sexta-feira, 31 de julho de 2009

Isaías 49:15-16

30 Julho
Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti. Eis que, na palma das minhas mãos, te tenho gravado (Isaías 49:15-16).

QUAL FOI A ATITUDE MAIS “HUMANA”?
Duas notícias: um mendigo encontrou uma menina recém-nascida abandonada dentro de uma sacola de plástico em um monte de lixo, num dia de frio terrível.

De noite, uma mulher foi utilizar um telefone público quando ouviu o choro de um bebê; um menino também recém-nascido, abandonado na rua.

Não consigo deixar de comparar esses fatos com uma pequena aventura que aconteceu comigo esta manhã. Ao desfazer um monte de lenha, encontrei um ninho com uma rata e três filhotes. Ao me ver, a mãe fugiu rapidamente. Para minha grande surpresa, voltou ao ninho em seguida e, apesar do perigo que eu representava, pegou uma de suas crias e a escondeu em um lugar seguro. Duas vezes mais ela fez isso para salvar sua prole.

Admirei esse instinto materno e me perguntei: qual atitude foi a mais “humana”? A Bíblia denuncia a atitude das pessoas de nossa época ao declarar: “Nos últimos dias… haverá homens amantes de si mesmos [egoístas]… sem afeto natural… cruéis, sem amor para com os bons” (2 Timóteo 3:1-3), “cheios de toda iniqüidade… [e] malignidade… inventores de males… sem misericórdia” (Romanos 1:29-31).

Contudo, Deus deu Seu Filho, Jesus, que Se deixou cravar na cruz por tais seres. Ele leva nas mãos e nos pés as indeléveis cicatrizes de Seu amor. E esse mesmo amor pode alcançar e transformar criaturas tão vis quanto as mulheres que matam e abandonam seus filhos… e quanto eu…e quanto você, pois “não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). E quando “o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5), deixamos de cometer tais crueldades, porque já não vivemos mais como filhos das trevas, e, sim, como filhos de Deus (Efésios 5:8).

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 15:3, 4

31 de julho Sexta

Dedicação ao Serviço do Mestre
Grandes e admiráveis são as Tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o Teu nome, ó Senhor? Pois só Tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de Ti. Apocalipse 15:3, 4

Deus agirá sobre homens de posição humilde para proclamar a mensagem da verdade presente. Muitos desses estarão correndo para cá e para lá, direcionados pelo Espírito de Deus a levar a luz aos que estão em trevas. A verdade será como um fogo a arder-lhes nos ossos, enchendo-os de um fervoroso desejo de iluminar aqueles que estão em trevas. Muitos, mesmo entre os iletrados, proclamarão a Palavra do Senhor. Crianças serão impelidas pelo Espírito Santo a sair e anunciar a mensagem do Céu. O Espírito será derramado sobre aqueles que se submeterem a Suas incitações. Sacudindo os antiquados regulamentos e movimentos cautelosos dos homens, se unirão ao exército do Senhor.

No futuro, homens de vida simples serão impressionados pelo Espírito do Senhor a deixar seu emprego para se dedicar à proclamação da última mensagem de misericórdia. Tão rápido quanto possível, estarão preparados para esse trabalho, e o êxito vai coroar seus esforços. Cooperam com as agências do Céu; porque estão dispostos a gastar-se completamente no serviço do Mestre. Ninguém está autorizado a impedir esses obreiros. Serão abençoados por Deus na proclamação da grande comissão. Nenhuma palavra de reprovação deve ser dirigida contra esses que semeiam a semente do evangelho nos lugares mais difíceis.

As melhores coisas da vida – simplicidade, verdade, pureza e imaculada integridade – não podem ser compradas ou vendidas; são de graça [...]

Obreiros humildes que não confiam na sua própria força, mas que trabalham com simplicidade, confiando sempre em Deus, irão compartilhar o regozijo do Salvador. Suas perseverantes orações atrairão pessoas à cruz. Cooperando com eles, no esforço de sacrifício próprio, Jesus opera sobre os corações, produzindo milagres de conversão. Homens e mulheres se reunirão na igreja para a adoração Casas de oração serão edificadas, e escolas estabelecidas. O coração dos obreiros se encherá de regozijo ao verem a salvação de Deus (T7, p. 26-28).

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 42:6

30 de junho

Mordomos Fiéis
Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios. Isaías 42:6

Foi-me mostrado que alguns homens espertos, prudentes e atentos na transação de negócios em geral, homens que se destacam por prontidão e meticulosidade, manifestam uma falta de previsão e presteza quanto à disposição adequada de sua propriedade enquanto vivem. Não sabem quão logo seu tempo de graça pode findar; contudo, passam de ano a ano com seus negócios não resolvidos, e freqüentemente sua vida finda quando já não fazem uso da razão. Ou podem morrer repentinamente, sem um momento de aviso, e sua propriedade é disposta de um modo que não teriam aprovado. Eles são culpados de negligência; são mordomos infiéis.

Cristãos que crêem na verdade presente devem manifestar sabedoria e previdência. Não devem negligenciar a disposição de seus recursos, esperando uma oportunidade favorável de ajustar seus negócios durante uma longa enfermidade. Devem manter seus negócios de tal forma que, se fossem chamados a qualquer hora para deixá-los e não tivessem voz nos arranjos, pudessem ser solucionados como gostariam que fossem se estivessem vivos.

Muitas famílias têm sido defraudadas desonestamente de toda sua propriedade e ficaram sujeitas à pobreza porque o trabalho que podia ter sido bem-feito numa hora foi negligenciado. Aqueles que preparam seu testamento não devem poupar esforço ou despesa para obter conselho jurídico e os preparar de modo a resistir à prova.

Vi que aqueles que professam crer na verdade devem mostrar sua fé por suas obras. Devem granjear “amigos com as riquezas da injustiça, para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos” (Lc 16:9). Deus fez o homem mordomo de recursos. Colocou em suas mãos o dinheiro com o qual levar adiante a grande obra para a salvação de pecadores pelos quais Cristo deixou Sua morada, Suas riquezas, Sua glória, e tornou-Se pobre para que pudesse, por Sua humilhação e sacrifício, trazer muitos filhos e filhas de Adão a Deus.

Em Sua providência o Senhor ordenou que o trabalho em Sua vinha fosse sustentado pelos recursos confiados às mãos de Seus mordomos. Negligência de sua parte em atender aos apelos da causa de Deus para levar adiante Sua obra mostra que são servos infiéis e ociosos (T3, p. 116, 117).

Que DEUS abnçoe a todos.

Mateus 21:42

31 Julho
Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras… pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos? (Mateus 21:42).

“COMO ISSO PODE ME AJUDAR?”
Antes do jovem colocar sua fé em Jesus cristo, ele nunca tinha lido a Bíblia ou participado de uma reunião num lugar de adoração. Mas Deus o encontrou, e o rapaz começou a ler Bíblia exatamente quando mais necessitava.

Ele se inscreveu em um curso bíblico que começava com o evangelho de Mateus. Mas o ritmo estava muito lento para ele: então avançou na leitura. Logo havia acabado a leitura dos quatro evangelhos em seu Novo Testamento de bolso. Alguém lhe chamou a atenção para o Antigo Testamento. A reação dele foi: “O que há de bom nisso? Como isso pode me ajudar?”

Foram-lhe dados três exemplos que o próprio Jesus Cristo usou. O primeiro estava em Lucas 11:30, onde o Senhor disse: “Jonas foi sinal para os ninivitas.” O jovem tinha lido sobre Jonas no ventre do peixe (Mateus 12:40) sem ter idéia de como Jonas tinha parado lá e de quem eram os ninivitas. Em Lucas 17:32, ele lera sobre a advertência do Senhor, “Lembrai-vos da mulher de Ló”, sem conseguir entender por que não sabia a história de Ló. E, por último, em Mateus 24:37, o Senhor se refere “aos dias de Noé”. Ele conhecia acerca da arca e do dilúvio, mas ignorava o fato de que as pessoas no tempo de Noé eram tão perversas que Deus disse: “Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei… porque me arrependo de os haver feito” (Gênesis 6:7) .

Contudo, existe uma coisa mais importante que o simples conhecimento das histórias do Antigo Testamento. Esses três exemplos mostraram ao jovem os efeitos do pecado, como Deus considera o pecado e qual é a vontade de Deus em relação ao Seu povo. Isso demonstra o papel essencial do Antigo Testamento.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 3.4

31 de Julho

"Seja Deus verdadeiro, e mentiroso todo homem." Romanos 3.4

Esta é uma palavra dura! Quando nasce uma criancinha, costuma-se dizer que ela "viu a luz do mundo". Mas na verdade ela enxerga o brilho efêmero deste mundo. A luz que se desprende dos homens é passageira. Somente aquele que vive em Jesus Cristo tem "a luz" e passa a ser uma luz no mundo. É impossível se enganar. Quando dirigimos à noite nas estradas, e, de repente, vemos os "olhos de gato" na beira do caminho, podemos dizer que somos enganados. Certa vez alguém me disse: "Como esta rua é bem iluminada!" Eu retruquei: "Não, isto é apenas reflexo! Os postes só iluminam enquanto recebem a luz do refletor do automóvel". É estranho e abalador que muitos cristãos sejam uma luz somente enquanto se banham na luz de outros. Este é o motivo do naufrágio de muitos que até crêem, mas interiormente estão derrotados e sofrem recaídas. Por que isso acontece? Porque eles não têm verdadeira ligação vital com o Senhor Jesus Cristo. Se você precisa viver das experiências de outros crentes, continuará interiormente em trevas. É este o seu problema? Olhe para Jesus, permita que Sua luz brilhe através de você, confiando pessoalmente nEle de todo o coração.

Que DEUS abençoe a todos.

João 15.16-27

João 15.16-27

16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.
18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.
19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.
20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
21 Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou.
22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.
23 Quem me odeia odeia também a meu Pai.
24 Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai.
25 Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.
26 Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;
27 e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.

João 15:16-27

Se o objetivo de nossas orações é produzir fruto para Deus, serão sempre ouvidas (v. 16). Mas, em que consiste o fruto? Essencialmente no amor dos redimidos uns pelos outros e nas várias formas em que isso se demonstra. "Isto vos mando", disse o Senhor. É a terceira vez que Ele menciona este "novo mandamento" (v. 17; vide v. 12; 13:34). É um estado triste e anormal quando falta o afeto entre os membros de uma família quanto mais quando se trata da família de Deus! Em troca, é absolutamente normal o ódio do Mundo para com os crentes (cuja conduta condena a do Mundo) e devemos contar com isso - a não ser que o Mundo ache algo de si em nós, o que seria um péssimo sinal.

"Não é o servo maior do que seu senhor" (v. 20). Esta é uma repetição do capítulo 13:16, quando foi dito em relação ao serviço: aqui o Senhor aplica os sofrimentos aos que terão que padecer por parte do Mundo.

Assim o nome do Senhor Jesus é, por sua vez e ao mesmo tempo, o motivo para o Mundo nos odiar (v. 21) e também para o Pai responder as nossas orações (final do v. 16).

Que DEUS abençoe a todos.

João 15.1-15

João 15.1-15

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.
3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;
4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.
7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
9 Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.
10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.
11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.
12 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.
14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.
15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.

João 15:1-15

Israel continuava uma videira infrutífera, apesar de todos os cuidados do divino Lavrador (vide Salmo 80:8, 9; Isaías 5:2). Em contraste, o Senhor se apresenta como a Videira verdadeira, que produz fruto através dos discípulos. Visto que nem todos os ramos da videira dão frutos por igual, assim o Senhor diferencia os que dizem O conhecer: há tais que dão "nenhum fruto"..., outros "fruto", "mais fruto" (v. 2) e "muito fruto" (v. 5). Existem duas condições necessárias para dar fruto: (1) permanecer nEle assim como um ramo que permanece ligado ao tronco que o alimenta - e (2)"Ele em nós", da mesma forma como o ramo se deixa impregnar pela seiva que é a sua vida. Por outra parte, não nos esqueçamos de que se o Pai nos "limpa", removendo alguma coisa de uma maneira que às vezes é dolorosa, é a fim de que possamos dar mais fruto (v. 2).

Mas que abençoado resultado flui de tal comunhão! O conhecimento da vontade de Deus e conseqüentemente a resposta às nossas orações, visto que já não queremos pedir mais outra coisa senão aquilo que Ele mesmo deseja para nós (v. 7): o gozo (v. 11) e finalmente a aprovação inestimável dAquele que deseja nos chamar de Seus amigos (v. 14).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 18:19-33

2 Samuel 18:19-33

19 Então disse Aimaás, filho de Zadoque: Deixa-me correr, e denunciarei ao rei que já o Senhor o vingou da mão de seus inimigos.
20 Mas Joabe lhe disse: Tu não serás hoje o portador de novas, porém outro dia as levarás; mas hoje não darás a nova, porque é morto o filho do rei.
21 E disse Joabe a Cusi: Vai tu, e dize ao rei o que viste. E Cusi se inclinou a Joabe, e correu.
22 E prosseguiu Aimaás, filho de Zadoque, e disse a Joabe: Seja o que for deixa-me também correr após Cusi. E disse Joabe: Para que agora correrias tu, meu filho, pois não tens mensagem conveniente?
23 Seja o que for, disse Aimaás, correrei. E Joabe lhe disse: Corre. E Aimaás correu pelo caminho da planície, e passou a Cusi.
24 E Davi estava assentado entre as duas portas; e a sentinela subiu ao terraço da porta junto ao muro; e levantou os olhos, e olhou, e eis que um homem corria só.
25 Gritou, pois, a sentinela, e o disse ao rei: Se vem só, há novas em sua boca. E vinha andando e chegando.
26 Então viu a sentinela outro homem que corria, e a sentinela gritou ao porteiro, e disse: Eis que lá vem outro homem correndo só. Então disse o rei: Também traz este novas.
27 Disse mais a sentinela: Vejo o correr do primeiro, que parece ser o correr de Aimaás, filho de Zadoque. Então disse o rei: Este é homem de bem, e virá com boas novas.
28 Gritou, pois, Aimaás, e disse ao rei: Paz. E inclinou-se ao rei com o rosto em terra, e disse: Bendito seja o Senhor, que entregou os homens que levantaram a mão contra o rei meu senhor.
29 Então disse o rei: Vai bem com ojovem, com Absalão? E disse Aimaás: Vi um grande alvoroço, quando Joabe mandou o servo do rei, e a mim teu servo; porém não sei o que era.
30 E disse o rei: Vira-te, e põe-te aqui. E virou-se, e parou.
31 E eis que vinha Cusi; e disse Cusi: Anunciar-se-á ao rei meu senhor que hoje o Senhor te vingou da mão de todos os que se levantaram contra ti.
32 Então disse o rei a Cusi: Vai bem com o jovem, com Absalão? E disse Cusi: Sejam como aquele jovem os inimigos do rei meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para mal.
33 Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!


2 Samuel 18:19-33

No capítulo anterior, Aimaás havia corrido em obediência e alcançado sucesso em seu serviço. Agora sua vontade própria se manifesta: “Deixa-me correr” (v. 19). Conseqüentemente, seus esforços são inúteis, conduzindo-o ao engano. O mesmo se aplica a todas as nossas capacidades; elas são úteis ou não, dependendo de estarmos obedecendo ou não ao Senhor Jesus.

O coração de Davi não estava feliz com a vitória que acabara de conquistar. Que lhe importava o trono ou mesmo sua vida? Absalão tinha morrido, e a dolorosa notícia atinge seu coração de pai, à medida que sente sua parcela de responsabilidade nos eventos que aconteceram. “Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão!” Aqui temos uma das mais terríveis lamentações em toda a Escritura, terrível o bastante para fazer os pais cristãos estremecer – uma lamentação sem eco, sem esperança, que expressa a horrenda certeza da separação definitiva e eterna. Totalmente diferente foi a morte do filhinho de Bate-Seba! Davi, em vez de se lamentar, declarou com a convicção do encontro na ressurreição: “Eu irei a ela” (12:23). Mas, para Absalão, assim como para Judas, melhor seria se ele nem tivesse nascido (Mateus 26:24).



Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 18:1-18

2 Samuel 18:1-18

1 E DAVI contou o povo que tinha consigo, e pôs sobre eles capitães de mil e capitães de cem.
2 E Davi enviou o povo, um terço sob o mando de Joabe, e outro terço sob o mando de Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe, e outro terço sob o mando de Itai, o giteu; e disse o rei ao povo: Eu também sairei convosco.
3 Porém o povo disse: Não sairás, porque, se formos obrigados a fugir, não se importarão conosco; e, ainda que metade de nós morra, não farão caso de nós, porque ainda, tais como nós somos, ajuntarás dez mil; melhor será, pois, que da cidade nos sirvas de socorro.
4 Então disse-lhe Davi: O que bem parecer aos vossos olhos, farei. E o rei se pôs do lado da porta, e todo o povo saiu em centenas e em milhares.
5 E o rei deu ordem a Joabe, e a Abisai, e a Itai, dizendo: Brandamente tratai, por amor de mim, ao jovem Absalão. E todo o povo ouviu quando o rei deu ordem a todos os capitães acerca de Absalão.
6 Saiu, pois, o povo ao campo, a encontrar-se com Israel, e deu-se a batalha no bosque de Efraim.
7 E ali foi ferido o povo de Israel, diante dos servos de Davi; e naquele mesmo dia houve ali uma grande derrota de vinte mil.
8 Porque ali se derramou a batalha sobre a face de toda aquela terra; e foram mais os do povo que o bosque consumiu do que os que a espada consumiu naquele dia.
9 E Absalão se encontrou com os servos de Davi; e Absalão ia montado num mulo; e, entrando o mulo debaixo dos espessos ramos de um grande carvalho, pegou-se-lhe a cabeça no carvalho, e ficou pendurado entre o céu e a terra; e o mulo, que estava debaixo dele, passou adiante.
10 O que vendo um homem, fez saber a Joabe, e disse: Eis que vi a Absalão pendurado num carvalho.
11 Então disse Joabe ao homem que lho fizera saber: Pois que o viste, por que o não feriste logo ali em terra? E forçoso seria o eu dar-te dez moedas de prata e um cinto.
12 Disse, porém, aquele homem a Joabe: Ainda que eu pudesse pesar nas minhas mãos mil moedas de prata, não estenderia a minha mão contra o filho do rei, pois bem ouvimos que o rei te deu ordem a ti, e a Abisai, e a Itai, dizendo: Guardai-vos, cada um de vós, de tocar no jovem Absalão.
13 Ainda que cometesse mentira a risco da minha vida, nem por isso coisa nenhuma se esconderia ao rei; e tu mesmo te oporias.
14 Então disse Joabe: Não me demorarei assim contigo aqui. E tomou três dardos, e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho.
15 E o cercavam dez moços, que levaram as armas de Joabe. E feriram a Absalão, e o mataram.
16 Então tocou Joabe a buzina, e voltou o povo de perseguir a Israel, porque Joabe deteve o povo.
17 E tomaram a Absalão, e o lançaram no bosque, numa grande cova, e levantaram sobre ele um mui grande montão de pedras; e todo o Israel fugiu, cada um para a sua tenda.
18 Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome. E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome; por isso até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão.


2 Samuel 18:1-18

A batalha está prestes a começar. Novamente ela corresponde a uma guerra civil! E o pobre rei está em uma trágica situação. Será que ele pode esperar a vitória quando isso certamente envolverá a derrota e a possível morte de um filho que seu coração jamais deixou de amar?

“Aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7). Para o ímpio Absalão, chegara a hora da ”colheita”. A terrível declaração de Provérbios 30:17 se aplica a ele: “Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos”. A bela cabeleira, orgulho de Absalão, se tornou a sua destruição. O cruel Joabe é o instrumento pelo qual o julgamento de Deus é executado; contudo, isso não o exime de modo algum. Apesar das ordens do rei, ele não pensou duas vezes antes de cometer mais um assassinato a sangue frio.

Ao erguer um pilar em sua própria honra, Absalão não previu que outro monumento poderia ser erigido para sua própria vergonha: um monte de pedras sobre a cova onde seu corpo seria jogado (como no caso de Acã – Josué 7:26), um monte no qual cada homem jogaria uma pedra como sinal de desprezo e condenação.



Que DEUS abençoe a todos.