domingo, 12 de julho de 2009

1 Pedro 3:7

Maridos Atenciosos

Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. 1 Pedro 3:7

O marido deve manifestar grande interesse em sua família. Em especial, deve ser muito delicado para com os sentimentos de uma esposa débil. Ele pode cerrar a porta a muita doença. Palavras bondosas, joviais, animadoras, demonstrarão ser mais eficazes do que os melhores remédios. Elas darão ânimo ao coração do desalentado e abatido, e a felicidade e a luz solar introduzidas na família por meio de atos de bondade e de palavras animadoras recompensarão multiplicadamente o esforço feito.

O marido deve lembrar que muito da responsabilidade de educar as crianças recai sobre a mãe; que ela tem muito que ver com o moldar-lhes o espírito. Isto deve chamar à atividade da parte dele os mais delicados sentimentos, fazendo-o aliviar cuidadosamente os fardos a sua esposa. Ele deve animá-la a descansar em sua ampla afeição, e encaminhar-lhe a mente ao Céu, onde há força e paz, e um repouso final para o cansado. Não deve voltar para casa com a fisionomia carregada, mas trazer com sua presença uma luz à família, e estimular a esposa a olhar para cima e confiar em Deus. Podem, unidos, invocar as promessas divinas, e atrair sobre a família Suas ricas bênçãos (LA, p. 217, 218).

Muitos maridos e pais deveriam aprender uma útil lição do cuidado do fiel pastor. Jacó, sendo insistentemente convidado para fazer uma jornada penosa, respondeu: “Estes filhos são tenros e [...] tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se as afadigarem somente um dia, todo o rebanho morrerá. [...] Eu irei como guia pouco a pouco, conforme o passo do gado que está diante da minha face e conforme o passo dos meninos” (Gn 33:13, 14) (CBV, p. 374).

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 2:8

Segunda-feira 13 Julho
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus (Efésios 2:8).

O ÚNICO SOCORRO

Algumas pessoas, por terem tido experiências desagradáveis com cristãos, se recusam categoricamente a ouvir falar da graça de Deus. Talvez se decepcionaram pela atitude de alguns cristãos que não viviam o que pregavam. Uma história de Antigo Testamento me vem à mente. Havia um homem que não estava disposto a acreditar em boas notícias devido a certas experiências amargas: Jacó. No passado, seus filhos o enganaram ao lhe mostrar uma roupa ensangüentada de José. Assim ele pensou que um animal selvagem atacara seu filho. Quando, muitos anos mais tarde, os filho dele voltaram do Egito com notícias de que José estava vivo, Jacó não acreditou. Mas a misericórdia e bondade de José venceram a incredulidade de Jacó. Quando este viu os carros que José lhe enviara, mudou de atitude e disse: “Basta; ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que eu morra” (Gênesis 45:28).

Para quem se decepcionou, ou talvez foi enganado, e reage com incredulidade ao que é dito, a única ajuda é falar sobre Jesus, pois Ele jamais decepcionará ninguém que Lhe pedir ajuda. O evangelho é a mensagem da graça e bondade de Deus. Não de um Deus carrasco, mas misericordioso, que quer nos conduzir ao arrependimento. Por Sua graça, deseja nos dar a salvação que Lhe custou tão caro. Não necessitamos pagar nada. Na cruz, o Senhor Jesus cumpriu a obra da redenção e nos reconciliou com Deus. Quem poderia fechar o coração a tamanha graça?

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 3.11

13 de Julho

"Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo." 1 Coríntios 3.11

Quem pode atingir a profunda renúncia de Jesus? Mesmo que você tenha sido humilhado profundamente, mesmo que sua humilhação o tenha levado às profundezas mais escuras, quando você tiver chegado ao ponto mais profundo, reconhecerá que Jesus foi humilhado muito mais. Em Belém e no Calvário vemos a renúncia do Senhor ao Seu poder: "Aquele que foi manifestado na carne."

Mas Jesus não era uma criatura, Ele era o próprio Criador! Ele não era um homem, Ele era Deus. Todos sabemos disso muito bem. Mas somente quando compreendemos em espírito a renúncia ao poder e a abnegação de Jesus, começamos a compreender o mistério da Sua vitória. O Calvário, onde Ele renunciou definitivamente ao poder que lhe cabia por direito, onde Ele foi crucificado em fraqueza, foi o lugar onde o Seu poder se manifestou mais gloriosamente. No Calvário, no maior desamparo, Ele nos trouxe a maior ajuda. Ali, totalmente vencido pelos Seus inimigos, Ele conquistou a maior vitória. Contemple o Cordeiro despojado do Seu poder! Ele, somente Ele, é a nossa fonte de poder!

Que DEUS abençoe a todos

Como Encontrar a Igreja Verdadeira?

Como Encontrar a Igreja Verdadeira?

Deus freqüentemente tem dado mensagens especiais que vêm de encontro às necessidades de diferentes gerações; uma mensagem para animar Adão e Eva depois que o pecado tinha arruinado o mundo; uma mensagem para o mundo antes do cataclismo do Dilúvio, mensagens para Israel quando a Assíria ou a Babilônia ameaçava. Jesus veio com uma mensagem especial para a Sua geração, e Deus também deu uma mensagem especial para nossos dias. Os capítulos 12 e 14 de Apocalipse resumem a mensagem especial de Deus para nós hoje. Nesta série Descobertas Bíblicas e nessa lição que se segue, podemos estudar essa mensagem.

1. A IGREJA ESTABELECIDA POR JESUS

A vida e os ensinos de Jesus estabeleceram unidade de crença e um companheirismo íntimo na igreja apostólica fundada por Ele. Os apóstolos tinham um relacionamento de intimidade com o Cristo ressurgido. Paulo descreve esse laço de união que os unia comparando-o com um relacionamento matrimonial:

"Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a Ele como uma virgem pura". II Coríntios 11:2 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

De acordo com Paulo, a igreja cristã é uma virgem pura, a noiva de Cristo - um símbolo usado para retratar a igreja amada de Cristo.

No Velho Testamento, a mesma metáfora é usada para descrever Israel, o povo escolhido de Deus. Deus disse a Israel: "como noiva, você me amava" (Jeremias 2:2); "Eu sou o marido de vocês" (Jeremias 3:14, nota da margem)

O livro de Apocalipse também fala da igreja como uma mulher:

"Apareceu no céu um sinal extraordinário: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça". Apocalipse 12:1

(1) UMA MULHER "VESTIDA DE SOL". Isso sugere uma igreja radiante como o sol por estar vestida da gloriosa presença de Cristo. Jesus, a "luz do mundo" (João 8:12), brilha através dos membros de Sua igreja, e assim eles se tornam "luz do mundo" (Mateus 5:14).

(2) TEM A "LUA DEBAIXO DOS SEUS PÉS". A lua representa a luz refletida do evangelho nos sacrifícios e cerimônias do povo de Deus no Velho Testamento. A lua debaixo dos pés sugere que a luz refletida do evangelho foi substituída pelo ministério de Cristo.

(3) TEM UMA "COROA DE DOZE ESTRELAS NA CABEÇA". As estrelas representam os doze apóstolos, homens nobres cujo testemunho sobre Jesus continua irradiando a vida de muitos até hoje.

Essa descrição da mulher claramente indica que João tinha em mente a transição do povo de Deus, Israel, do Velho Testamento, para a igreja cristã do Novo Testamento que foi estabelecida por Jesus. O sol, a lua e as estrelas enfatizam o ministério da igreja de levar a luz, ou seja, espalhar as boas novas a todos os cantos da terra.

2. O DRAMA DA DERROTA DE SATANÁS

O aparecimento da mulher prepara a cena para o grande drama:

"Ela estava grávida, e gritava de dor, pois estava para dar à luz. Então apareceu no céu outro sinal: um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, tendo sobre as cabeças sete coroas. Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na terra. O dragão colocou-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse. Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de Seu trono". Apocalipse 12:2-5

Três figuras chaves participam nesse drama:

(1) A MULHER, já identificada como a igreja de Deus.

(2) O FILHO nascido dessa mulher que é "arrebatado para junto de Deus e de Seu trono" e algum dia "governará todas as nações".

(3) O DRAGÃO, representando o Diabo, ou Satanás.

"Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu. O GRANDE DRAGÃO foi lançado fora. Ele é a antiga serpente CHAMADA DIABO, OU SATANÁS, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra". Apocalipse 12:7-9

A cena é esclarecida quando entendemos os símbolos. Quando o Diabo e seus anjos "perderam o seu lugar no céu", eles foram "lançados à terra". Quando Jesus nasceu nesse mundo, o Diabo tentou matar o filho tão logo Ele nasceu. No entanto, teve seus planos frustrados, e Jesus foi "arrebatado" para o trono de Deus.

Satanás, então, concentrou-se em aniquilar a igreja cristã que Cristo estabeleceu. O apóstolo João, que escreveu o Apocalipse, vislumbrou esse grande conflito entre Cristo e Satanás percorrendo todo o mundo. Quando a batalha chega ao clímax na crucifixão de Cristo, João ouve uma voz gritando do céu:

"Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante de Deus, dia e noite". Apocalipse 12:10 (Compare com João 12:31 e Lucas 10:18).

Jesus obteve uma decisiva vitória sobre Satanás na cruz. Então, Ele confirmou a certeza do plano da "salvação" e providenciou "poder" para resistir às artimanhas de Satanás. "O Reino de Deus" foi assegurado, e a autoridade do nosso Salvador de ser nosso Sumo Sacerdote e Rei foi confirmada.

"Agora veio a salvação" declara que o evento que coroa a história tinha chegado. O nascimento de Cristo, o Salvador do mundo, havia ocorrido (verso 5). Apesar das ferozes tentações, Jesus viveu uma vida sem pecado, morreu e ressurgiu para conquistar a vitória sobre o pecado e a morte (verso 10). Satanás foi derrotado para sempre (versos 7-9). A cruz foi glorificada em virtude do seu poder total.

O anúncio "agora veio a salvação", não interessa apenas a João, mas ao universo inteiro:

"Portanto, celebrem-no, ó céus, e os que neles habitam! Mas, ai da terra e do mar, pois o Diabo desceu até vocês! Ele está cheio de fúria pois sabe que lhe resta pouco tempo". Apocalipse 12:12

Todo o céu celebrou a vitória de Jesus. Cristo destruiu qualquer afirmação que Satanás já tenha feito quando tinha um lugar no céu, e um Satanás vencido perdeu para sempre qualquer reivindicação sobre o nosso mundo.

3. A IGREJA CRISTÃ EM CONFLITO COM SATANÁS

Antes de Jesus subir ao céu, Ele estabeleceu a igreja cristã (simbolizada pela mulher). Sua morte na cruz deu poder à igreja cristã para vencer a Satanás.

"Eles [a igreja cristã] o venceram [a Satanás] pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida". Apocalipse 12:11.

Cristo agora é capaz de dar Seu poder, que é fruto da Sua vitória, para Sua igreja. Jesus triunfou decisivamente sobre Satanás na cruz, e agora continua a triunfar sobre Satanás através da Sua igreja. Três características foram marcas da igreja triunfante durante os séculos passados da era cristã:

(1) "Eles o venceram [a Satanás] pelo sangue do Cordeiro". Jesus foi arrebatado para o trono de Deus para que pudesse aplicar eficientemente Seu sangue na vida de seus seguidores. Ele pode limpar o registro de nossos pecados, nos salvar através do derramamento de Seu sangue (I João 1:7), e nos dar poder para viver uma vida cristã saudável a cada dia.

(2) "Diante da morte, não amaram a própria vida". "O sangue do Cordeiro" lhes deu o desejo de morrer pela causa de Cristo; eles não temeram a morte. Deus sofreu muito por eles, logo esses mártires cristãos também estavam desejosos de sofrer e morrer. Cada filho e filha de Deus fez esse sacrifício. Uma história é contada sobre uma mãe cristã que foi jogada aos leões na arena romana por ter decidido ser fiel a Cristo até o fim e não ao estado. Sua jovem filha, ao invés de se atemorizar, sentiu crescer dentro de si uma devoção fervorosa. Enquanto os leões atacavam sua mãe, ela se levantou e gritou: "Eu também sou cristã". Os oficiais romanos a prenderam e a jogaram às feras famintas.

(3) "Eles o venceram [a Satanás]... pela palavra do testemunho que deram". Não muitas palavras, mas pela palavra do testemunho - o testemunho das suas vidas, o testemunho vivo do poder de Jesus e do Seu Evangelho. Durante as horas mais escuras da era cristã, um exército de cristãos, com pessoas desde os pais da igreja primitiva até os reformadores protestantes, subsistiram aos piores ataques que o Diabo lançou sobre eles, simplesmente pelo testemunho dinâmico de suas vidas.

Apocalipse 12:11 descreve uma igreja vitoriosa cheia de vencedores: apóstolos, mártires, reformadores, e outros cristãos fiéis. A bondade, fidelidade, coragem que eles demonstraram, e o triunfo que obtiveram, abalou os séculos e transformou o mundo.

"Quando o dragão foi lançado à terra, começou a perseguir a mulher que dera à luz o menino. Foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que ela pudesse voar para o lugar que lhe havia sido preparado no deserto, onde seria sustentada durante um tempo, tempos e meio tempo, fora do alcance da serpente. Então a serpente fez jorrar da sua boca água como um rio, para alcançar a mulher e arrastá-la com a correnteza. A terra, porém, ajudou a mulher, abrindo a boca e engolindo o rio que o dragão fizera jorrar da sua boca". Apocalipse 12:13-16

Como fora predito, durante a Idade das Trevas da era cristã, Satanás enviou "uma corrente" de perseguições contra a igreja, a fim de "arrastá-la com a correnteza". Satanás deseja destruir a influência de Cristo através do extermínio de Sua igreja e usa todas as artimanhas de seu gênio do mal para alcançar esse objetivo. O dragão representa primariamente a Satanás. Mas, lembre-se que Satanás usa as instituições humanas para atacar o povo de Deus. Ele usou o Rei Herodes de Roma para tentar matar o bebê Jesus assim que Ele nasceu. Ele trabalhou através dos rivais religiosos de Cristo, que por ciúme, espionavam e importunavam a Jesus, até que finalmente conseguiram a Sua execução na cruz. Mas a aparente vitória de Satanás se transformou no maior triunfo de Cristo.

Furioso por causa de sua derrota na cruz, Satanás projetou sua ira contra a igreja que Jesus estabelecera. Durante as décadas depois da crucifixão de Cristo, milhares enfrentaram a morte no Coliseu Romano, em esquinas da cidade, calabouços, e esconderijos no deserto.

Primeiramente, as autoridades seculares iniciaram essa perseguição. Mas, depois da morte dos apóstolos, uma mudança gradual tomou conta da igreja. Durante os segundo, terceiro e quarto séculos, muitos na igreja começaram a modificar as verdades que Cristo e Seus apóstolos tinham ensinado. Alguns líderes apóstatas até mesmo começaram a perseguir os cristãos que insistiam em manter a pureza das crenças do Novo Testamento.

Os estudiosos estimam que por volta de 50 milhões de fiéis pereceram. Num esforço de acabar com a igreja, o Diabo enviou uma "corrente" de perseguições para "arrastar" a igreja "com a correnteza". "A terra, porém, ajudou a mulher abrindo a boca e engolindo o rio" de perseguições e falsas doutrinas.

Durante essas perseguições medievais, a verdadeira igreja se isolou da liderança apóstata e se refugiou no "deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus para que ali a sustentassem durante mil duzentos e sessenta dias" (verso 6). Essa predição foi cumprida durante os 1260 anos de perseguição que foi desde 538 AD, até 1798 (um dia normalmente significa um ano em linguagem profética da Bíblia, ver Ezequiel 4:6).

Durante esses anos de trevas, cristãos fiéis que criam na Bíblia encontraram refúgio em todos os lugares possíveis, como por exemplo, nos vales Valdenses do ocidente da Itália e no oriente da França, e na igreja celta nas Ilhas Britânicas.

4. A IGREJA DE DEUS EM NOSSOS DIAS

Isso nos traz de volta a nossos dias, para a igreja verdadeira de Cristo à partir de 1798. Como é de se esperar, o Dragão ainda está irado contra o povo de Deus. A grande guerra invisível continua. Na verdade, Satanás está preparando o seu maior ataque à igreja numa época pouco antes da vinda de Jesus.

"O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus". Apocalipse 12:17

Essa profecia diz respeito aos dias atuais. Satanás está irado; ele está em guerra com "o restante da" descendência da mulher - o povo de Deus dos dias atuais. Note os sinais que identificam esse povo:

(1) Esses crentes dos últimos dias "se mantém fiéis ao testemunho de Jesus". Por se apegarem fielmente às puras doutrinas da Palavra de Deus, eles testificam de Jesus através de uma vida cristã dinâmica.

(2) Esses cristãos dos últimos dias são um povo de profecia. Receber o "testemunho de Jesus Cristo" capacitou João a escrever o livro de Apocalipse (Apocalipse 1:1-3). O grupo final de crentes recebeu um dom semelhante: testemunhos diretos vindos de Deus através de um mensageiro terrestre. Seu dom de profecia se concentra na revelação de Deus sobre a missão e destino final da igreja.

(3) Esses cristãos dos últimos dias também são identificados como "aqueles que obedecem aos mandamentos de Deus". Eles não apenas defendem a integridade dos Dez Mandamentos, também obedecem. O amor de Deus em seus corações produz obediência com alegria (Romanos 5:5; 13:8-10).

Esses cristãos dos últimos dias seguem o exemplo de Cristo e da igreja primitiva: obedecem aos mandamentos de Deus. Isso provoca imensamente o Dragão - o Diabo. Ele trava uma batalha com o "restante da sua descendência [da mulher]", porque eles testemunham do amor de Deus que produz discípulos obedientes. Jesus disse:

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos". João 14:15

A vida desses cristãos dos últimos dias mostra que é possível amar a Deus de todo o nosso coração e ao nosso próximo como a nós mesmos. De acordo com Jesus, essas qualidades de amor a Deus e amor pelas pessoas, sintetizam os Dez Mandamentos de Deus (Mateus 22:35-40).

O quarto desses mandamentos nos diz para observarmos o sétimo dia da semana, o sábado. Já que o amor por Jesus fundamentou todos os dez mandamentos no coração desses cristãos dos últimos dias, eles são guardadores do sábado bíblico.

O sábado é o coração da mensagem final de Deus a Seu povo em Apocalipse capítulos 12 e 14:6-15. Todas os recursos do céu estão preparados para os cristãos dos últimos dias descritos nesses capítulos. Um Salvador vivo é sua constante companhia, e o Santo Espírito trabalha neles para fortalecer a sua natureza interior. A promessa é certa: eles irão vencer Satanás "pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho" (Apocalipse 12:11).

Você gostaria de ser um desses cristãos dos últimos dias que "obedecem aos mandamentos de Deus" e "se mantém fiéis ao testemunho de Jesus?" Por que não tomar essa decisão agora mesmo?

Que DEUS abençoe a todos.

João 8.21-36

João 8.21-36

21 De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir.
22 Então, diziam os judeus: Terá ele, acaso, a intenção de suicidar-se? Porque diz: Para onde eu vou vós não podeis ir.
23 E prosseguiu: Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, eu deste mundo não sou.
24 Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.
25 Então, lhe perguntaram: Quem és tu? Respondeu-lhes Jesus: Que é que desde o princípio vos tenho dito?
26 Muitas coisas tenho para dizer a vosso respeito e vos julgar; porém aquele que me enviou é verdadeiro, de modo que as coisas que dele tenho ouvido, essas digo ao mundo.
27 Eles, porém, não atinaram que lhes falava do Pai.
28 Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.
29 E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
30 Ditas estas coisas, muitos creram nele.
31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?
34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.
35 O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre.
36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres

João 8:21-36

Os judeus haviam declarado ao Senhor que o Seu testemunho não era verdadeiro (v. 13). Para que, então, perguntar-Lhe agora quem Ele é (v. 25)? Jesus só pode responder-lhes: "Que é que desde o princípio vos tenho dito?" As Suas palavras são a perfeita expressão do que Ele é (Salmo 17:3). Que contraste há entre o que dizemos ou mostramos aos demais e o que somos na realidade. Tudo o que o Senhor Jesus disse e fez estava em perfeita harmonia com o pensamento de Seu Pai. "Porque eu faço sempre o que Lhe agrada", pôde afirmar o Senhor. Modelo inimitável que, contudo, devemos almejar por imitar!

O Senhor Jesus promete plena libertação aos que nEle crêem. Porém os judeus presentes protestam: "Jamais fomos escravos de alguém" (v. 33). Devido a um estranho lapso de memória, ou melhor, por orgulho, eles apagaram de sua história Egito, Babilônia... e o presente domínio romano. Assim é o homem: não admite ser escravo do pecado e se imagina livre para fazer somente o que quer (2 Pedro 2:19).

Reconheçamos, queridos amigos, a terrível condição em que estávamos outrora; mas também demo-nos conta da verdadeira liberdade que o Filho de Deus nos tem colocado ao fazer que também sejamos filhos de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 6:1-11

2 Samuel 6:1-11

1 E TORNOU Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
2 E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do Senhor dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.
3 E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
4 E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca.
5 E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o Senhor, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.
6 E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
7 Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
8 E Davi se contristou, porque o Senhor abrira rotura em Uzá; e chamou àquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
9 E temeu Davi ao Senhor naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do Senhor?
10 E não quis Davi retirar para junto de si a arca do Senhor, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
11 E ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o Senhor a Obede-Edom, e a toda a sua casa.


2 Samuel 6:1-11

O primeiro pensamento de Davi ao tomar posse do reino estava dirigido à Arca do Senhor. Davi mobiliza trinta mil homens, a elite de Israel, dessa vez não para a batalha, mas para escoltar a arca até Jerusalém. Jamais renderemos honra suficiente ao Senhor Jesus. Mas temos de render nossa adoração com discernimento e obediência. De acordo com a ordem divina, a arca deveria ser carregada nos ombros (Números 7:9), mas Davi e o povo falharam em prestar atenção a isso. Na opinião deles, um carro novo, como o utilizado pelos ignorantes filisteus, seria muito melhor para tal propósito. Não seria muito mais prático do que carregar a arca a pé? E assim Uzá cai morto, fulminado. Consternação geral! Nós não o consideraríamos culpado. Mas ele era! Deus certamente nos fará entender o quão terrível é substituir Seus ensinamentos por nossas boas intenções e planos.

A cerimônia que Davi havia preparado foi arruinada! Davi, ao mesmo tempo triste e amedrontado, desviou a rota da arca e colocou-a na casa de Obede-Edom, perdendo assim a bênção que Deus atribuiu ao geteu.



Que DEUS abençoe a todos.

Sal. 7:6.

DEUS NÃO DORME

Levanta-Te, Senhor, na Tua indignação, mostra a Tua grandeza contra a fúria dos meus adversários e desperta-Te em meu favor, segundo o juízo que designaste. Sal. 7:6.

Existem momentos em que literalmente você não sabe para onde ir. Nada dá certo. Parece que tudo e todos estão contra você. Na realidade, vivemos num mundo inimigo. Esta não é uma visão pessimista da vida, e sim a descrição que a própria Bíblia faz deste planeta.

A terra que, antes da queda de Adão e Eva, era generosa e produtiva tornou-se árida. O próprio Criador disse: “Maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.” Gên. 3:17 e 18.

Essa inimizade não ficou limitada à natureza. Afetou também o relacionamento humano. Caim levantou-se contra Abel e o assassinou. Qual foi a razão? Nenhuma. Inveja, talvez. Ciúme doentio, desejo gratuito de ver o irmão derrotado, não sei. Uma coisa sei, a partir de então os inimigos existem, à espreita da vítima. Você não consegue identificá-los porque estão perto de você. Na vizinhança, no trabalho, na escola e até dentro da própria família.

Evidentemente, Deus não suporta a injustiça, muito menos quando ela é praticada contra um filho Seu. Por que, então, dá a impressão de que o Senhor, às vezes, não Se importa com a sua dor? Por que passam dias, semanas, meses e até anos e Deus permanece, aparentemente, impassível? Por que permitiu que Jó descesse às profundezas do sofrimento, acusado pelo próprio Satanás? Por que deixou que um filho rebelde e ingrato, como Absalão, ou um ser diabólico e malvado, como Saul, perseguissem o Seu ungido Davi?

No texto de hoje, você pode ouvir o clamor do salmista: “Onde estás, Senhor? Levanta-Te na Tua indignação. Não podes permitir que meus inimigos riam de mim. Mostra a Tua grandeza, desperta-Te!”

Acaso Deus dormia? A Bíblia afirma que Deus não dorme nem adormece. Está sempre vigilante. Ele ama você, preocupa-Se com você e está pronto a correr em seu auxílio. Espere, espere um pouco. Lembre-se do fim da história de Jó e de Davi. Fins gloriosos de júbilo e de vitória.

Enquanto esse momento não chega, continue clamando: “Levanta-Te, Senhor, na Tua indignação, mostra a Tua grandeza contra a fúria dos meus adversários e desperta-Te em meu favor, segundo o juízo que designaste.”

Que DEUS abençoe a todos.

ADOLESCENTES:

ADOLESCENTES:

Durante a juventude é uma altura para desenvolver uma relação com Deus. A Bíblia diz em Eclesiastes 12:1 “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles.”
Deus se interessa mais na boa vontade de que na idade.A Bíblia diz em 1 Samuel 2:18 “Samuel, porém, ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de um éfode de linho.” Que pede Deus das crianças? A Bíblia diz em Colossenses 3:20 “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.”
Um dos mandamentos de Deus é que os filhos honrem e respeitem os seus pais. A Bíblia diz em Êxodo 20:12 “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”
Até quando devem os filhos respeitar os pais? A Bíblia diz em Provérbios 23:22 “Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer.”
Boa disciplina é um sinal do amor que os pais têm pelos filhos. A Bíblia diz em Provérbios 13:24 “Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.”
Os jovens podem ser bons exemplos de Jesus. A Bíblia diz em 1 Timóteo 4:12 “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.”
Os filhos devem aprender com os seus pais. A Bíblia diz em Provérbios 1:8 “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe.”
Viver uma vida imprudente desonra os pais. A Bíblia diz em Provérbios 28:7 “O que guarda a lei é filho sábio; mas o companheiro dos comilões envergonha a seu pai.”
É errado aproveitar-se dos pais. A Bíblia diz em Provérbios 28:24 “O que rouba a seu pai, ou a sua mãe, e diz: Isso não é transgressão; esse é companheiro do destruidor.”
Os jovens devem ter cuidar na escolha de amigos. A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:22 “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”

Que DEUS abençoe a todos...

A Presença de Deus Não Depende do Lugar

A Presença de Deus Não Depende do Lugar

[O Senhor] conduziu com alegria o Seu povo e, com jubiloso canto, os Seus escolhidos. Salmo 105:43

Numa das minhas viagens missionárias, acompanhado pelo pastor Altamir de Paiva, deveríamos visitar algumas famílias de lavradores que viviam numa localidade rural chamada Confins, no estado de Minas Gerais. Com a rural Willys da Missão, saímos de Brasília em direção do município de Cabeceiras, Goiás, para logo mais entrarmos no estado mineiro, e viajar várias horas por caminhos precários de um cerrado bastante arenoso.

À certa distância, percebemos dois carros de boi vindo em nossa direção, ringindo e “cantando”, cena típica do sertão. Ao nos aproximar, o pastor Altamir os reconheceu: “São irmãos nossos!” Eles estavam de mudança. Foi um encontro agradável e alegre.

Então, chegou um irmão a cavalo que vinha pelo mesmo caminho que nós fazíamos. Ele nos disse: “Depois que vocês passaram, eu vi rastro de onça em cima do rastro dos pneus do carro.”

Como já eram quatro horas da tarde, não seguimos viagem. Realizaríamos o batismo e a santa ceia ali mesmo, no dia seguinte.

Jantamos. Em seguida fizemos um culto sob um céu divinamente estrelado. Cantamos, oramos, pregamos a Palavra e logo todos nos acomodamos: alguns sobre os carros de boi, outros embaixo. Eu e o pastor que me acompanhava fomos dentro da Rural Willys. O silêncio tomou conta do sertão!

Bem cedo, despertamos sob os cantos das aves do cerrado: araras, papagaios, periquitos, seriemas e tantas outras!
Tomamos o desjejum e nos acomodamos debaixo das árvores para o culto e os preparativos para o batismo e a santa ceia. Bem próximo, passava um riacho de águas claras. Ali batizamos quatro juvenis, filhos daquelas famílias. Em seguida, realizamos a santa ceia. Que momentos inesquecíveis! Tivemos a nítida sensação de que os anjos de Deus, na penumbra do invisível, estavam presentes. No meio daquele sertão, nós nos encontramos realmente com Deus!

Tudo terminado! Despedimo-nos fraternalmente e com muita alegria no coração. Eles seguiram viagem rumo ao seu destino e nós, ao nosso.

A realidade da presença de Deus não depende do lugar em que estamos, mas do espírito dos adoradores e da determinação de permitir que o Senhor sempre fique diante de nós, seja numa catedral de cristal ou num templo campesino como foi no nosso caso.

REFLEXÃO: “Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, [...] caminham e não se fatigam” (Is 40:31).

Que DEUS abençoe a todos.

A AUTORIDADE QUE DEUS DA AO CRENTE

A AUTORIDADE QUE DEUS DA AO CRENTE

Queremos nesta oportunidade compartilhar mais uma gloriosa palavra, claro! a Palavra de Cristo Jesus, que é a única fonte de vida, graça, unção, autoridade e poder. A Palavra do Senhor em Efésios capítulo 6, nos faz uma tremenda revelação, vinda através do servo de Deus, apóstolo Paulo, discípulo de Cristo Jesus, tal qual eu e você o somos, assim está em Efésios 6:10-18 : Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.Irmão querido, a armadura de Deus é algo que não pode faltar em nossa vida, faltou a armadura de Deus, faltou também a graça, a unção, a autoridade, o poder. Esta armadura nos capacita a enfrentar todas as forças do mal e sairmos vencedores.

O apóstolo Paulo deixa claro neste texto que não temos de lutar contra carne e sangue, fazendo referência às situações naturais do mundo visível, o cotidiano da vida. A nossa luta é contra potestades, principados, hostes espirituais, ou seja, contra organizações malignas bem estruturadas, governos espirituais do mau, as quais habitam nas regiões celestes. Essa é a nossa grande luta!

No verso 16 temos : embraçando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

Meu Querido, o escudo da fé é o que te dá autoridade e capacitação para que seja um obreiro na Seara do Senhor. Se queres ser um tal, precisa embraçar o escudo da fé. Quem tem fé tem confiança e quem tem confiança, tem confiança em alguma coisa ou em alguém. A nossa fonte de vida e de confiança deve ser, exclusivamente, aquilo que nos revela a Palavra de Deus, fundamentada no que está escrito: E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.(I João 5:4b) E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.(Apoc.12:11) credibilizando a Palavra de Cristo acima da própria vida e de seus sentimentos, por isso a vitória está determinada.

A Bíblia nos mostra que todas as obras do mau cairão, serão detidas, prostradas e envergonhadas, diante de você quando o escudo da fé é embraçado. Que escudo é esse? não é algo visível e sim, invisível; é uma concepção interior, é o crédito incondicional à palavra de Cristo Jesus . Como está escrito : Caiam mil ao teu lado e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido .Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.(salmo 91:7,10-11)

O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol , nem de noite a lua. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua alma.(Salmo 121:5-7).Enfim, é a tua confiança de que o Senhor te guia pela vereda da justiça .

Não podem ser, simplesmente, palavras decoradas e repetidas , são palavras vividas, fundamentadas e credibilizadas, nas quais você aposta a própria vida. Isto é o escudo da fé. Aí a feitiçaria, a bruxaria, as mandingas, os rogos satânicos, as pragas , tudo isso cai por terra quando encontra como resistência o teu escudo da fé, com ele você apaga todos os dardos inflamados do Maligno.

A grande verdade é que Deus pela revelação de Sua palavra e por nossa credibilização a ela , nos transforma em seres extremamente especiais, imbatíveis, pois a Escritura revela que Maior é o que está conosco do que o que está no mundo, imagine que glória ter o Espírito Santo habitando junto com nosso espírito, dentro do mesmo tabernáculo ! Isso é muita glória!

Deus nos deu recursos e todos os atributos necessários para vencermos, por isso é que em Apocalipse, Ele só se refere, exclusivamente, ao vencedor : ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus; o vencedor de nenhum modo sofrerá dano da Segunda morte; ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido; ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações; ao vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; ao vencedor fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Enfim, ao que vencer, ao que vencer, ao que vencer..... Deus só trata com vencedores.

Deus não admite derrotados, fracassados , pessoas chorando pelos cantos com auto-piedade. Isto é abominação ao Senhor, pois Ele nos capacitou para vencermos, e temos de credibilizar a Sua palavra. Quando duvidamos, Ele deixa de ser o nosso amigo e passa a ser o nosso opositor.

Foi por essa palavra que Cristo morreu e ressuscitou. Despiu-se de Sua glória e herdou assentar-se no trono do Deus Todo-Poderoso.

Eis ai o escudo da fé: a autoridade que o crente tem é fantástica, é fenomenal; por isso, Jesus não vai tratar com derrotados; ou é vinde benditos de meu pai, ou é apartai-vos de mim para o fogo eterno . Não existe meia vitória no reino de Deus: ou você é um vencedor, ou você é um perdedor. Ninguém ganhará de Jesus prêmios de consolação.

Portanto, o crente tem autoridade, porque a palavra dá-lhe autoridade. Ele tem unção, graça, livramento, poder. Em Lucas 10:19, o Senhor diz : Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano.

Sabemos que serpentes, não são cobras, mas sim, o símbolo satânico, a representação do mau, como vemos em Apocalipse 12:9 ... a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás.

Veja bem, Deus nos dá autoridade para pisar, subjugar , para desfazer, para neutralizar as forças do diabo. Que coisa gloriosa, que maravilha!

Em Mateus 10:8, Jesus chama os seus discípulo e diz: ide, curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leproso, expeli demônios; de graça recebestes, de graça daí. Se Jesus manda curar enfermidades é porque a doença não tem poder sobre a sua vida e não pode obstruir o seu caminho; expulsai os demônios, ora, Jesus está dando autoridade total sobre o mau. Que coisa tremenda! O que Deus fez com a vida do homem, e por essa o diabo não contava, que Cristo Jesus padecesse naquela cruz pelo homem, e que também, lhe desse autoridade para pisar na cabeça das trevas, outrora debaixo dos seus pés. Isso, realmente abalou o reino de Satanás.

Em I João 3:8 .... Para isto se manifestou o filho de Deus para destruir as obras do diabo. Você é filho de Deus? Lá em João 1:12 diz assim: Mas, a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. Nós somos filhos de Deus, temos que vestir a camisa e desafiar as trevas e também as enfermidades. O câncer tem poder sobre o mundo, não sobre a igreja de Jesus Cristo.

Quando Jesus deu o ide aos seus discípulos, mando-os somente com a Sua palavra Os Seus discípulos que tem autoridade, não precisam levar nenhum objeto. Como por exemplo, rosa ,cordões, cruz de madeira, sapatos. Os valentes levantam o escudo da fé somente com palavras de Cristo Jesus, não são idólatras; conduzem exclusivamente, a palavra. Os apóstolos Paulo, Pedro, Tiago, João, homens que foram decapitados e que deram o sangue para regar o Evangelho, usavam somente palavras .

A palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada que é de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. (Hebreus 4:12).

A espada do Espírito de Deus é a palavra, e é com isso que Deus conta, somente com a Sua própria palavra que tem que estar depositada em nós, para que Deus conte conosco.

Jesus se manifesta em Apocalipse com a espada afiada de dois gumes em Sua boca, que é a Sua própria palavra.

Ele diz, em Lucas 10:18 - Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. A igreja partiu na graça, na unção , na autoridade, no poder.

Como está a tua autoridade? Você tem medo da feitiçaria, da bruxaria? Então você não conhece Jesus Cristo. Você precisa conhecê-Lo. Você tem medo das mandingas, tem medo de que alguém coloque o teu nome na boca do sapo? Tem medo de que joguem o teu nome numa cachoeira ? Então, você não conhece o Deus da Bíblia.

Qual o teu temor, qual o teu medo? Crente com medo! De que? Ainda não surgiu no universo alguma coisa que faça um crente temer, porque a Palavra de Deus, essa sim, é poderosa e não voltará vazia, mas fará aquilo que lhe apraz. Quem está enquadrado na palavra tem toda unção, graça, autoridade, poder, revelação . Sabe por o­nde deve andar e vai aonde o Senhor Jesus manda.

Quero frisar com você , você tem que ter autoridade. O único meio de se obter a autoridade é ter a palavra; é receber a revelação de Jesus Cristo que é exclusiva na palavra; é receber a unção a seu tempo que vem com o conhecimento da palavra; quanto mais você conhece de Deus, mais você se aperfeiçoa para a obra, mais Ele derrama unção sobre ti. Aí Deus vai te enviar quando Ele ver que você se apresentou como obreiro aprovado, que não tem do que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade e que está apto para destronar os conceitos e maquinações dos falsos mestres que estão invadindo a sociedade; abriram um monte de biroscas – chamadas igreja.

Cadê a tua autoridade? Cadê a graça? Cadê a unção? Se não as tem é porque você não está tendo a palavra.

Jesus , chegou diante dos saduceus, dos fariseus, homens reverenciados nas praças, nas ruas, nos sinédrios, pela nação de Israel, considerados santíssimos, e disse: ai de vós – hipócritas, falsos, ai de vós porque coais um mosquito e engolis um camelo

Quem tem a palavra tem autoridade. Quem tem a palavra tem poder sobre todo mau. E você, ainda está perdendo o seu tempo dentro de lugares que se diz igreja? Entre lá e não ouve a palavra, todo dia sai do mesmo jeito em que entrou, sem receber a mensagem, sem receber a virtude? Porque você se acovarda diante da glória revelada na Bíblia? Porque você não dá ouvidos ao Espírito de Deus, quando Ele diz em Efésios 5:14 Desperta, tu que dormes, e ressuscita-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Porque você não pede ao Senhor o poder de Sua palavra revelada?

Não se acomode e nem se acovarde diante de palavras mentirosas que dizem que o poder de Deus está limitado a um passado; que Deus não ressuscita mais os mortos, não cura mais os enfermos, não expulsa mais os demônios, não distribui mais Dons Espirituais e que não edifica mais pelos talentos das línguas estranhas. Não aceite ser um covarde! Empunhe a palavra da verdade! Deus é o mesmo o­ntem, hoje e o será eternamente .

Como está escrito : Jesus Cristo, riscou a cédula que nos era contrária. Hoje estamos restaurados, edificados, sarados, e Ele conta conosco para desfazer as obras do diabo. Entre neste exército! Aceite o convite do Espírito Santo. Muitos são chamados mas poucos escolhidos. Não queira estar entre os muitos, mas entre os poucos; porque espaçosa e larga é a porta que conduz a perdição, estreita e apertada é o caminho que conduz a vida.

Deus não contou com os 32mil de Gideão, mas com os 300. Esteja entre os poucos valentes e valorosos!

Se você não tem coragem de enfrentar e desafiar o diabo, não tem coragem de proclamar que a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhar mais e mais até ser dia perfeito, então, é questionável que você seja Igreja do Deus Vivo.

Se o arrebatamento soasse hoje, você sente a testificação do Espírito Santo que você partiria ou você vive uma auto-sugestão que vai te decepcionar na hora da verdade?

Você está disposto a ser fiel até a morte, para receber a Coroa da Vida? Como vai a sua autoridade no Evangelho? Como vai o seu caminhar com Cristo?

Jesus te convoca a uma guerra e te dá todas as ferramentas, por isso Ele só trata com os vencedores. Se você vai entrar nesta batalha, saiba que Jesus te chama e te espera!

Que DEUS abençoe a todos.

POR QUE JESUS MANDOU PREGAR?

POR QUE JESUS MANDOU PREGAR?

Por que Jesus mandou pregar o Evangelho?
Primeiro devo começar com o que não é objetivo do anuncio do Evangelho, mas que entre a multidão dos discípulos equivocados, é aclamado como sendo parte do objetivo do Evangelho.
Não é objetivo de Jesus que o Evangelho seja anunciado a fim de fazer as pessoas mudarem de religião.
Nem tampouco para que as pessoas passem a freqüentar um templo, nem para cantarem hinos para Jesus entre chineses ou hindus, esquimós ou índios nus, como dizia o “corinho” da Escola Dominical.
Nem ainda é objetivo de Jesus que o Evangelho seja anunciado para que o Cristianismo se expanda na Terra. Deus não é cristão, contrariamente ao que alguns dizem: “O Deus cristão é…” assim ou assado…
Nem ainda é objetivo de Jesus que o Evangelho seja anunciado para despovoar o inferno e povoar o céu, como se tudo dependesse da iniciativa do “cristianismo” para a salvação humana.
Nem ainda é objetivo de Jesus que o Evangelho seja anunciado para que os crentes sejam “glorificados” na Terra.
Nem ainda é objetivo de Jesus que o Evangelho seja anunciado para batizar pessoas usando muita ou pouca água.
Nem ainda é objetivo de Jesus que o Evangelho seja anunciado para que se discuta com os novos convertidos o resto da vida acerca de quem joio e quem é trigo.
Nem ainda é objetivo de Jesus que o Evangelho seja anunciado para criarmos impérios de comunicação cristãos.
Nem ainda é objetivo de Jesus que o Evangelho seja anunciado para qualquer coisa que não seja a encarnação do bem do Evangelho no coração das pessoas.
O Evangelho é a noticia de Deus aos homens, a saber: que Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo todo.
Jesus não ergueu nada fora do coração humano, correndo todos os riscos de tal “confiança” na natureza humana, pois, de fato, fora do coração não cabe nada que seja essencialmente reino de Deus.
Qualquer bem do Evangelho será sempre vida. E vida como o ensino e conforme a prática de Jesus, no espírito de tudo o que Ele viveu e, assim, ensinou.
O Evangelho, portanto, antes de tudo é Reconciliação.
Sim! É Reconciliação do homem com Deus, consigo mesmo e com o próximo, mesmo que o próximo seja inimigo, pois, assim como Deus se reconciliou conosco sendo nós inimigos de Deus no entendimento e nas praticas de obras perversas e alienadas, ainda assim Ele nos amou e nos ama, e, unilateralmente se reconciliou conosco.
É Reconciliação com Deus porque Deus a fez e feita está. Assim, não há o que discutir, mas apenas dizer “quero” ou “não quero”.
É Reconciliação do homem consigo mesmo porque Deus o perdoou. Portanto, perdoado está todo homem que creia que está perdoado; e assim viva como quem crê que está perdoado, perdoando outros, como Deus em Cristo o perdoou.
É Reconciliação do homem com seu próximo, pois, quem foi perdoado de tudo, perdoa tudo e segue em amor.
Portanto, é apenas Reconciliação que o Evangelho carrega como objetivo.
Por causa disso, o Evangelho é também Reconciliação do homem com o todo da criação de Deus, pois, se o que existe é de Deus, e nós dizemos que Dele somos, o natural é amar a tudo o que Ele criou, e proteger cada coisa para ter sua própria existência.
Se a pregação gera isto como vida, então é o Evangelho que se está pregando. Mas se não gera, ou é porque quem ouve não quer ou não entende; ou, então, é porque não é o Evangelho que está sendo pregado.
O Evangelho ensina tudo, menos uma religião. Aliás, desde que João disse que na Nova Jerusalém não há santuário que ficamos sabendo que o Evangelho é ateu de religião.
É simples assim.
O Evangelho é o bem das ovelhas de Jesus em todos os outros apriscos.
Ora, o Evangelho pode ser o bem de Jesus até para cristãos, quanto mais para todos os homens.
É ou não é?

Que DEUS abençoe a todos.

A presunção do crente-cristão é perdoável.

A presunção do crente-cristão é perdoável.
Afinal, veja o que contaram a ele:

Disseram a ele que o mundo, o cosmo, tudo o que existe, começou a não muito mais que seis mil anos; e que o homem é, de fato, um ser criado no sétimo dia de uma semana comum, de sete dias, como a semana passada foi.

E mais:

Disseram ao crente que o homem veio para fazer companhia a Deus.

Antes disso nem se pode imaginar o que era de Deus. O que também leva o crente a pensar que antes dele, até Deus estava no buraco do nada e no silencio relacional total.

Sim! É assim, pois, até os anjos são vistos pelos crentes como servos poderosos de Deus, mas sem o inexplicável charme do homem.

Porém, o máximo dessa grandeza do homem foi o fato de Deus mesmo ter se encarnado para salvar os homens que se tornarem crentes-cristãos.

Ora, isto supostamente demonstra a preferência absoluta de Deus pelos humanos sobre toda a criação, no céu e na terra.

E mais:

Esse sentimento de importância e grandeza do homem, também vem da certeza que alguns possuem de que a decisão de Deus foi a de somente salvar quem se reunir para cantar hinos para Ele pelo menos uma vez por semana; e, também, para ouvir alguns conselhos do pastor, e dar dinheiro como prova de amor prático por Deus.

Além de tudo…, também se diz ao crente que se ele não ajudar a contar a mesma história para outros, todo mundo está perdido; e que se ele disser para muita gente essa história, então, Deus dará ao homem uma mansão celestial e uma coroa com muitos diamantes ou pedras preciosas, podendo, inclusive, fazer com que tal pessoa seja mais intima de Deus “publicamente” que os demais salvos, muitos deles de categoria de galardão inferior, sendo que quanto mais oficial seja a participação do homem, assim como a de um pastor, um bispo, um apóstolo — mais elevado o individuo será; primeiro na Terra mesmo, e, depois, também nos céus de muita glória de sucesso, tudo com muito ouro e pedras preciosas.

Ou seja:

O que se diz é que se o homem contar essa história para muita gente, cantar hinos, e dizimar, então ele ficará no lugar que um dia foi de Satanás, ou Diabo, ou Lúcifer; posto que também ao crente-cristão seja dito que a queda de Satanás o tirou de um ambiente de pedras preciosas, de gloria e de muito e quase incomparável poder.

Assim, o crente-cristão acaba desejando ser aquilo que um dia o diabo foi.

E mais:

Muitos começam aqui, desde já, a busca de tais glórias e poderes.

Ora, o Evangelho diz muita coisa do que essa história diz, mas, apesar disso, não é de tal historinha que ele fala; mas sim, da possibilidade de o homem se tornar de fato homem, e, assim, tornar-se como Jesus, que, sendo Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; e, por causa disso, se humilhou, e assumiu a forma de servo, sendo reconhecido em um homem como os demais homens; e isso não por nenhum necessidade de Deus, mas apenas por eterna e desesperada carência humana.

Entretanto, isto faz do homem apenas o homem, não um deus. Aliás, não há deus, nem deuses, pois, se há Deus, nenhum deus há… Quem crê em Deus se torna ateu para tudo o mais.

Todavia, voltando ao que dizia, posso compreender a arrogância do crente-cristão que assim se torne por assim ter sido ensinado. Afinal, quem sinceramente assim sinta, ainda está longe de saber o que seja um homem e qual seja seu chamado na criação. Portanto, é apenas um crente, e não um homem andando em fé amor; pois, quem ama, naturalmente não se gloria de nada, sendo apenas grato pelo que é e pode ser se o buscar ser apenas como Jesus, o homem.

Agora, pergunto:

E se a glória do homem for a de ser servo de toda a criação, em amor, para sempre, cuidando de tudo o que ele destruiu?

Seria esse cenário um anti-clima para você?

Jesus disse que o galardão é ser Nele, no Pai, e ter a Ele e o Pai em nós, assim como é com Ele e o Pai.

Esta é a glória. Esta é a História do Significado. Este é o chamado.

Ou será que na eternidade já não se terá que ter também o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus?

Ou será que você crê que na eternidade o homem recebe consentimento para surtar como o diabo sem cair?

Ora, se você assim sentia, desista disso, pois, isso é do diabo.

Sirva a Deus apenas por nada!

Que DEUS abençoe a todos.

Não consigo entender por que se diz que a Cruz veio antes de tudo. Que o Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo.

"Pergunta:
Não consigo entender por que se diz que a Cruz veio antes de tudo. Que o Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo.
Como antes da fundação do mundo?

Não achei resposta …

Resposta:

Fico feliz, muito feliz mesmo, quando ouço ou vejo que alguém está lendo a Bíblia com alegria em fé.

É por esse tipo, ou melhor, por essa qualidade de leitura, é que vem o real proveito, o qual faz-nos distinguir entre areia e rocha como fundamentos alternativos para nós nesta vida.

É simples ver que quem lê a Bíblia com amor, começa a conhecer a Palavra; e assim, cresce na fé e na alegria do Evangelho. Mas aquele que não lê; ou que apenas lê porque crê que é mandamento e obrigação, nada aproveita; e, portanto, jamais cresce; ou, cresce sempre com o retardo dos que nem mesmo dão bom ouvido ao que escutam do Evangelho.

Sobre o Cordeiro Imolado Antes de Tudo, antes da fundação do mundo; ou: antes de todas as coisas - há alguns textos para você ler, os quais seguem transcritos:


No dia seguinte João [Batista] viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo . João 1:29 - Ora, aqui se fala de Jesus como o Cordeiro que estava manifesto na História: encarnado; e que tira, pela Sua ação de Graça na Cruz, todo o pecado do mundo. João Batista, porém, diz que Ele tira o pecado do mundo, significando: tirou, tira e tirará sempre. Portanto, João via em Jesus Alguém que vinha desde dalém do Tempo.
E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus . João 1:36 - é o testemunho que João Batista dá de Jesus como o Cordeiro diante dos homens.
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca . Atos dos Apóstolos 8:32 - é a leitura feita pelo eunuco no caminho para a Etiópia, com a citação do que Isaías dissera sobre o Servo Sofredor, que é o Cordeiro de Deus antes falado por João Batista.
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado 1 Pedro 1:19 - é a confissão de Pedro, já idoso, sobre o significado da Cruz de Jesus para ele: era a Cruz do Cordeiro imolado antes de todas as coisas.
E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra . Apocalipse 5:6 - é a descrição do Apocalipse acerca do Cordeiro Eterno; Esse que é, que era, e que há de vir; e que é também o Senhor da História e de todas as coisas. Os textos que seguem carregam a mesma ênfase.
E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. Apocalipse 5:8
Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. Apocalipse 5:12
E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. Apocalipse 5:13
E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê. Apocalipse 6:1
Os textos acima, todos do Apocalipse, falam acerca da centralidade e do escopo do significado do Cordeiro para a criação toda, pois, somente o Cordeiro é digno de abrir o Livro das Consumações. Sim! O livro da cura da humanidade e da criação, até o fim-começo de todas as coisas.

E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Apocalipse 6:16
A cura dos povos que inicia na história humana e se consuma na Nova Jerusalém, é feita de processos históricos, de testemunhos de Deus e de atos soberanos, bem como de brados da criação (natureza) contra o abuso humano na Terra; clamores esses manifestos como Ira do Cordeiro na forma de catástrofes.

Agora leia esta seqüência:

Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; Apocalipse 7:9
E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. Apocalipse 7:10
E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Apocalipse 7:14
Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima . Apocalipse 7:17
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Apocalipse 12:11
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo . Apocalipse 13:8
E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos . Apocalipse 15:3
Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis . Apocalipse 17:14
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. Apocalipse 19:7
E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Apocalipse 19:9
E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. Apocalipse 21:9
E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro . Apocalipse 21:14
E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. Apocalipse 21:22
E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. Apocalipse 21:23

E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:27
E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro . Apocalipse 22:1
E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. Apocalipse 22:3
Você viu que o Cordeiro é tudo no Processo. Ora, na revelação de Si Mesmo aos homens, o Cordeiro é Jesus. Veja o que Jesus disse de Si mesmo em relação ao Seu-Ser-Cordeiro:

Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo , para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo . João 17:24
Por isso, foi simples para os apóstolos, e entre eles mais definidademente por Paulo, Pedro e João (no Apocalipse e no seu evangelho), verem Jesus, o Cordeiro da Cruz, como sendo TAMBÉM o Cordeiro Imolado antes de qualquer coisa ter sido criada. Eles creram que o destino dos que amam ao Cordeiro é compartilhar da glória Dele antes de haver mundo. Mas a glória, toda glória, mesmo na eternidade, sempre é precedida pelo Padecimento. Importou que o Cristo antes padecesse, e só depois entrasse em Sua glória, tanto na História, como também antes de haver Tempo e História, quando o Cordeiro se entregou em sacrifício antes de qualquer criatura ter sido criada. Deus a tudo criou sob o signo do Cordeiro e de Sua Cruz.

Veja:

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo , para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4 (Paulo)
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo , mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós ; 1 Pedro 1:20 (Pedro)
Assim, o Cordeiro é Aquele que está no Sentido de tudo o que foi criado, pois, é Ele quem se entrega como quem morre para que de Sua morte proceda a própria Vida para a criação.

Leia no site ” O quem vem primeiro: a criação ou a redenção? “

E mais: há muitos outros textos em Reflexões, Artigos e Cartas, e que tratam disso de modo bem mais ampliado e elucidativo em outros aspectos. Aqui, porém, dou a você umas poucas dicas, na mesma medida em estimulo você a ler a Bíblia como Palavra.

Espero estar sendo útil.

Que o Senhor a guarde na Luz do Cordeiro!

Nele, que foi imolado antes de haver criado."

Que DEUS abençoe a todos.

Lamentações 3:22, 23.

Grande é a Sua Fidelidade!

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as Suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a Sua fidelidade! Lamentações 3:22, 23.

Meu esposo e eu nos convencemos de que devíamos começar a servir um “sopão”. Desejávamos alcançar as pessoas, assim como Jesus fazia – partilhando o evangelho depois de suprir em primeiro lugar suas necessidades físicas. Nossa igreja não dispunha de dinheiro suficiente para o prédio que tínhamos em vista, e assim nossos membros começaram a alimentar as pessoas na praia. Oferecíamos alimento aos moradores de rua e depois os convidávamos a reunir-se conosco para o culto. Após oito meses, Deus nos pôs em contato com as pessoas certas. O mesmo prédio continuava desocupado, e Deus estabeleceu uma sociedade maravilhosa entre a Coalizão dos Moradores de Rua e os membros da nossa igreja. Convidamos igrejas da região para se envolverem, a fim de que tivéssemos voluntários em número suficiente. Agora temos um “sopão” multidenominacional.

Empenhamo-nos na busca de voluntários para ajudar durante as nossas férias. Colocamos um anúncio no boletim da nossa igreja durante quatro semanas, e Deus enviou 14 voluntários. Então um dos funcionários do restaurante abandonou o trabalho poucos dias antes da data em que devíamos sair em férias. Levei o caso ao Senhor em oração, já que não tinha tempo de colocar outro anúncio. Devíamos viajar na sexta-feira. Na quarta-feira um de nossos membros me disse: “Deus falou o seu nome quatro vezes para mim, dizendo que havia algo que você precisava que eu fizesse.” Saí da igreja andando sobre as nuvens, reconhecendo que Deus me ama tanto, a ponto de dizer meu nome para suprir uma necessidade.

No dia do nosso retorno, porém, a cozinha se incendiou. Caminhei por ela aos prantos. Mas vi novamente a mão de Deus na minha vida. Encontramos uma localização temporária dentro de um dia. Quatro meses mais tarde, estávamos num prédio novo que Deus providenciara.

O amor de Deus se evidenciou em tudo isso, aumentando tremendamente a minha fé. Ele me mostrou que, se nos chama, vai nos capacitar. Ele valoriza a sua disponibilidade, não a sua capacidade. Quer que Seus filhos avancem pela fé e façam o que Ele os chama a fazer. O Senhor tem mostrado repetidas vezes que é fiel!

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 139:7-10.

A uma Respiração de Distância

Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a Tua mão, e a Tua destra me susterá. Salmo 139:7-10.

“Ah, Senhor, como preciso disto!” Recosto-me na cadeira e suspiro. Finalmente chegou – o retiro de outono da minha igreja para as mulheres. O local fica junto a um lago nas colinas, onde o cenário é de tirar o fôlego. As folhas de outono são coloridas e a água cintila no meio das árvores. Cresci aguardando esse final de semana com muita expectativa, todos os anos. Uma das minhas partes preferidas nesse encanto anual é encontrar momentos a sós, quando posso simplesmente “ser”, só eu com meu Criador, e a criação ao redor.

Eu e o grupo de mulheres com quem vim nos acomodamos na nossa cabana localizada na encosta de uma colina, à margem do bosque. Ontem à noite ficamos acordadas um pouco mais (porém não tanto como eu havia imaginado), conversando, rindo e desfrutando a companhia umas das outras.

E agora estou só, neste momento de solidão que tanto desejei. No assento do motorista do meu carro estacionado com a janela aberta, desfruto a brisa e a luz solar outonal. Olhando para a floresta, embebo-me com as cálidas cores: vermelho, dourado e castanho. O único som que ouço é o farfalhar gentil das folhas, e sei que meu Pai está perto. “Ouvi Sua voz divinal em acentos muito suaves, que falava a mim com ternura igual à voz gentil das aves.” Canto esse amado hino mentalmente, porque não ouso interromper a beleza do silêncio. Será que Ele me nota aqui, assim como sinto o Seu Espírito passando?

De repente, me dou conta de uma folha marrom, sequinha, flutuando com o vento na minha direção. Meus olhos se cruzam enquanto eu a sigo pela janela aberta até, que para minha surpresa, ela me bate levemente no rosto antes de cair no meu colo. Virando a cabeça para um lado, seguro a curiosa folha, estudo-a por um momento e dou risada. “Aqui estou”, parece Ele cochichar com a brisa. “Estava só esperando que você Me notasse. Estou sempre com você, apenas a uma respiração de distância.”

O final de semana já se encerrou e estou de volta à minha rotina diária. Mas aquela folha seca de carvalho continua no console do meu carro. Serve de lembrete toda vez que a vejo. Meu Pai está sempre a uma respiração de distância.

"Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? (Isaías 40:12) ...Esse é o nosso DEUS.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 12:18.

Enquanto Tiver Tempo

Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12:18.

Minha sogra e eu tínhamos o mais complicado relacionamento. Ela achava que meu marido a havia traído, ao converter-se à minha fé, e eu me sentia rejeitada. Ao longo dos anos, tivemos mais do que a nossa cota de mal-entendidos e comunicação truncada.

Para proteger meus sentimentos, construí um muro ao redor do meu coração. Eu encurtava nossas conversas a respeito dos meus filhos; poucas vezes falava sobre questões pessoais e raramente nos visitávamos. Eu me consolava recordando cada uma das ofensas e toda minúscula mágoa que ela impunha sobre mim. Mas eu sofria, porque a mulher a respeito de quem eu tinha tanta coisa contra, havia criado um das pessoas mais generosas, maravilhosas e compassivas que conheço – meu esposo.

Eu queria dizer-lhe que via meu esposo nela. Ela também era muito generosa. Embora eu expressasse agradecimento por todos os seus presentes para nós, queria escrever-lhe uma cartinha para que ela soubesse que eu verdadeiramente a amava e admirava. Queria relacionar todas as coisas que tínhamos em comum, e desejava que ela soubesse que eram elas o motivo pelo qual meu esposo me escolheu como mulher. Nunca escrevi. Meu orgulho não me deixava.

Um dia, meu esposo me informou que sua mãe sofrera um derrame. De repente, a vida tomava um rumo inesperado. Eu não tinha o controle sobre o tempo, afinal de contas. O que eu havia deixado de fazer por longo tempo, teria de fazer num tempo difícil. Corri para o hospital, orando: Por favor, Senhor, fica junto de minha sogra; concede-lhe Tua paz e perdão. Enquanto orava, esperei ter tempo suficiente para ser mais bondosa, para perdoar e ser perdoada, e amar incondicionalmente.

Durante as duas semanas seguintes, orei e cantei com ela. Minha sogra havia perdido a fluência na fala, seu linguajar era infantil, mas cantarolava os hinos enquanto eu cantava. Um dos que cantávamos juntas era “Há um Rio Cristalino”. Eu ia ao hospital quando ninguém estava lá, segurava as mãos dela e orava. Expressei gratidão a Deus pela vida dela e supliquei perdão por ter perdido tempo concentrando-me nas mágoas em vez de naquilo que havia de bom na minha sogra. Quando ela morreu, fui dominada pelo pesar e a perda, mas me sentia grata pelo curto tempo durante o qual Deus me permitira cuidar dela.

Querido Deus, por favor, ajuda-me a ver o bem nos outros e, quanto depender de mim, que eu viva em paz com todos.

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 15:34, NVI.

Por Que Eu?

Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Marcos 15:34.

Muitos anos atrás fiquei sabendo de um casal que tinha vários filhos pequenos. A certa altura começaram problemas e mais problemas. O único de que me lembro foi a respeito da garotinha de sete ou oito anos, que caiu da parte de cima de um beliche e quebrou o braço. A reação da família aos muitos problemas não era “Por que eu [ou nós]?” mas “Deus deve nos amar muito para enviar provas a fim de nos testar o amor e a fé nEle”. Hoje aquelas crianças são adultas e têm suas próprias famílias. Imagino que sua atitude continue a mesma.

Nos meus mais de setenta anos, tenho tido muitas oportunidades de perguntar “Por que eu?” Eu não costumava dizer “Por que eu?” mas “Por que não eu? Não sou melhor do que os outros.”

Então, vários anos atrás, aconteceu algo drástico que me levou a mudar de atitude. Eu não conseguia dormir. Os acontecimentos do dia ficavam rodando na minha cabeça e, sim, eu fazia muitas perguntas “Por quê?” “Por que aconteceu, Senhor? Por que meu anjo não me avisou? O que estás tentando me ensinar, Senhor?” e assim por diante.

Mais recentemente aconteceu outra coisa – não tão drástica, mas também ruim. Por alguma razão, de modo estranho, as perguntas “Por quê?” não chegaram a entrar na minha mente. Não entendo a diferença.

Em 2004, vários dos muitos furacões devastadores chegaram perto do meu cantinho em Virgínia para causar uma noite de chuva torrencial. O primeiro fez com que parte do telhado da minha casa alugada apresentasse goteiras. A água pingava através do sótão e passava pelo teto. Não pingou sobre o carpete ou os móveis, mas as manchas da água precisavam de reparos. Senti-me agradecida porque o que são algumas manchas de água em comparação com a perda de tudo?

“Por que eu?” é um jeito muito comum de nos sentirmos. Até Jesus fez aquela penetrante pergunta “Por quê?” em Seu brado: “Meu Deus! Meu Deus! Por que Me desamparaste?”

Agora, quando ouço a pergunta “Por que eu?” sorrio e penso: OK, meu precioso Irmão, fizeste uma pergunta “Por quê?”, e por isso acho que também posso fazer algumas! Graças Te dou por estares sempre comigo. Eu Te amo!

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 24:29, NVI.

Jesus, Entre no Nosso Carro

Mas eles insistiram muito com Ele: “Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando.” Lucas 24:29.

Um dia, quando saímos do nosso apartamento para ir a uma clínica especializada em hidroterapia para tratar um problema neurológico no meu pé direito, meu esposo e eu oramos, como sempre o fazemos, pedindo a guia de Deus para a nossa vida.

Quando abrimos a porta do carro, meu esposo disse: “Jesus, entre no carro e vá conosco!” Os cintos de segurança estavam ajustados, o dia era lindo, o tráfego fluía calmamente, tudo estava normal. Pouco sabíamos nós, porém, sobre o que nos aguardava cinco minutos depois.

Ao passarmos por um cruzamento, o motor do carro morreu. Havia espaço suficiente para que o veículo que vinha da outra direção passasse, mas o motorista era jovem e inexperiente, e não desviou nem brecou, atingindo violentamente o nosso carro. As duas portas do lado do motorista ficaram amassadas e o impacto jogou nosso carro contra um muro, danificando ainda mais o veículo.

Transeuntes vieram socorrer-nos, achando que nossos ferimentos deviam ser graves. Quando conseguimos sair dos assentos do carro, porém, meu esposo e eu – e o outro motorista – descobrimos que não havia ferimentos, nem mesmo um arranhão.

Depois da avaliação dos veículos pela companhia de seguro, fomos informados de que nosso carro sofrera perda total. Entendemos então que o nosso Convidado especial havia aceitado o convite para acompanhar-nos e nos guardara de uma morte repentina.

Depois de uma longa conversa, os dois viajantes que iam para Emaús ainda não sabiam quem se havia aproximado deles e os acompanhava. Também perceberam que o dia chegava ao fim e se preocuparam com o que podia acontecer àquele Viajante, se prosseguisse sozinho pela estrada escura e deserta. Bondosamente insistiram para que ficasse com eles. O Homem aceitou o convite, entrou na casa de Seus companheiros de jornada e aceitou a refeição que Lhe ofereceram. Somente então compreenderam que era Jesus Aquele que andara com eles.

Agora, quando paro e penso, entendo como foi maravilhoso convidar Jesus para entrar no carro conosco. Ele está sempre disposto a responder quando nosso pedido é sincero, feito com fé.

Que DEUS abençoe a todos.

O ULTIMO FOLHETO

"Então clamam ao Senhor na sua tribulação, e ele os livra
das suas angústias. Faz cessar a tormenta, de modo que se
acalmam as ondas. Então eles se alegram com a bonança; e
assim ele os leva ao porto desejado" (Salmos 107:28-30).

O ULTIMO FOLHETO


Todos os domingos à tarde, depois do culto da manhã na igreja, o
pastor e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos
evangelísticos.

Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do pastor e seu filho
saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também
chovia muito. O menino se agasalhou e disse:

-'Ok, papai, estou pronto. '

E seu pai perguntou:

-'Pronto para quê?'

-'Pai, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos. '

Seu pai respondeu:

-'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito. '

O menino olhou para o pai surpreso e perguntou:

-'Mas, pai, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?'

Seu pai respondeu:

-'Filho, eu não vou sair nesse frio. '

Triste, o menino perguntou:

-'Pai, eu posso ir? Por favor!'

Seu pai hesitou por um momento e depois disse:

-'Filho, você pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado, filho. '

-'Obrigado, pai!'

Então ele saiu no meio daquela chuva. Este menino de onze anos
caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos
evangelísticos a todos que via.

Depois de caminhar por duas horas na chuva, ele estava todo molhado, mas faltava o último folheto. Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam totalmente desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu. Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta. Ele esperou, mas não houve resposta.

Finalmente, este soldadinho de onze anos se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez, ele se virou para a porta, tocou a
campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o
fazia ficar ali na varanda. Ele tocou de novo e desta vez a porta se
abriu bem devagar. De pé na porta estava uma senhora idosa com um olhar muito triste. Ela perguntou gentilmente:

-'O que eu posso fazer por você, meu filho?'

Com olhos radiantes e um sorriso que iluminou o mundo dela, este
pequeno menino disse:

-'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de
dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR. '

Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.
Ela o chamou e disse:

-'Obrigada, meu filho!!! E que Deus te abençoe!!!'

Bem, na manhã do seguinte domingo na igreja, o Papai Pastor estava no púlpito. Quando o culto começou ele perguntou:

- 'Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?'

Lentamente, na última fila da igreja, uma senhora idosa se pôs de pé.
Conforme ela começou a falar, um olhar glorioso transparecia em seu rosto.

- 'Ninguém me conhece nesta igreja. Eu nunca estive aqui. Vocês sabem antes do domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu a algum tempo deixando-me totalmente sozinha neste mundo. No domingo passado, sendo um dia particularmente frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver.

Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi as escadas para o sótão da minha casa. Eu amarrei a corda numa madeira no telhado, subi na cadeira e coloquei a outra ponta da corda em volta do meu pescoço. De pé naquela cadeira, tão só e de coração partido, eu estava a ponto de saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei:

-'Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora. '

Eu esperei e esperei, mas a campainha era insistente; depois a pessoa que estava tocando também começou a bater bem forte. Eu pensei:

-'Quem neste mundo pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa ou vem me visitar. '

Eu afrouxei a corda do meu pescoço e segui em direção à porta,
enquanto a campainha soava cada vez mais alta.

Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na
minha varanda estava o menino mais radiante e angelical que já vi em
minha vida. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês! As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito tempo SALTASSE PARA A VIDA quando ele exclamou com voz de querubim:

-'Senhora, eu só vim aqui para dizer QUE JESUS A AMA MUITO. '

Então ele me entregou este folheto que eu agora tenho em minhas mãos.

Conforme aquele anjinho desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a
porta e atenciosamente li cada palavra deste folheto.

Então eu subi para o sótão para pegar a minha corda e a cadeira. Eu
não iria precisar mais delas. Vocês vêem - eu agora sou uma FILHA
FELIZ DO REI!!!

Já que o endereço da sua igreja estava no verso deste folheto, eu vim
aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO ao anjinho de Deus que no
momento certo livrou a minha alma de uma eternidade no inferno. '

Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos na igreja. E quando gritos de louvor e honra ao REI ecoaram por todo o edifício,
o Papai Pastor desceu do púlpito e foi em direção a primeira fila onde
o seu anjinho estava sentado. Ele tomou o seu filho nos braços e
chorou copiosamente.

Provavelmente nenhuma igreja teve um momento tão glorioso como este e provavelmente este universo nunca viu um pai tão transbordante de amor e honra por causa do seu filho...

Exceto um. Este Pai também permitiu que o Seu Filho viesse a um mundo frio e tenebroso. Ele recebeu o Seu Filho de volta com gozo
indescritível, todo o céu gritou louvores e honra ao Rei, o Pai
assentou o Seu Filho num trono acima de todo principado e potestade e lhe deu um nome que é acima de todo nome.

Bem aventurados são os olhos que vêem esta mensagem. Não deixe que ela se perca, leia-a de novo e passe-a adiante.

Lembre-se: a mensagem de Deus pode fazer a diferença na vida de alguém próximo a você.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 5:17.

Reforma Geral

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5:17.

Não assisto a reality shows na TV, mas outra noite um deles me chamou a atenção. Foram escolhidas mulheres para se submeterem a uma transformação radical, passando de “patinhos feios” para “cisnes”. Observei enquanto algumas recebiam um novo nariz, implantes de silicone nos seios, lipoaspiração, novos penteados, guarda-roupa novo, escultura corporal e muito mais. Passaram por várias semanas dolorosas e aflitivas, e aguardaram com grande expectativa a remoção das ataduras para poder ver sua nova aparência.

Familiares e amigos esperavam ansiosamente o dia em que haveriam de reunir-se com elas e ver a transformação a ser revelada. Houve muitas lágrimas, risos, abraços e beijos quando a nova mulher se revelou. Maridos não reconheciam a esposa; filhos não reconheceram a mãe. Eu me perguntava por que algumas mulheres sentiam a necessidade de passar por uma experiência assim. Não parecemos estar satisfeitas com aquilo com que fomos abençoadas. Seria porque a sociedade nos fez lavagem cerebral, levando-nos a pensar que a beleza consiste naquilo que vemos em revistas e outdoors?

Aquelas mulheres podem parecer diferentes após a cirurgia, mas isso é tudo – sua personalidade e seu caráter permanecem intocados. Depois que a euforia e a excitação se dissipam, e a barriga começa a aparecer e as rugas voltam junto aos olhos, a pergunta é se aquilo valeu a pena.

Todas nós precisamos de uma reforma geral porque nascemos em pecado e fomos formadas na iniqüidade. Que eu conheça, só existe uma Pessoa que pode verdadeiramente transformar-nos, e essa Pessoa é Jesus. Há muitos exemplos na Bíblia que nos mostram o poder transformador de Deus mediante Seu Filho Jesus Cristo. Veja a mulher samaritana junto ao poço, por exemplo. Leia essa história em João 4. As pessoas a ridicularizavam, já que lhe conheciam o estilo de vida. Um dia ela teve um encontro com Jesus, e isso a transformou. Jesus revelou a ela a história da sua vida, e ela se maravilhou diante dEle, pois Ele contara tudo o que ela havia feito. Jesus lhe ofereceu o que homem nenhum havia oferecido antes – vida nova. Ela deixou o poço correndo, testemunhando de Cristo, para nunca mais ser a mesma.

Todas nós precisamos de um encontro com Cristo se queremos ser transformadas. Você já teve um encontro com Ele?

Que DEUS abençoe a todos.

Prov. 19:10.

DIA DE VALORIZAÇÃO

Ao insensato não convém a vida regalada, quanto menos ao escravo dominar os príncipes! Prov. 19:10.

O texto de hoje mostra as dificuldades do insensato para valorizar o que tem. Se tem abundância, não sabe aproveitar. Desperdiça, gasta mal e, em pouco tempo, descobre que não lhe resta nada. É como o escravo que de repente vira príncipe. Como governar se nunca se preparou para isso?

Outro dia, a Polícia Federal descobriu um jovem de apenas dezoito anos, estagiário de um setor de segurança social, que criara um sistema através do qual retirava centavos de cada aposentado, sem que ninguém soubesse. A soma total era fabulosa e ia parar no seu bolso.

Nunca teriam descoberto o jovem delinqüente se ele não começasse a andar, de um dia para outro, com roupas de grifes, carros importados, esbanjando dinheiro com os amigos e vivendo um ritmo de vida incompatível com os duzentos dólares de salário.

O verso de hoje descreve esse inteligente, porém insensato, personagem. O tolo não valoriza o que tem.

Como você administra o que recebe das mãos de Deus? Não apenas as coisas materiais, mas também sentimentos, admiração, amor e o respeito que conquistou?

Quantas vezes converso com esposos tristes por terem perdido a família. Prometem um mundo de compreensão e carinho se a esposa os aceitasse de volta. A maioria delas responde: “Ele teve anos para fazer isso e não soube aproveitar.”

Por que será que os seres humanos valorizam as pessoas depois que as perdem? Você não percebe a importância de cuidar do corpo até que o médico diz que sua situação é delicada. Não valoriza o momento em que seus filhos são crianças até que chega o dia em que eles crescem e não querem mais brincar com você.

Faça de hoje um dia de valorização das pequenas ou grandes bênçãos que recebeu de Deus. Valorize pessoas. Seja grato por tudo, e seja feliz.

Não se esqueça hoje de que “ao insensato não convém a vida regalada, quanto menos ao escravo, dominar os príncipes”.

Que DEUS abençoe a todos.

Sal. 5:4.

COERÊNCIA

Pois Tu não és Deus que Se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal. Sal. 5:4.

O melhor argumento em favor do cristianismo é a vida do cristão. Ninguém pode contestar o argumento de uma vida transformada.

Por outro lado, o maior descrédito do cristianismo é a incoerência da pessoa que aceitou a teoria do ensinamento evangélico, mas não permitiu que a mensagem se tornasse realidade na sua experiência diária.

O cristianismo de fachada é tolo e prejudicial por dois motivos: o primeiro deles é que Deus conhece tudo e não pode ser enganado. Seus olhos contemplam os rincões mais escuros do coração. Podemos argumentar e discutir. Podemos repetir nossas explicações a ponto de acreditar nas mentiras que inventamos. Mas existe Alguém que sabe tudo, e diante dEle até os pensamentos mais íntimos são expostos. Esse Deus, segundo o salmista, é Deus que não “Se agrada com a iniqüidade”. Portanto, “aparentar” ser cristão, para quê? Qual é a vantagem? O respeito dos demais? A opinião alheia? O reconhecimento público? Nada tem sentido, você percebe? O Deus que tudo vê “não Se agrada com a iniqüidade”. No aspecto da aprovação divina: zero.

Mas isso não é tudo. Existe mais um motivo por que o viver somente a “aparência” do cristianismo é tolice e agride a própria natureza humana. Explico: A entrada do pecado neste mundo trouxe a morte, acompanhada de seu séquito de coisas nocivas, como a inveja, o crime, o egoísmo, a cobiça, a mentira, a hipocrisia e outras. Mas o ser humano foi criado com vocação para a vida, e a vida também traz suas virtudes: honestidade, verdade, sinceridade, enfim. Sendo assim, cada vez que o ser humano pratica a hipocrisia, a mentira, ou vive apenas a fachada daquilo que crê, violenta a si mesmo, se destrói, fere seu mundo interior a ponto de sangrar. Ele pode não ver o sangue, mas sente suas conseqüências nas diferentes áreas de sua experiência.

Por isso, hoje, peça a Deus o poder e a graça que só Ele pode dar, para viver uma vida de coerência. E lembre-se: “Pois Tu não és Deus que Se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal.”

Que DEUS abençoe a todos.

Prov. 14:8.

VOCÊ SABE O QUE FAZ?

A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora. Prov. 14:8.

Uma pessoa prudente é sábia. Sabe o que faz. A vida não é para ela apenas a sucessão de acontecimentos casuais. Ela pensa, medita, avalia seu procedimento, corrige o rumo de sua vida e recua quando percebe que está errada. O termômetro para medir a “temperatura” de suas ações é a Palavra de Deus. Essa é a tocha que ilumina o seu caminho.

Por esse motivo, os minutos que você passa a sós com Deus antes de iniciar as atividades do dia são indispensáveis para uma vida produtiva. Não basta apenas saber “como” realizar bem o seu trabalho. Fazendo as coisas com eficiência, você sempre será um bom empregado. Mas se tomar tempo para pensar em por que faz o que faz, acabará sendo um líder.

“A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho”, diz Salomão. Antes de tentar entender o caminho dos outros, entenda o seu. Antes de liderar pessoas, deixe-se liderar pelo Senhor Jesus. Não existe fórmula mais perfeita para a eficiência.

O caminho dos tolos é diferente. Eles acham que sabem tudo, e na verdade nada sabem. Apenas pensam que sabem. O resultado é frustração e desapontamento.

Você sabe o que faz e por que faz? Não tema aprender. Aconselhe-se, consulte. A receita para permanecer na ignorância sobre qualquer assunto da vida é ficar satisfeito com suas opiniões e contente com o que sabe. A vida se encarregará de provar-lhe que você estava errado.

Faça de hoje um dia de avaliação. Revise os seus procedimentos, analise sua trajetória. Nunca é tarde para começar de novo. Sempre é tempo de aprender.

Como anda o seu casamento? Pode melhorar o seu relacionamento com as pessoas? Está separando tempo necessário para dialogar com seus filhos? Ou espera que tudo aconteça por acaso? Reflita nessas perguntas. Refletir é próprio de gente sábia.

Ser sábio ou insensato? Eis a questão! Deus sempre está pronto a guiar e mostrar um caminho melhor àqueles que O buscam com humildade de coração. Não se esqueça: “A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora.”

Que DEUS abençoe a todos.

Sal. 6:4.

O SENHOR OUVE

Volta-Te, Senhor, e livra a minha alma; salva-me por Tua graça. Sal. 6:4.

Houve momentos difíceis na vida de Davi. Por mais que se esforçasse para ver uma saída, não conseguia enxergar um raio de luz. Tudo era escuridão à sua volta. Sentia-se acabado, destruído e completamente derrotado.

Aonde vão os filhos de Deus nessa hora? Davi clama: “Volta-Te, Senhor.” Por que “volta-Te”? Porque ele sentia como se Deus o tivesse esquecido. Sentia-se abandonado. Só via trevas e tormentas. Nenhuma explicação. Nenhuma resposta.

Na ocasião em que Davi escreveu este salmo, estava enfermo. “Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão abalados.” Sal. 6:2. Que tipo de doença o atormentava? Não sabemos, mas o texto nos leva a pensar que o problema físico estava afetando suas emoções e sua alma. “Também a minha alma está profundamente perturbada; mas Tu, Senhor, até quando?” Verso 3.

Como você se sente quando o médico acaba de dar-lhe a notícia de que está com câncer? Como manter uma atitude mental positiva se você está diante dos resultados cruéis dos exames médicos? Dá vontade de gritar: “Senhor, se Tu és Deus, onde estás?” “Se Tu atendes à oração dos Teus filhos, até quando?”

Davi não era diferente de você nem de mim. Por isso, ele chora diante de Deus. Há momentos em que sua fé vacila, sua paciência chega ao limite, seu ânimo diminui e pergunta: “Até quando?” Você pode imaginar aquele bravo guerreiro chorando e quase duvidando diante das circunstâncias? Quão grandes eram essas adversidades que quase fizeram um gigante como Davi desabar? É possível que neste instante você esteja passando por uma situação semelhante, mas não desanime.

O que mais impressiona no Salmo 6 não é a dor e o sofrimento do salmista. Não são as aflições e adversidades que ele enfrentou, mas a maneira extraordinária como termina o salmo: “O Senhor ouviu a minha súplica, o Senhor acolhe a minha oração.” Verso 9.

Que DEUS abençoe a todos.



O Senhor sempre ouve. Pode parecer que demora. Pode dar a impressão de que não atende, mas Ele sempre ouve. Ele está ouvindo você neste momento. Por isso, clame como o salmista: “Volta-Te, Senhor, e livra a minha alma; salva-me por Tua graça.”

Prov. 19:6.

AMIGO OU “AMIGO”

Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes. Prov. 19:6.

Conheço pessoas que enquanto possuíam dinheiro e podiam fazer favores viviam rodeados de gente que se dizia amiga. Quando por algum motivo atravessaram momentos críticos, viram-se inesperadamente sozinhos. “Parecia que eu tinha lepra”, se queixou um deles. “Ninguém mais queria a minha companhia.”

O texto de hoje não é um desestímulo à generosidade. É uma advertência para diferenciar os amigos, dos amigos.

Os verdadeiros amigos não fazem tudo que você pede, nem concordam sempre com suas opiniões. Dizem o que pensam, sem temor de represálias. Dificilmente pedem algo. Você percebe muitas vezes as dificuldades que eles enfrentam e lhes estende a mão.

Um dia, ouvi um grande mestre dizer: “Faça-se amigo das pessoas enquanto elas não são importantes.” É uma grande verdade. Você sabe quem são seus amigos quando não tem um nome conhecido, nem possui dinheiro. O verdadeiro amigo não está o tempo todo ao seu lado, fisicamente, mas você pode contar com ele em todas as circunstâncias.

O “amigo” é um adulador. Adular não é o mesmo que elogiar. Não há nada de errado em reconhecer as virtudes das pessoas e dizer isso para elas. Todos precisamos de elogios para continuar realizando. Os “amigos” não elogiam. Adulam ou bajulam. Dizem o que você deseja ouvir. Nunca discordam de sua maneira de pensar e agir. Essas pessoas não servem de conselheiras, mas “estão” o tempo todo ao seu lado.

Seja sábio. Aprenda a distinguir os verdadeiros amigos. O tolo vive rodeado de “amigos” que alimentam o seu ego e suas manias de grandeza. Tem medo da verdade. Compra mentiras a alto preço. Vive as irrealidades que os outros constroem para ele.

Vá pelos caminhos que a vida lhe apresenta hoje, com sabedoria. Evite arapucas. Fuja do perigo. Não brinque com a sedução. Pense na sua família, que é o tesouro mais precioso. Lembre-se da confiança que seus amados depositam em você e não se esqueça: “Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes.”

Que DEUS abençoe a todos.

Sal. 114:7.

SEGURO NA PRESENÇA DE DEUS

Estremece, ó terra, na presença do Senhor, na presença do Deus de Jacó. Sal. 114:7.

O salmo de hoje é um hino de louvor pela maneira extraordinária como Deus cuidou de Israel ao longo do deserto. Enfrentaram necessidades, mas nada lhes faltou. Perigos os rodearam, mas nada os atingiu.

Os filhos de Deus continuam peregrinando no deserto desta vida. Encontram-se diariamente diante de Mares Vermelhos, impossíveis de serem atravessados. Perigos. Muitos perigos. Desde cobras peçonhentas até feras famintas.

Em todas essas circunstâncias, o poder divino se manifestará, como se manifestou no deserto. Nada, nem ninguém, foi capaz de interromper a peregrinação do povo de Israel rumo ao seu glorioso destino. Também nada será capaz de impedir que você hoje alcance o ideal para o qual Deus o chamou.

O instrumento de Deus para guiá-lo é o Seu poder, revelado na Sua presença. Nas palavras do salmista, a terra estremece na presença do Senhor.

A mesma presença do Senhor faz estremecer. Protege Seus filhos? Por que destrói uns e salva outros? Depende do quê? Qual é o impacto que a presença de Deus causa na sua vida?

No Jardim do Éden, Adão e Eva se esconderam da presença do Senhor. Jonas fugiu da presença de Deus. Por ocasião da volta de Cristo, uns levantarão a mão para recebê-Lo com alegria, enquanto outros, chorando, gritarão aos montes e rochedos: “Caí sobre nós e escondei-nos da face dAquele que Se assenta no trono.” Apoc. 6:16.

Se hoje você fugir da presença de Deus, com certeza fugirá também no dia final. Se você aprender a andar todos os dias na presença de Jesus, quando Ele aparecer nas nuvens dos céus, você levantará os braços para recebê-Lo. Sua atitude diária diante da presença de Deus determinará se ela será proteção ou destruição para você no dia final.

Faça de hoje um dia de companheirismo com Jesus. Coloque sua frágil mão no braço poderoso do Senhor e deixe que Ele o conduza de vitória em vitória, em meio ao deserto desta vida.

Se assim o fizer, nada deterá a sua marcha, porque “estremece, ó Terra, na presença do Senhor, na presença do Deus de Jacó”.

Que DEUS abençoe a todos.