sexta-feira, 25 de setembro de 2009

São João 1:35-42

DO VAZIO À PLENITUDE

"Em nossos dias, geralmente os pregadores vão onde as multidões estão. Com João Batista acontecia o contrário. As multidões iam onde ele estava. As multidões o seguiam desejosas de ouvir a sua mensagem.


Qual era o segredo do êxito na pregação de João? Que poder possuía aquele homem que era capaz de cativar a atenção de multidões?


Observe o que a Bíblia nos diz: "No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; e, vendo passar a Jesus, disse: "Eis aqui o Cordeiro de Deus". E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes:" Que buscais?" E eles disseram:" Rabi, (que, traduzido, quer dizer Mestre) onde moras?" Ele lhes disse:" Vinde, e vede." Foram, e viram onde morava e ficaram com ele aquele dia: e era já quase a hora décima. Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João e o haviam seguido. Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe:" Achamos o Messias" (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse:" Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)". (São João 1:35-42)


Você percebeu, meu amigo, qual era o segredo de João? Ele exaltava o Cordeiro. E quando o Cordeiro é exaltado não existem preconceitos humanos, nem argumentos, nem medos, nem temores... Jesus tem algo especial. Jesus tem uma capacidade estranha de atrair as pessoas, de derrubar preconceitos e de acabar com os argumentos.


Os discípulos de João, começaram a seguir o Cordeiro e quando Jesus viu que os discípulos O seguiam, perguntou-lhes: "Que quereis? O que buscais"?


Ah, querido, neste momento, embora não possamos vê-Lo, o Senhor Jesus está presente e faz a mesma pergunta: "Por que você está aqui? O que você quer? O que você procura"? E sabe por que Jesus, pergunta isso? Porque nós, seres humanos, temos, às vezes, interesses muito egoístas para segui-Lo. Nós, seres humanos, seguimos a Jesus, porque estamos muitas vezes precisando de um milagre para uma sanidade física; porque estamos desempregados ou porque precisamos de uma bênção especial.


O interesse do ser humano sempre foi: "Senhor, onde moras? Para onde queres levar-nos"? Mas você nunca deve se esquecer que quando Jesus esteve nesta Terra disse: "...As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas, o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça". (Mateus 8:20)


Sem dúvida, Jesus levou os discípulos onde Ele morava. Jesus não tinha casa. Jesus não tinha uma mansão com piscina. Jesus não tinha quatro carros na garagem. Felizes os seres humanos que, hoje, podem ter tudo isto. Não se sinta envergonhado por ter uma boa casa. Não pense que você é menos cristão, só porque tem um bom emprego ou um bom salário. Não pense que você ama menos a Deus porque tem quatro carros na garagem. Não se sinta mal por receber as bênçãos de Deus. Mas muito cuidado, amigo, Jesus nunca prometeu necessariamente, bênçãos materiais para os seres humanos.


É verdade que a Bíblia diz: "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos..." (Salmo 23:5)


Mas nesse mesmo Salmo 23, há outra parte que diz: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte..." (Salmo 23:4)


Se você decide seguir a Jesus, poderá muitas vezes pisar em espinhos; atravessar o vale de sombra e de morte, mas nunca estará desamparado. Deus estará sempre com você. Ele abrirá as portas. Ele mostrará uma saída. Você nunca estará sozinho. Esta é a maravilhosa promessa que Deus faz para você e para mim.


O texto bíblico continua dizendo que aqueles discípulos, seguiram a Jesus e ficaram o dia todo com Jesus. Aqui há uma grande verdade: aqueles que se aproximam de Jesus, simplesmente porque entenderam que a vida não será vida sem Ele, com toda certeza não permanecerão só um dia com Jesus. Permanecerão a vida toda com Ele.


E este é, com certeza, o segredo para que uma pessoa que conhece a Jesus, nunca O abandone. Você pode abandonar uma igreja, uma religião, uma doutrina, um grupo de amigos e de irmãos. Mas você nunca poderá abandonar o Senhor Jesus, se realmente se apaixonou por Ele. Se você realmente entendeu que a vida não pode ter sentido sem Ele.


Vamos voltar para o verso bíblico: "Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e haviam seguido a Jesus. Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo)". (João 1:40 e 41)


Por favor, meu amigo, quero que compreenda muito bem o que vou dizer agora: André foi um dos que descobriu Jesus e se apaixonou por Ele. Ele decidiu seguir a Jesus, e foi com Ele para casa. Seguramente, ele viu que Jesus não tinha Seu Reino neste mundo, não morava numa mansão. Quem segue a Jesus, muitas vezes, tem que andar na contramão da vida, tem que ser caçoado, e às vezes até humilhado e injustiçado. Mas apesar disto, André decidiu seguir a Jesus. E agora perceba a primeira coisa que André fez. Ele procurou seu irmão Pedro. Pedro não era somente seu irmão. Era também seu colega de trabalho. Ambos eram pescadores.


Talvez você já se entregou a Jesus. Quer que esta experiência que você está vivendo agora com Cristo não desapareça? Quer que esta experiência com Jesus continue crescendo cada dia? Então faça o que André fez: procure imediatamente um amigo. Conte para esse amigo o que Jesus significa em sua vida, consiga uma Bíblia e comece a estudar a Palavra de Deus com alguém que ainda não a conhece. Comece a mostrar Jesus a seus amigos. Vou lhe dizer uma coisa: enquanto você mostrar Jesus a alguém que não O conhece, você vai estar crescendo em seu relacionamento com Jesus. Se você recebe a Palavra de Deus e a guarda somente para você, em poucos dias não terá mais vontade de estudar a Bíblia, não terá mais vontade de orar, nem de procurar Jesus.


Existem pessoas que estão na igreja há vinte ou trinta anos e se sentem um cadáver na vida espiritual. Quer que lhe diga o por quê? Essas pessoas não estão contando para outros do amor de Jesus. Se você não contar para alguém da maravilhosa experiência que teve com Cristo, estará condenado a morte espiritual. Tem muita gente no meio da igreja morrendo espiritualmente, porque não participa da missão. Não testifica. Não conta para outros o que Jesus fez por eles. É por isto que André, quando se apaixonou por Cristo, procurou imediatamente transmitir a boa nova que chegara à sua vida.


Você não precisa bater à porta de desconhecidos. Você tem amigos, tem vizinhos, tem colegas de trabalho, tem parentes. Conte para eles o que Jesus fez por você. Se esta mensagem, por exemplo, está lhe trazendo paz, leia-a com um amigo. Convide alguém e conte a ele como a Palavra de Deus o alimentou. Como Jesus colocou paz em seu coração e transformou sua vida. Este é o segredo para uma vida espiritual robusta.


André pegou João pela mão e o levou a Jesus. "...E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)". (João 1:42)


Tu és Francisco. Tu és Roberto. Tu és Luiza. Tu és Rosa. Tu és Maria. Tu és Aparecida. Eu sei quem és.


Jesus continua dizendo: "Eu sei quanto você recebe por mês para poder viver. Eu sei quantos filhos você tem. Conheço as tristezas de seu coração. Não há nada que você possa me ocultar. Conheço as lutas que você está enfrentando. Sei que você tem que cumprir um compromisso financeiro e ainda não conseguiu o dinheiro. Sei que você está querendo comprar um carro novo e não pode. Sei que você está desempregado. Sei que você está preocupado com seu filho. Sei que seu lar está se desintegrando e sei que você já está pensando na separação. Eu sei que você está com medo de fazer aquele exame médico porque suspeita que possa ser um câncer. Você tem medo da morte. Tem medo do futuro. Eu conheço você muito bem". É o que Jesus diz. Jesus olhou para Pedro e lhe disse: "Eu sei quem és Tu".


Não há ninguém neste mundo que possa dizer: "O Senhor não é capaz de entender os meus problemas". Ele entende os seus problemas sim. Não há uma lágrima que neste momento queira brotar de seus olhos que o Senhor Jesus não conheça. Não há uma dúvida em seu coração que Ele não possa responder, nenhum questionamento em seu coração que Jesus não compreenda.


Ele sabe que você está lendo esta mensagem porque tem interesse em conhecer Jesus e se comprometer com Ele, ou se está lendo simplesmente por curiosidade. Ele conhece tudo. Sabe se você é um ateu... um incrédulo... Sabe se lá no fundo de seu coração, você não tem paz. Ele conhece tudo. Não há nada que o homem possa ocultar dos olhos de Deus. "Eu sei que tu és Simão", disse Jesus.


Mas Ele não conhece somente o presente. Ele também conhece o passado. Percebe o que disse para Simão? "...Tu és Simão, filho de João..." (João1:42)


Em outras palavras, "conheço suas raízes, as suas origens. Conheço o ambiente social em que você cresceu, filho de João. Conheço os traumas que carrega desde a meninice. Conheço os complexos que você traz. Sei que você é assim como é; que tem esse caráter. Mas Eu sei porque você é assim já que conheço também os seus pais, seus avós, seus bisavós".


Estava pregando numa grande cidade da América do Sul, e durante a semana um rapaz me procurou. Abraçou-me forte e disse:


- Pastor, por favor, me ajude. O senhor tem que me ajudar.


Quando perguntei o que acontecia com ele, sua resposta foi:


- Pastor, tenho em meu corpo tendências das quais sinto vergonha. Eu não sou homossexual. Mas não sou simplesmente porque eu conheço a Palavra de Deus. Mas carrego dentro de mim uma tendência terrível para o mal. Ah, pastor, eu não quero ser assim, me ajoelho e clamo a Deus para ele tirar esta coisa que existe dentro de mim. Não sou capaz de amar uma menina. Sinto-me atraído por pessoas de meu próprio sexo. Eu sei que estou errado, pastor, vivo angustiado. Por favor, me ajude! Eu não quero me desligar de Jesus; não quero errar. Por favor, me ajude".


Meu amigo, olhe para Jesus que está dizendo: "Filho, se você não entende o seu caráter; se você não compreende as raízes de seu próprio coração; se você não é capaz de entender porque carrega esses traumas e machuca as pessoas que ama para depois se arrepender e chorar, quero que saiba que Eu sei porque você é assim. Desde o ventre de sua mãe Eu já o conhecia. Sei as tendências que carrega em sua vida. Sei que você é filho de "João". Eu conheço seus ancestrais, a herança genética que carrega. Conheço todo o seu passado. Sei que quando era criança alguém abusou de você e é por isso que hoje, mesmo tendo passado muito tempo não consegue ser feliz. Eu sei que quando você era criança seu padrasto o fazia se sentir inferior, dizendo para você que não prestava para nada. E hoje, você é um adulto que não consegue tirar isso do inconsciente. É por isso que quando você inicia uma carreira não termina; inicia um casamento, fracassa. Porque aí dentro de sua mente você carrega aquela sentença que ouviu muitas vezes desde criança: "Eu não sirvo para nada".


Como é bom saber que Jesus é capaz de entender nossas raízes. Porque conhece não somente nosso presente, mas também o nosso passado. Mas quer saber o mais bonito de tudo? Jesus olhou para Simão, e disse: "Eu sei que tu és Simão", conheço o teu presente," sei que tu és filho de João", conheço o teu passado, mas eu sei que "... tu serás chamado Cefas... " (João 1:42)


Em outras palavras: "conheço também o teu futuro. Tu serás chamado "Cefas", que quer dizer Pedro.


Não importa quem é você. Não importa quão baixo você tenha caído. Não importa quão longe você tenha ido ou quão horrível seja o seu temperamento. Não importa que traumas você carrega em sua mente. Não interessa seu passado. Se você foi um drogado; uma prostituta, um homossexual, um assassino, um ladrão. Seu passado não importa. Jesus disse para Simão: "Tu serás chamado Pedro". "Eu quero mostrar para ti", disse Jesus", todo o futuro maravilhoso que eu preparo para ti". "Tu mudarás de nome", e, biblicamente, o nome era o caráter da pessoa. Na Bíblia se colocava o nome numa pessoa segundo seu caráter. Então quando Jesus disse a Simão, tu não serás mais Simão, serás Pedro, estava dizendo: "Vou transformar tua vida, vou mudar teu caráter, esse caráter que tem lhe trazido tantos problemas. Eu sou capaz", diz Jesus, "de transformar sua vida. Olha para o futuro que Eu tenho preparado para você! Você não nasceu para andar neste mundo, carregando complexos e traumas. Você não nasceu para andar nesta vida sofrendo, sentindo-se perdido e sem esperança".


Há esperança para você e para mim. Sabe por quê? Porque Jesus morreu na cruz do Calvário. Há esperança para nós, porque Ele pagou o preço dos nossos pecados na cruz. Há esperança, meu amigo! Não existe nada que Jesus não possa transformar; não há vida que Jesus não possa mudar; complexos que Jesus não possa tirar, nem traumas que Ele não possa arrancar.


Pergunto: você sofrendo? Está porventura você carregando a tristeza de uma vida castigada pelo pecado? Está desesperado por algum motivo? Esconde uma lágrima que ninguém conhece, que só Jesus sabe? Está com o coração partido, sangrando por dentro?


Ouça isto: "Jesus sabe quem é você". Ele conhece o seu passado e já o apagou na cruz do Calvário. Agora em seu presente Ele quer operar as grandes obras de vitória.


Você não viverá eternamente neste mundo, cheio de miséria, de dor, de morte e de enfermidades. A noite deste mundo, querido, durará pouco, logo, logo, sairá o sol da aurora eterna. Jesus virá procurar você, Seu filho amado, e o levará para viver num país maravilhoso.


ORAÇÃO

Querido Pai, aceita meu passado. Eu te suplico que operes uma mudança completa em mim, me dês um presente cheio de realizações e vitórias e um futuro feliz e eterno ao Teu lado. Quero me aproximar de Ti com fé. Em nome de Jesus. Amém .

Que DEUS abençoe a todos.

Provérbios 23:26; Ezequiel 36:26; Efésios 3:14-17

Sexta-feira 25 Setembro

Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.

Dar-vos-ei coração novo.

O Pai de nosso Senhor Jesus Cristo… vos conceda… que Cristo habite, pela fé, no vosso coração

(Provérbios 23:26; Ezequiel 36:26; Efésios 3:14-17).

DÁ-ME TEU CORAÇÃO
Júlia, uma pequena menina, perguntou para seu pai:

– O que quer dizer “Dá-me teu coração”?

– Eu vou te explicar, mas antes me traga seu porta-moeda – respondeu seu pai.

Júlia foi buscar seu porta-moeda: era uma bolsinha bem gasta que continha toda a sua fortuna: cinco moedinhas.

Depois de vários dias, ela começou a se questionar… Uma tarde, o pai a chamou:

– Minha filha, você sabe para quê eu te pedi sua bolsinha de moedas há alguns dias?

– Pensei que era para colocar alguma coisa dentro.

– Ah, você acertou! Mas como a bolsa estava muito ruim para conter o que eu iria colocar, resolvi comprar um novo porta-moedas.

Muito feliz, Júlia olhou para o lindo objeto e percebeu que as moedinhas tinham sido substituídas por uma nota de maior valor que as moedas. O pai a olhou bem nos olhos e disse:

– Você me perguntou por que Jesus queria nosso coração. Pois bem, só podemos dar a Ele o que temos: um coração que não vale quase nada e cheio de maus pensamentos. Mas Ele nos dá um coração novo, com um tesouro dentro: Seu próprio amor. Devemos ir a Ele assim como estamos. Ele nos transformará e, então, nosso desejo será viver totalmente para Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Colossenses 2.6

25 de Setembro

"Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele." Colossenses 2.6

Como o nosso andar com Deus pode se tornar inseguro e inconstante? Existem muitos filhos de Deus cuja vida espiritual é feita de altos e baixos. Às vezes, vão em frente com alegria, outras vezes ficam resignados e prostrados, como uma vez Elias ficou. Mas será o Senhor inconstante? Medroso? Impotente? Não, nunca! As Escrituras dizem: "...o Senhor Deus é uma rocha." Na verdade estamos rodeados do poder ameaçador das trevas, mas não precisamos nos desanimar, pois andamos com o Deus vivo. Não é necessário que você perca o rumo e se deixe abater pelos poderes das trevas que se lançam sobre você, como os poderes da melancolia, dos espíritos da blasfêmia, e demônios do cansaço. Davi exclamou diante de tentações semelhantes: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum." A razão da sua intrepidez foi: "...porque tu estás comigo." Ande com o Deus vivo de tal maneira como se só você e Ele existissem nesse mundo! Diante dEle até as trevas são luz: "...porque tu estás comigo."

Que DEUS abençoe a todos.