segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mateus 5:45

Deus, o Pai
Você conhece Deus o Pai? Já percebeu que todos nós sentimos necessidade de alguém mais poderoso que nós mesmos?

Cansado de cultuar o próprio eu, muitos hoje estão procurando algo melhor. Algo que produza maior satisfação, maior felicidade. E isto se traduz em conhecer a Deus.

Felizmente, Deus quer que O conheçamos, e por esta razão Se revela de muitas maneiras: Na natureza, na Bíblia, em Seu Filho Jesus Cristo e podemos até conhecê-Lo através de revelações sobrenaturais.

A Bíblia não faz tentativas diretas de provar a existência de Deus. - ela parte desse pressuposto. As primeiras palavras bíblicas, "No princípio criou Deus os céus e a terra" Gên 1:1, revelam muito sobre Deus.

Antes que o mundo existisse, Ele já existia. Ele é o Criador e a Fonte de toda matéria e vida. Entretanto, há muita coisa sobre a natueza essencial de Deus que desconhecemos.

Muitas vezes nós perguntamos sobre a natureza de Seu Ser, e como Ele pode ser eterno, infinito e onipresente.

Mas, até certo ponto, Sua natureza pode ser compreendida através da maneira como Ele nos trata, bem como por aquilo que nos diz a Seu respeito.

Sua garantia de amor eterno é fundamental para a revelação de Si mesmo. O Novo Testamento retrata a Deus especialmente como nosso amoroso Pai celestial. (Mat 5:45)

Através da adoção feita por Cristo, tornamo-nos Seus filhos e filhas. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." João 1:12 e 14.

Deus, nosso pai celestial não é simplesmente uma espécie de força impessoal.

A afirmação feita por Cristo à uma mulher junto ao poço de Sicar, de que "Deus é Espírito" (João 4:24), não tinha por objetivo indicar que Deus é sem forma ou sem centro de existência ou atividade.

A natureza do Deus infinito é incomparavelmente superior a dos seres humanos finitos, e não deve ser confundida com a nossa natureza.

Ele é sobrenatural e exaltado, acima de nossa capacidade de compreensão. Ele existe num plano ou dimensão que é incomparável para nós.

No entanto, o conceito hebraico de espírito é mais concreto do que abstrato. Deus ocupa espaço, embora não possa ser visto por seres humanos.

Fomos formados à Sua imagem (Gên 1:27), indicando que Ele possui forma específica. Por toda a Bíblia Deus é abordado como pessoa.

Embora os termos utilizados nas Escrituras para descrevê-Lo sejam sem dúvida selecionados, a fim de serem facilmente entendidos pelos seres humanos, eles O retratam como pessoa. Ele fala, ouve, vê, escreve, Ele lamenta, Se entristece, e sente ira e alegria.

Ele tem vontade (Sal 40:8), julga ( Rom 2:16; Sal 7.11), perdoa (Isaías 55:7)), e guarda segredos (Deut 29:29). No entanto, Ele está acima de todos, criou a todos, e mantém a todos.

Ele é onipotente (Apc 19:6), alto e santo (Isa 57:15), onisciente (I João 3:20), possui infinita sabedoria (Efés 1.8), é eterno, imortal (I Tim 1:17), onipresente (Sal 139:7; Jer 23:24) - e livre de todas as limitações de espaço e tempo em Suas atividades.

Além disso, Deus é o centro auto determindor e controlador do que está acontecendo no Universo. Ele concede propósitos e trabalha para que Seus propósitos sejam executados.

Apesar de todas as artimanhas de Satanás, Deus está trabalhando para cumprir seu propósito de nos salvar.

As qualidades e poderes revelados em Deus o Filho e em Deus o Espírito Santo também nos mostram como é o Pai.

"A Bíblia apresenta-nos Deus em Seu alto e santo lugar, não em estado de inatividade, não em silêncio e isolamento, mas rodeado de milhares de milhares e milhões de milhões de seres santos, todos à espera para Lhe cumprir a vontade.

Por meios que não podemos entender, acha-Se Ele em ativa comunicação com todas as partes de Seu domínio.

É, porém, neste mundo minúsculo, nas almas para cuja salvação deu Seu Filho unigênito, que se centraliza o Seu interesse, bem como o de todo o Céu. Deus Se inclina do Seu trono para escutar o clamor do oprimido.

A toda sincera súplica, responde: "Eis-Me aqui." Ergue o aflito e o oprimido. Em todas as nossas aflições, É Ele afligido também. Em toda tentação e em toda prova, o anjo de Sua face perto está para livrar." (DTN 356)

Que em nossos lábios haja muita reverêcia quando falarmos de Deus, e que este Deus maravilhoso nos cubra com suas ricas e abundantes bênçãos, pois Ele é o nosso Pai.

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 8:35-36

Segunda-feira 17 Maio

Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? (Marcos 8:35-36).

Abrindo mão

Essa é uma história sobre um homem rico o bastante para comprar tudo o que sonhasse e que certo dia foi visitado por um homem piedoso, o qual fizera um voto de pobreza.

O rico expressou sua admiração e respeito: “A quantas coisas você renunciou!”

O piedoso respondeu: “Mas você renunciou a muito mais!”

“Do que você está falando? Só pode ser brincadeira!”

“Não; não estou brincando mesmo. Eu renunciei apenas a este mundo visível. Você está renunciando ao mundo vindouro.”

Sabemos que as riquezas não impedem a entrada no céu e que tampouco a pobreza abre os portões celestes. Essa é a conclusão superficial dos que pensam que o sofrimento nesse mundo será compensado por alegrias no céu. No entanto, o amor pelos bens terrenos e a prioridade dada ao que é material e temporário são obstáculos para muitos.

O jovem rico que procurou o Senhor Jesus tinha a melhor das intenções. Mas se desfazer de sua fortuna para seguir um Mestre desprezado – ah, isso é pedir demais! Por quê? Porque o Senhor Jesus não significava quase nada comparado a todo o dinheiro que aquele jovem possuía.

Abrir mão voluntariamente de nossas cobiças por amor ao Senhor Jesus Cristo, certamente redundará em intimidade com Ele. E renunciar não quer dizer deixar de ter, e sim, de amar as riquezas.. É por isso que no Reino dos céus haverá também pessoas que neste mundo foram ricas.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmos 73.25

17 de Maio

"Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra." Salmos 73.25

O fato de se ouvir a Palavra de Deus, de lê-la, mas mesmo assim não vivê-la na prática é um perigo muito grande hoje em dia. O que falta é conhecer ao Senhor em Espírito e não apenas com o raciocínio ou com as emoções. A quem falta o conhecimento espiritual, falta tudo. Nossos procedimentos exteriores podem corresponder perfeitamente à fé que temos em Jesus Cristo, mas assim mesmo o Senhor fala através de Oséias: "Pois misericórdia quero, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos." Agora você pergunta: "Mas como posso conhecê-lO melhor?" Eis a resposta: "O temor do Senhor é o princípio do saber." E aquele que não conhece o Senhor, não consegue amá-lO profundamente. Provavelmente uma pessoa assim, que não conhece o Senhor profundamente, sinta emoções e carinho pelo Senhor, mas falta o amor em espírito, que é uma realidade que supera a tudo na vida de uma pessoa. Esta falta de amor ao Senhor se manifesta e se torna visível em sua vida por meio do seu amor próprio, que se expressa na sua vaidade, na sua impertinência, e na sua mania de sempre querer ter razão. Mas o Senhor está muito à procura de pessoas que O amem de coração! "O Senhor guarda a todos os que o amam." Sim, em Deuteronômio 13.3 está escrito até que: "O Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, e de toda a vossa alma."

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 18:1-13

Apocalipse 18.1-13
1 Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória.
2 Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável,
3 pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria.
4 Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos;
5 porque os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou dos atos iníquos que ela praticou.
6 Dai-lhe em retribuição como também ela retribuiu, pagai-lhe em dobro segundo as suas obras e, no cálice em que ela misturou bebidas, misturai dobrado para ela.
7 O quanto a si mesma se glorificou e viveu em luxúria, dai-lhe em igual medida tormento e pranto, porque diz consigo mesma: Estou sentada como rainha. Viúva, não sou. Pranto, nunca hei de ver!
8 Por isso, em um só dia, sobrevirão os seus flagelos: morte, pranto e fome; e será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor Deus, que a julgou.
9 Ora, chorarão e se lamentarão sobre ela os reis da terra, que com ela se prostituíram e viveram em luxúria, quando virem a fumaceira do seu incêndio,
10 e, conservando-se de longe, pelo medo do seu tormento, dizem: Ai! Ai! Tu, grande cidade, Babilônia, tu, poderosa cidade! Pois, em uma só hora, chegou o teu juízo.
11 E, sobre ela, choram e pranteiam os mercadores da terra, porque já ninguém compra a sua mercadoria,
12 mercadoria de ouro, de prata, de pedras preciosas, de pérolas, de linho finíssimo, de púrpura, de seda, de escarlata; e toda espécie de madeira odorífera, todo gênero de objeto de marfim, toda qualidade de móvel de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro e de mármore;
13 e canela de cheiro, especiarias, incenso, ungüento, bálsamo, vinho, azeite, flor de farinha, trigo, gado e ovelhas; e de cavalos, de carros, de escravos e até almas humanas.


Apocalipse 18:1-13

Essas visões podem ser comparadas a uma série de fotos que retratam os acontecimentos de diferentes ângulos e iluminação. A queda de Babilônia é vista aqui executada diretamente pelo "Senhor Deus" (V. 8, 20). Mas antes disso foi proferida uma ordem no versículo 4: "Retirai-vos dela, povo meu". (Compare com a profecia de Jeremias contra a Babilônia antiga: 51:7,8,37,45...). É uma conclamação que também vale para nós hoje: "Retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor" (2 Coríntios 6:17). É um convite a cada redimido para separar-se completamente do mundo religioso com princípios mistos, tal como vemos aqui em seu estado final (compare Números 16:26). Alguns nos acusarão equivocadamente de falta de amor, de mentalidade estreita e de pretensão de ter espírito superior. O essencial, no entanto, é obedecer ao Senhor.

Os versículos 12 e 13 nos apresentam uma lista de "tudo que há no mundo" (1 João 2:16,17) e serve para satisfazer as muitas concupiscências dos homens. A lista começa com o que os homens consideram ser mais valioso: o ouro, e termina com o que é de menor valor aos olhos da falsa igreja, mas que é tão precioso para Deus: a alma dos homens .

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 9:17-35

Êxodo 9:17-35

17 Tu ainda te exaltas contra o meu povo, para não o deixar ir?
18 Eis que amanhã por este tempo farei chover saraiva mui grave, qual nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado até agora.
19 Agora, pois, envia, recolhe o teu gado, e tudo o que tens no campo; todo o homem e animal, que for achado no campo, e não for recolhido à casa, a saraiva cairá sobre eles, e morrerão.
20 Quem dos servos de Faraó temia a palavra do Senhor, fez fugir os seus servos e o seu gado para as casas;
21 Mas aquele que não tinha considerado a palavra do Senhor deixou os seus servos e o seu gado no campo.
22 Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e haverá saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre o gado, e sobre toda a erva do campo, na terra do Egito.
23 E Moisés estendeu a sua vara para o céu, e o Senhor deu trovões e saraiva, e fogo corria pela terra; e o Senhor fez chover saraiva sobre a terra do Egito.
24 E havia saraiva, e fogo misturado entre a saraiva, tão grave, qual nunca houve em toda a terra do Egito desde que veio a ser uma nação.
25 E a saraiva feriu, em toda a terra do Egito, tudo quanto havia no campo, desde os homens até aos animais; também a saraiva feriu toda a erva do campo, e quebrou todas as árvores do campo.
26 Somente na terra de Gósen, onde estavam os filhos de Israel, não havia saraiva.
27 Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o Senhor é justo, mas eu e o meu povo ímpios.
28 Orai ao Senhor (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
29 Então lhe disse Moisés: Em saindo da cidade estenderei minhas mãos ao Senhor; os trovões cessarão, e não haverá mais saraiva; para que saibas que a terra é do Senhor.
30 Todavia, quanto a ti e aos teus servos, eu sei que ainda não temereis diante do Senhor Deus.
31 E o linho e a cevada foram feridos, porque a cevada já estava na espiga, e o linho na haste.
32 Mas o trigo e o centeio não foram feridos, porque estavam cobertos.
33 Saiu, pois, Moisés da presença de Faraó, da cidade, e estendeu as suas mãos ao Senhor; e cessaram os trovões e a saraiva, e a chuva não caiu mais sobre a terra.
34 Vendo Faraó que cessou a chuva, e a saraiva, e os trovões, pecou ainda mais; e endureceu o seu coração, ele e os seus servos.
35 Assim o coração de Faraó se endureceu, e não deixou ir os filhos de Israel, como o Senhor tinha dito por Moisés.


Êxodo 9:17-35
A sétima praga é anunciada: saraiva. Pela primeira vez vemos os egípcios temendo a palavra do Senhor e abrigando seus rebanhos. O propósito de tragédias que Deus permite que aconteçam é lembrar os homens de Sua presença. Hoje em dia, temos muito orgulho de todo o progresso científico através do qual o homem acredita poder controlar as forças da natureza. Contudo, para lembrá-lo quem é o Mestre do mundo, Deus permite desastres naturais, flagelos imprevisíveis: terremotos, epidemias, vírus mortais… tudo isso para mostrar ao homem que criatura insignificante ele é, e acabar com o seu orgulho (Jó 38:22-23). De todas as formas possíveis, Ele procura voltar os pensamentos do homem para Si mesmo. De fato, são situações assim que nos fazem refletir e nos preocupar com nosso destino eterno. Quantas almas em aflição encontraram abrigo em Jesus, não somente para as tempestades deste mundo, mas contra a condenação eterna!

Deus mede cuidadosamente o tamanho da prova. Ela não durará mais do Ele permitir. A cevada e o linho são afetados, mas não o trigo e o centeio (vv. 31-32). Quanto ao Seu amado povo, ele desfruta de Sua maravilhosa proteção durante todo o período da tempestade (v. 26).

Que DEUS abençoe a todos.