo dinheiro para entregar-se apenas à pregação, assim fazia. Mas se não tinha, então, fazia tendas, e, pregava nas horas possíveis.
Ou seja:
Paulo tratava tudo com simplicidade, pois, a vontade de Deus era amor, e, amor, cabe em qualquer oficina de tendas.
As pessoas perguntam, referindo-se aos detalhes da vida, como se eu ou qualquer outro ser ameba humano pudéssemos responder: Qual é a vontade de Deus para a minha vida?
Ora, eu posso responder, mas a resposta que tenho a dar não satisfaz as pessoas que querem saber a vontade de Deus como um guia afetivo e profissional das jornadas na Terra.
Então, não sei!… Afinal, nessas coisas, à semelhança de Paulo, apenas uso o bom senso para decidir, e nunca o faço como quem consulta um “guia de jornada”, mas apenas como uma decisão de agora, da circunstancia do existir; e isto, sempre, apenas conforme o espírito do Evangelho, que é amor.
A vontade de Deus são os Seus mandamentos, embora Jesus tenha nos dito que até os mandamentos, sem que sejam vividos em amor, são desagradáveis a Deus; pois, sem amor, todo mandamento não passa de presunção e arrogância.
A vontade de Deus é amor, alegria, paz, bondade, longanimidade, mansidão e domínio próprio!
Se você faz isso entregando o lixo, operando na mais rica clinica de neurocirurgia, ou se o faz pregando como um ensinador da Palavra, não importa; pois, a única coisa que importa para Deus é se você vive ou não o amor como o mandamento de seu ser.
O que Deus quer de mim? Onde quer que eu trabalhe? Com quer que eu case?
Ora, Jesus não respondeu tais perguntas a ninguém!
Quando Pedro quis saber… Jesus apenas disse: “Que te importa? Quanto a ti, vem e segue-me”.
Quanto mais a pessoa se dispõe a andar em amor e fé, sem buscar mais nada, tanto mais ela encontrará uma sintonia fina com Deus e com a vida, e, assim, sem que ela sinta, irá sendo posta no leito do rio de sua própria vida.
É claro que Deus tem a vontade que diz “não”. Mas essa é a não-vontade de Deus. É o que Deus não quer, pois, é o que Deus não é.
Deus não é mentira, nem engano, nem ódio, nem cobiça, nem traição, não injustiça, nem maldade, nem indiferença, nem descrença, nem altivez, nem orgulho, nem arrogância, nem vaidade, nem medo e nem frieza de ser.
Assim, a tais coisas Deus diz “não”, mas não como quem diz a Sua vontade, mas apenas aquilo que não é vontade Dele.
Portanto, a vontade de Deus não é “não”, mas “sim”, embora a maioria apenas pense na vontade de Deus como negação.
Ou seja:
Para tais pessoas Deus é Aquele que diz “Não”.
A proporção, todavia, continua idêntica à que foi estabelecida no Éden. Pode-se comer de tudo, e, apenas diz-se não a uma coisa: inventar a nossa vontade contra essa única coisa à qual Deus disse “não”.
Todas as árvores do Jardim são comestíveis, mas, continuamos discutindo a única arvore proibida, tamanha é a nossa fixação na transgressão como obsessão na vida.
Entretanto, a vontade de Deus é sim, e, para aqueles que desejam fazer a vontade de Deus, e não apenas discuti-la, Deus revela Sua vontade como fé e amor, e, nos diz que se assim vivermos provaremos tudo o que é bom, perfeito e agradável, não porque a vida deixe de doer, mas apenas porque o pagamento do amor transcende a toda dor.
A vontade de Deus é que eu desista das coisas de menino nesta vida e abrace as coisas de um homem segundo Deus.
Agora, se você vai trocar de casa, de carro, de mulher, de emprego, de cidade, de país, de nome — sinceramente, é melhor consultar um bruxo, uma feiticeira ou um profeta que aceite pagamento para contar tal historinha.
Você pergunta a Jesus:
Senhor, qual é a Tua vontade para mim?
Ele responde:
É a mesma para todos os homens. Sim! Que você ame e pratique o amor, pois, sem amor, nada será vontade de Deus para você, ainda que você distribua todos os seus bens aos pobres e entregue o seu corpo para ser queimado em martírio de dignidade pela consciência e pela liberdade.
Dá pra entender ou é difícil demais?
Que tal a gente parar de brincar de vontade de Deus? Vamos?
Chega; não é gente?
Nele, que é a vontade de Deus para o homem."
Que DEUS abençoe a todos.

Tu És Galileu!

Tu És Galileu!

Pouco depois, os que ali estavam disseram a Pedro: Verdadeiramente, és um deles, porque também, Tu és galileu. Marcos 14:70

O verso devocional desta manhã fala da nossa identidade como cristãos. Como somos conhecidos?

Certa vez, visitei um crente, membro da alta sociedade local, que havia recentemente aceitado a Jesus. Durante a conversa, que girava em torno da sua conversão, ele disse: “Pastor, quando eu era descrente, fazia parte daqueles que riam e debochavam dos crentes que, às vezes, passavam por nós levando a Bíblia debaixo do braço, ao irem para a igreja. Hoje, eu e minha família somos cristãos. Agora, sou eu que vou à minha igreja levando a Bíblia e o hinário na mão ou debaixo do braço, e pouco me importa o que as pessoas dizem ou pensam de mim. Realmente, o que importa é que nos sentimos bem e felizes.” Se fosse nos dias de Cristo, alguém poderia dizer a esse homem: “Você é um galileu!” E ele poderia responder: “Sim, um discípulo de Cristo!”

Em contrapartida, noutra ocasião, conversando com outro cristão que havia se afastado da igreja, fiquei sabendo que, por longo tempo, ele seguiu pelos caminhos do pecado, dando asas a caprichos errantes e a divagações absurdas, subindo escarpadas perigosas, ao sabor de sua indiferença espiritual. Era um “galileu” negando o Mestre. Então, ele me revelou: “Certa noite, numa danceteria, um indivíduo que fazia muito tempo que eu não o via e que jamais pensava encontrá-lo naquele ambiente, aproximou-se de mim, dizendo: ‘Mas..., você por aqui? Escuta, você não é adventista?’ (Em outras palavras, “você não é galileu?”) E completou: “Pastor, eu me senti um Pedro negando a Jesus, e Jesus olhando para mim... Caí em mim e chorei... Saí dali disposto a voltar para a igreja... Deus não Se cansou de mim, nem mesmo quando minhas covardias aviltantes tiravam toda a dignidade de minha vida!”

Sim, esse nosso querido irmão voltou. Voltou como Pedro, um “galileu” arrependido e transformado. Mesmo que alguém tenha negado seu Mestre em algum momento da vida, e esteja envergonhado pelo que fez, a marca divina ainda está nele, sendo impossível escapar do amor de Jesus e do Seu olhar de misericórdia e perdão. Você é “galileu” e eu também!

REFLEXÃO: “Ou desprezas a riqueza da Sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Rm 2:4).

Que DEUS abenço a todos.

O Semblante de Jesus

O Semblante de Jesus

Deus [...] nos fez compreender que é o brilho da Sua glória que se vê no rosto de Jesus Cristo. 2 Coríntios 4:6, BV

É no rosto que se lê toda a escala dos sentimentos humanos. No semblante pode transparecer desde a indiferença até à paixão fulminante, do amor ao ódio. Num leve movimento de sobrancelha pode-se perceber o que vai no interior da pessoa.

No entanto, o que vemos em Jesus? O que nos transmite a expressão acolhedora do Seu rosto? Não seria, com certeza, a glória do próprio Deus?

Quem, porventura, poderá esquecer o semblante de Jesus ao ter uma criança em Seus braços? (Mc 10:16). Olhemos para a expressão do Seu rosto quando Ele, com Sua harmoniosa voz, chamou Talita de volta à vida! (Mc 5:41). Também podemos visualizar a alegria estampada em Sua face quando a samaritana testemunhou dEle e voltou da cidade trazendo muitas outras pessoas para ouvir as palavras do Mestre! (Jo 4:28-30). E o que dizer da expressão do Seu semblante quando, manietado, virou-Se para Pedro com olhar de amor e compaixão, após ter sido por ele traído?

Mas esse rosto foi desfigurado. Isaías profetizou: “Como pasmaram muitos à vista dEle (pois o Seu aspecto estava mui desfigurado)” em vez de radioso e triunfante, ao verem o Messias maltratado. Na sua profecia, Isaías continuou descrevendo os Seus sofrimentos físicos e morais, que têm arrancado lágrimas de muitos olhos. “E nós O reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido” (Is 52:14; 53:4).

Observemos, detalhadamente, o semblante desfigurado de Jesus lá no Calvário. Apesar de triste, fala de esperança. Aquele rosto, que Ele mostrou no dia da Sua aflição, ali na cruz, era “como o Sol quando na sua força resplandece” (Ap 1:16). O eterno passar do tempo jamais apagará a glória de Deus no rosto de Jesus, quando proferiu o brado da vitória: “Está consumado!”

Agora, vamos imaginar o rosto de Jesus por ocasião da ressurreição, da ascensão, da chegada ao Céu e da Sua entronização. Um dia, veremos Jesus face a face! Veremos Seu lindo rosto quando Ele voltar em glória e quando Ele abrir os portais da Nova Jerusalém para a entrada dos remidos. Então, Ele “verá o fruto do penoso trabalho de Sua alma e ficará satisfeito” (Is 53:11), e o Seu rosto brilhará de felicidade, porque Ele reconciliou, salvou e glorificou Sua Igreja.

REFLEXÃO: “Naquele dia, o Renovo do Senhor será de beleza e de glória; e o fruto da terra, orgulho e adorno para os [...] que forem salvos” (Is 4:2).

Que DEUS abençoe a todos.

As Minhas Algemas

As Minhas Algemas

Lembrai-vos das minhas algemas. Colossenses 4:18

Paulo escreveu a epístola aos colossenses durante seu primeiro período de prisão em Roma. Ao concluí-la, tomou a pena da mão do escrevente e de seu próprio punho escreveu as saudações finais, acrescentando: “Lembrai-vos das minhas algemas”. Por que os colossenses deveriam lembrar-se de suas algemas?

1. Porque as algemas de Paulo lembravam sua fidelidade a Jesus. Ele jamais trairia Aquele que o chamou (Cl 1:24, 25).
2. Porque as algemas de Paulo falavam de renúncia e sacrifício. Ele jamais trocaria aquelas algemas por liberdade passageira, prestígio e riqueza. Tudo isso já havia renunciado, após seu encontro com Jesus na estrada de Damasco (At 9:3-8, 16).
3. Porque as algemas de Paulo falavam de seu amor pelos pecadores. “Tudo suporto”, declarou, “por amor dos eleitos para que também eles obtenham a salvação” (2Tm 2:10).
4. Porque as algemas de Paulo falavam do seu amor ao seu Salvador, “o amor de Cristo nos constrange”, disse ele (2Co 5:14).

Um jovem japonês que tinha ao seu lado um amigo cristão, narrou-lhe um fato que ocorreu por ocasião da guerra Russo-Japonesa.

Em algum momento da ofensiva, os soldados japoneses se depararam com uma cerca de arame farpado, colocada ali pelos soldados russos, para dificultar o avanço das tropas inimigas. Diante daquele obstáculo, o comandante, num apelo dramático, convocou voluntários para remover aquela cerca, dizendo-lhes: “Esta é uma chamada de morte... Vocês não levarão consigo fuzis, apenas tesouras. É possível que, quando estiverem removendo o obstáculo, a metralha do inimigo os dizime... Mas tenham a certeza de que os exércitos japoneses passarão por cima dos seus cadáveres para a vitória.” Então, fez o apelo: “Todos aqueles que amam seu imperador, que estão dispostos ao sacrifício, dêem um passo à frente.” Emocionado, o moço disse-lhe: “Todos os soldados deram um passo à frente”.

Concluindo a narrativa, aquele jovem japonês olhou para seu amigo cristão e fez esta tocante declaração: “Se vocês, cristãos, amassem seu Comandante Jesus Cristo como amamos nosso imperador, há muito que já teriam ganho o mundo para Ele”.

Concluindo essa meditação, rogo a Deus que ela nos motive a uma dedicação mais completa de nossa vida e talentos ao serviço do nosso Comandante Jesus. Amém!

REFLEXÃO: “Ai de mim se não pregar o Evangelho” (1Co 9:16).

Que DEUS abençoe a todos.

Deus Busca, Não Importa Onde – 1

Deus Busca, Não Importa Onde – 1

Assim diz o Senhor Deus: Eis que Eu mesmo procurarei as Minhas ovelhas e as buscarei. Ezequiel 34:11

Foi na década de 50, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que Carlos Rodolfo Wallauer e sua família tiveram os primeiros contatos com a Igreja. Primeiro, assistindo a algumas conferências do pastor e, depois, pela leitura de livro chamado O Grande Conflito.

Anos se passaram e a sua esposa Wilma e os filhos Dulci, Lecy e Eloy aceitaram a DEUS em uma pregação. Carlos, porém, não a aceitou e até se opôs aos que foram batizados.

Tempos depois, Wilma, a esposa, veio a falecer e ele, talvez desgostoso, resolveu deixar o Rio Grande do Sul, mudando-se para Mato Grosso, na região do rio das Mortes, afluente do rio Araguaia, fixando-se às margens do lago das Tabocas, onde adquiriu terras e passou a criar gado. Construiu uma casa simples e rústica e ali passou a viver e trabalhar.

Entretanto, verificou ser muito difícil viver em meio àquela solidão e resolveu fazer uma viagem ao Rio Grande do Sul. Naquela ocasião conheceu uma excelente senhora que se chamava Margarida, com quem veio a se casar. Em companhia de sua nova esposa, voltou para o Mato Grosso, e ambos passaram a viver a vida simples do sertão, junto ao verde, às águas, aos animais, às aves e ao gado de sua fazenda.

E foi ali, em meio ao sossego da natureza, mais perto de Deus que, à semelhança de Moisés, no deserto de Horebe, Carlos passou a pensar mais seriamente na sua vida espiritual. Por certo, lembrou-se do exemplo da antiga esposa e o exemplo das filhas. Pensou no filho caçula, o Eloy, que foi professor em um colégio Cristão e pastor na cidade de Jaú, interior de São Paulo. Ele faleceu num acidente de lambreta. Somando-se a tudo isso, marcava-lhe a impressão que a leitura do livro O Grande Conflito deixara em sua mente.

Não mais podendo resistir aos apelos do Espírito Santo, Carlos Rodolfo Wallauer e a esposa Margarida tomaram a decisão de entregar o coração a Jesus e receber o batismo tão logo fosse possível. Certamente, os invisíveis anjos celestiais testemunharam a decisão desses dois filhos de Deus.

O Senhor estava procurando e buscando aquelas Suas ovelhas e as encontrou naquele lugar distante, no interior da selva, às margens do lago das Tabocas, no Mato Grosso.

REFLEXÃO: “Como o pastor busca o seu rebanho [...] assim buscarei as Minhas ovelhas” (Ez 34:12).

Que DEUS abençoe a todos.

O “Viajante” Ameaçado

O “Viajante” Ameaçado

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Mateus 5:10

Nos altos dos Andes Venezuelanos está situada a pequena aldeia El Cobre, onde, num pequeno cemitério rodeado por singelas muralhas brancas, descansam os restos mortais daquele que em vida foi considerado “o melhor colportor do mundo”, Rafael López Miranda, um missionário pregador que vendia livros religiosos e era, na região, conhecido como “Viajante”.

Rafael López Miranda foi covardemente assassinado por bandidos contratados supostamente por um líder religioso de San Cristóbal que não tolerava a presença do “Viajante” naquelas cercanias, distribuindo literatura cristã, especialmente o livro O Grande Conflito.

Logo ao chegar a San Cristóbal, Rafael López passou a experimentar o amargo fel da intolerância promovido pelo pároco local. Poucos dias após ter começado seu trabalho, “Viajante” foi intimado a responder pelo crime de distribuir “literatura imoral” entre os habitantes da localidade, segundo a acusação do religioso. O juiz, porém, o declarou inocente. Quando ia saindo do tribunal, o religioso, não satisfeito e descontrolado em seu ódio, aproximou-se de Rafael e sussurrou em seus ouvidos: “Do tribunal você se livrou, mas não vai se livrar das minhas mãos.”

Semanas depois, Rafael López deixou essa cidade com a alegria de ter cumprido seu dever como mensageiro de Deus, tendo deixado muitos livros entre o povo e evangelizado a dona da pensão em que se hospedara.

No dia seguinte, chegou a Tovar. Ali estava o tal religioso, outra vez, para dificultar seu trabalho, como em San Cristóbal.
Certo dia, Rafael foi a um restaurante, dirigiu-se a uma das mesas, assentou-se e pediu ao moço que servisse um prato com ovos, pão de milho e feijão verde frito. Em seguida, o rapaz voltou com o prato solicitado, colocando-o diante do “Viajante”. O moço, muito inquieto, passou a observá-lo. Quando López abaixou a cabeça para orar, o rapaz tirou rapidamente o prato e se foi. Num instante, voltou com outro prato e disse-lhe: “Perdão, senhor. É que... (o rapaz olhou ao redor e continuou em voz baixa) ... me pagaram para colocar veneno em sua comida. Mas, quando o vi rezando com tanto fervor, fiquei aterrorizado e tirei o prato.”

Numa carta dirigida ao coordenador regional da colportagem, ele escreveu: “Sigo para outro lugarejo de fanáticos preparados pelo religioso de San Cristóbal. Já sei que tenho que batalhar [...] mas não posso deixar o campo para Satanás, pois ele iria rir gostosamente.”

REFLEXÃO: “Irei [...] se perecer, pereci” (Et 4:16).

Que DEUS abençoe a todos.

A Morte do “Viajante”

A Morte do “Viajante”

Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10

Seguiremos o missionário “Viajante”, mas não por muito tempo. Após ter saído de Tovar, onde escapou de ser envenenado, Rafael escreveu o seguinte em uma de suas cartas: “Já estou em Táchira com a artilharia cristã” (a artilharia, a que ele se referia, eram os livros que vendia com destaque para O Grande Conflito).

Ele voltou a San Cristóbal para visitar um amigo comerciante, em cuja casa alguns convidados o aguardavam para ouvi-lo. Seu espírito se enchia de alegria ao ver a fome daquelas pessoas pela Palavra de Deus.

Era madrugada de 14 de maio de 1922, ali pelas cinco, quando Rafael carregou seu animal para a viagem. Antes, porém, Rafael, a dona da pensão e mais alguns crentes se ajoelharam. Rafael sentiu-se transportado ao Céu, ao invocar a presença do Todo-poderoso. A dona da pensão disse nunca ter ouvido uma oração tão comovente e tão fervorosa como aquela.

Ele saiu de San Cristóbal e passou a noite seguinte em La Raya. Na madrugada seguinte, continuou viagem em direção de La Grita. Eram 7h30 da manhã, quando Rafael resolveu parar perto de um riacho para tomar o desjejum. O que ele não sabia era que bandidos estavam ali de tocaia, esperando por ele. Comeu pães de milho com queijo e manteve o livro O Grande Conflito aberto ao lado, talvez para ler alguns parágrafos. De repente, o livro caiu de suas mãos; elas pareciam congeladas e ele sentiu uma contração dolorosa. Rafael fora atingido pelos projéteis de uma arma de fogo, caindo sobre o solo úmido e pedregoso. Era 15 de maio. Rafael López Miranda, o “Viajante”, estava morto! (Essas últimas informações foram dadas por um dos bandidos presos).

Alguns sitiantes da redondeza ouviram os tiros e correram para ver o que havia acontecido. Um deles, por nome Bernardo Roa, reconheceu o cadáver e exclamou: “É o Viajante!” Então, levaram seu corpo até o cemitério de El Cobre, o povoado mais próximo.

A notícia já havia chegado à aldeia. O corpo de Rafael foi deixado aos cuidados do encarregado do cemitério, e Roa e seus companheiros foram avisar à polícia sobre o ocorrido. Antes de regressarem, o religioso já havia determinado ao encarregado que não sepultasse o “herege” dentro do cemitério. Então, quando chegaram, Pitalúa, o encarregado do cemitério, já estava cavando uma cova do lado de fora e nela o “Viajante” foi sepultado.

REFLEXÃO: “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos Seus santos” (Sl 116:15)

Que DEUS abençoe a todos.

Escrito no Livro da Vida

Escrito no Livro da Vida

Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor: Sim, diz o Espírito, para que descansem de suas fadigas, pois a suas obras os acompanham. Apocalipse 14:13

Ali em El Cobre, pequena aldeia dos Andes Venezuelanos, está a sepultura de um dos mártires das Missões Evangelisticas. Sua coragem e heroísmo na propagação do evangelho eterno deixaram suas marcas e abençoados resultados.

Sobre a lápide da tumba modesta está um livro aberto com as seguintes palavras: “Escrito está no livro da vida.” E logo abaixo: “Em memória de Rafael López Miranda de Porto Rico; morreu em 15 de maio de 1922.”

Pelos olhos da imaginação, posso ver anjos celestes se revezando ao velar a sepultura desse servo de Deus até o dia da ressurreição. Ele é mais um dos salvos que desejo conhecer no Céu.

Agora descrevo um fato pitoresco. Em 1962, houve uma grande enchente que fez transbordar o rio que passa junto do cemitério. A violência das águas derrubou os muros do cemitério e vários túmulos foram totalmente devastados. Com a mesma fúria, as águas passaram sobre a sepultura de Rafael López, mas foi como se nada tivesse acontecido. Logo correu a notícia de que a tumba do “Viajante” havia ficado intacta. Então, por insistência dos moradores da cidade, o padre da aldeia determinou que, ao serem reconstruídos os muros, contornassem a tumba do “Viajante”, para que ela ficasse dentro do cemitério.

Onze dias depois da morte de Rafael López, prenderam dois dos assassinos. Pela confissão desses bandidos, soube-se que o assassinato havia sido tramado em San Cristóbal e que o principal instigador havia sido o religioso que o ameaçara à saída do tribunal.

Sobre os outros dois criminosos correm algumas histórias. Alguns afirmam que um deles fugiu para o Chile e, em seguida, para a Argentina, onde viveu até o fim da sua vida, após ter-se convertido ao cristianismo pela leitura de O Grande Conflito.

Neste tempo, próximo ao fim do mundo, é possível que Deus não nos chame para ser mártires. Mas, certamente, Ele espera que também divulguemos o evangelho para que outras pessoas alcancem em Cristo a salvação. Esse tem sido o propósito dos corajosos colportores.

REFLEXÃO: “O justo, ainda morrendo, tem esperança” (Pv 14:32).

Que DEUS abençoe a todos.

Educação Cristã, Patrimônio da Igreja

Educação Cristã, Patrimônio da Igreja

O Senhor dá a sabedoria, e da Sua boca vem a inteligência e o entendimento. Provérbios 2:6

Sabedoria é algo que se adquire. A educação cristã é a oportunidade que Deus nos dá para adquirirmos sabedoria e conhecimento a fim de vivermos de maneira mais compatível com os dias atuais e, ao mesmo tempo, para servirmos melhor a Deus e à Sua Igreja.

Posso dizer que sou fruto da visão que meus pais tiveram do valor da educação cristã. Ao se tornarem cristãos, ampliou-se a visão deles, quanto à educação dos filhos.

Visto que morávamos na fazenda, meus pais solicitaram à sede da Missão evangelista o envio de uma professora para atender os próprios filhos, os filhos dos colonos e também dos amigos e vizinhos.

Tudo era muito simples. A princípio, durante a semana, a sala da casa em que morava a professora servia de sala de aulas e, nos finais de semana, era usada para as reuniões infantis da igreja.

Foi nessa escola que tive o privilégio de cursar o antigo primário, no qual professores cristãos nos ensinavam, além das matérias curriculares, a conhecer e amar Jesus. As histórias contadas por aqueles professores fizeram marcas indeléveis em minha mente que, ao seu tempo, me ajudaram a fazer escolhas sábias e decisões acertadas. Ali, tomei minha decisão para o batismo. Eu tinha apenas doze anos de idade, mas já sabia o que o batismo significava para mim.

Outros crentes se mudaram para lá por causa da escola. O trabalho cresceu e a luz do evangelho começou a brilhar em toda aquela região.

Meu pai, construiu numa área de terra doada para a Missão um pequeno colégio com salas de aulas, dormitórios, cozinha e refeitório. Ele funcionou durante alguns anos. Como as acomodações foram se tornando pequenas para um internato, o colégio foi transformado num lar para crianças. Ali, hoje, com instalações modernas e confortáveis, funciona uma igreja rural e um centro de treinamento.

Com esta narrativa, meu objetivo é mostrar o valor e os resultados da educação cristã. Valeu a pena!

REFLEXÃO: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Pv 22:6).

Que DEUS abençoe a todos.

Ciro, o Ungido de Deus

Ciro, o Ungido de Deus

Assim diz o Senhor ao Seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita. Isaías 45:1

Quero ter a oportunidade de conhecer Ciro no Céu, esse homem de quem Deus disse: “Ele é Meu pastor e cumprirá tudo o que Me apraz” (Is 44:28). Para alguns historiadores e estudiosos da Bíblia “Ciro sempre disse e fez o que era correto.”

Deus o chamou de “Meu pastor” e o identificou como “o Seu ungido”, a quem “tomo pela mão direita”. A “mão direita” significava segurança, lugar de privilégio e destaque. Tomar pela mão direita era uma deferência especial da parte de Deus para com Ciro, Seu servo. Não fosse a mão guiadora de Deus, e Ciro jamais teria chegado aonde chegou. Com a morte de Dario, dois anos depois da conquista de Babilônia, Ciro o sucedeu no trono, tornando-se governante do vasto Império Medo-Persa, como “Ciro, o Grande – Rei das Nações”. Ciro, com sincera gratidão no coração, numa proclamação escrita e enviada a “todo o seu reino”, reconheceu que “o Senhor Deus dos Céus me deu todos os reinos da Terra”.

Deus é que lhe havia dado o nome e o sobrenome, que o havia escolhido, que o ungira e que mais de um século antes do seu nascimento o havia separado para um propósito específico: ele conquistaria Babilônia, libertaria os hebreus do cativeiro e os ajudaria a restaurar o templo do Senhor.

Quando jovem, Ciro era correto na sua maneira de viver. Entre várias coisas, era abstêmio. Certo dia, ele foi visitar o avô, que era rei da Média. Pediu-lhe, então, para trabalhar no palácio como copeiro-mor do rei. O rei-avô apreciou o trabalho do seu neto Ciro, mas observou que ele deixara de provar o vinho que lhe era servido, como todo copeiro de confiança devia fazer e que era parte do cerimonial real.

Ciro, que omitira o procedimento propositadamente, disse ao rei, seu avô, que não experimentou o vinho porque ele acreditava que vinho continha veneno e ele não queria se arriscar. Então, o rei perguntou por que ele pensava assim. Ciro, respondeu: “Alguns dias atrás, observei que o rei, meu avô, bebeu muito vinho, e depois se tornou ridículo no seu comportamento e em suas palavras. Para mim, toda bebida que produz esse efeito deve conter veneno. Eu não gostaria de servir bebida venenosa para ninguém, muito menos para o rei, meu avô.”

Deus conhecia as virtudes de Ciro, mais de cem anos antes do seu nascimento, por isso o escolheu para dele declarar: “Meu pastor”.

REFLEXÃO: “Eu, na Minha justiça, suscitei a Ciro e todos os seus caminhos endireitarei” (Is 45:13).

Que DEUS abençoe a todos.

Subir a Escada

Subir a Escada

[Jacó] sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Gênesis 28:12

Durante minha vida, tenho subido muitas escadas. Entre elas, uma se destacou pela singularidade. Ao escalar o monte Sinai, estávamos num grupo de nove pessoas, entre elas, minha esposa. Parte da escalada, fizemos pelos últimos oitocentos largos e sólidos degraus de pedras rústicas que restam dos três mil e oitocentos que fazem parte de um dos dois caminhos que dão acesso ao topo do monte sagrado. Foi penosa a ascensão. Nas derradeiras dezenas de metros, cada passo era um esforço. Finalmente, atingimos o cume do Sinai!

A Bíblia fala de uma escada que Jacó viu em sonho. Ela significou proteção e esperança para alguém que estava se sentindo desamparado e solitário em meio a um deserto aterrador, porque “perto dele estava o Senhor” (Gn 28:13). A visão da escada de Jacó é rica de ensinamentos animadores para aqueles que estão desanimados e inseguros na vida cristã. Ela fala que Deus não desampara aqueles que, à semelhança de Jacó, estão em busca da vitória.

Subir uma escada pode exemplificar a experiência de quem precisa cultivar bons hábitos. Subir a escada de um estilo de vida saudável demanda esforço e força de vontade, mas compensa. O primeiro degrau é o degrau de nossa determinação. Os demais degraus falam de renúncias, que é uma experiência diária. Esse é um processo demorado. Pode durar a vida toda. São muitos os degraus de renúncias.

Nessa escalada, contamos com a ajuda do Espírito Santo. À medida que subimos, muitos degraus vão ficando para trás: são os degraus de nossos maus hábitos. A subida é cansativa. Às vezes vem o desânimo e somos tentados a voltar. Descer é mais fácil. Não exige nenhum esforço e Satanás está ali para nos dar um empurrão para baixo e nos fazer perder o equilíbrio da temperança cristã. Mas o Espírito Santo nos dá a mão e continuamos a escalada. Anjos de Deus estão subindo e descendo por essa escada para nos fortalecer. Com fé renovada e com a ajuda do Espírito Santo, finalmente, chegaremos ao topo da escada e pisaremos o último degrau, o degrau da vitória. Os méritos são todos de Cristo! Ali estará Jesus para nos receber porque temos sido vencedores com Ele.

A escada de Jacó representa Jesus Cristo ligando “o homem em sua fraqueza e desamparo, à fonte do poder infinito” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 184).

REFLEXÃO: “Permitirei que cada um que vencer se sente ao Meu lado no Meu trono” (Ap 3:21, BV).

Que DEUS abençoe a todos.

Leve a Cristo Suas Mágoas

Leve a Cristo Suas Mágoas

As contendas, as palavras ásperas e a antipatia pelos outros não devem ter lugar na vida de vocês. Em vez disso, sejam bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-se mutuamente, tal como Deus os perdoou por vocês pertencerem a Cristo. Efésios 4:31, 32, BV

Fiquei profundamente magoada com certa pessoa que procurou prejudicar-me no trabalho, a ponto de afetar minha saúde física e emocional.

Ao lavar a louça do almoço, num determinado dia, ainda com muita mágoa no coração, de repente, passou pela minha cabeça a pergunta: Essa mágoa vem Deus ou do diabo? Por certo, não vem de Deus. Ali mesmo, como estava, orei pedindo a Ele que tirasse aquele sentimento de dentro de mim. Foi assim que todo aquele ressentimento que me magoava e feria desapareceu como se tivesse escoado pelo ralo da pia. Senti alívio e paz. Deus me ajudou a perdoar!

Há algo, porém, muito difícil de a gente fazer que é perdoar a nós mesmos. Em certo sentido, é mais fácil perdoar os outros. Deus pode nos ter perdoado, mas continuamos carregando o peso de uma consciência atribulada. É o mesmo que pedir a Deus que carregue nossa carga, mas, ao mesmo tempo, queremos dar uma “mãozinha” para ajudá-Lo, segurando numa das pontas.

Ouvi de um evangelista a história de uma senhora que lutava constantemente com um sentimento de culpa. Não mais suportando aquela situação, ela buscou ajuda e conselho do pastor. Contou que havia cometido um grave pecado alguns anos antes e o marido nada sabia. Ela já havia pedido perdão a Deus, mas, assim mesmo, não tinha paz interior.

O pastor, então, lhe disse: “A senhora disse que já confessou seu pecado a Deus e pediu-Lhe perdão, não é verdade?” Ela respondeu que sim e que fazia isso todos os dias. “Ó, minha senhora”, disse-lhe o pastor, “só um Deus amoroso poderia suportar isso! Na primeira vez que a senhora Lhe pediu perdão, Ele já a perdoou. Não só a perdoou, mas esqueceu o seu pecado. Agora, só falta a senhora perdoar a si mesma.”

É Satanás quem nos induz a continuar carregando o peso da culpa, para nos fazer desanimar e desistir. A toda pessoa sobrevém alguma crise no decorrer da vida. Mas, para cada crise, Deus tem uma solução. A tendência humana é afligir-se quando sobrevêm provações. Levemos a Cristo todas as mágoas, decepções e pecados. “Ele as muda todas em prazer!” – EGS

REFLEXÃO: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça!” (1Jo 1:9).

Que Deus abençoe a todos.

Agora é o Tempo

Agora é o Tempo

Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará. Daniel 12:4

O capítulo 12 de Daniel nos revela que estamos no limiar da eternidade. Ele aponta para o período da História anterior à segunda vinda de Cristo. Este é o tempo em que as cortinas da história do nosso planeta serão fechadas, e Deus fará o acerto de contas com a humanidade.

Agora é o tempo! O agora de Deus é diferente do agora do homem. O agora de Deus é o agora do amor, da paciência e da longanimidade. Não o agora imediato, do momento, do agora segundo os critérios humanos, mas um agora que significa um período suficiente para que todos tenham a oportunidade de se prepararem para o encontro com o Senhor. A verdade, porém, é que, em algum momento desse espaço de tempo, que é o agora de Deus, Jesus voltará.

Agora é o tempo em que o povo de Deus deveria atender ao chamado para um verdadeiro e genuíno arrependimento e ao abandono de todas as formas de pecado. Se existe ainda algum pecado não confessado, escondido em nosso coração, estamos novamente crucificando o Senhor Jesus na cruz da nossa indiferença e ingratidão. Portanto, agora é o tempo de um sincero arrependimento.

Agora é o tempo de tomar novas decisões por Cristo. Jesus deve ser levado em conta em todas as atividades de nossa vida: nas recreações, nas leituras, nas companhias que escolhemos, nas músicas que ouvimos, nos ambientes que freqüentamos, no namoro, no casamento, nos passeios, nos programas de televisão que assistimos, ao “navegarmos” pela internet, na faculdade, no trabalho; enfim, tudo o que fazemos deve ser feito à luz dessa relação com Cristo.

Agora é o tempo de renovarmos o hábito da leitura e estudo da Bíblia. Agora é o tempo para orações fervorosas e sinceras!

Agora é o tempo de tornar nosso lar um lugar de louvor a Deus, onde possamos oferecer diariamente a Ele a vida, por meio de orações, sinceridade e pureza de coração. Isso está ao seu e ao meu alcance. Agora é o tempo de não perdermos tempo!

REFLEXÃO: “O fim do mundo chegará logo. Portanto, sejam homens de oração, fervorosos e diligentes” (1Pe 4:7, BV).

Que DEUS abençoe a todos.

Uma Religião Moderada

Uma Religião Moderada

Eu o conheço bem – você nem é quente nem frio; Eu desejaria que você fosse ou uma coisa ou outra! Porém, já que você é meramente morno, Eu o cuspirei para fora da Minha boca! Apocalipse 3:15, 16, BV

Na região que pertence à Turquia moderna, conheci as ruínas de Laodicéia, quando a visitei em 1975, juntamente com as outras seis igrejas da Ásia Menor, mencionadas no Apocalipse.

Nos dias bíblicos, era uma cidade próspera e rica, “de nada precisando”. Sua riqueza tornou os laodiceanos cristãos acomodados, nem frios nem quentes, mas mornos, talvez numa alusão às águas termais que brotavam e continuam a brotar próximo da cidade bíblica de Hierápolis, hoje Pamukale. Ao visitar aquele local, toquei aquelas águas cálidas e senti na mão a sua mornidão confortável.

Satanás deseja, mais que ninguém, que a nossa igreja seja moderada, amena, com calor espiritual pouco intenso, que se mantenha nos limites do conveniente, indefinida, nem bem isso e nem bem aquilo. Isso é o suficiente para ele alcançar seus objetivos.

C. S. Lewis, escritor inglês, descreve um demônio já idoso dando conselhos e orientações a um demônio novato e pouco experiente na arte de enganar e seduzir uma pessoa. Ao demônio calouro, ele deu o seguinte conselho: “Fale a essa pessoa sobre moderação em todas as coisas, inclusive na sua religião. Diga-lhe para ir com calma. Se você conseguir fazer com que ela considere a religião muito boa até certo ponto, pode ficar tranqüilo quanto ao perigo de salvação dessa pessoa. Uma religião moderada, indefinida e sem compromissos é tão boa para nós como nenhuma religião”

Às vezes, queremos facilitar a vida cristã, amaciar o caminho e desconhecer nossas lutas, provações e deveres como cristãos. Satanás quer nos sugerir um cristianismo mais fácil, moderado e sem responsabilidades; um cristianismo romântico, vazio, social; um cristianismo que mais se acomode ao nosso modo de pensar que ao de Deus.

A religião de Cristo não é uma religião de conveniências. Não nos iludamos: a jornada cristã não é tão fácil assim como muitos a julgam. Não devemos querer torná-la diferente.

O verso para reflexão abaixo nos sugere que a caminhada cristã é como uma roseira: espinhos no seu caule, mas lindas rosas, com agradável perfume, nas pontas de seus galhos.

REFLEXÃO: “Tenho-vos dito isso, para que em Mim tenhais paz [rosas]; no mundo tereis aflições [espinhos], mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo [rosas]” (Jo 16:33)

Que DEUS abençoe a todos.

O Inverso das Coisas

O Inverso das Coisas

Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo. Isaías 5:20

Em outras palavras, o verso acima quer dizer: “Ai” dos que, com segundas intenções, invertem os objetivos corretos das coisas. “Quanto maior é o bem, maior o mal que da sua inversão procede”, conceituou Ruy Barbosa. Sobre isso, assim se expressou o general Carlos M. Matos, conselheiro da Escola Superior de Guerra: “O extraordinário avanço tecnológico traz consigo, quase sempre, um desvio perverso. Todo novo invento, junto de seu aspecto de benefício para a existência humana, traz também um descaminho.”

Um exemplo marcante e triste desses desvios é o que acontece com os recursos da informática. Ela proporciona muitas facilidades, mas também tem seu lado perverso, que é explorado por indivíduos de má índole. Eles ameaçam a segurança das nações, prejudicam empresas, cometem crimes, roubam contas bancárias e maculam a reputação de pessoas de bem.

Através de astutos agentes humanos, Satanás tem procurado deturpar todas as coisas que Deus tem propiciado para facilitar a vida das pessoas e colaborar com a pregação do evangelho eterno a todo o mundo. Apenas alguns exemplos: A energia atômica, que deveria ser exclusivamente para benefício da humanidade, tem sido usada como um dos mais poderosos meios de destruição em massa. O avião, que foi inventado para dar mais rapidez à locomoção do ser humano, está sendo usado como um dos meios mais sofisticados para ceifar vidas humanas. A televisão, que poderia ser uma força poderosa para educar a juventude e as pessoas em geral, tem sido usada como um tremendo veículo contra a moral e os valores da família, estimulando a traição, desonestidade, mentira, corrupção e violência.

Não podemos mudar o real objetivo das coisas, sem correr riscos. Não comer do fruto da “árvore da ciência, do bem e do mal” era vida; o mesmo fruto, porém, usado ao contrário das prescrições divinas, acarretou morte. Mesmo as coisas boas, usadas indevidamente, podem acarretar conseqüências desastrosas.

Sejamos cuidadosos para não inverter o real sentido das coisas estabelecidas por Deus. Podemos com isso prejudicar alguém.

REFLEXÃO: “Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido” (Pv 10:9).

Que DEUS abençoe a todos.

A Mentira

A Mentira

A mentira tem pernas curtas! A testemunha falsa será castigada, e o mentiroso não escapará. Provérbios 19:5, BV

Alguém mentiu! O estrago está feito: pessoas amarguradas, reputações aviltadas e corações feridos! Outros, em contrapartida, ficam felizes e satisfeitos pelo mal que causaram.

A mentira é uma das práticas mais comuns em nossos dias. Nenhum crime de corrupção seria possível se não houvesse mentira. Aliás, o pecado arruinou nosso mundo porque Satanás proferiu uma mentira lá no Jardim do Éden.

Uma senhora, membro de uma igreja, espalhou boatos a respeito de um senhor da mesma igreja. Quando o fato chegou ao conhecimento dele, os comentários já iam longe, bem longe. Então, ele chamou aquela senhora para uma conversa e, finalmente, ela reconheceu o erro. Arrependida, confessou o mal que havia feito e pediu perdão.

A pessoa ofendida lhe pediu uma só coisa a título de reparação: ela devia pegar um travesseiro de penas, subir o morro que havia nas imediações, num dia de bastante vento, rasgar o travesseiro e deixar as penas se espalharem ao vento. O resultado foi o que se podia esperar. O vento levou aquelas penas a uma grande distância, que podiam ser vistas por todos os cantos. – Agora, a senhora tente recolher todas as penas espalhadas e recolocá-las de novo no travesseiro. – A resposta foi o óbvio: – Impossível!

Uma pessoa mente e a mentira vai se alastrando e queimando como fogo a honra alheia. Mesmo que haja confissão e arrependimento, o mal está feito. A louça está trincada; nunca mais será uma louça inteira na cabeça de alguns. “Veracidade e integridade são atributos de Deus [...] Nunca profiram inverdades [...] Mesmo uma leve mentira não deve ser permitida”.

Qualquer desvio do que é reto e verdadeiro, seja em palavras, ações ou em qualquer situação do cotidiano, pode parecer coisa de pouca importância – “é só uma mentirinha” – no conceito de alguns, mas não no conceito de Deus. Mentira é pecado e pecado é separação de Deus.

“O homem que perseverantemente pratique a verdade, ganhará a confiança de todos. Não só confiarão nele seus irmãos de fé, mas os descrentes serão constrangidos a reconhecê-lo como um homem de honra”.

Pela graça de Deus sejamos pessoas assim, em quem os outros possam confiar!

REFLEXÃO: “O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa” (Sf 3:13, ARA).

Que DEUS abençoe a todos.

Integridade

Integridade

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Jó 1:1

Quer queiramos ou não admitir, a igreja de nossos dias está atravessando uma grave crise de integridade.

Uma das mais simples definições de integridade é a qualidade de ser autêntico, transparente, honesto. É demonstrar o que realmente eu sou nos meus negócios, na minha empresa, na minha congregação religiosa, no meu lar. Mas, não vamos pensar naquele membro da igreja, naquele pastor, naquele empresário, naquele outro.

Façamos um pacto, você e eu: vou pensar só em mim e você vai pensar só em você, e vamos fazer algumas perguntas bem pessoais: Tenho sido íntegro e fiel como foi Jó? Como as pessoas me vêem no meu ambiente de trabalho, nos meus negócios, no relacionamento com meus clientes e fornecedores, na escola, na universidade, na igreja, na comunidade em que vivo?

Ouvi do pastor Ruy Nagel a história de uma senhora cristã que precisava desesperadamente vender um imóvel para poder liquidar uma hipoteca. Quando alguém ia ver o imóvel, ela sempre dizia: “Esta pode ser uma boa compra, mas quem adquirir o imóvel terá que trocar a caldeira por outra nova.” Diante disso, muitos acabavam desistindo.

Então, a filha, aborrecida com essa atitude da mãe, disse-lhe: “A senhora sempre tem que informar aos compradores a respeito da caldeira, mamãe?” “Creio que sim, minha filha. Não conheço nenhuma declaração bíblica que diga que devemos dizer a verdade sempre que pudermos e mentir quando for conveniente.”

Um último interessado, depois de ouvir todas as explicações, disse: “Negócio feito. Sou técnico em caldeiras e eu já sabia do problema. O que poderia me deixar preocupado seria a senhora não me dissesse nada acerca da caldeira, porque, então, eu poderia pôr em dúvida as demais informações. Agora, me sinto seguro para comprar o imóvel.”

O que você acha desse testemunho?

Vamos fazer o seguinte: Logo abaixo, vou parafrasear o verso de hoje e você vai colocar nos espaços em aberto o nome da sua cidade e seu nome, e façamos deste verso uma mensagem direcionada para mim e para você. Que o Senhor Deus nos ajude nessa nossa avaliação pessoal.

REFLEXÃO: Há um homem, ou uma mulher, na cidade de ______________________________________, cujo nome é _______________________________________. Homem, ou mulher, íntegro(a) e reto(a), temente a Deus e que se desvia do mal.

Que DEUS abençoe a todos.