quinta-feira, 15 de abril de 2010

1 João 2:12-19

1 João 2.12-19
12 Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome.
13 Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno.
14 Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.
15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;
16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
18 Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora.
19 Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.


1 João 2:12-19

Paulo vê os cristãos como aqueles que formam a igreja de Deus. Já Pedro os vê como os que constituem o povo celestial de Deus e seu rebanho. E João os vê como membros da família de Deus, unidos pela mesma vida que receberam do Pai. Numa família, geralmente os irmãos e irmãs têm idades e etapas de desenvolvimento diferentes, ainda que a relação filial e a parte da herança do caçula sejam as mesmas que as do filho mais velho. O mesmo acontece na família de Deus. Entramos nela pelo novo nascimento (João 3:3), e em seguida normalmente vem o crescimento espiritual. A criancinha que só sabia reconhecer a seu Pai (veja Gálatas 4:6 e Romanos 8:15-17), logo passa à fase da mocidade e seus conflitos. E o que está em jogo nessas lutas é o seu coração: vai apegar-se ao Pai ou ao mundo? "O Maligno" dispõe de três chaves para introduzir o mundo nos corações: "A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida".

Finalmente, o jovem se torna (ou deveria tornar-se) um pai que tem experiência pessoal com Cristo.

O apóstolo escreve mais extensamente aos filhinhos. Por causa de sua inexperiência estão mais expostos a "todo vento de doutrina" (Efésios 4:14). Atentemos para não permanecer como criancinhas a vida inteira!

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 2:1-11

1 João 2.1-11
1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;
2 e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.
3 Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.
4 Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.
5 Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele:
6 aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.
7 Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes.
8 Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha.
9 Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas.
10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.
11 Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.


1 João 2:1-11

Com referência ao pecado, estes versículos apresentam várias verdades de grande importância: (1) Durante toda nossa vida teremos o pecado em nós (1:8); (por outras palavras, a carne ou a velha natureza). (2)Até nossa conversão, a carne só havia produzido em nós os frutos que se poderiam esperar dela: temos pecado (1:10). (3) O sangue de Cristo nos purifica de todos os atos que cometemos (1:7). (4)Pelo poder da vida que nos foi dada, ser-nos-á possível não pecar mais (2:1).  Se acontecer de pecarmos - e infelizmente a nossa experiência diária confirma que isso acontece - o Senhor Jesus ainda é nosso advogado. Ele não mais intervém como Salvador, que precisa verter seu sangue, mas como o fiel Advogado perante o Pai, para restabelecer a comunhão.

A obediência (vv. 3-6) e o amor pelos irmãos (vv. 7-11) são as duas evidências de que temos a vida divina em nós. Ademais, o amor pelos irmãos é decorrência da obediência (João 13:34). E, se amamos o Senhor, nunca acharemos seus mandamentos "penosos" (5:3). No versículo 6, Deus no dá um padrão ainda mais elevado. Andar como Ele andou significa mais que obedecer a Seus mandamentos. No Evangelho de João, é-nos apresentado o que é verdadeiro em Cristo, e em sua epístola, o que é verdadeiro em nós (v. 8). Trata-se da mesma vida e ela deve evidenciar-se da mesma maneira (4:17).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 42:9-24

Gênesis 42:9-24

9 Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles e disse-lhes: Vós sois espias, e viestes para ver a nudez da terra.
10 E eles lhe disseram: Não, senhor meu; mas teus servos vieram comprar mantimento.
11 Todos nós somos filhos de um mesmo homem; somos homens de retidão; os teus servos não são espias.
12 E ele lhes disse: Não; antes viestes para ver a nudez da terra.
13 E eles disseram: Nós, teus servos, somos doze irmãos, filhos de um homem na terra de Canaã; e eis que o mais novo está com nosso pai hoje; mas um já não existe.
14 Então lhes disse José: Isso é o que vos tenho dito, sois espias;
15 Nisto sereis provados; pela vida de Faraó, não saireis daqui senão quando vosso irmão mais novo vier aqui.
16 Enviai um dentre vós, que traga vosso irmão, mas vós ficareis presos, e vossas palavras sejam provadas, se há verdade convosco; e se não, pela vida de Faraó, vós sois espias.
17 E pô-los juntos, em prisão, três dias.
18 E ao terceiro dia disse-lhes José: Fazei isso, e vivereis; porque eu temo a Deus.
19 Se sois homens de retidão, que fique um de vossos irmãos preso na casa de vossa prisão; e vós ide, levai mantimento para a fome de vossa casa,
20 E trazei-me o vosso irmão mais novo, e serão verificadas vossas palavras, e não morrereis. E eles assim fizeram.
21 Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós esta angústia.
22 E Rúben respondeu-lhes, dizendo: Não vô-lo dizia eu: Não pequeis contra o menino; mas não ouvistes; e vedes aqui, o seu sangue também é requerido.
23 E eles não sabiam que José os entendia, porque havia intérprete entre eles.
24 E retirou-se deles e chorou. Depois tornou a eles, e faloulhes, e tomou a Simeão dentre eles, e amarrou-o perante os seus olhos.


Gênesis 42:9-24
Enquanto esses acontecimentos se davam no Egito, a família de Jacó tinha sido deixada de lado. É como se Deus tivesse dito: "Depois de seu crime e agora que José não está mais entre vós, não tenho mais interesse em narrar a história do que lhes diz respeito". É assim com a triste história do homem, e em particular de Israel depois de sua rejeição do Salvador. Deus não tem mais nada que dizer ao povo. Mas em Sua infinita paciência, Ele não esqueceu o objeto de Suas fiéis promessas. Ele está apenas esperando o momento certo para restabelecer Seu relacionamento com eles. E o momento certo é o da fome. Se Deus permite aflições, tais como privações e doenças, mesmo aos Seus, é freqüentemente a fim de que Cristo, o verdadeiro José, possa assumir ou reassumir o Seu verdadeiro lugar em nossa vida. Não pensemos que o passar do tempo pode apagar até mesmo o menor pecado; cada um deles está sempre patente aos olhos do Senhor, ainda que os tenhamos esquecido, teremos de prestar contas deles cedo ou tarde ao Senhor.

"Somos homens honestos", ousaram declarar os irmãos criminosos quando se apresentaram diante daquele que pode provar o contrário e pode causar perplexidade a eles simplesmente ao revelar o seu nome. Como as pessoas podem pensar que são dignas quando na verdade são culpadas de rejeitar a Jesus?

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 41:53-57; 42:1-8

Gênesis 41:53-57

53 Então acabaram-se os sete anos de fartura que havia na terra do Egito.
54 E começaram a vir os sete anos de fome, como José tinha dito; e havia fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egito havia pão.
55 E tendo toda a terra do Egito fome, clamou o povo a Faraó por pão; e Faraó disse a todos os egípcios: Ide a José; o que ele vos disser, fazei.
56 Havendo, pois, fome sobre toda a terra, abriu José tudo em que havia mantimento, e vendeu aos egípcios; porque a fome prevaleceu na terra do Egito.
57 E de todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José; porquanto a fome prevaleceu em todas as terras.
Gênesis 42:1-8

1 VENDO então Jacó que havia mantimento no Egito, disse a seus filhos: Por que estais olhando uns para os outros?
2 Disse mais: Eis que tenho ouvido que há mantimentos no Egito; descei para lá, e comprai-nos dali, para que vivamos e não morramos.
3 Então desceram os dez irmãos de José, para comprarem trigo no Egito.
4 A Benjamim, porém, irmão de José, não enviou Jacó com os seus irmãos, porque dizia: Para que lhe não suceda, porventura, algum desastre.
5 Assim, entre os que iam lá foram os filhos de Israel para comprar, porque havia fome na terra de Canaã.
6 José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra.
7 E José, vendo os seus irmãos, conheceu-os; porém mostrou-se estranho para com eles, e falou-lhes asperamente, e disse-lhes: De onde vindes? E eles disseram: Da terra de Canaã, para comprarmos mantimento.
8 José, pois, conheceu os seus irmãos; mas eles não o conheceram.


Gênesis 41:53-57; 42:1-8
Tudo quanto o Senhor prometer certamente será cumprido. Assim acontece com as palavras de José, as quais, na verdade, são do próprio Deus. Acabam os sete anos de fartura e começam os anos de fome.

Deus busca de todos os modos dirigir os pensamentos dos homens para Si. Eis por que neste mundo a paz acaba em guerra, a fartura em privação, e na vida das pessoas a alegria e a aflição vão se alternando. Infelizmente os homens mal pensam em agradecer ao Senhor pelas alegrias que Ele lhes dá, como tampouco, nos momentos de suas aflições, vão a Ele em busca de socorro. Contudo, do mesmo modo que o Faraó ordenou: "Ide a José" (v. 55), o Espírito de Deus insta os homens a buscar o Salvador. O próprio Salvador chama: "Vinde a mim" (Mateus 11:28). Sim, vamos ao Único que pode dar abundantemente o alimento necessário à nossa alma. Saibamos também tirar proveito dos períodos de abundância espiritual, como por exemplo das reuniões, para encher os "depósitos" de nossa memória e de nosso coração. Em tempos de escassez, de solidão ou de desanimo, aquilo que tivermos estocado nos dará força e alegria no Senhor. Acima de tudo, não esqueçamos o final do versículo 55: "Ide a José; o que ele vos disser fazei" (compare João 2:5).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 23:27-28

Quinta-feira 15 Abril

E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam .Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos (Lucas 23:27-28).

Chorem por vocês

Jesus Cristo, o Salvador do mundo, seguia Seu caminho até o Gólgota, lugar da execução. Em Seu nascimento, um anjo proclamou: “Eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:10-11).

A alegria tinha dado lugar ao choro e lamentação, pois o próprio povo a quem Ele fora enviado O rejeitou; os líderes não descansaram até que o Senhor Jesus fosse condenado à morte.

É sempre uma cena triste quando um criminoso é levado para ser executado. Neste caso, muitos corações ficaram partidos porque o Senhor havia alegrado a tantos com Suas palavras de graça e curado os doentes através do poder divino. As mulheres que lamentavam estavam totalmente corretas!

Porém, a simpatia não é o suficiente. Quando confrontados com os sofrimentos de Cristo, temos de tomar uma posição. Temos de nos perguntar: “O que tudo isso significa para mim?” O Senhor não pensou em Si mesmo. Ele Se comoveu pelo povo, “Seu povo”, cuja rejeição ao Messias teria horríveis conseqüências. Nós também não podemos simplesmente ter apenas uma “simpatia” por Ele: todos somos igualmente culpados de Sua morte. Somente quando nos voltamos a Deus em fé e cremos em Cristo e na obra que Ele realizou é que podemos obter o perdão de nossos pecados. Isso, sim, é o suficiente para a nossa salvação.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 23.3

15 de Abril

"Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome." (Salmo 23.3)

Aquele que compreende a profundidade dessa promessa se torna forte, confiante e destemido. Se o Senhor conduz você por vereda plana e pelos caminhos da justiça por amor do Seu nome, como seria possível algo estar errado em sua vida? Jamais! Todas as angústias, todo o mau humor, toda insatisfação e todas as queixas vêm da incredulidade. Permita-me dizer a você particularmente: o Senhor só é honrado e glorificado se você aceita as Suas promessas como sendo dEle para você bem pessoalmente. Se aqui está escrito: "Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome", isso significa por amor ao nome de Jesus. As promessas da Bíblia são garantidas e certas no precioso nome de Jesus, pois está escrito: "Porque quantas são as promessas de Deus tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus." Essa certeza de ser guiado por vereda plana, por vereda de justiça, consola nosso coração. O mesmo Davi que também tinha essa certeza exclamou: "Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando me alegrares o coração." É como um abençoado círculo divino, depois de nos aproximarmos dEle fica mais fácil obedecer ao Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.