sábado, 24 de abril de 2010

Josué 1:6

Sábado 24 Abril

Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria (Josué 1:6).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 1:1-18)

No livro de Josué, entramos na terra prometida com o povo de Israel para tomar posse dela. Um novo líder substitui Moisés: Josué, a quem já conhecemos porque o vimos em sua juventude como um guerreiro (Êxodo 17:9), um discípulo (Êxodo 33:11), um servo (Números 11:28), uma testemunha (Números 14:6). Após longos anos de treinamento no deserto, agora ele é chamado para uma posição de tremenda responsabilidade. Ao enfrentar a tarefa, ele é encorajado novamente pelo Senhor (vv. 6,7,9) e pelos seus irmãos (v. 18) com a exortação: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido” (v. 8). Esse foi o segredo do sucesso espiritual dele… e nosso também.

O livro de Josué ilustra as verdades que são desenvolvidas em Efésios. Como os filhos de Israel que lutaram para conquistar Canaã, assim os crentes têm de travar batalhas espirituais para desfrutar dos lugares celestiais. E a mensagem para eles é a mesma dada a Josué: “Sede fortalecidos no Senhor… Estai, pois, firmes” (Efésios 6:10,14). Moisés representa Cristo liderando Seu povo para fora do mundo, mas Josué é um tipo do Espírito de Jesus (em hebraico, os nomes Josué e Jesus são iguais) que leva os crentes para os lugares celestiais.

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 10:21-22

Sexta-feira 23 Abril

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades (Marcos 10:21-22).

A pior decisão

Jesus Cristo não obriga ninguém a segui-Lo. No entanto, esse princípio tem sido ignorado em larga escala: nações inteiras foram “cris­tianizadas”, resultando em uma fachada de cristianismo sem qualquer conteúdo verdadeiro.

O jovem em questão no versículo acima estava preocupado com seu futuro eterno. Embora tivesse muitas riquezas e uma alta posição, ele queria ter certeza de que tudo estaria bem no porvir. Queria fazer a coisa certa. Algo mais transparece na conversa: o Senhor Jesus o amou. A lógica humana poderia deduzir que um homem com tais qualidades certamente deveria receber a vida eterna do Senhor Jesus.

Mas esse é o ponto trágico dessa história. O jovem que estava realmente curioso e não desejava falhar em mostrar o quanto admirava o Mestre foi o mesmo que decidiu não segui-Lo. Triste e constrangido, ele se afastou, se afastou do Senhor Jesus Cristo, do Único que poderia lhe dar a vida eterna, algo que tanto ansiava. O preço foi muito alto para ele. Além disso, quem abandonaria tudo o que possui?

O texto de hoje não afirma que para se tornar um cristão é preciso repartir os bens e ficar na pobreza. Aquele jovem tão amável tinha de aprender que ele não merecia o céu só porque era bom, fazia caridade e vivia de modo exemplar. Ele também dependia da graça do Redentor tanto quanto o mais degradado dos miseráveis. Mas ele não estava preparado para isso. O encontro com o Mestre teve um fim terrível: a decisão quanto ao seu futuro eterno sempre esteve nas mãos dele; o Senhor Jesus não o forçou a nada. E aquele rapaz, cheio de tantas virtudes e qualidades, tomou a pior decisão que alguém pode tomar: trocar o Senhor Jesus pelas coisas deste mundo!

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 5.16

24 de Abril

"Remindo o tempo, porque os dias são maus." (Efésios 5.16)

É contraditório o que vemos hoje em dia: o homem moderno luta com o tempo e se queixa da falta de tempo, embora possa abreviar muitas coisas com o auxílio de máquinas. Tempo é um conceito relativo. Um produz muito mais em poucos minutos e outro leva horas para fazer a mesma coisa. Quando Paulo diz que devemos remir o tempo, ele quer enfatizar que devemos transformar nosso tempo limitado em valor eterno. Como acontece isso? Primeiramente por meio de uma vida fiel de oração. Não devemos orar ocasionalmente, mas de maneira fiel e regular. Daniel, em sua época, remia seu tempo de maneira extraordinária. O valor eterno em sua vida salta aos olhos. Por quê? Porque ele era um homem de oração. Ele orava três vezes ao dia, e isso em horários determinados. Por isso, as coisas eternas e infinitas brotavam e aconteciam em sua vida.

Uma pessoa que ora também tem condições de se aquietar. Isso o inimigo teme muito, porque Paulo diz: "...e a diligenciardes por viver tranqüilamente." No silêncio, o Espírito de Deus fala a nós, nos convence e nos disciplina, e nos leva a buscar a purificação dos pecados do passado, através do sangue de Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 119.162

23 de Abril

"Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos." (Salmo 119.162)

A alegria no Senhor não depende dos nossos sentimentos, pois nada é tão inconstante e volúvel como nossas emoções. O sentimento é a expressão da alegria ou tristeza da alma. Esta alegria imperfeita e instável deve se tornar perfeita e estável pela imutável alegria no Senhor. Tudo muda, mas Ele não muda nunca. Do Senhor está escrito: "Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre." Se não recusamos a espada da Palavra de Deus, então também não rejeitamos a Jesus Cristo. Se permanecermos nEle, e nossa alegria será completa. Sua alma se elevará ao Senhor, e Sua alegria, Sua imutável e eterna alegria será tão forte em você que você poderá soltar gritos de júbilo: "A alegria do Senhor é a minha força." Aquele que tem essa alegria do Senhor é independente dos sentimentos de uma maneira muito soberana, quer sejam alegres ou tristes as emoções do momento. Enquanto a alegria do Senhor nascer unicamente da nossa angústia interior, ela é totalmente independente das ameaças exteriores.

Que DEUS abençoe a todos.

3 João 1-15

3 João 1-15
1 O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade.
2 Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.
3 Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade.
4 Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.
5 Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros,
6 os quais, perante a igreja, deram testemunho do teu amor. Bem farás encaminhando-os em sua jornada por modo digno de Deus;
7 pois por causa do Nome foi que saíram, nada recebendo dos gentios.
8 Portanto, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade.
9 Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida.
10 Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja.
11 Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.
12 Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho, até a própria verdade, e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro.
13 Muitas coisas tinha que te escrever; todavia, não quis fazê-lo com tinta e pena,
pois, em breve, espero ver-te. Então, conversaremos de viva voz.
A paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos, nome por nome.


3 João 1-15

A segunda epístola nos proíbe receber àqueles que não trazem "a doutrina de Cristo". Já a terceira epístola exorta os crentes a receber e ajudar aqueles que a ensinam (veja João 13:20). Velar pelo bem dos servos do Senhor é um modo de participar da obra do evangelho (v. 8). Várias pessoas nos são apresentadas nesta breve carta. Gaio, a quem a carta foi endereçada, era um amigo amado, cuja alma prosperava, que andava na verdade, agia fielmente e cujo amor era conhecido de todos. Demétrio, mencionado mais adiante, também tinha um bom testemunho (1 Timóteo 3:7). Por outro lado, na mesma igreja, havia um homem chamado Diótrefes, que gostava de ter a primazia entre eles (1 Pedro 5:3), proferia palavras maliciosas contra o apóstolo, não recebia os irmãos e expulsava outros da igreja. João também menciona os irmãos evangelizadores que haviam saído por causa do Nome" (v. 7; Atos 5:41). O Nome que está acima de todos é o de Jesus: Ele era a mensagem e a garantia da missão deles (Atos 8:35). "Não imites o que é mau, senão o que é bom", recomenda o apóstolo (v. 11; 1 Tessalonicenses 5:15). Achamos bons e maus exemplos tanto nesta epístola quanto à nossa volta. A quem imitaremos? Sigamos, acima de tudo, ao Senhor Jesus; ele foi o único em quem somente se achou o bem (Marcos 7:37).

Que DEUS abençoe a todos.

2 João 1-13

2 João 1-13
1 O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,
2 por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre,
3 a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.
4 Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai.
5 E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor.
7 Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo.
8 Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.
9 Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.
10 Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas.
11 Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más.
12 Ainda tinha muitas coisas que vos escrever; não quis fazê-lo com papel e tinta, pois espero ir ter convosco, e conversaremos de viva voz, para que a nossa alegria seja completa.
13 Os filhos da tua irmã eleita te saúdam.

2 João 1-13

Depois de ter revelado as características da verdade em sua primeira epístola, o apóstolo continua a nos mostrar, em duas curtas epístolas, essa verdade na prática. Nesta epístola ele já não escolhe o exemplo de um pai na fé (1 João 2:13), mas de uma senhora cristã com seus filhos, dos quais alguns, para sua alegria, andavam na verdade. Caros jovens cristãos, saibam que representa uma grande alegria para aqueles que os amam vê-los não só conhecer, mas também andar segundo os ensinamentos da Palavra (v. 4; 3 João 4). A conduta dos filhos constitui a prova mais cabal de que um lar cristão é governado pela verdade. Numa época em que há tanta corrupção, o lar é o lugar que resta para a criança poder crescer protegida da sujeira do mundo. Mas virão ocasiões em que a verdade terá de ser defendida contra os inimigos de fora (v. 10; Atos 20:30). O verdadeiro amor nos obriga a não receber a esses indivíduos. Toleraríamos a um visitante que viesse nos dizer mentiras acerca de nossa mãe ou de alguém a quem queremos bem? A senhora crente e seus filhos convertidos são instados aqui a não discutirem com essa gente, ... mas a fechar-lhes a porta. A verdade é o nosso maior tesouro. Não façamos pouco caso dela (Provérbios 23:23).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 46:1-34

Gênesis 46:1-34

1 E PARTIU Israel com tudo quanto tinha, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque.
2 E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.
3 E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.
4 E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos.
5 Então levantou-se Jacó de Berseba; e os filhos de Israel levaram a seu pai Jacó, e seus meninos, e as suas mulheres, nos carros que Faraó enviara para o levar.
6 E tomaram o seu gado e os seus bens que tinham adquirido na terra de Canaã, e vieram ao Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele;
7 Os seus filhos e os filhos de seus filhos com ele, as filhas, e as filhas de seus filhos, e toda a sua descendência levou consigo ao Egito.
8 E estes são os nomes dos filhos de Israel, que vieram ao Egito, Jacó e seus filhos: Rúben, o primogênito de Jacó.
9 E os filhos de Rúben: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.
10 E os filhos de Simeão: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma mulher cananéia.
11 E os filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari.
12 E os filhos de Judá: Er, Onã, Selá, Perez e Zerá; Er e Onã, porém, morreram na terra de Canaã; e os filhos de Perez foram Hezrom e Hamul.
13 E os filhos de Issacar: Tola, Puva, Jó e Sinrom.
14 E os filhos de Zebulom: Serede, Elom e Jaleel.
15 Estes são os filhos de Lia, que ela deu a Jacó em Padã-Arã, além de Diná, sua filha; todas as almas de seus filhos e de suas filhas foram trinta e três.
16 E os filhos de Gade: Zifiom, Hagi, Suni, Esbom, Eri, Arodi e Areli.
17 E os filhos de Aser: Imna, Isvá, Isvi, Berias e Sera, a irmã deles; e os filhos de Berias: Héber e Malquiel.
18 Estes são os filhos de Zilpa, a qual Labão deu à sua filha Lia; e deu a Jacó estas dezesseis almas.
19 Os filhos de Raquel, mulher de Jacó: José e Benjamim.
20 E nasceram a José na terra do Egito, Manassés e Efraim, que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om.
21 E os filhos de Benjamim: Belá, Bequer, Asbel, Gera, Naamã, Eí, Rôs, Mupim, Hupim e Arde.
22 Estes são os filhos de Raquel, que nasceram a Jacó, ao todo catorze almas.
23 E o filho de Dã: Husim.
24 E os filhos de Naftali: Jazeel, Guni, Jezer e Silém.
25 Estes são os filhos de Bila, a qual Labão deu à sua filha Raquel; e deu estes a Jacó; todas as almas foram sete.
26 Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas.
27 E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta.
28 E Jacó enviou Judá adiante de si a José, para o encaminhar a Gósen; e chegaram à terra de Gósen.
29 Então José aprontou o seu carro, e subiu ao encontro de Israel, seu pai, a Gósen. E, apresentando-se-lhe, lançou-se ao seu pescoço, e chorou sobre o seu pescoço longo tempo.
30 E Israel disse a José: Morra eu agora, pois já tenho visto o teu rosto, que ainda vives.
31 Depois disse José a seus irmãos, e à casa de seu pai: Eu subirei e anunciarei a Faraó, e lhe direi: Meus irmãos e a casa de meu pai, que estavam na terra de Canaã, vieram a mim!
32 E os homens são pastores de ovelhas, porque são homens de gado, e trouxeram consigo as suas ovelhas, e as suas vacas, e tudo o que têm.
33 Quando, pois, acontecer que Faraó vos chamar, e disser: Qual é o vosso negócio?
34 Então direis: Teus servos foram homens de gado desde a nossa mocidade até agora, tanto nós como os nossos pais; para que habiteis na terra de Gósen, porque todo o pastor de ovelhas é abominação aos egípcios.


Gênesis 46:1-34
Estivemos ocupados com o amor de José pelos seus irmãos e com a grandeza de seu perdão, mais do que com a sua glória e todas as suas riquezas. Para aqueles entre nós que vivem numa família com irmãos e irmãs, eis aqui a oportunidade de aprender uma comovente lição de amor e apoio mútuo. Mas o amor de José pelo seu pai Jacó, o respeito, a gentileza, a pressa em vê-lo, seu empenho de estar à disposição dele, são também exemplos para nós. É assim que amamos e respeitamos os nossos pais?

A família de Israel parte, passando por Berseba, onde estava o poço do juramento! As promessas são ali confirmadas a Jacó por um Deus fiel. "Não temas descer para o Egito" diz Ele a Jacó (v. 3, compare Isaías 41:14). Que mudança se vê em Jacó, antigamente dirigido pelos seus próprios desejos e que agora teme dar um passo sem Deus. Deus também o encoraja, prometendo-lhe descer com ele ao Egito (v. 4). Pode o Senhor sempre nos acompanhar aonde quer que estejamos?

Então acontece o comovente encontro com seu filho amado, que cuidadosamente tinha preparado tudo para o conforto de sua família. "Vou preparar-vos lugar" prometeu o Senhor Jesus, "para que, onde eu estiver, estejais vós também" (João 14:2-3).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 45:16-28

Gênesis 45:16-38

16 E esta noticía ouviu-se na casa de Faraó: Os irmãos de José são vindos; e pareceu bem aos olhos de Faraó, e aos olhos de seus servos.
17 E disse Faraó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: carregai os vossos animais e parti, tornai à terra de Canaã.
18 E tornai a vosso pai, e às vossas famílias, e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra.
19 A ti, pois, é ordenado: Fazei isto: tomai vós da terra do Egito carros para vossos meninos, para vossas mulheres, e para vosso pai, e vinde.
20 E não vos pese coisa alguma dos vossos utensílios; porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso.
21 E os filhos de Israel fizeram assim. E José deu-lhes carros, conforme o mandado de Faraó; também lhes deu comida para o caminho.
22 A todos lhes deu, a cada um, mudas de roupas; mas a Benjamim deu trezentas peças de prata, e cinco mudas de roupas.
23 E a seu pai enviou semelhantemente dez jumentos carregados do melhor do Egito, e dez jumentos carregados de trigo e pão, e comida para seu pai, para o caminho.
24 E despediu os seus irmãos, e partiram; e disse-lhes: Não contendais pelo caminho.
25 E subiram do Egito, e vieram à terra de Canaã, a Jacó seu pai.
26 Então lhe anunciaram, dizendo: José ainda vive, e ele também é regente em toda a terra do Egito. E o seu coração desmaiou, porque não os acreditava.
27 Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras de José, que ele lhes falara, e vendo ele os carros que José enviara para levá-lo, reviveu o espírito de Jacó seu pai.
28 E disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que morra.


Gênesis 45:16-28
Pagando o mal com o bem: é o que José está fazendo com seus irmãos. É isso o que o Senhor nos ensina (Mateus 5:44), e este é o melhor caminho para ganhar o coração de alguém.

Os irmãos de José tinham pensado que deviam trazer o melhor que tinham (43:11), "um pouco de bálsamo, um pouco de mel…" Mas agora eles podem ver quão insignificante era isto. O próprio Faraó prometeu a eles o melhor de toda a terra, dizendo-lhes ao mesmo tempo: "E não vos pese coisa alguma das vossas alfaias; porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso" (v. 20). A presença do Senhor e o gozo de Sua glória estão diante de nós. As coisas terrenas rejeitadas por amor a Ele não são nada em comparação com tudo isso (vide Marcos 10:29-30). Nós também temos provado que Jesus está vivo e na glória, e que Ele está no céu nos esperando: Ele nos enviou o Espírito Santo, "o qual é o penhor da nossa herança" (Efésios 1:14).

Observe que José não dá a seus irmãos só uma terra para viver, mas tudo aquilo de que eles precisarão para a viagem. E os carros? Jesus levou tudo por nós. E a comida? Sua Palavra é a nossa comida. E as vestes? Cristo pode e deve ser visto em nós (Gálatas 3:27). Finalmente, a exortação daquele que conhece bem seus irmãos: "Não contendais pelo caminho" (v. 24). Não temos nós maior necessidade que eles de uma exortação como essa?

Que DEUS abençoe a todos.