quarta-feira, 5 de maio de 2010

1 João 5:12-13

Quarta-feira 5 Maio

Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus (1 João 5:12-13).

A coisa mais importante

Eu descobri a fé viva no Senhor Jesus. Algum tempo depois, encontrei o sacerdote da região em que morava. Eu não freqüentava a igreja com regularidade, portanto, ele não me conhecia.

“Boa tarde, senhor…”, e disse o nome dele.

“Você me conhece, rapaz?”

“Sim, eu costumava ir à sua congregação de vez em quando.”

“Ah, e você se mudou?”

“Não, eu deixei a sua igreja.”

“Por quê?”, perguntou com uma expressão de espanto no rosto.

“Agora eu freqüento um pequeno grupo cristão com minha família. Eu, minha esposa e filha encontramos a fé viva no Senhor Jesus Cristo. Minha vida mudou e eu desejo segui-Lo.” Para minha surpresa, ele respondeu com uma convicção genuína: “Essa é a coisa mais importante”.

Conversamos mais um pouco e nos despedimos. Nunca mais nos encontramos desde então, porém estou convencido que o verei novamente no céu. Aquele que pode afirmar que o Senhor Jesus Cristo e a fé nEle é a coisa mais importante da vida de uma pessoa tem o Filho de Deus, e quem tem o Filho de Deus tem a vida eterna. Jesus Cristo é “o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5:20).

Todas as outras instituições e atividades, necessárias até, não são a coisa mais importante no que se refere à fé. Temos de ter o perdão dos nossos pecados e a vida eterna pela fé no Senhor Jesus. Sem isso, nossa vida não tem qualquer valor ou sentido.

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 11.9

5 de Maio

"Pela fé peregrinou... em terra alheia." Hebreus 11.9

Você que anseia por seguir decididamente o caminho do Cordeiro não deve se surpreender se seu caminho se tornar solitário. Como renascido, você não é mais um estrangeiro aos olhos de Deus, mas concidadão dos santos e da família de Deus. Sua vida está oculta com Cristo em Deus. E o inverso desse maravilhoso fato espiritual é que você, sobre a terra, se torna cada vez mais um estranho e forasteiro. Quanto mais íntima for sua comunhão com o Senhor, tanto maior rejeição você experimentará da parte do mundo que está impregnado pelo espírito anticristão. O caminho do discipulado de Jesus é muito estreito. Nele um caráter que faz concessões, todo e qualquer fardo mundano e até o próprio "eu" não têm espaço. Este caminho estreito também nos separa interiormente de parentes e amigos que não concordam com ele. Mas é o único caminho que conduz ao encontro de Jesus nas nuvens do céu. Assim, somos forasteiros como Abraão, e com alegre esperança olhamos para o dia em que Jesus voltará. Jesus aparecerá – talvez hoje – repentinamente – no céu, e nos transformará e arrebatará para si, nós, os que estivermos vivos sobre a terra. Você também participará deste glorioso acontecimento?

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 6:1-17

Apocalipse 6.1-17
1 Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem!
2 Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.
3 Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem!
4 E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada.
5 Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão.
6 E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho.
7 Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem!
8 E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra.
9 Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.
10 Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
11 Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.
12 Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue,
13 as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes,
14 e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.
15 Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes
16 e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro,
17 porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?


Apocalipse 6:1-17

Se às vezes nos admiramos da severidade dos juízos de Deus, é porque não sabemos como subir (pela fé) ao céu. Se ouvíssemos como a perfeita santidade de Deus é louvada (4:8) e contemplássemos no Cordeiro imolado tanto o amor divino como o desprezo desse amor por parte do homem rebelado, poderíamos compreender quão justo, merecido e necessário é o juízo. Também aprenderíamos que nada acontece por acaso. Deus está no controle de tudo que ocorre na terra. Não só os seus desígnios de juízo são descritos antecipadamente neste livro simbólico (5:1), mas também cada um surge no exato momento que ele decretou, quando o selo é aberto pelo Cordeiro. Na abertura dos quatro primeiros selos surgem quatro cavaleiros. Eles representam, respectivamente, a conquista territorial, a guerra civil, a fome e as calamidades fatais que sobrevirão à terra, uma após a outra (V. 8; Ezequiel 14:21). Na abertura do quinto selo, surge uma multidão de mártires, implorando ao Deus soberano que lhes faça justiça. O sexto selo é como uma resposta ao clamor deles. Dá a entender uma terrível revolução; todos os governos estabelecidos são derrubados.

Quão estranha soa a combinação dessas palavras: "A ira do Cordeiro" (V. 16; Salmos 2:12)!

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 2:15-25 — 3:1-6

Êxodo 2:15-25

15 Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço.
16 E o sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai.
17 Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho.
18 E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa?
19 E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho.
20 E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão.
21 E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora,
22 A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha.
23 E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.
24 E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;
25 E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.

Êxodo 3:1-6

1 E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.
2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
4 E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.


Êxodo 2:15-25 — 3:1-6
Moisés renunciou a sua posição e riquezas a fim de visitar seus irmãos oprimidos. Desconhecido e rejeitado, ele foge para uma terra estrangeira. Lá, depois de mostrar-se como alguém que pode libertar e matar a sede (v. 17), ele se casa e se torna um pastor. Tudo isso nos faz pensar em Jesus, o Filho de Deus, que abandonou Sua glória para visitar e salvar Seu povo Israel. Os Seus não O receberam (João 1:11). Ele está agora distante do mundo, como o Grande Pastor do rebanho, o Noivo da Igreja, que Ele resgatou em Sua graça, e a qual agora compartilha de Sua rejeição.

Quarenta anos se passaram na vida de Moisés. Deus está prestes a revelar-se a ele em uma "grande visão" (3:3). Para Agar, Ele escolheu um poço, para Jacó, uma escada e, para Moisés, uma misteriosa sarça ardente. Você pode dizer como e onde você O encontrou?

Deus quis mostrar a Moisés Sua misericórdia para com Seu amado povo. Em meio à fornalha do Egito, Israel, da mesma forma que aquela planta, foi testado, mas não destruído pelo fogo. O mesmo acontece hoje com os redimidos do Senhor. O objetivo da ardente provação é somente acabar com o mal oculto que existe entre eles.

O fogo divino recaiu sobre Cristo na mais intensa medida, mas não achou nada para consumir (Salmo 17:3).

Que DEUS abençoe a todos.