quinta-feira, 29 de abril de 2010

Atos 13:1

Quinta-feira 29 Abril

E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca (Atos 13:1).

Manaém e Herodes

Dois nomes. O primeiro praticamente desconhecido. O segundo, um personagem famoso da História. O próprio Deus chama a atenção para esses dois homens em um único versículo da Bíblia. Manaém era um mestre na igreja de Antioquia. Ele tinha recebido Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador e aprendeu a amá-Lo. Então Deus fez da vida dele um instrumento de bênção naquela igreja recém-formada.

E quanto a Herodes? Ele havia conhecido o Filho de Deus pessoalmente. Em Lucas 23 lemos que o Senhor foi trazido à sua presença como criminoso. O versículo 11 declara: “E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos”. Aqui não eram os soldados que O interrogavam, mas o próprio Herodes. E por Jesus não ter feito nenhum milagre, como Herodes esperava, sua sede por divertimento não foi satisfeita. Então desprezou o Senhor Jesus.

Querido leitor, qual é a sua posição em relação ao Senhor Jesus? Você segue o exemplo de Manaém ou de Herodes? Um foi usado como bênção para o povo de Deus. O outro desprezou o único que poderia salvá-lo do julgamento vindouro.

“Te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida” (Deuteronômio 30:19). Manaém e Herodes foram defrontados com essa escolha e cada um fez a sua opção. Agora cabe a cada um de nós tomar uma decisão, pois o próprio Deus coloca essa questão diante de todos os seres humanos que habitam esse planeta. Não há como escapar dela.

Que DEUS abençoe a todos.

Tito 2.11-12

29 de Abril

"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente." (Tito 2.11-12)

O Senhor Jesus Cristo não pode crescer em nós e Sua honra não é multiplicada em nossa vida se nós não diminuirmos. João Batista compreendeu isso quando disse em relação a Jesus: "Convém que ele cresça e que eu diminua." Como podemos diminuir? Espontaneamente chegamos a falar da bondade e da graça do Senhor. O que faz a graça? Ela nos corrige. Isso não parece uma contradição? Como tal graça pode nos corrigir, sendo ela algo tão amável? Este é um grande mistério! Só se pode receber a graça do perdão de Deus quando nos convencemos de que ela é um presente que não merecemos. Ela é um favor imerecido. Mas ao aceitar esse favor imerecido da mão de Deus, a pessoa já está sendo corrigida, renegando a índole ímpia e as paixões mundanas. Rogo a você que viva da graça hoje e agora! Chegará o momento em que nós, como renascidos, por pura graça e bondade, seremos transformados e levados ao encontro do Senhor. Caso o fim da nossa vida chegue antes, olhando para a porta aberta do céu poderemos dizer: foi só a graça de Deus que me salvou!

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 2:12-29

Apocalipse 2.12-29
12 Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes:
13 Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14 Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.
15 Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.
16 Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.
17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.
18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:
19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.
22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.
23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
25 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.
26 Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
27 e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;
28 assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 2:12-29
No período de Esmirna, dez grandes perseguições consecutivas não puderam aniquilar a fé cristã. Pelo contrário, como alguém escreveu: "o sangue dos mártires veio a ser a semente da Igreja". Por isso Satanás muda para outra tática, a que se vê em Pérgamo. O que a violência não pôde produzir, seria alcançado pelo favor das autoridades. O imperador Constantino, no ano 312, adotou o cristianismo como a religião do Estado. Muitos talvez tenham visto neste acontecimento uma grande vitória em prol da verdade, mas o que aconteceu de fato foi o favorecimento da indolência, do mundanismo e a introdução de muitas doutrinas estranhas (V. 14-15).

Em Tiatira, igreja que se manterá até o final, o mal avança mais um passo. É o período de trevas da Idade Média, comparado aqui com o terrível reinado de Acabe, cuja mulher, Jezabel, o incitava a fazer o mal (1 Reis 21:25). A Igreja estava cansada de ser estrangeira aqui na terra e quis reinar. O papel político que o papado sempre desejou desempenhar tornou-se conhecido. Contudo, o domínio que a igreja de Tiatira anelou tão arrogantemente é prometido àqueles que ela oprimiu, torturou e queimou em fogueiras, pois são esses os verdadeiros vencedores. Eles hão de reinar com aquele que vem como a Estrela da manhã.

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 2:1-11

Apocalipse 2.1-11
1 A o anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:
9 Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.
10 Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.


Apocalipse 2:1-11

Essas cartas às sete igrejas da Ásia narram numa seqüência de sete quadros a história da cristandade responsável . O Senhor se apresenta a cada uma das sete, faz um inventário preciso do que encontra e do que não encontra nelas, exorta e promete sua recompensa ao vencedor.

Em Éfeso tudo estava aparentemente bem (V. 2,3). Mas o Senhor enxerga o coração (1 Samuel 16:7). Infelizmente Ele não vê mais nessa Igreja reciprocidade ao Seu amor. O Senhor Jesus não mais ocupa o primeiro lugar! Quando se bloqueia a fonte de um rio, as populações ribeirinhas próximas da foz não perceberão o fato imediatamente. Enquanto a água flui, as margens permanecem verdes. Tudo continuará com a mesma aparência durante algum tempo... Ah, queridos amigos, examinemos a nossa vida! O que conta não são as nossas atividades exteriores, mas o nosso amor por Cristo. Para interromper essa decadência, o fiel Senhor usa um estranho remédio: a provação. Permite que Sua noiva seja exposta ao poder de Satanás.

Depois de Éfeso (a amável) vem Esmirna, que significa "a amarga". Esse era o tempo dos mártires submetidos à crueldade dos imperadores romanos (século segundo e início do terceiro). Naqueles dias, nas arenas romanas, diante das bestas-feras, os cristãos de Esmirna tinham a oportunidade de provar seu amor pelo Salvador sendo-Lhe fiéis até a morte.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 49:19-33

Gênesis 49:19-33

19 Quanto a Gade, uma tropa o acometerá; mas ele a acometerá por fim.
20 De Aser, o seu pão será gordo, e ele dará delícias reais.
21 Naftali é uma gazela solta; ele dá palavras formosas.
22 José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.
23 Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram.
24 O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel).
25 Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.
26 As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos.
27 Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã comerá a presa, e à tarde repartirá o despojo.
28 Todas estas são as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção.
29 Depois ordenou-lhes, e disse-lhes: Eu me congrego ao meu povo; sepultai-me com meus pais, na cova que está no campo de Efrom, o heteu,
30 Na cova que está no campo de Macpela, que está em frente de Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou com aquele campo de Efrom, o heteu, por herança de sepultura.
31 Ali sepultaram a Abraão e a Sara sua mulher; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca sua mulher; e ali eu sepultei a Lia.
32 O campo e a cova que está nele, foram comprados aos filhos de Hete.
33 Acabando, pois, Jacó de dar instruções a seus filhos, encolheu os pés na cama, e expirou, e foi congregado ao seu povo.


Gênesis 49:19-33
Quando a Igreja de Cristo tiver sido arrebatada, a "hora da tentação" virá "sobre todo o mundo" (Apocalipse 3:10). Um remanescente fiel de Israel passará por esta terrível tribulação. Podemos ver isto nas palavras dirigidas a Gade por Jacó. Benjamim nos fala do Rei (Cristo) estabelecendo Seu reino depois da destruição de Seus inimigos, enquanto Aser e Naftali representam o povo finalmente abençoado pelo reino instituído.

Embora saiba que não estará na terra naquela época, o filho de Deus deve se interessar por estas coisas e regozijar-se com o pensamento de que o verdadeiro José (Cristo), Ele que tem sido odiado e rejeitado, terá o poder supremo e estará ali como bênção para todo o mundo. "José é um ramo frutífero… seus ramos correm sobre o muro" (v. 22), além das fronteiras de Israel. A bênção chegará às nações que são estranhas aos concertos da promessa (Efésios 2:12). Assim Jesus, o verdadeiro José, fora "distinguido entre seus irmãos" (o significado literal de Nazareno). Outrora "lhe deram amargura… o aborreceram" (v. 23), agora Deus "o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo nome" (Filipenses 2:9). Este nome, acima de todos os outros, é o nome de Jesus: Deus nosso Salvador. Este nome é também grande para você?

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 49:1-18

Gênesis 49:1-18

1 DEPOIS chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos dias vindouros;
2 Ajuntai-vos, e ouvi, filhos de Jacó; e ouvi a Israel vosso pai.
3 Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder.
4 Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama.
5 Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.
6 No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois.
7 Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel.
8 Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.
9 Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?
10 O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
11 Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas.
12 Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.
13 Zebulom habitará no porto dos mares, e será como porto dos navios, e o seu termo será para Sidom.
14 Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.
15 E viu ele que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo.
16 Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel.
17 Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás.
18 A tua salvação espero, ó Senhor!

Gênesis 49:1-18
Temos diante de nós outro capítulo de natureza profética. Nessas últimas palavras de Jacó a seus filhos, toda a história do povo de Israel é tratada como se fosse exibida antecipadamente e resumida aqui. Sob os juízes e os reis, o povo se corrompeu como Rúben; ele deixou o Senhor pelos ídolos. Então, como no caso de Simeão e Levi, a violência é demonstrada na rejeição dos profetas e do próprio Messias, causando a dispersão do povo judeu entre as nações. Cristo é representado por Judá, a Sua tribo de nascimento. O domínio e o cetro do reino são Seus. Depois disto, encontramos Israel dispersada debaixo do juízo de Deus, em atividades comerciais e ao mesmo tempo odiada pelas nações. O período atual é personificado em Zebulom e Issacar. Quanto a Dã, ele representa o anticristo, um judeu que, no futuro próximo, será recebido por Israel como seu Messias. "Serpente junto ao caminho" (v. 17), esta é a terrível figura do poder satânico que então operará sem resistência. Antes desta horripilante perspectiva, o remanescente fiel só então poderá contar com o livramento do alto: "A tua salvação espero, ó Senhor!" (v. 18).

Que DEUS abençoe a todos.