quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Romanos 8:32

Quinta-feira 7 Janeiro

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? (Romanos 8:32).

Em busca de uma solução

Uma jovem mulher se aproximou do estande onde se vendia literatura bíblica em uma feira na França. Ela disse que queria pagar pela Bíblia que seu filho de nove anos havia furtado no dia anterior. Os atendentes ficaram surpresos e depois comovidos ao ouvir o relato dela.

O marido dessa mulher estava em estado de coma fazia dois anos e o menino sofria muito com a situação. Por isso, pensou que a Bíblia pudesse lhe dar alguma solução para o problema. Inicialmen­te a mãe quis devolver a Bíblia, mas depois começou a ler e agora queria comprá-la.

Por meio da leitura da Bíblia podemos encontrar Aquele que não apenas pode nos dar uma ajuda temporal, mas também uma permanente paz com Deus, uma tranqüilidade de coração e uma força diária para não nos desesperarmos diante de situações difíceis. Esse é o grande presente que a graça de Deus oferece a cada ser humano por meio do Senhor Jesus.

Deus nos ama, ainda que sejamos transgressores dos mandamentos divinos. Por isso enviou Seu Filho, Jesus Cristo, ao mundo para que carregasse na cruz os pecados de todos os que crêem nEle. Cristo expiou nossa culpa para com Deus, de maneira que aqueles que confessam o seu pecado são justificados e adotados como filhos Seus.

Romanos 8:38-39 afirma: “Porque estou certo de que, nem a morte… nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 4.16

7 de Janeiro

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus." (1 Tessalonicenses 4.16)

Há muito tempo clamamos ansiosos, como Igreja de Jesus, unidos no Espírito Santo: "Vem, sim, vem logo, Senhor Jesus", e nos perguntamos: "Senhor, por que Tu ainda esperas?" Permita-me, querido leitor, que lhe diga com grande convicção: o silêncio de Deus na história da salvação nos promete que muito mais depressa Ele aparecerá nas nuvens a fim de nos buscar. Tenha bom ânimo, pois, mesmo quando se cala, Deus está presente e ouve o nosso clamor. Ele espera até que a nossa fé esteja plenamente desenvolvida. Então você clamará e Ele lhe responderá: "Eis que estou aqui". Assim as nuvens escuras da tentação serão enxotadas pelo sol da graça transbordante de Jesus. Por isso insisto: não desista de buscar a Deus, caso você ainda não tenha obtido resposta de certas perguntas que o deixam ansioso. Agarre-se mais a Ele, e persista em esperar nEle, pois a esperança dos justos se transformará em alegria! Jesus responde ao nosso clamor! Sim, Jesus em breve virá!

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 4.13-24

Efésios 4.13-24

13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos,
18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,
19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.
20 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo,
21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus,
22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,
23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,
24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

Efésios 4:13-24

A maioria dos jovens se sente ansiosa para desfrutar os privilégios dos adultos. Em troca, não importa a esses jovens continuar, às vezes durante toda a sua vida, num estado espiritual infantil. Os vv. 13 a 16 descrevem o crescimento harmonioso do corpo de Cristo, do qual fazemos parte. Este crescimento é resultado do desenvolvimento de cada crente. É só no Senhor Jesus que a "perfeita varonilidade" atinge a sua completa estatura. Cristo é em Si mesmo uma "plenitude" (v. 13; 1 João 2:13). Em troca, uma criança, por falta de estabelecimento na verdade, permanece vulnerável a todo tipo de erro. Quão perigoso é esse estado! Assim vemos em que trevas morais e espirituais o mundo está imerso por ignorar a Deus (vv. 17-19). Nós, que fomos ensinados segundo a verdade que é em Jesus, mostremos, por meio de nossa conduta, como temos "aprendido a Cristo" (v. 20). A nossa doutrina, ou antes a nossa maneira de viver, é uma Pessoa. Cristo ensina a Si mesmo. "Estude-O muito", dizia um ancião crente "e viva-O!"

Do mesmo modo que uma pessoa troca uma roupa por outra, nós nos despojamos do velho homem e nos vestimos do novo (vv. 22-24). A nossa roupa não passa despercebida. Qual é a nossa vestimenta aos olhos dos outros? É a roupa manchada do velho homem ou, antes, certa semelhança moral com o Senhor Jesus? (Atos 4:13).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 14:1-15

2 Crônicas 14:1-15

1 E ABIAS dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi, e Asa, seu filho, reinou em seu lugar; nos seus dias esteve a terra em paz dez anos.
2 E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus.
3 Porque tirou os altares dos deuses estranhos, e os altos; e quebrou as imagens, e cortou os bosques.
4 E mandou a Judá que buscasse ao Senhor Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento.
5 Também tirou de todas as cidades de Judá os altos e as imagens; e sob ele o reino esteve em paz.
6 E edificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos; porquanto o Senhor lhe dera repouso.
7 Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, e cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda é nossa, pois buscamos ao Senhor nosso Deus; buscamo-lo, e deu-nos repouso de todos os lados. Edificaram, pois, e prosperaram.
8 Tinha Asa um exército de trezentos mil de Judá, que traziam pavês e lança; e duzentos e oitenta mil de Benjamim, que traziam escudo e atiravam com arco; todos estes eram homens valentes.
9 E Zerá, o etíope, saiu contra eles, com um exército de um milhão e com trezentos carros, e chegou até Maressa.
10 Então Asa saiu contra ele; e ordenaram a batalha no vale de Zefatá, junto a Maressa.
11 E Asa clamou ao Senhor seu Deus, e disse: Senhor, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, Senhor nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.
12 E o Senhor feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram.
13 E Asa, e o povo que estava com ele os perseguiram até Gerar, e caíram tantos dos etíopes, que já não havia neles resistência alguma; porque foram destruídos diante do Senhor, e diante do seu exército; e levaram dali mui grande despojo.
14 E feriram todas as cidades nos arredores de Gerar, porque o terror do Senhor veio sobre elas; e saquearam todas as cidades, porque havia nelas muita presa.
15 Também feriram as malhadas do gado; e levaram ovelhas em abundância, e camelos, e voltaram para Jerusalém.


2 Crônicas 14:1-15
Asa, o rei fiel, filho e sucessor de Abias, livrou Judá da idolatria. Nosso livro enfatiza o descanso e a paz que o país desfrutou durante a primeira parte do reinado de Asa (vv. 1, 5-7). Ele utilizou esse tempo de paz para construir cidades muradas e fortalecer a defesa do território. O rei nos dá uma importante lição. Certos períodos em nossa vida são tempos de descanso: feriados, momentos livres para lazer e relaxamento. Usemos esses períodos para fortalecer nossa alma lendo a Bíblia e nos aprofundando na verdade. “Toda a armadura de Deus” tem de ser vestida “para que possais resistir no dia mau”.

O dia mau veio quando Zerá atacou Asa, mas este estava preparado. Acima de tudo, ele tinha o “escudo da fé”; em outras palavras, a confiança total em Deus. Ela refulge na bela oração do rei no versículo 11. Tal fé era sua maior arma, mais poderosa que seus 580 mil soldados. Um milhão de inimigos estava diante de Asa. Em termos humanos, aquela era uma batalha injusta! No entanto, “quando sou fraco, então, é que sou forte” (2 Coríntios 12:10) continua sendo uma verdade. Deus corresponde à fé de Asa dando-lhe uma brilhante vitória, da qual obtiveram considerável despojo.

Que DEUS abençoe a todos.