quarta-feira, 29 de julho de 2009

Provérbios 1:19

29 de junho

Princípios Justos
Tal é a sorte de todo ganancioso; e este espírito de ganância tirará a vida de quem o possui. Provérbios 1:19

A cada pessoa é dado o seu trabalho. Cada um tem seu lugar no plano eterno do Céu. É dever do pai e da mãe dominar a própria falta de regras, os hábitos desleixados. A verdade é clara e pura e de grande valor e necessita ser aplicada na edificação do caráter. Aqueles que têm a verdade e o amor à verdade em seu coração, farão todo e qualquer sacrifício para que essa verdade tenha o primeiro lugar em tudo. [...]

Há pessoas em nossas igrejas que têm muito a dizer em relação ao cristianismo, mas em cuja presença devemos estar sempre protegidos, pois rejeitam a Palavra de Deus em suas transações comerciais. Quando uma venda ou compra deve ser feita, Deus não Se encontra ao lado deles. O inimigo está no terreno e toma posse deles. A fraternidade cristã e o amor são sacrificados no altar da ganância. Deus, o Céu, os preceitos de Jeová e Suas ordens tantas vezes repetidas são eliminados do coração. Não sabem o que significa praticar os princípios estabelecidos na Palavra de Deus. Vendem a própria alma por ganhos ilícitos. Tão denso é o véu que cega seus olhos que podem ver apenas os lucros fraudulentos. Tão dura é a incrustação que lhes envolve o coração que este não sente o amor, a ternura e a compaixão de Cristo pelo próximo. A santidade e a verdade de Deus são excluídas do coração.

O povo de Deus desaprovará todas essas influências corruptas? Darão eles o coração a Deus? Lidarão com misericórdia para com seus semelhantes mortais? Será que os Adventistas do Sétimo Dia guardarão na memória que não podem se desviar da verdade em suas negociações com o próximo, não podem violar a justiça ou abandonar a integridade sem renunciar a Deus? Qualquer coisa que desonra a Deus jamais beneficiará a você. As pessoas que esperam prosperar violando os princípios eternos da justiça estão armazenando para si mesmos uma ceifa que não desejarão colher. Posicionam-se nas fileiras do inimigo e trazem degradação a si mesmos. Embora por algum tempo pareçam prosperar, jamais ajudarão a compor a família de Deus (SAT, p. 133, 134).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Timóteo 4:8

28 de junho

Planejando Para o Futuro

Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. 1 Timóteo 4:8
Os cálculos de cada negócio, os pormenores de cada transação passam pelo exame de auditores invisíveis, agentes dAquele que nunca transige com a injustiça, nem abona o mal, nem passa por alto o erro. [...]

Contra todo malfeitor a lei de Deus profere condenação. Pode ele deixar de atender àquela voz, pode procurar fazer silenciar o seu aviso, mas em vão. Ela o acompanha. Faz-se ouvir. Destrói-lhe a paz. Desatendida, persegue-o até à sepultura. Dá testemunho contra ele no juízo. Qual fogo, inextinguível, consumirá finalmente corpo e alma.

“Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma?” (Mc 8:36, 37).

Essa é uma questão que exige consideração por parte de todo pai, professor e estudante, todo ser humano, jovem ou idoso. Não pode ser integral ou completo nenhum projeto de negócios ou plano para a vida que apenas compreenda os breves anos da existência presente, e não tome providências para o interminável futuro. Que se ensinem os jovens a tomar em consideração a eternidade. Sejam ensinados a escolher princípios e buscar possessões que sejam duradouros, a acumular para si aquele “tesouro nos Céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão, e a traça não rói” (Lc 12:33). [...]

Todos os que fazem isto estão efetuando a melhor preparação possível para a vida neste mundo. Ninguém poderá acumular tesouro no Céu sem que venha por isso mesmo a ver sua vida na Terra enriquecida e enobrecida.

“A piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir” (1Tm 4:8) (Ed, p. 144, 145).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 19:17,26

29 Julho
Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina… E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal (Gênesis 19:17,26).

APENAS UMA OLHADINHA

A história da mulher de Ló pode ser contada em poucas palavras. Como habitante de Sodoma, ela estava familiarizada com a imoralidade daquele lugar. Mas pelo fato de Deus querer mostrar Sua misericórdia, ela e sua família foram poupadas do julgamento que destruiu Sodoma. No entanto, o anjo teve quase de expulsá-los da cidade.

Deus exorta e apressa a todos. Ele não quer que o pecador morra, mas que ele “se converta do seu caminho e viva” (Ezequiel 33:11). Deus tomou Ló pela mão, por assim dizer. Como alguém pode se recusar a ir com Ele?

A mulher de Ló olhou para trás. Com tristeza e amargura, ela se virou para contemplar a cidade em chamas na qual havia deixado todas as posses e seu coração. Talvez alguns não pensem que isso seja tão mau; mas ela agiu em absoluta desobediência à ordem expressa de Deus : “Não olhes para trás.” Ela não suportou abandonar a vida em Sodoma, a mesma vida que tinha trazido o julgamento de Deus sobre a cidade. Ela foi embora do lugar apenas fisicamente, mas seu coração permaneceu lá. Deus não tolera um coração dividido.

Queridos jovens, se desejam seguir ao Senhor Jesus, vocês têm de tomar uma decisão bem firme: ou o mundo ou Jesus. Não há possibilidade de ter ambos. O caminho do mundo é o da ruína. O caminho da fé é o da salvação, mas ele exige renúncia. No entanto, o esforço vale a pena: seu prêmio é a vida eterna.

Que DEUS abençoe a todos.

Jó 3:20; 12:9-10; 21:7

28 Julho
Por que se concede luz ao miserável e vida aos amargurados de ânimo?

Quem não entende… que está na sua mão a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda carne humana?

Por que razão vivem os ímpios, envelhecem, e ainda se esforçam em poder? (Jó 3:20; 12:9-10; 21:7).

POR QUE TANTAS PERGUNTAS?

Jó viveu há mais de três mil anos. Profundamente abalado pela perda de todos os seus filhos e seriamente doente, ele teve ainda de se submeter a um terrível debate com seus três amigos, que procuravam explicar tamanha provação. Lendo suas reflexões na Bíblia, nos surpreendemos com o número de perguntas que Jó fez sobre a justiça e a existência humana. Quantas delas ainda são aplicáveis hoje! Quer seja um simples pastor ou um profissional que trabalha com tecnologia de ponta, os homens têm pensado sobre as mesmas coisas desde a infância. Quanto mais velhos, mais refletimos sobre essas questões.

Por que fazemos tantas perguntas? Tem de haver uma razão. É claro que a humanidade não criou a si mesma. Para haver criatura tem de haver um Criador. Quem nos deu nossa inteligência e nossa sede por entendimento? Esse dom não é ao mesmo tempo uma mensagem? Pensar nisso nos enche de esperança, mas também nos torna responsáveis por buscar Aquele que nos fez.

Não nos contentemos com uma vaga esperança, pois Deus tem Se revelado claramente. Ele Se manifestou em primeiro lugar através da natureza, depois pelos profetas de Israel, depois pelos apóstolos de Cristo. Os escritos de todos eles foram compilados em um livro: a Bíblia. Ela contém a verdade sobre nós mesmos, descrevendo nosso estado de perdição. Também contém a verdade sobre Deus e proclama Sua justiça e amor. Ela responde as questões mais profundas da alma humana.

Que DEUS abençoe a todos.

João 16.12

29 de Julho

"Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora." João 16.12

Como o Senhor gostaria de falar mais conosco! Como é grande o desejo do Senhor em compartilhar conosco os Seus planos! Mas muitas vezes Ele tem que se conter, como aqui no caso dos discípulos. Ele tinha coisas para lhes contar que só podiam ser entendidas por corações que haviam experimentado o Pentecoste. Conforme a medida da plenitude do Espírito, Ele nos transmite os mais profundos mistérios do Seu coração. Quando Ele lavou os pés dos discípulos, Pedro lhe perguntou: "Senhor, tu me lavas os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora, compreedê-lo-ás depois." Eis aqui a razão de você não conseguir entender muitas coisas das Sagradas Escrituras. Humilhe-se mais profundamente ainda. Esvazie-se ainda mais da sua própria natureza a fim de ficar ainda mais cheio do Espírito Santo, e assim, pelo mesmo Espírito, Ele poder lhe revelar as profundezas da divindade. "Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito, porque o Espírito a todas as cousas prescruta, até mesmo as profundezas de Deus."

Que DEUS abençoe a todos.