domingo, 20 de dezembro de 2009

Efésios 1:3

Domingo 20 Dezembro

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo (Efésios 1:3).

BENÇÃOS OU PROMESSAS DE DEUS?
Essas duas palavras parecem significar a mesma coisa. Mas só parecem.

Podemos dizer que toda promessa é uma benção, mas nem toda benção é uma promessa. Por exemplo: "... Deus... deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Essa é uma benção e também uma promessa da parte de Deus — a vida eterna. Deus promete a vida eterna a todo aquele que crê em Seu Filho.

Há, entretanto, certas bênçãos relatadas na Bíblia, que não são decorrentes de uma promessa de Deus. O Senhor pode abençoar alguém com uma cura, por exemplo, mas isso não é uma promessa. É uma bênção concedida em Sua graça. Paulo, quando comenta com Timóteo a respeito de sua enfermidade no estômago, não menciona promessa alguma sobre cura, antes, recomenda-lhe vinho como remédio para suas dores. Paulo, aliás, não menciona sequer uma única vez alguma promessa de Deus a nós quanto a curas. Todavia nós somos seres carnais, com necessidades legítimas diante de Deus, como em caso de uma doença por exemplo. Podemos contar, não com a Sua promessa, mas com a Sua bondade e sabedoria, para cuidar de nossa saúde da melhor forma possível. Quanto à vida após a morte podemos, sim, contar com a promessa que Deus nos faz: "Quem crê no filho tem a vida eterna" (João 3:36).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 13:1-14

2 Coríntios 13.1-14

1 Esta é a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas, toda questão será decidida.
2 Já o disse anteriormente e torno a dizer, como fiz quando estive presente pela segunda vez; mas, agora, estando ausente, o digo aos que, outrora, pecaram e a todos os mais que, se outra vez for, não os pouparei,
3 posto que buscais prova de que, em mim, Cristo fala, o qual não é fraco para convosco; antes, é poderoso em vós.
4 Porque, de fato, foi crucificado em fraqueza; contudo, vive pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos, com ele, para vós outros pelo poder de Deus.
5 Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
6 Mas espero reconheçais que não somos reprovados.
7 Estamos orando a Deus para que não façais mal algum, não para que, simplesmente, pareçamos aprovados, mas para que façais o bem, embora sejamos tidos como reprovados.
8 Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.
9 Porque nos regozijamos quando nós estamos fracos e vós, fortes; e isto é o que pedimos: o vosso aperfeiçoamento.
10 Portanto, escrevo estas coisas, estando ausente, para que, estando presente, não venha a usar de rigor segundo a autoridade que o Senhor me conferiu para edificação e não para destruir.
11 Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.
12 (13-12a) Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
13 (13-12b) Todos os santos vos saúdam.
14 (13-13) A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.

2 Coríntios 13:1-14

O tema da primeira epístola aos coríntios era a Igreja. O tema da segunda é o ministério ou serviço cristão. Encontramos nela os sentimentos, as súplicas, as fadigas, as aflições morais e físicas do servo do Senhor. Paulo não era mais que um simples instrumento, e não desejava um destino melhor do que o destino que seu Mestre teve aqui na Terra. Cristo viveu no mundo em humilhação e foi "crucificado em fraqueza"; mas agora vive, ressuscitado pelo poder de Deus (v. 4).

Ao término de sua epístola, Paulo dirige a Deus uma oração a favor de seus amados coríntios. Ela se resume em uma palavra: o aperfeiçoamento deles (v. 9). Mas, ao mesmo tempo, Paulo os exorta: aperfeiçoai-vos (v. 11). Porque pedir ao Senhor que nos ajude não nos isenta de nossa responsabilidade em procurar com zelo progredir em nosso andar e em nosso serviço cristão.

Paulo lhes diz ainda: "Consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz..." (v. 11). Que todos os nossos leitores tomem para si mesmos essas exortações e experimentem a promessa que está ligada a elas. Sim, que "a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (v. 14)!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 12:11-21

2 Coríntios 12.11-21

11 Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós; porquanto em nada fui inferior a esses tais apóstolos, ainda que nada sou.
12 Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos.
13 Porque, em que tendes vós sido inferiores às demais igrejas, senão neste fato de não vos ter sido pesado? Perdoai-me esta injustiça.
14 Eis que, pela terceira vez, estou pronto a ir ter convosco e não vos serei pesado; pois não vou atrás dos vossos bens, mas procuro a vós outros. Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos.
15 Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma. Se mais vos amo, serei menos amado?
16 Pois seja assim, eu não vos fui pesado; porém, sendo astuto, vos prendi com dolo.
17 Porventura, vos explorei por intermédio de algum daqueles que vos enviei?
18 Roguei a Tito e enviei com ele outro irmão; porventura, Tito vos explorou? Acaso, não temos andado no mesmo espírito? Não seguimos nas mesmas pisadas?
19 Há muito, pensais que nos estamos desculpando convosco. Falamos em Cristo perante Deus, e tudo, ó amados, para vossa edificação.
20 Temo, pois, que, indo ter convosco, não vos encontre na forma em que vos quero, e que também vós me acheis diferente do que esperáveis, e que haja entre vós contendas, invejas, iras, porfias, detrações, intrigas, orgulho e tumultos.
21 Receio que, indo outra vez, o meu Deus me humilhe no meio de vós, e eu venha a chorar por muitos que, outrora, pecaram e não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram.

2 Coríntios 12:11-21

Que tristeza para o apóstolo saber das calúnias contra ele (vv. 14 e 16; 7:2-3; comparar com Atos 20:33). Com uma conduta irreprovável, ele não deixou de andar, juntamente com seus companheiros de obra, nas "mesmas pisadas" de Cristo (v. 18). Se ele responde extensivamente às acusações, não é para se justificar, mas visando a edificação de seus amados coríntios (v. 19). De fato, não reconhecer o ministério de Paulo era o mesmo que rejeitar a autoridade da Palavra divina que ele pregava. Hoje em dia, quantos pretensos cristãos rejeitam alguma parte da Palavra inspirada e particularmente as epístolas de Paulo! Os versículos 20 e 21 nos mostram a que pecados conduzem essa negligência e esse desprezo.

Assim, neste capítulo "encontramos o mais glorioso estado ao qual um cristão pode ser elevado... e a mais miserável condição na qual ele pode cair... Que contraste entre essa elevação do terceiro céu e a vil degradação carnal! E o cristão é capaz de se encontrar em ambas as situações! Que lição e que advertência para cada crente!" (John N. Darby).

Que DEUS abençoe a todos

2 Coríntios 12:1-10

2 Coríntios 12.1-10

1 Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor.
2 Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)
3 e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)
4 foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.
5 De tal coisa me gloriarei; não, porém, de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas.
6 Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve.
7 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
8 Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

2 Coríntios 12:1-10

"Um homem em Cristo" é alguém sobre quem a carne perdeu seus direitos (Romanos 8:1,2). Ele é uma "nova criatura" (5:17). Sua posição diante de Deus é a de Cristo e, pela fé, ele já ocupa essa posição no céu. Mas Paulo foi realmente arrebatado ao céu durante um momento inesquecível. E o que aconteceu no paraíso? Ele viu Cristo ressurreto e glorificado e ouviu a linguagem do céu, que não pode ser traduzida em nenhum dos idiomas humanos (v. 4). Que extraordinária honra! No entanto, essa experiência ímpar constituía certo perigo para o apóstolo. Para evitar que ele se ensoberbecesse, foi-lhe dado "um espinho na carne" (10:10; Gálatas 4:14). O apóstolo roga: "Senhor, tira-o de mim, para que o meu serviço não seja prejudicado". "A minha graça te basta" é a resposta do Senhor. Contrariamente às aparências, aquele espinho era o resultado dessa graça. Esse "incômodo companheiro de trabalho" não servia para subjugar a carne de Paulo? Sim, para os que vivem em Cristo, as enfermidades e provas são preciosas: elas contribuem para enfraquecer o homem carnal, a fim de que o poder de Deus se manifeste (vv. 9, 10; 4:7).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 2:1-10

2 Crônicas 2:1-10

1 E DETERMINOU Salomão edificar uma casa ao nome do Senhor, como também uma casa para o seu reino.
2 E designou Salomão setenta mil homens de carga, e oitenta mil, que talhavam pedras na montanha e três mil e seiscentos inspetores sobre eles.
3 E Salomão mandou dizer a Hirão, rei de Tiro: Como fizeste com Davi meu pai, mandando-lhe cedros, para edificar uma casa em que morasse, assim também faze comigo.
4 Eis que estou para edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para a apresentação contínua do pão da proposição, para os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados e nas luas novas, e nas festividades do Senhor nosso Deus; o que é obrigação perpétua de Israel.
5 E a casa que estou para edificar há de ser grande; porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.
6 Porém, quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu, que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele?
7 Manda-me, pois, agora um homem hábil para trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em púrpura, em carmezim e em azul; e que saiba lavrar ao buril, juntamente com os peritos que estão comigo em Judá e em Jerusalém, os quais Davi, meu pai, preparou.
8 Manda-me também madeiras de cedro, de cipreste, e algumins do Líbano; porque bem sei eu que os teus servos sabem cortar madeira no Líbano; e eis que os meus servos estarão com os teus servos.
9 E isso para prepararem muita madeira; porque a casa que estou para fazer há de ser grande e maravilhosa.
10 E eis que a teus servos, os cortadores, que cortarem a madeira, darei vinte mil coros de trigo malhado, vinte mil coros de cevada, vinte mil batos de vinho e vinte mil batos de azeite.


2 Crônicas 2:1-10
O relacionamento entre Salomão e Hirão, rei de Tiro, é representativo do relacionamento que Israel terá com as nações do mundo durante o milênio. Isso acontecerá quando a terra se encher “do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar. Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada” (Isaías 11:9-10).

Em seu amor pela casa de Deus, Davi, além de tudo o que havia preparado, também reuniu trabalhadores para realizar a obra (v. 7; 1 Crônicas 22:15-16). Assim é com a obra do Senhor hoje em dia. Ele exige que os servos sejam cuidadosamente preparados para qualquer tarefa necessária. Começar algo precipitadamente pode ter como conseqüência um trabalho malfeito. Deus, que estabelece as tarefas, também chama e treina os obreiros para executá-las. O trecho de Efésios 2:10 nos lembra de que “somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 1:1-17

2 Crônicas 1:1-17

1 SALOMÃO, filho de Davi, fortaleceu-se no seu reino; e o Senhor seu Deus era com ele, e o engrandeceu sobremaneira.
2 E falou Salomão a todo o Israel, aos capitães de mil e de cem, aos juízes e a todos os governadores em todo o Israel, chefes das famílias.
3 E foi Salomão, e toda a congregação com ele, ao alto que estava em Gibeom, porque ali estava a tenda da congregação de Deus, que Moisés, servo do Senhor, tinha feito no deserto.
4 Mas Davi tinha feito subir a arca de Deus de Quiriate-Jearim ao lugar que lhe preparara; porque lhe tinha armado uma tenda em Jerusalém.
5 Também o altar de cobre que tinha feito Bezaleel, filho de Uri, filho de Hur, estava ali diante do tabernáculo do Senhor; e Salomão e a congregação o buscavam.
6 E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos.
7 Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.
8 E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar.
9 Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra.
10 Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?
11 Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei,
12 Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.
13 Assim Salomão veio a Jerusalém, do alto que estava em Gibeom, de diante da tenda da congregação; e reinou sobre Israel.
14 E Salomão ajuntou carros e cavaleiros, e teve mil e quatrocentos carros, e doze mil cavaleiros; os quais pôs nas cidades dos carros, e junto ao rei em Jerusalém.
15 E fez o rei que houvesse ouro e prata em Jerusalém como pedras; e cedros em tanta abundância como figueiras bravas que há pelas campinas.
16 E os cavalos, que tinha Salomão, eram trazidos do Egito; e os mercadores do rei os recebiam em tropas, cada uma pelo seu preço.
17 E faziam subir e sair do Egito cada carro por seiscentos siclos de prata, e cada cavalo por cento e cinqüenta; e assim, por meio deles eram para todos os reis dos heteus, e para os reis da Síria.


2 Crônicas 1:1-17
Logo após a morte de Davi, somos imediatamente apresentados ao reinado do grande Salomão. O nome Salomão significa “o pacífico” e atrai nossa atenção a Cristo, o “Príncipe da paz” (Isaías 9:6), cujo reino vindouro é retratado de maneira belíssima nas passagens e relatos que veremos em seguida. Observemos que tais capítulos tratam principalmente do reino e da adoração terrena do Messias de Israel. No entanto, em mais de uma ocasião, nossos pensamentos serão dirigidos, por analogia ou contraste, à Igreja e sua Cabeça.

O pedido que o Senhor discerne no coração do jovem rei é o mesmo feito por Paulo em favor dos efésios. O apóstolo faz menção deles em suas orações para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, lhes desse espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento dele e lhes iluminasse os olhos do entendimento (Efésios 1:16-18).

“Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento”, escreveu Salomão em Provérbios 2:6. Que tenhamos o mesmo desejo de possuir a sabedoria do alto e a peçamos Àquele “que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera” (Tiago 1:5).

Que DEUS abençoe a todos.