segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Atos 9:1-6

SENHOR, QUEM ÉS TU?


"Pode um homem que perseguiu e torturou cristãos tornar-se também um cristão? O que faz com que o perseguidor dê meia-volta em sua vida e passe a ser perseguido? Existe esperança para alguém que blasfema o nome de Deus e odeia os que seguem a Jesus?


"Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo-sacerdote, e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subtamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues. Ele perguntou: Senhor, quem és Tu? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas, levanta-te, entra na cidade, onde te dirão o que te convém a fazer". (Atos 9:1-6)


Esta é a história de Saulo de Tarso. O seu nome é encontrado pela primeira vez na Bíblia na ocasião do apedrejamento de Estevão, em Atos 7.


Naquele tempo Saulo era um jovem cheio de força e vigor, e quando os judeus colocaram a capa ensangüentada de Estevam em suas mãos, ele sentiu o chamado do Espírito Santo, mas fechou a porta do seu coração. E se existe algo claro na Bíblia, é o fato de que Jesus pode chamá-lo, mas nunca vai derrubar a porta do seu coração. Você terá que abrí-lo. Jesus pode suplicar, pode mostrar que você precisa Dele, pode fazer-lhe sentir que você chegou ao fim da linha, mas nunca vai forçá-lo a aceitar.


Aquele manto manchado de sangue praticamente gritava. Era a voz do Espírito Santo. Mas Saulo de Tarso fechou seu coração. Teve medo. Medo da voz de Deus. Medo de uma nova verdade que chegava à sua vida, porque tinha sido criado aos pés dos maiores teólogos de seu tempo.


Gamaliel, o grande mestre da sinagoga, tinha sido seu professor. Saulo de Társo vinha de uma família tradicional. Seus pais tinham crido nas mesmas coisas que seus avós e seus bisavós. Saulo abrigava todas as esperanças da família, da sociedade e da igreja. Será que ele deveria render-se à uma nova verdade?


Toda nova verdade provoca medo. E quando alguém fica com medo, a reação instintiva é atacar. Por isso, Saulo começou a atacar e perseguir o povo de Deus. O texto bíblico nos diz que: "Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo-sacerdote, e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso acha-se alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levassem presos para Jerusalém". (Atos 9:1 e 2)


Amigo, você está se defrontando com alguma nova verdade? Algum amigo está estudando a Bíblia com você? Pela primeira vez seus olhos estão se deparando com a Palavra escrita de Deus e de repente você sente que as verdades bíblicas que começa a conhecer estão aparentemente contra tudo aquilo que você acreditou até hoje? Estão contra a tradição dos seus pais, de sua igreja, e de seus avós? Você está com medo?


Qual é a atitude do homem frente a uma nova verdade? Ele aceita ou rejeita. Ninguém pode permanecer neutro. Saulo não conseguiu abrir o coração, então perseguiu. Mas ele era um homem sincero. Acreditava naquilo que ouvia desde pequeno. Colocara no coração tudo o que lhe fora ensinado e raciocinava desta maneira: "Como podem meus bisavós, meus avós, meus pais, meus líderes religiosos estarem errados? Não pode ser. Este grupo pequeno de homens, insignificantes, um bando de pecadores, não podem estar com razão".


Mas a profecia bíblica estava diante de seus olhos. A verdade era clara e contundente. Era uma luta entre a tradição e a verdade; entre a família e a verdade; entre os amigos e a verdade. Com toda a sinceridade Saulo acreditou na tradição de seus pais e com toda sinceridade perseguiu. Mas, sinceridade nunca foi sinônimo de estar certo; e a sinceridade deixa de existir no momento em que a luz chega à sua vida. A sinceridade termina quando você conhece a Palavra escrita de Deus e a rejeita.


De maneira suave e delicada, o Espírito de Deus mostrou a verdade a Saulo, mas ele não quis entender. O tempo passou, e ele continuou perseguindo os cristãos.


Um dia, quando estava a caminho de Damasco, Jesus decidiu chamá-lo de maneira mais drástica. Apareceu-lhe no caminho em forma de um resplendor luminoso e Saulo, caindo, beijou a terra, comeu o pó, machucou-se, sangrou, ficou em trevas, desconcertado, confuso, perdido em meio a loucura de seus preconceitos. Tentou abrir os olhos e não enxergava nada e em sua impotência clamou: "Senhor, quem és Tu?"


Meu amigo, a minha pergunta para você é: Será que Deus terá que permitir que você beije o chão, coma o pó da terra, desça ao fundo do poço, sangre, fique cego, fique a beira da loucura, para entender pela primeira vez que está fugindo de Cristo? Será que você tem que enfrentar o seu caminho de Damasco para entender que chegou a hora de abrir o seu coração a Jesus?


Mas por que chegar lá se podemos abrir o coração a Deus quando tudo vai bem, quando, num momento cálido como este a voz de Deus chega mansamente você?


A história bíblica registra que o perseguidor perguntou: - Senhor, quem és Tu?


Saulo estava certo. Seu primeiro passo na vida cristã estava correto. A sua primeira pergunta não foi? "Senhor, o que queres que eu faça?" mas, "Senhor, quem és Tu?" Sabe por que amigo? Porque cristianismo não é somente fazer. Cristianismo é descobrir em primeiro lugar quem é Jesus, apaixonar-se por Ele, amá-Lo com todo o coração, viver uma vida de comunhão com esse maravilhoso quem. Só depois que Jesus reproduzir seu caráter em nossa vida, aprenderemos a fazer as coisas que devem ser feitas, os quês do cristianismo.


Amigo querido, não tenha medo de tornar-se um cristão. Não pense no cristianismo como uma coleção de normas e proibições. Sua primeira inquietude não pode ser o que deve o que não deve fazer. Esse tipo de cristianismo só trará angústia e desespero `a sua vida.


Se você quer se tornar um cristão de verdade, pense na vida cristã como uma experiência de amor com Jesus. Você não precisa ter medo de Jesus, não precisa ter medo de entregar-se a Ele, de caminhar com Ele. Viva com Jesus e deixe que Ele reproduza Seu caráter em você.


Existe gente sincera apavorada por um tipo de cristianismo terrorista. Essas pessoas pensam: "Não posso tomar minha decisão porque não terei forças para viver o que os cristãos ensinam". "Não posso tomar a decisão porque ainda estou vivendo uma vida errada".


Sabe amigo, você tem que ir a Jesus como está. Ele espera você com os braços abertos. Leve seus traumas, seus complexos, sua vida passada, seus fracassos, suas derrotas. Vá a Jesus levando sua incapacidade, sua impotência. NEle você será completo. Ele receberá você do jeito que você estiver, o abraçará, o amará, o limpará, arrancará de sua vida os trapos de imundícia e o cobrirá com Seu manto de justiça. Ele transformará seu caráter, esse caráter que já lhe criou tantos problemas, que arruinou a vida de sua família, que trouxe infelicidade ao lar, que atormentou a esposa e os filhos.


Por favor, querido, leve tudo a Jesus. Apaixone-se por Ele. Descubra o quem. Entregue-Lhe a vida e então você ouvirá a resposta que Saulo também ouviu: "E ele perguntou: Senhor, quem és tu? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues".(Atos 9:5)


Foi então que Saulo descobriu que não estava perseguindo um grupo de homens, mas sim o Senhor Jesus.


Será que neste momento você está lutando em seu coração? Você é prisioneiro de preconceitos, dúvidas e temores? Está inventando perguntas nas quais você mesmo não acredita, mas inventa só para se defender, para se proteger, para esconder a sua fragilidade? Lá no fundo, você não é feliz, precisa de Jesus. Quer aceitá-Lo, mas tem medo, foge e persegue.


Você que está lendo este livrinho, pode ser um marido, cuja a esposa, durante anos e anos tem orado, suplicado e convidado você a conhecer a Jesus, e hoje, pela primeira vez, você aceitou ler algo a respeito de Jesus e está tremendo em seu coração. Saiba de algo: Você não tem lutado todo este tempo contra a esposa, nem contra os filhos. Você tem lutado contra Deus. A sua guerra não é contra a igreja; a sua guerra é contra Jesus. E esta é a sua grande oportunidade. Talvez este momento seja o seu caminho de Damasco.


Veja a instrução de Jesus a Saulo: "...mas, levanta-te, e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer".(Atos 9:6)


Talvez agora você entenda como funciona a vida cristã. Primeiro, você descobre o quem do cristianismo e se apaixona por Ele. Vai a Ele como está, O aceita, entrega-Lhe a vida, abre-Lhe o coração e deixa que o Espírito Santo viva em você. E depois, depois que você se encontrou com Jesus, vem a ordem: "mas, levanta-te, e entra na cidade, onde te dirão o que te convêm fazer".


Amigo, uma vez que você se torna cristão, seus olhos se abrem para entender a Palavra de Deus e você terá que acomodar sua vida aos ensinamentos divinos. Por favor, nunca tente acomodar a Palavra de Deus à sua maneira de pensar. Você tem que ir à Bíblia despojado de preconceitos. Não importa no que você acredita, importa o que está escrito na Palavra de Deus. Não importa como seus avós pensavam; importa o que está escrito na Palavra de Deus. Não importa o que sua igreja pensa; importa no que está escrito na Palavra de Deus.


Agora que você se tornou cristão, levante, vá a Palavra de Deus e aí lhe será dito o que tem que fazer. Eu pergunto: "Você já teve uma experiência maravilhosa com Jesus? Já se encontrou com Jesus?" Glória a Deus por isso! Mas vem a outra pergunta: Você já se levantou? Já foi à Palavra de Deus? Você já sabe o que lhe cumpre fazer?


A vida cristã, amigo, não é somente ir a Jesus e ser perdoado para depois continuar vivendo na mediocridade do pecado. Vida cristã é ir a Jesus, ser perdoado, e ao mesmo tempo ser transformado para uma vida vitoriosa.


Ao longo da História, o cristão sempre correu um grande perigo: tornar-se um cristão de nome, de fachada e de emoção. "Oh, senhor, eu louvo o Teu nome, canto hinos para Ti, glória a Deus, aleluia, sou salvo pela graça de Cristo". E continua vivendo como vivia antes, amarrado à vida passada, aos fracassos e as derrotas.


Não, querido, salvação é perdão, mas ao mesmo tempo é transformação, Jesus o salva para não continuar vivendo no fracasso. Jesus o salva para uma vida de obediência. Obediência a que? Levanta-se, vá para a Bíblia. Ali será dito o que lhe convém fazer. É por isso que não pode existir um cristão sem Bíblia. Você precisa adquirir a Palavra de Deus e estudá-la sem preconceitos, deixando que o Espírito Santo ilumine sua mente.


O relato bíblico continua dizendo: "Os seus companheiros de viajem, pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém".(Atos9:7)


Que coisa extraordinária! Saulo teve um encontro com Jesus a caminho de Damasco. Mas os homens que estavam com ele não podiam ver ninguém. Ninguém pode entender o que ocorre no coração de uma vida transformada. É por isso, que às vezes, seus queridos o machucam, caçoam da sua fé e riem daquilo que você acredita. Eles não conseguem ver o Cristo que apareceu em seu caminho. Eles não conseguem enxergar o Cristo que você enxergou, não podem entender a paz que hoje você sente por ter aceitado a Jesus.


Por favor, perdoe aqueles que dão risadas de sua nova fé, daqueles que o rejeitam, que o chamam de louco e fanático. Eles não conseguem ver. Um dia, talvez, eles também terão seu caminho de Damasco, cairão em terra, beijarão o chão, ficarão cegos e entenderão que estão fugindo. Mas por enquanto, perdoe-os e ore por eles.


Vamos entrar na parte final do texto. Deus se apresenta a Ananias em visão e lhe diz: "Dispõe-te, vai à rua que se chama Direita e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando, e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e para qual aqui trouxe a autorização dos principais sacerdotes para prender a todas os que invocam o Seu nome. Mas o senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome para os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel". (Atos 9:11-15)


Amigo querido, você entendeu o que Deus está querendo dizer? Você é um vaso escolhido nas mãos de Deus. Há um trabalho maravilhoso que você terá que fazer pela causa de Deus. Hoje, talvez, você não consiga entender, mas a sua influência, o seu poder, a sua capacidade, o seu talento serão usados para a glória de Deus, para o término da pregação do evangelho neste mundo.


Não se esconda no preconceito, no medo, nos temores, nas dúvidas, não diga: "Não posso tomar minha decisão hoje. Eu quero conhecer mais".


Por favor, aproveite que Jesus está falando ao seu coração com voz mansa. Não espere cair em terra para entender que é a voz de Jesus que você está rejeitando. Você é um vaso escolhido. Deus precisa de seus talentos para levar o seu evangelho a outras.


Que grande dia aquele para Saulo! De manhã, saiu respirando ameaças e morte, perseguindo cristãos porque no fundo tinha medo da nova verdade que eles pregavam. No caminho de Damasco, Deus permitiu que ele beijasse o chão. Na impotência da confusão e das trevas entendeu que estava lutando com Jesus e clamou: "Senhor, quem és Tu?" "Eu sou Jesus. Agora levanta-te e vai e te será dito o que deves fazer e como deves viver. E lembre-se: Você é um vaso escolhido para Mim".


Qual será a sua resposta hoje? Ficará na indecisão ou correrá aos braços de Jesus? O Senhor só pode chamá-lo. Ele não pode derrubar a porta de seu coração e entrar à força.


Então... Qual será sua resposta?


ORAÇÃO

Pai querido, Tu tens caminhos misteriosos para levar-nos a descobrir o Teu amor. Neste momento vem e toca cada coração com a voz suave de Teu Santo Espírito. Que cada leitor seja capaz de responder entregando a vida a Deus. Em nome de Jesus. Amém.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 1:18,23

Segunda-feira 9 Novembro

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus… mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos (1 Coríntios 1:18,23).

UMA ZOMBARIA PERIGOSA
No princípio do cristianismo, a cruz era um símbolo que os imperadores romanos odiavam. Perseguiam e matavam os cristãos por crerem no Filho de Deus. Mas, apesar de tudo, a mensagem da cruz se espalhava mais e alcançava mais pessoas. Muitos O receberam e foram salvos.

Naqueles tempos, os seguidores de Cristo eram considerados os “adoradores do asno”. Para os incrédulos, a fé no Filho de Deus crucificado parecia uma loucura; por isso diziam aos cristãos: – A fé de vocês não passa de uma asneira. Vocês são uns asnos.

Escavações em antigos palácios romanos revelaram caricaturas que ilustram o que expressamos acima. Para os pagãos, a cruz era um símbolo de derrota e vergonha. Contudo, na cruz do Gólgota, Cristo obteve uma poderosa e definitiva vitória sobre o pecado, a morte e o diabo. A última cena de Jesus que o mundo presenciou foi Sua crucificação. Mas nós sabemos que Ele ressuscitou ao terceiro dia e que agora está exaltado à destra de Deus. Esse Salvador vivo, a quem o mundo de hoje zomba e rejeita, é a única salvação para o homem pecador. Ele é o poder de Deus que transforma os seres humanos. Ninguém pode salvar a si mesmo, pois somos escravos do pecado e do diabo devido à nossa natureza caída. Mas quem crê no Salvador recebe a salvação e uma nova natureza completamente livre e pura. E que importa se isso pareça loucura?

Que DEUS abençoe a todos.

João 17.23

9 de Novembro

"...Eu neles e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste, e os amaste como também amaste a mim." João 17.23

O quanto o nosso Senhor Jesus Cristo tem em vista a morada do Pai e do Filho por meio do Espírito Santo nos corações daqueles que O seguem nos mostra tanto a oração de Jesus em nosso favor como também Sua exigência: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." Se temos o Senhor Jesus em nossa vida, somos transformados na Sua imagem, como Paulo expressa de maneira tão magistral: "Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele." Assim, o Pai e o Filho se unem totalmente, através do Espírito Santo, à pessoa que corresponde ao amor de Deus. "...a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos." Aqui o Senhor fala de ser organicamente unido com os Seus: o Pai e o Filho pelo Espírito Santo habitando nos crentes. É assim que, como renascidos, somos templo do Espírito Santo.

Que DEUS abençoe a todos.