sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Mateus: 22:29; Salmo 119:18; S. Lucas 24:45 e Prov.1:23

Como Entender a Bíblia
Há alguns anos a nação brasileira ficou horrorizada com um incêndio de grandes proporções no Edifício Joelma, no centro de São Paulo. Parecia impossível apagar aquele incêndio. As escadas magirus dos bombeiros não alcançavam a todos os andares, e as pessoas, nos inúmeros escritórios e empresas, começaram a se desesperar.

A fumaça rapidamente asfixiava as vítimas, que tentavam respirar junto às janelas e acenar com tremendos gritos por socorro. Quando as chamas avançavam, os flagelados não escutavam as vozes que recomendavam calma, e desatinadamente começaram a saltar de grandes alturas para a morte.

Dramas de desespero e dor aconteciam dentro e fora do Joelma onde parentes e curiosos assistiam a uma das maiores tragédias. Com intensa dificuldade os que estavam nos últimos andares, chegaram ao heliporto onde o resgate ficava cada vez mais difícil pelo calor da laje e pelos ventos que direcionavam afoitamente as chamas para todos os lados. Muitos morreram exatamente no momento em que procuravam o escape.

Milhões hoje estão também à procura do escape para os seus dilemas, os seus problemas, e sua dor. Paradoxalmente nesta época de avanços científicos, e apesar do apoio que a psicologia e a psiquiatria procuram oferecer, aumentam os desajustes, os traumas, a solidão e o desespero. A resistência humana e a capacidade de superar as dificuldades, tudo é posto à prova.

Sem falar no desemprego e na onda de crises financeiras que intranquilizam o mundo todo. As pessoas estão à procura de uma verdade, um caminho que lhes dê sentido à vida e um pouco de paz para sobreviver. Os próprios governos em várias regiões da Terra, desejariam acalmar essa avalanche de inquietação social e impedir as explosões de insatisfação e violência, mas se sentem quase incapazes.

Parece que os problemas vão além do simples espaço físico para se instalarem dentro do próprio coração. As multidões estão com a mente e o coração carentes de uma luz maior, uma bússola que possa dar-lhes uma direção. Não sabem para onde estão indo, e que caminho estão seguindo.

Mas estão à procura de uma saída. Desvairados, correm atrás de panacéias como a bebida alcóolica e as drogas. Mascaram suas realidades nos 3 dias do carnaval, para outra vez se descobrirem insatisfeitos, desiludidos com os seus problemas não resolvidos e até agravados.

Já viram o adesivo colado no vidro dos automóveis que diz: "Não me sigam, que estou perdido" Isso dá uma idéia da insegurança das pessoas. Como disse o psicólogo Carl Jung: "O ser humano é um enigma para si mesmo."

Mas o nosso Pai Celestial não deseja que Seus filhos fiquem perdidos por aí, sem um roteiro seguro. Ele quer guardar você das dúvidas que assaltam a sua mente. Ele não quer que você caminhe na escuridão, passando por perigos na noite desse mundo.

Ele deixou um roteiro, um mapa para lhe indicar o caminho e dar sentido à sua vida. O rei e patriarca Davi assim escreveu no lindo e inspirado Salmo 119:105 - "Lâmpada para meus pés, é Tua Palavra e Luz para o meu caminho".

É essencial, entretanto, que as pessoas estudem com atenção para perceberem o verdadeiro sentido da Bíblia, comparando o texto que estão lendo, com outros textos, para não darem suas próprias interpretações aos Escritos Sagrados, como advertiu o Senhor em Mateus: 22:29 : "Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus."

É fundamental pedir a assistência divina quando vamos abrir a Santa Bíblia. No Salmo 119:18 está escrito: "Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da Tua lei." Essa é uma coisa que o Senhor aprecia muito fazer.

Em S. Lucas 24:45 diz: "Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras." "Derramarei o Meu Espirito e vos farei saber as minhas palavras." Prov.1:23

Mencionamos há pouco a importância de comparar o que o Espírito Santo disse em um texto, com o que Ele declarou em outro texto sobre o mesmo assunto. Dessa forma um verso se torna a chave para desvendar o sentido de outro verso ou conjunto de versos.

Por exemplo: Em Lucas 21 encontramos pessoas perguntando a Jesus sobre o templo de Jerusalém e o fim do mundo. Mat 24 afirma que essas pessoas que perguntaram eram os apóstolos do Senhor.

E através de Marcos 13, no verso 3 descobrimos que os apóstolos que perguntaram foram Pedro, Tiago, João e André.

Comparar um texto com o outro é uma regra básica ao se estudar a Bíblia.

Uma das razões porque há tantas doutrinas discordantes em diferentes igrejas, é que essa regra geral não está sendo respeitada, e o diapasão de todo o Livro de Deus não está sendo ouvido.

Embora algumas profecias ou exortações fossem dadas a um grupo de pessoas em circunstâncias específicas, e com uma aplicação a um singular evento, podemos com certeza receber delas a edificação espiritual em todas as épocas. "Porque tudo o que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança." Rom.15:4

Um dos fatores importantes para a pessoa compreender as Escrituras é praticar os seus ensinos. Em João 7:17 encontramos: "Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se falo por mim mesmo."

Amigo, aquele que não deseja obedecer a verdade, nunca poderá entende-la. Quando andamos de acordo com a luz que recebemos de Deus, através de Sua Palavra, mais e mais seremos iluminados nesse conhecimento. Por que revelaria Deus mais belezas da Sua Palavra àqueles que não estão dispostos a segui-la?

Um ateu perguntou a uma humilde senhora cristã: A senhora leu a Bíblia hoje? Li, sim senhor? Pode me citar alguma lição que aprendeu? A senhora pensou um pouco e não conseguiu se lembrar de nada. Muito bem, disse o ateu, para que ler alguma coisa se você não aprende nada com ela? Ela pensou mais e disse: Eu gostaria que o senhor apalpasse essa roupa que lavei hoje cedo. Ainda esta molhada? Não, já está seca. Pois é, disse a lavadeira. Eu lavei com água, a água secou, mas a roupa ficou limpa. Eu também li a Palavra de Deus. Já não me lembro mais o que li, parece que evaporou, mas senti que a minha vida ficou mais limpa.

Devemos entender que as Santas Escrituras, do Gênesis ao Apocalipse, são a revelação de Jesus Cristo. A Sua santa face nos olha e nos lê, a partir dessas páginas sagradas. Ele é o nosso Redentor e Rei vindouro, capaz de salvar a todos os que se achegam por Ele ao Pai. (Hebreus 7:25) Entender isso é a maior de todas as alegrias.

Agora, meu filho, pegue a sua Bíblia e comece a ler com amor e devoção. E sentirá uma Presença Gloriosa acompanhando você e trazendo vida, saúde e as bênçãos da paz. Compreender a Bíblia é conhecer pessoalmente o seu Autor. E, com certeza, Ele iluminará não apenas a sua mente, mas também os seus caminhos.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 5:32

Sexta-feira 18 Dezembro

Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento (Lucas 5:32).

“EIS QUE EU DIZIA COMIGO:…”(2)
Essas palavras de Naamã nos chamam a atenção. Todos nós padecemos de um mal infinitamente pior que a lepra: somos pecadores e por essa razão merecemos o juízo de Deus.

Muitas pessoas tentam resolver o problema de seus pecados à sua própria maneira. Mas só existe uma solução e é a que Deus providenciou. O único meio de salvação foi a morte de Jesus na cruz. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

Infelizmente, a esmagadora maioria das pessoas se recusa a aceitar o que Deus disse. Pensam que é humilhante demais. Não querem dever nada a ninguém, nem mesmo a Jesus. Por que não fazer nem que seja um pouco de esforço, ter um pouco de mérito na salvação? A Bíblia nos dá a resposta: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

“Eis que eu dizia comigo”. Pouco importa o que nós digamos ou imaginemos. O importante é escutar o que Deus diz e crer. Ele merece toda nossa confiança, pois deu Seu Filho unigênito para que todo o que nEle crê tenha a vida eterna.

“Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”, disse o apóstolo Paulo, acrescentando: “Mas, por isso, alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna” (1 Timóteo 1:15-16).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Reis 5:11

Quinta-feira 17 Dezembro

Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes

(Atos 10:36; 1 Pedro 5:5).

“EIS QUE EU DIZIA COMIGO:…”(1) – (2 Reis 5:11)
Debaixo de sua brilhante armadura, Naamã, general do exercito sírio, ocultava um mal que inexoravelmente o levaria à morte. Ele era leproso. A lepra é um símbolo de uma doença moral muito mais grave: o pecado. Cada ser humano padece dessa enfermidade. A Bíblia declara: “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Não se trata somente da morte física, mas também da morte no sentido espiritual, ou seja, a definitiva separação de Deus, o castigo eterno. Mas Deus não deseja a morte do pecador, mas que este se converta e viva.

Em um de seus combates, Naamã levou cativa uma jovem israelita. Quando soube que seu amo era leproso, ela disse à mulher de Naamã que havia um profeta em Israel que podia curá-lo. Naamã se pôs a caminho, imaginando com que honras seria recebido: “Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, e invocará o nome do SENHOR, seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso”. No entanto, o profeta nem o recebeu, enviou um mensageiro com uma ordem simples: “Vai, e lava-te sete vezes no Jordão”. A reação de Naamã foi: “Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles e ficar purificado? E voltou-se e se foi com indignação” (2 Reis 5:10-13). Mas seus soldados o convenceram a provar se aquela palavra era verdadeira. Só depois que ele obedeceu é que foi curado.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 131.2

18 de Dezembro

"Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe." Salmo 131.2

No Senhor você encontra tudo aquilo de que precisa! Ele é o perfeito amor. Ele o ama mais do que seu pai e mãe juntos seriam capazes de amar você. Davi sabia de que estava falando quando disse inspirado pelo Espírito Santo: "...em Deus, ó minha alma, espera silenciosa: dele vem a minha salvação." Você compreende agora por que o espírito de agitação o esgota tanto interiormente, justamente antes das festas de fim de ano? Você diz crer em Jesus, mas, apesar disso, corre pela vida como um animal acossado. Quando, daqui a poucos dias você cantar "Noite feliz", não sossegue até que o seu coração esteja em paz também. Não continue se refugiando no trabalho e nas atividades, mas permita que seja revelado, na Santa presença de Deus, o motivo por que você não consegue sossegar. Não será o pecado? Não será justamente aquilo que fez com que Jesus nascesse em Belém e depois fosse para o Calvário? Será que tudo o que Ele fez por você foi em vão? Jesus se aproximou das crianças. Seja como uma criança! Refugie-se em Deus por meio de Jesus Cristo e você será renovado, renovado na quietude da Sua presença. Essas palavras são especificamente para os filhos de Deus, para os que já se tornaram novos por meio da fé, mas que, mesmo assim, precisam de uma contínua renovação pela obediência ao Senhor.

Que DEUS abençoe a todos

1 Coríntios 2.9

17 de Dezembro

"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." 1 Coríntios 2.9

Nosso conhecimento daquilo que Deus tem preparado para nós, que O amamos, é imperfeito. Mas pela revelação do Espírito Santo, será que não conseguimos imaginar uma boa parte daquilo que nos espera? Por exemplo, existe mais um motivo profundo para não chorarmos mais no céu: lá também não haverá mais temor de mudança, modificação e troca; antes pelo contrário, lá você saberá que está eternamente abrigado nEle. O pecado estará excluído e você estará cercado pela presença de Deus. Você habitará numa cidade que nunca mais poderá ser destruída. Você se deliciará num rio que nunca seca, e colherá frutos de uma árvore que nunca perde suas folhas! Todas as coisas temporais se desfazem, e a eternidade permanece sem fim. E enquanto durar a eternidade, lá no alto também perdurará a sua imortalidade e a sua salvação. Então você estará para sempre com o Senhor. Um futuro indizivelmente glorioso, cheio de delícias espera pelos santificados. Por isso, firme-se ainda mais nAquele que você não vê, mas no qual você crê. Firme-se nAquele que alegrará seu coração como nunca antes quando você O vir assim como Ele é!

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 65.19

16 de Dezembro

"...E nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem de clamor." Isaías 65.19

Uma promessa maravilhosa! Você, filho de Deus, lá no alto não chorará mais, pois ali todo motivo para tristeza não existirá mais. No céu não haverá mais amizade rompida nem esperança frustrada. Enfermidades físicas e mentais, mal-entendidos, perigos e morte serão totalmente desconhecidos ali. Você pode ter certeza: no céu nenhum sofrimento o afligirá, nenhum pensamento de morte e nenhum prejuízo o oprimirá. Deus mesmo enxugará todas as lágrimas derramadas aqui na terra. Também, por isso, no céu você não chorará mais, porque todos os seus profundos anseios e desejos estarão satisfeitos. O "coração mau e incrédulo" será então substituído por um novo coração. Você estará diante do trono de Deus, sem defeito e sem mácula, e terá se tornado perfeitamente igual à semelhança de Seu Filho. Por isso, querido leitor, anime-se, pois: Deus "lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram."

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 11:16-33

2 Coríntios 11.16-33

16 Outra vez digo: ninguém me considere insensato; todavia, se o pensais, recebei-me como insensato, para que também me glorie um pouco.
17 O que falo, não o falo segundo o Senhor, e sim como por loucura, nesta confiança de gloriar-me.
18 E, posto que muitos se gloriam segundo a carne, também eu me gloriarei.
19 Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos.
20 Tolerais quem vos escravize, quem vos devore, quem vos detenha, quem se exalte, quem vos esbofeteie no rosto.
21 Ingloriamente o confesso, como se fôramos fracos. Mas, naquilo em que qualquer tem ousadia (com insensatez o afirmo), também eu a tenho.
22 São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São da descendência de Abraão? Também eu.
23 São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.
24 Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um;
25 fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar;
26 em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;
27 em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.
28 Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.
29 Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?
30 Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.
31 O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.
32 Em Damasco, o governador preposto do rei Aretas montou guarda na cidade dos damascenos, para me prender;
33 mas, num grande cesto, me desceram por uma janela da muralha abaixo, e assim me livrei das suas mãos.

2 Coríntios 11:16-33

Estes ataques contra o ministério de Paulo conferem uma oportunidade para que o Espírito Santo nos dê uma idéia mais clara de suas obras e sofrimentos. Sim, ele era um ministro de Cristo e pode enumerar as provas disso: uma longa lista de sofrimentos suportados por amor ao Evangelho. Os versículos 23 a 28, 31 e 32 detalham o que o apóstolo chama em 4:17 de sua "leve e momentânea tribulação". Mas qual recurso divino o sustentava para que ele suportasse todas essas excepcionais provas? Um "eterno peso de glória" estava constantemente em seus pensamentos: Cristo na glória, sua eterna recompensa.

Queridos amigos, retenhamos esse segredo: quanto mais tempo dedicarmos nosso pensamento ao Senhor, menos tempo teremos para pensar em nossas pequenas dificuldades - e o que elas são, comparadas às tribulações do apóstolo? Quanto maior peso o eterno amor divino tiver na balança do nosso coração, menos importância terão as circunstâncias momentâneas que nos afligem. Contudo, existe uma coisa que nunca devemos esquecer: "a preocupação com todas as igrejas" (v. 28). Esta preocupação se manifesta, em primeiro lugar, mediante as orações. Que o Senhor nos conceda um genuíno amor por Sua Igreja e por de seus membros individualmente.

Que DEUS abencoe a todos.

2 Coríntios 11:1-15

2 Coríntios 11.1-15

1 Quisera eu me suportásseis um pouco mais na minha loucura. Suportai-me, pois.
2 Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.
3 Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.
4 Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais.
5 Porque suponho em nada ter sido inferior a esses tais apóstolos.
6 E, embora seja falto no falar, não o sou no conhecimento; mas, em tudo e por todos os modos, vos temos feito conhecer isto.
7 Cometi eu, porventura, algum pecado pelo fato de viver humildemente, para que fôsseis vós exaltados, visto que gratuitamente vos anunciei o evangelho de Deus?
8 Despojei outras igrejas, recebendo salário, para vos poder servir,
9 e, estando entre vós, ao passar privações, não me fiz pesado a ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram o que me faltava; e, em tudo, me guardei e me guardarei de vos ser pesado.
10 A verdade de Cristo está em mim; por isso, não me será tirada esta glória nas regiões da Acaia.
11 Por que razão? É porque não vos amo? Deus o sabe.
12 Mas o que faço e farei é para cortar ocasião àqueles que a buscam com o intuito de serem considerados iguais a nós, naquilo em que se gloriam.
13 Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo.
14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.
15 Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.

2 Coríntios 11:1-15
Falsos apóstolos queriam tomar o lugar de Paulo no coração dos coríntios. Por essa razão, ele se vê obrigado a falar de si mesmo, e é o que chama de sua "loucura". Mas não fez isso para exigir a afeição dos crentes em proveito próprio (ver 12:15). Ele era zeloso por Cristo e veementemente reivindica o amor deles para o único Esposo da Igreja.

Os coríntios corriam o risco de dar ouvidos a um "evangelho diferente" (v. 4). Eles eram menos espirituais que os efésios, que provaram "os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são" (Apocalipse 2:2) e os acharam mentirosos. Muitos cristãos correm o mesmo risco que os coríntios, porque, no fundo, consideram o verdadeiro cristianismo demasiado exigente. Contrariamente, um evangelho que exalta o homem e que conceda lugar à carne será muito bem aceito.

Por trás desses obreiros enganadores, o apóstolo desmascara Satanás, o senhor deles. Outrora um resplandecente querubim (Ezequiel 28:12-14), Satanás ainda sabe como transformar sua aparência a fim de enganar os homens com sua astúcia, tal como fez com Eva (vv. 3 e 14). E ele é muito mais perigoso quando se apresenta como sutil serpente do que quando nos ataca de frente como um leão que ruge (1 Pedro 5:8). Acabaremos com suas armadilhas apegando-nos firmemente à Palavra de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 10:1-18

2 Coríntios 10.1-18

1 E eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde; mas, quando ausente, ousado para convosco,
2 sim, eu vos rogo que não tenha de ser ousado, quando presente, servindo-me daquela firmeza com que penso devo tratar alguns que nos julgam como se andássemos em disposições de mundano proceder.
3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne.
4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas
5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,
6 e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.
7 Observai o que está evidente. Se alguém confia em si que é de Cristo, pense outra vez consigo mesmo que, assim como ele é de Cristo, também nós o somos.
8 Porque, se eu me gloriar um pouco mais a respeito da nossa autoridade, a qual o Senhor nos conferiu para edificação e não para destruição vossa, não me envergonharei,
9 para que não pareça ser meu intuito intimidar-vos por meio de cartas.
10 As cartas, com efeito, dizem, são graves e fortes; mas a presença pessoal dele é fraca, e a palavra, desprezível.
11 Considere o tal isto: que o que somos na palavra por cartas, estando ausentes, tal seremos em atos, quando presentes.
12 Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.
13 Nós, porém, não nos gloriaremos sem medida, mas respeitamos o limite da esfera de ação que Deus nos demarcou e que se estende até vós.
14 Porque não ultrapassamos os nossos limites como se não devêssemos chegar até vós, posto que já chegamos até vós com o evangelho de Cristo;
15 não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação,
16 a fim de anunciar o evangelho para além das vossas fronteiras, sem com isto nos gloriarmos de coisas já realizadas em campo alheio.
17 Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.
18 Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva.

2 Coríntios 10:1-18

O apóstolo Paulo não queria ir aos coríntios "com vara" (10:2; 1 Coríntios 4:21), a fim de reprimir pessoalmente o mal. Preferiu escrever-lhes e aguardar o resultado que sua carta produziria. Alguns, porém, haviam tirado proveito da paciência do apóstolo e de sua ausência para menosprezar seu ministério. A humildade, a mansidão e a benignidade cristãs que Paulo manifestava (v. 1) serviam de pretexto para sua depreciação. O homem natural somente admira o que tem brilho; ele julga segundo as aparências. Mas as armas de um soldado de Jesus Cristo não são carnais (v. 4). O capítulo 6 da epístola aos Efésios as enumera. Lembremos como Gideão, Sansão, Davi, Ezequias - para citar uns poucos - obtiveram suas maiores vitórias. Não nos deixemos seduzir por qualidades humanas como a eloqüência ou o carisma. Sigamos sempre a Palavra de Deus, e nunca aquele que a apresenta, por mais dons que essa pessoa tenha, ou por mais que tenhamos sido abençoados através dela.

Os homens se comparam a outros e se orgulham, num evidente sinal de falta de sabedoria (v. 12). Nós, crentes, temos apenas um único exemplo para seguir tanto no nosso andar como em nosso serviço: esse exemplo é o Senhor Jesus.

Que DEUS abençoe a todos

1 Crônicas 29:10-20

1 Crônicas 29:10-20

10 Por isso Davi louvou ao Senhor na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.
11 Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.
12 E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.
13 Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.
14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.
15 Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança.
16 Senhor, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua.
17 E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.
18 Senhor Deus de Abraão, Isaque, e Israel, nossos pais, conserva isto para sempre no intento dos pensamentos do coração de teu povo; e encaminha o seu coração para ti.
19 E a Salomão, meu filho, dá um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado.
20 Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao Senhor vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao Senhor Deus de seus pais, e inclinaram- se, e prostraram-se perante o Senhor, e o rei.


1 Crônicas 29:10-20
Depois de ter falado ao povo, Davi se dirige ao Senhor. Será que ele se orgulharia de tudo o que ele e o povo deram? Pelo contrário! Ele dá glória a Deus que tudo possui, e se ajoelha diante dEle. Esses dois sentimentos sempre andam juntos. “Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos” (v. 14). O Senhor nos concede boas coisas a fim de que tenhamos a alegria de dar algo a Ele. Ele mesmo não tem necessidade de nada (Salmo 50:10-12). Mas o que é trazido a Ele voluntariamente, com alegria, tem valor especial para o Seu coração. Dar sob constrangimento ou por legalismo não requer amor nem fé. Era assim que os fariseus pagavam os dízimos (Mateus 23:23). Por outro lado, os macedônios, de quem Paulo fala, agiram espontaneamente e superabundaram “em grande riqueza da sua generosidade” (2 Coríntios 8:1-3).

As palavras de louvor pronunciadas por Davi não são realmente magníficas (vv. 11-13)? Experimente lê-las em voz alta, pensando no Único digno delas. “Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força. Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome”. Aleluia!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 29:1-9

1 Crônicas 29:1-9

1 DISSE mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o Senhor Deus.
2 Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras de ônix, e as de engaste, e pedras ornamentais, e pedras de diversas cores, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundância.
3 E ainda, porque tenho afeto à casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário:
4 Três mil talentos de ouro de Ofir; e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas.
5 Ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor?
6 Então os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães de mil e de cem, até os chefes da obra do rei, voluntariamente contribuíram.
7 E deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos de ouro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro.
8 E os que possuíam pedras preciosas, deram-nas para o tesouro da casa do Senhor, a cargo de Jeiel o gersonita.
9 E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.


1 Crônicas 29:1-9
Davi devotou toda a sua força (v. 2) na preparação de um palácio para o Senhor. Façamos uma auto-análise: o palácio do nosso coração realmente “não é para homens” (em geral, nós próprios) e, sim, para ao Senhor Jesus (v. 1)?

O amor do rei pela casa divina o conduziu a entregar grandes riquezas de seu próprio tesouro (v. 3). Quão maior é o amor de Jesus! O Evangelho fala de um comerciante que vendeu tudo o que possuía para comprar uma pérola de grande valor (Mateus 13:45-46). A interpretação dessa parábola é dada em Efésios 5:25: “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. Veja também 2 Coríntios 8:9. Isso é algo que apenas o Senhor Jesus poderia realizar. Porém, quanto ao serviço de amor em prol dos demais, Ele nos deixa a mesma mensagem que passou aos discípulos: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15).

O exemplo de Davi produziu frutos. Todos os homens que o ouviram por sua vez ofereceram generosamente ouro, prata, e pedras preciosas para a construção da Casa de Deus (1 Coríntios 3:12). Tal abundância de generosidade deve ter tocado o coração de Davi… e toca profundamente mais o coração do Senhor Jesus, pois ao dar com alegria não somente nossos bens, mas tudo o que temos e somos, nós nos assemelhamos de fato ao nosso Senhor e Salvador!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 28:11-21

1 Crônicas 28:11-21

11 E deu Davi a Salomão, seu filho, a planta do alpendre com as suas casas, e as suas tesourarias, e os seus cenáculos, e as suas recâmaras interiores, como também da casa do propiciatório.
12 E também a planta de tudo quanto tinha em mente, a saber: dos átrios da casa do Senhor, e de todas as câmaras ao redor, para os tesouros da casa de Deus, e para os tesouros das coisas sagradas;
13 E para as turmas dos sacerdotes, e para os levitas, e para toda a obra do ministério da casa do Senhor, e para todos os utensílios do ministério da casa do Senhor.
14 E deu ouro, segundo o peso do ouro, para todos os utensílios de cada ministério; também a prata, por peso, para todos os utensílios de prata, para todos os utensílios de cada ministério.
15 E o peso para os castiçais de ouro, e suas candeias de ouro segundo o peso de cada castiçal e as suas candeias; também para os castiçais de prata, segundo o peso do castiçal e as suas candeias, segundo o uso de cada castiçal.
16 Também deu o ouro por peso para as mesas da proposição, para cada mesa; como também a prata para as mesas de prata.
17 E ouro puro para os garfos, e para as bacias, e para os jarros, e para as taças de ouro, para cada taça seu peso; como também para as taças de prata, para cada taça seu peso.
18 E para o altar do incenso, ouro purificado, por seu peso; como também o ouro para o modelo do carro, a saber, dos querubins, que haviam de estender as asas, e cobrir a arca da aliança do Senhor.
19 Tudo isto, disse Davi, fez-me entender o Senhor, por escrito da sua mão, a saber, todas as obras desta planta.
20 E disse Davi a Salomão seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor.
21 E eis que aí tens as turmas dos sacerdotes e dos levitas para todo o ministério da casa de Deus; estão também contigo, para toda a obra, voluntários com sabedoria de toda a espécie para todo o ministério; como também todos os príncipes, e todo o povo, para todos os teus mandados.


1 Crônicas 28:11-21
Agora Davi solenemente transfere para seu filho Salomão tudo o que havia preparado para a casa de Deus. Isso nos traz à memória uma sublime declaração do evangelho de João: “O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos” (3:35).

Desde o pórtico de entrada até a menor taça, tudo é objeto de instruções detalhadas e precisas. Para isso a sabedoria tinha sido dada a Davi por escrito por mandado do Senhor (v. 19). Para comunicar a totalidade de Sua revelação, Deus também usou outros escritores inspirados. Os sessenta e seis livros da Bíblia foram escritos por quarenta escritores muito diferentes entre si, em um período de aproximadamente 1.600 anos. Mas um e o mesmo Espírito ditou todas as páginas das Santas Escrituras. Além disso, jamais esqueçamos que, quando lemos a Bíblia, Deus está falando conosco.

O capítulo termina com uma palavra adicional do pai a seu filho. Salomão tinha recebido tudo o que era necessário. Agora era o tempo de agir, contando com a ajuda do Senhor. Nós também recebemos muito; já é tempo de agir de acordo com o que o Senhor espera de cada um de nós! Um dia teremos de prestar contas de tudo que, por timidez ou preguiça, negligenciamos em fazer.

Que DEUS abençoe a todos.