segunda-feira, 13 de julho de 2009

Marcos 4:41

Terça-feira 14 Julho
Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? (Marcos 4:41).

UMA SITUAÇÃO PERIGOSA

Durante sua viagem ao Pólo Norte, Nansen (1861-1930), um audaz explorador das regiões árticas, fez uma expedição especial em um bote. Com ele ia o capitão Sverdrup e dois lapões familiarizados com o gelo e a neve. Ambos eram cristãos. O mais precioso tesouro que tinham era um Novo Testamento no idioma lapão, que liam diariamente.

Em certo momento, o bote encalhou em um bloco de gelo e não conseguia mais se deslocar. Rapidamente congelou, correndo o perigo de ser levado com o pedaço de gelo para o mar aberto. Ali o barco e seus ocupantes estariam perdidos.

Nansen e o capitão abandonaram o barco e foram caminhando sobre o gelo; preocupados, se perguntavam se era hora da salvação ou da morte… Mas, onde estavam os dois lapões? De repente, Nansen viu que sobre o barco havia sido estendida uma vela já bem gasta. Ao levantar uma ponta dela, viu o Novo Testamento aberto e os dois homens orando, expondo a Deus suas dificuldades e pedindo que Ele os salvasse daquela situação.

Pouco depois, armou-se uma tempestade que ameaçava empurrar mais ainda o bloco para o mar aberto. “Mas justamente quando parecia que o bloco estava sendo conduzido pelas mais fortes ondas, de repente mudou de rumo e se dirigiu com rapidez impressionante para a terra. Parecia que fora guiado por uma mão invisível. Estávamos a salvo” – contou o capitão Sverdrup.

Que pronta e magnífica resposta que o Senhor deu à oração de dois de Seus filhos! Mas não é de se estranhar, visto que Jesus Cristo é Aquele a quem o vento e o mar obedecem.

Que DEUS abençoe a todos.

Colossenses 1:27

14 de julho Terça

A Busca da Santidade

Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória. Colossenses 1:27

Difícil é aos que se acham seguros em suas realizações, e que se acreditam ricos em conhecimento espiritual, receber a mensagem [aos laodiceanos] que declara se acharem enganados e necessitados de todas as graças espirituais. O coração não santificado é “enganoso [...] mais do que todas as coisas, e perverso” (Jr 17:9). Vi que muitos se estão lisonjeando de ser bons cristãos, os quais não têm um raio de luz de Cristo. Não têm por si mesmos uma viva experiência na vida religiosa. Necessitam de profunda e completa obra de humilhação de si mesmos diante de Deus, antes de experimentarem sua verdadeira necessidade de diligente e perseverante esforço para obter as preciosas graças do Espírito.

Deus guia Seu povo passo a passo avante. A vida cristã é uma contínua batalha, marcha contínua. Não há descanso dessa luta. É por meio de constante, incessante esforço, que mantemos a vitória sobre as tentações de Satanás. Estamos, como um povo, triunfando na clareza e força da verdade. Somos plenamente apoiados em nossos pontos de fé por avassaladora quantidade de claros testemunhos escriturísticos. Carecemos muito, porém, da humildade, paciência, fé, amor e abnegação, vigilância e espírito de sacrifício bíblicos. Precisamos cultivar a santidade da Bíblia. O pecado domina entre o povo de Deus. A positiva mensagem de repreensão aos laodiceanos não é acatada. Muitos se apegam a suas dúvidas e a seus pecados acariciados, enquanto se encontram em tão grande engano que dizem e sentem que não necessitam de nada. Pensam que não é necessário o testemunho do Espírito de Deus em reprovação, ou que não se refere a eles. [...]

Não basta meramente professar a verdade. Todos os soldados da cruz de Cristo obrigam-se virtualmente a entrar na cruzada contra o adversário das almas, para condenar o erro e sustentar a justiça. A mensagem da Testemunha Verdadeira, porém, revela que terrível engano pesa sobre nosso povo, o que torna necessário dirigir-lhe advertências, para pôr fim à indiferença espiritual e despertá-lo para uma ação decidida (T3, p. 253, 254).

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 2.8-9

14 de Julho

"...A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome." Filipenses 2.8-9

Em Belém e no Calvário vemos Jesus renunciando à Sua honra. Não se vê nenhuma majestade nem esplendor no bebê na manjedoura. Ele, diante de cuja palavra o Universo treme, Ele, que desde a eternidade é recebido com júbilo e adorado por incontáveis seres de luz, "a si mesmo se esvaziou." Mas justamente com isso o Senhor nos leva a cair de joelhos, e nos humilhamos no pó. Como Ele é grande e como é grandioso Seu ato de renunciar à majestade exterior! Não podemos fazer outra coisa do que adorá-lO de coração, porque na renúncia da Sua honra e da Sua majestade, reconhecemos Sua natureza, oculta até agora. Quando Jesus diz: "Eu sou", então Ele revela a Sua majestade interior. "...Não fazendo caso da ignomínia": você percebe a renúncia da Sua honra? Ele está pendurado ali, no madeiro ensangüentado, não somente em dores indizíveis, mas exposto ao público – uma vergonha terrível. Mas eis que, na entrega voluntária da Sua glória, dEle, do crucificado, irradia um brilho indescritível. Ele fez isso por você. Ele desceu da maior honra para a vergonha mais profunda, para que nós, eu e você, alcancemos honra eterna.

Que DEUS abençoe a todos