quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Daniel 8:14; Apocalipse 20:1-4; Malaquias 4:1-3 e Malaquias 4:1-3

As Três Fases do Juízo
Muitos de nossos amigos ouvintes tem escrito perguntando sobre o julgamento. Trata-se de um assunto muito significativo, e no programa de hoje vamos falar sobre As Três Fases do Juízo.

As três fases são: Investigativa, Judicativa e Executiva. Cada fase é marcada por um grande acontecimento.

Para que possamos compreender o assunto do juízo, precisamos começar com a profecia de Daniel 8 porque o juízo está relacionado com a purificação do Santuário. E a Bíblia diz: "E até 2.300 tardes e manhãs e o santuário será purificado". Daniel 8:14

Para saber quando começou a purificação do santuário, precisamos saber quando terminaram as 2.300 tardes e manhãs. Em Ezequiel 4:6-7, a Bíblia ensina que um dia equivale a um ano, portanto 2.300 tardes e manhãs são 2.300 anos. Precisamos saber onde o período termina, mas para sabê-lo, precisamos saber quando começa.

Em Daniel 9:23-27, encontramos o fio da meada. O período começa com a ordem para reedificar e restaurar Jerusalém. Em Esdras 6:14, encontramos o decreto, que está transcrito na íntegra em Esdras 7:11-28. O decreto é composto de 3 editos: 537AC, por Ciro; 520AC, por Dario e 457AC por Artaxerxes.

Sendo que devemos começar a contagem a partir de 457AC, e setenta semanas são 490 anos, pelo princípio dia - ano, chegaremos até o ano 34 da nossa era. Ficam faltando para 2.300 anos, 1.8l0 anos, e somados ao ano 34, chegaremos ao ano 1.844 da nossa era.

Quando Jesus morreu, na cruz do Calvário, o véu do santuário terrestre se rasgou de alto a baixo, simbolizando a extinção do santuário terrestre.

O santuário da terra era uma cópia do modelo que está no Céu. Êxodo 25:40; Hebreus 9:23-24 e 11:1-5

Apenas para solidificar a idéia do juízo, alguns textos:

Atos 17:30-31 "Deus tem um dia para julgar o mundo...".

Daniel 7:9-10 "Assentou-se o juízo e abriram-se os livros...".

Malaquias 3:16 "Há um memorial diante de Deus...".

Eclesiástes 12:14 "Deus há de trazer a juízo toda obra...".

A Primeira Fase do Juízo se chama Investigativa ou Pré-advento:

Apocalipse 14:6-7 diz: Chegou a hora do juízo.

Guilherme Miller pregou a vinda do juízo como sendo a Volta de Jesus. Ele pregou desde 1.831 até 1.844.

Em I Pedro 4:16-17, a Bíblia diz que o juízo começa pela casa de Deus.

Assistido por anjos celestiais nosso Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, entra no lugar santíssimo do santuário celestial. Comparece à presença de Deus o Pai, para fazer expiação por todos os que creram no Seu nome.

O Juízo é baseado no que está escrito nos livros.

Há vários livros: O livro da vida, o livro memorial e também o livro dos pecados.

Quando alguém tem pecados para os quais não houve arrependimento e confissão, o nome do culpado é omitido do livro da vida.

O Juízo é executado com precisão: "Assim como os traços fisionômicos são reproduzidos com precisão infalível sobre a polida chapa fotográfica, assim o caráter é fielmente delineado nos livros dos céus". G.C. 490.

O Juízo investigativo termina pouco antes de Jesus voltar à terra, em Sua segunda Vinda. Quando isto acontecer todos os casos estarão decididos.

A Segunda Fase do Juízo se chama Determinativa ou Judicativa

Em Apocalipse 20:1-4 a Bíblia ensina que os ímpios só vão ressuscitar depois do milênio, período em que acontece a segunda fase do juízo.

Conforme I Coríntios 6:2-3, os santos, resgatados por Jesus, por ocasião da Segunda Vinda, participam do juízo.

Durante os mil anos, entre a ressurreição dos justos e a ressurreição dos ímpios, ocorre esta fase do julgamento.

Enquanto os santos estão nos céus com Jesus, participando do juízo, os ímpios estão mortos na terra.

Os ímpios ressuscitarão no final do milênio para receberem a condenação.

A Terceira Fase do Juízo se chama Executiva ou Conclusiva

Em Malaquias 4:1-3 a Bíblia diz que os ímpios serão feitos em cinzas.

Em Malaquias 4:1-3 diz que desceu fogo dos céus e os consumiu.

No final dos mil anos ocorre a segunda grande ressurreição. Os ímpios ressuscitarão dos mortos comparecendo perante Deus para a execução do juízo escrito.

Quando se abrem os livros, o olhar de Jesus incide sobre cada ímpio, e cada um se torna cônscio de seus pecados.

Ali estão muitos que pertenceram a raça de grande longevidade, de grande intelecto, reis generais, guerreiros orgulhosos, ambiciosos, aqueles que participaram na morte de Jesus, também aqueles que em todos os tempos se exaltaram acima de Deus, e muitos outros.

Diante de todos os fatos do grande conflito, o Universo inteiro, inclusive os rebeldes exclamam: "Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, Ó Rei das nações".

Os ímpios recebem sua recompensa na terra. Serão como a palha.

Quando todos os ímpios forem destruídos, inclusive o diabo, estará para sempre terminada a história da obra de ruína causada por Satanás.

Quando tudo aqui terminar, e esta terra renovada se tornar a morada dos salvos, onde você pretende estar?

Talvez você possa estar pensando: Bem, acho que estou perdido.

Eu desejo animar você agora com estas lindas promessas da Palavra de Deus:

"Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". I João 1:9

Em João 3:18 Jesus disse: "O que crê em mim não é julgado".

"Filhinhos, estas coisas vos escrevi para que não pequeis, todavia se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo" I João 2:1.

Amigo ouvinte: Logo tudo passará. Se nos apegarmos firmemente a Jesus, estaremos livres da condenação. Nem precisamos nos preocupar com o juízo.

Jesus é o nosso Libertador, nosso Advogado e Salvador. Louvado seja o nome de Jesus.

Se você quiser, pode se apegar a Jesus, ir com Ele para o céu, passar mil anos com Ele e depois de tudo poderá dizer:

"O grande conflito terminou, pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado... desde o minúsculo átomo até o maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor". G.C.684.

E então por toda eternidade gozar das alegrias que Deus preparou para os que O amam.

Talvez você esteja apreensivo, ou com medo do juízo, mas pode ser que Jesus quer abençoar você.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 3:20

Quarta-feira 24 Fevereiro

Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei (Romanos 3:20)

Tentativa inútil

Quantas pessoas tentam agradar a Deus e se perguntam como podem ir para o céu! Estão se esforçando para atingir o objetivo da maneira que acham mais conveniente. Uns dizem: “Estou tentando viver uma vida justa e honesta. Deus certamente irá reconhecer isso!” Porém, o que pensamos ou o que outras pessoas pensam não ajuda em nada. Tudo depende daquilo que o próprio Deus diz sobre qualquer questão. Diante dEle todos somos culpados; então apenas Ele tem a resposta correta para a antiga pergunta: “Como se justificaria o homem para com Deus?” (Jó 9:2).

Um antigo ditado diz que todos os caminhos levam a Roma. E se houvesse um benfeitor milionário que se dispusesse a pagar as dívidas dos necessitados, se estes comparecessem diante dele em um determinado dia e hora? Será que esse homem rico não teria o direito de estabelecer as regras? Será que os beneficiados teriam a ousadia de telefonar para ele e dizer que não concordam com o horário?

Os que acreditam que Deus tem de reconhecer seus esforços e obras agem exatamente dessa maneira. As idéias deles podem ser exemplares e beneficiar a humanidade, mas não os aproximam de Deus. “Necessário vos é nascer de novo”, disse Jesus (João 3:7).

Sem o novo nascimento permanecemos na morte espiritual. A Bíblia afirma o seguinte acerca disso: “A inclinação da carne é morte… Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Romanos 8:6-8). Até mesmo as melhores obras humanas provêm de uma fonte corrompida. Deus nos afirma categorica­mente que “o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Romanos 3:28). Tentar se aproximar de Deus seguindo estradas inventadas pelo próprio coração é estupidez. O Senhor Jesus já nos providenciou um caminho, o “novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hebreus 10:20). Se você quer de fato obter favor do Deus vivo, não discuta os caminhos dEle; submeta-se, pois “a justiça irá adiante dele, e nos porá no caminho das suas pisadas” (Salmo 85:13).

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 4.3

24 de Fevereiro

"...E todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem, e presentemente já está no mundo." (1 João 4.3)

Senhorio de Cristo ou anarquia! Assim como Satanás disse no princípio: "...serei semelhante ao Altíssimo", do mesmo modo, nesse tempo do fim, ele tentará ser igual a Cristo e tomar o Seu lugar.

O senhorio do Senhor Jesus em sua vida pessoal capacita você a cumprir a verdadeira finalidade da sua conversão, que é servir ao Deus vivo. Assim também podemos formular de outra maneira a alternativa – senhorio de Cristo ou anarquia: servir ou dominar. O que, na verdade, significa servir? Nada menos do que a entrega de si mesmo em favor de outra pessoa! O que significa dominar? Auto-afirmação às custas de outros! O aparente dominador foi vencido pelo servo! Isso o próprio Senhor nos disse: "...e quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo." Todo e qualquer orgulho e tentativa de auto-afirmação é um rebaixamento da sua personalidade. E, servir traz poder em si? Sim, pois servir é exercitar o domínio vitorioso de Jesus nas nossas vidas! Vemos isso na cruz do Calvário. O Servo venceu o dominador cruel por meio da entrega da Sua própria vida.

Que DEUS abençoe a todos.

Filemom 1-12

Filemom 1-12

1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador,
2 e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa,
3 graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
4 Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações,
5 estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos,
6 para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo.
7 Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio.
8 Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convém,
9 prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus;
10 sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas.
11 Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim.
12 Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração.


Filemom 1-12

Nos livros escolares, as teorias são geralmente seguidas por uma aplicação aos problemas. A epístola a Filemom nos lembra disso. Ela não contém nenhuma revelação especial, mas mostra como Paulo e seus companheiros põem em prática as exortações contidas em outras epístolas. "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade..." escreveu ele aos colossenses (Colossenses 3:12; compare o v. 5 de Filemom com Efésios 1:15). Era precisamente em Colossos que vivia Filemom, um homem piedoso, amigo do apóstolo; ele era rico, pois tinha escravos. Um deles, Onésimo, depois de fugir de sua casa, encontrou o apóstolo Paulo, prisioneiro em Roma, e se converteu. Agora o apóstolo o envia de volta à casa de seu amo, levando consigo esta comovente mensagem. Isto era agir contrário ao que a lei ordenava: "Não entregarás ao seu senhor o escravo que, tendo fugido dele, se acolher a ti. Contigo ficará..." (Deuteronômio 23:15-16). A lei, por um lado, levava em conta a dureza de coração do homem. O próprio Senhor Jesus disse, ao falar da carta de divórcio: "Por causa da dureza do vosso coração, ele [Moisés] vos deixou escrito esse mandamento" (Marcos 10:5). Aqui, a graça na vida do apóstolo leva em conta essa mesma graça presente no coração de Filemom. Paulo conhece bem o amor de Filemom por todos os santos (v. 5), por meio das provas que deu dele (v. 7).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 11:27-32

Gênesis 11:27-32

27 E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló.
28 E morreu Harã estando seu pai Terá ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus.
29 E tomaram Abrão e Naor mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá.
30 E Sarai foi estéril, não tinha filhos.
31 E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali.
32 E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos, e morreu Terá em Harã.

Gênesis 12:1-8

1 ORA, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4 Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
6 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.
7 E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.
8 E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

Gênesis 11:27-32 – 12:1-8
Nos dias que seguem ao dilúvio, a idolatria aumenta em medida assustadora (leia Josué 24:2). Porém desta vez Deus deixa o mal seguir o seu curso, Ele chama um homem para que se separe daquilo tudo. “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu... e partiu sem saber aonde ia” (Hebreus 11:8). “Abraão partiu de olhos fechados, mas o Deus de glória estava conduzindo-o pela mão” (J.G.B. – veja também Atos 7:2). A ordem de Deus, acompanhada de uma sétupla promessa (vv. 2-3), é suficiente para fazê-lo partir. A obediência é algo contrário ao nosso instinto natural, mesmo quando sabemos a razão daquilo que nos está sendo requerido. Mas para obedecer sem a devida compreensão, partir sem saber qual é o seu destino, é preciso ter fé; noutras palavras: confiança absoluta nAquele que dá a ordem. Nas Escrituras, Abraão é o exemplo da fé. O que caracteriza a fé é a renúncia a coisas que se vêem, em troca de coisas que se não vêem (2 Coríntios 4:18). Em contraste com aqueles que edificaram cidades terrenas (Caim, os homens de Babel etc.), Abraão eleva seus olhares à cidade celestial, “da qual Deus é o arquiteto e edificador” (Hebreus 11:10). Esta expectativa faz dele um peregrino na terra. De agora em diante ele só teria sua tenda e seu altar (v. 8), marcas de peregrino e adorador. Esse é o duplo caráter que caracteriza os homens de fé em todos as épocas.

Que DEUS abençoe a todos.