terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Jó 5:8-9

Terça-feira 15 Dezembro

Mas quanto a mim eu buscaria a Deus, e a ele dirigiria a minha fala. Ele faz coisas tão grandiosas, que se não podem esquadrinhar; e tantas maravilhas que se não podem contar (Jó 5:8-9).

O SOCORRO
Certa noite, em um bar de uma grande cidade, Pedro conheceu uns jovens. Depois de algum tempo, alguns lhe convidaram a ir para outra cidade a fim de se divertirem. É claro que ele aceitou.

Quinze minutos depois, o motorista do veículo fez uma curva e parou em um estacionamento escuro. Os jovens sacaram uma faca e exigiram que Pedro lhes desse dinheiro. Aterrorizado, conseguiu fugir. Atravessou correndo as duas pistas da estrada e levantou as mãos pedindo ajuda. Mas nenhum carro parou. Por fim, um veículo se aproximou e freou. Pedro correu até ele, entrou, fechou a porta e gritou: – Corre, corre, aí vem eles! O motorista, um cristão que ia para casa depois de uma reunião evangelística, disse: – Não se preocupe, Deus vai cuidar de nós. No caminho, Pedro começou a contar sua história. Então o cristão explicou por que havia chegado naquele momento ao lugar onde o jovem estava. – Pois saiba que o meu Senhor Jesus Cristo permitiu que eu errasse o caminho para que pudesse ajudar você. Deus conhece as dificuldades pelas quais você está passando. Entregue sua vida ao Senhor Jesus Cristo, que morreu na cruz pelos pecadores.

Depois de uma longa conversa, Pedro quis ouvir mais acerca do Deus que desprezara por tantos anos. Ele teve uma chance de escapar da morte e de se voltar para Deus. É óbvio que se Pedro soubesse o que aconteceria, jamais teria aceito o convite daqueles jovens. A vida não é assim? Não sabemos o que nos está reservado. Portanto, não despreze o tempo que Deus lhe tem dado para receber a salvação! Volte-se para Deus hoje mesmo.

Que DEUS abençoe a todos.

Oséias 7.16

15 de Dezembro

"Eles voltam, mas não para o Altíssimo." Oséias 7.16

Esta é a queixa do Senhor sobre Seu povo proferida pela boca do profeta Oséias. A uma conversão pessoal autêntica sempre segue um despertamento. Despertamento significa vida, e vida se reparte com outros. Por isso, conversões com reação em cadeia são algo comum na Igreja de Jesus. Acerca da igreja primitiva, lemos: "Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." Onde isso não acontece, se estabelece uma desarmonia no interior dos crentes. Desarmonia é o maior inimigo do avivamento. Porém, em todo lugar onde corações divididos se voltam totalmente para Deus, forçosamente o Seu poder se manifesta. Em 2 Crônicas 16.9 está escrito: "Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele." Portanto, a força do Senhor é experimentada por aqueles que estão totalmente consagrados ao Senhor. Corações desequilibrados e divididos não somente estão divididos para com o Senhor, mas também estão em desarmonia para com o mundo ao seu redor. Por isso temos tantos relacionamentos e tantas famílias desequilibradas. Mas assim que seu coração se voltar totalmente para o Senhor outra vez, seu matrimônio e sua família serão curados.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 9:1-15

2 Coríntios 9.1-15

1 Ora, quanto à assistência a favor dos santos, é desnecessário escrever-vos,
2 porque bem reconheço a vossa presteza, da qual me glorio junto aos macedônios, dizendo que a Acaia está preparada desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado a muitíssimos.
3 Contudo, enviei os irmãos, para que o nosso louvor a vosso respeito, neste particular, não se desminta, a fim de que, como venho dizendo, estivésseis preparados,
4 para que, caso alguns macedônios forem comigo e vos encontrem desapercebidos, não fiquemos nós envergonhados (para não dizer, vós) quanto a esta confiança.
5 Portanto, julguei conveniente recomendar aos irmãos que me precedessem entre vós e preparassem de antemão a vossa dádiva já anunciada, para que esteja pronta como expressão de generosidade e não de avareza.
6 E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará.
7 Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.
8 Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,
9 como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.
10 Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça,
11 enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus.
12 Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus,
13 visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos,
14 enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante graça de Deus que há em vós.
15 Graças a Deus pelo seu dom inefável!

2 Coríntios 9:1-15

Para não termos muitas perdas no dia da colheita, semeemos - ou melhor, demos - abundantemente durante a atual estação de semeadura (v. 6; Lucas 6:38; Deuteronômio 15:10). O que Deus puser em nosso coração, façamos, e façamos alegremente. O que guardamos para nós mesmos não nos enriquecerá, e o que dermos não nos empobrecerá jamais (Provérbios 28:27). A graça de Deus nos assegurará a provisão "sempre, em tudo" com "ampla suficiência" (v. 8). Os versículos 11 a 14 nos lembram de que a generosidade desinteressada produz, nos que são ajudados, ações de graças a Deus e orações a favor dos ajudadores. Começando com um assunto que poderíamos julgar secundário, ou seja, o se dar aos outros, o apóstolo dirige nosso pensamento para os mais gloriosos temas: a humilhação do Senhor (8:9); e o dom inefável de Deus (v. 15). Aprendamos a passar dos pequenos fatos da vida cotidiana para as profundas verdades de nossa fé. Uma simples refeição, uma reunião familiar, um presente dado ou recebido com amor são oportunidades para dar graças a Deus e pensar no Dom por excelência: aquele que o Deus de amor enviou ao mundo (João 3:16).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 28:1-10

1 Crônicas 28:1-10

1 ENTÃO Davi reuniu em Jerusalém todos os príncipes de Israel, os príncipes das tribos, e os capitães das turmas, que serviam o rei, e os capitães dos milhares, e os capitães das centenas, e os administradores de toda a fazenda e possessão do rei, e de seus filhos, como também os oficiais, os poderosos, e todo o homem valente.
2 E pôs-se o rei Davi em pé, e disse: Ouvi-me, irmãos meus, e povo meu; em meu coração propus eu edificar uma casa de repouso para a arca da aliança do Senhor e para o estrado dos pés do nosso Deus, e eu tinha feito o preparo para a edificar.
3 Porém Deus me disse: Não edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra, e derramaste muito sangue.
4 E o Senhor Deus de Israel escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por soberano, e a casa de meu pai na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer reinar sobre todo o Israel.
5 E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o Senhor), escolheu ele o meu filho Salomão para se assentar no trono do reino do Senhor sobre Israel.
6 E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios; porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai.
7 E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje.
8 Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregação do Senhor, e perante os ouvidos de nosso Deus, guardai e buscai todos os mandamentos do Senhor vosso Deus, para que possuais esta boa terra, e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre.
9 E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.
10 Olha, pois, agora, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te, e faze a obra.


1 Crônicas 28:1-10
Um pouco antes, no capítulo 22:17, Davi reuniu os príncipes do povo. Agora o rei agrega a esse grupo todos os que têm uma posição ou responsabilidade em Israel. Sem dúvida, todos os homens cujos nomes enchem os capítulos 23 a 27 estavam ali para ouvir o senhor deles. Ninguém queria perder essa grande reunião.

O Senhor também nos convida às reuniões nas quais Ele deseja instruir-nos. Não seremos culpados se por algum motivo banal faltarmos a elas (Hebreus 10:25)?

O rei comunica seus pensamentos mais íntimos e preciosos àqueles homens congregados em torno de si. Ele os conclama a buscar e guardar todos os mandamentos do Senhor. Davi conversa com eles sobre a gloriosa casa que seria edificada. E em particular lhes fala sobre seu filho, por quem todo o projeto seria realizado. Esses assuntos correspondem às coisas que o Espírito Santo expõe nas reuniões de ministração.

Depois Davi se volta e fala a Salomão. Preste muita atenção às palavras desse pai a seu filho. Elas se aplicam também a nós: “Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária… Se o buscares, ele deixará achar-se por ti” (v. 9).

Que DEUS abençoe a todos.