sábado, 27 de março de 2010

Deuteronômio 32:34-52

Sábado 27 Março

Vede, agora, que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão (Deuteronômio 32:39).

Meditações sobre o livro de Deuteronômio (Leia Deuteronômio 32:34-52)

As linhas finais da canção de Moisés lembram que Deus é soberano, que Ele é o mesmo e, consequentemente, tem a última palavra. Qual é a última palavra? Vingança para os Seus inimigos que permaneceram impunes por muito tempo, mas também perdão para o Seu povo com quem as nações se alegrarão no milênio (v. 43).

Moisés encerra este ensino com uma exortação final à obediência: “Aplicai o coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós… Porque esta palavra… é a vossa vida” (vv. 46-47; Isaías 55:3; Provérbios 4:13; 7:2). Muitos jovens pensam que, para “viver a própria vida”, devem livrar-se de toda e qualquer forma de orientação e, acima de tudo, da orientação que vem de Deus. Esses versículos afirmam, e nossa experiência confirma, que carregar o fardo do Senhor é na verdade ter o melhor que essa vida pode pro­porcionar.

As instruções de Moisés chegaram ao fim. Como um verdadeiro mediador, ele falou do povo a Deus e de Deus ao povo. Agora ele deixará Israel. Hebreus 13:7 exorta-nos a lembrar dos líderes fiéis que pregaram a Palavra de Deus. Muitos deles já não estão mais aqui. Contudo, o autor da epístola acrescenta: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (compare com o v. 39).



Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 3.12

27 de Março

"Pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele." (Efésios 3.12)

Deus não pode ser experimentado através de nossos cinco sentidos, mas, sim, através da fé em Jesus Cristo. "Mesmo que meus sentimentos me digam mil vezes não, eu quero confiar na Tua Palavra!" Há muito eu teria naufragado se tivesse confiado nos meus sentimentos volúveis e nas minhas emoções muitas vezes destrutivas. Vivo pela fé, muitas vezes sem nada sentir, em meio às maiores tentações e tempestades, mas em comunhão ininterrupta com o Senhor. A fé é um mistério. Mas assim mesmo ela é maravilhosamente simples: ter fé é se entregar ao Senhor poderoso. Então se torna experiência pessoal o que o autor de um conhecido hino expressou da seguinte maneira: "Estou seguro nos seus braços, estou seguro no seu peito." Porém, essa segurança nos braços de Jesus, essa proximidade ao peito do Senhor só será uma experiência contínua em nossa vida através da leitura bíblica e da oração. Pela Bíblia, Deus fala a nós, e, por meio da oração, nós falamos a Ele.

No fundo é tudo muito simples: recebemos tudo o que Deus nos oferece por meio de Jesus Cristo, em uma confiança infantil, não com o intelecto, mas com o coração. O Senhor diz: "Dá-me, filho meu, o teu coração." Se você ainda não o fez, faça-o ainda hoje!

Que DEUS abençoe a todos.