segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Gênesis 7:16

Segunda-feira 2 Agosto

E o Senhor o fechou dentro [isto é, Noé dentro da arca] (Gênesis 7:16).

A arca e a salvação divina

Deus viu no que a raça humana se tornara. Todas as pessoas se inclinavam para o mal continuamente (Gênesis 6:5). Viviam sem Deus e serviam ao pecado. Então Deus decidiu julgá-los por meio de um grande dilúvio. Mas Noé creu em Deus e O servia de todo coração. O que aconteceu com ele?

Deus quis salvar Noé e todos os que abandonassem o mau caminho e obedecessem Sua Palavra, portanto ordenou a Noé que construísse a arca, um enorme barco. Ele começou a tarefa gigantesca.

Todas as prováveis zombarias que Noé sofreu não o afetaram: ele trabalhou por 120 anos, pregando o julgamento vindouro. Talvez os con­temporâneos de Noé tenham pensado: “O que esse homem está dizendo nunca aconteceu e nunca irá acontecer”. Então continuaram a viver como sempre, “até que veio o dilúvio, e os levou a todos” (Mateus 24:39). A sentença de Deus se cumpriu. E o próprio Deus selou a porta da salvação. As pessoas negligenciaram o tempo que lhes foi concedido. Quando perceberam que Deus não estava brincando, já era tarde demais!

A situação hoje é melhor do que era nos tempos de Noé? A brutalidade e o mal diminuíram? O que Deus tem a dizer a respeito disso? Ele “anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou” (Atos 17:30-31).

O dia do julgamento virá. E o Juiz designado será Aquele a quem Deus enviou como Salvador para o tempo presente. O Senhor Jesus é o único caminho para a salvação, como a arca o foi um dia.

E no dia em que essa palavra se tornar realidade, o próprio Deus já terá fechada a porta do tempo há muito. Quem recusar a amorosa oferta divina, logo deverá enfrentar o juízo e o Juiz.

Que DEUS abençoe a todos.

Tiago 1.12

2 de Agosto

"Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam." Tiago 1.12

A oração é o serviço de guerra espiritual mais pesado na vida de um renascido. Preste atenção o quanto Satanás lhe tenta justamente na sua vida de oração, procurando por todos os meios afastar você dela. Isso acontece porque por meio da oração perseverante almas preciosas são arrancadas das garras dele. Por isso, chamo a sua atenção para um determinado tipo de adversário que Satanás usa para nos distrair: ele usa pessoas. Que tipo de pessoas são essas? Pessoas religiosas. Quando Jesus andava aqui na terra, não foram os pecadores perdidos os seus maiores inimigos. Pelo contrário, Jesus estava sempre rodeado por eles. Seus piores inimigos foram os religiosos. No fim, até O pregaram na cruz. Hoje em dia acontece o mesmo. O maior desprezo você encontrará nos cristãos sem Cristo. Gostaria de perguntar aos assim chamados cristãos: vocês sabem para onde estão indo? Vosso cristianismo acomodado agrada muito ao diabo. Se vocês não se converterem, quer dizer, se não ocorrer a verdadeira renovação do coração, um dia passarão a pertencer a Satanás, o inimigo das vossas almas, para todo o sempre. Levemos todos a sério o que diz Tiago: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros".

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 11:1-28

Levítico 11:1-28

1 E FALOU o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;
3 Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.
4 Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo;
5 E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;
6 E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda.
7 Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.
8 Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos.
9 De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis.
10 Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação.
11 Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver.
12 Todo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação.
13 Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,
14 E o milhano, e o abutre segundo a sua espécie.
15 Todo o corvo segundo a sua espécie,
16 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie.
17 E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja,
18 E a gralha, e o cisne, e o pelicano,
19 E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.
20 Todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação.
21 Mas isto comereis de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra.
22 Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.
23 E todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés, serão para vós uma abominação.
24 E por estes sereis imundos: qualquer que tocar os seus cadáveres, imundo será até à tarde.
25 Qualquer que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.
26 Todo o animal que tem unha fendida, mas a fenda não se divide em duas, e todo o que não rumina, vos será por imundo; qualquer que tocar neles será imundo.
27 E todo o animal que anda sobre as suas patas, todo o animal que anda a quatro pés, vos será por imundo; qualquer que tocar nos seus cadáveres será imundo até à tarde.
28 E o que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; eles vos serão por imundos.

Levítico 11:1-28
Como o Senhor Jesus explica, não são as coisas que entram no homem que o contaminam, mas o que sai dele (Marcos 7:15). Portanto, para os cristãos essa distinção entre animais imundos e puros tem apenas uma aplicação espiritual. Quatro grupos de animais são mencionados neste capítulo: quadrúpedes, peixes, aves e répteis. Para ser puro, o primeiro grupo deveria cumprir duas condições: ruminar e ter o casco dividido em dois. A pureza do crente depende tanto da forma como ele se alimenta quanto da maneira como ele anda.

Para os peixes, duas características também eram necessárias: barbatanas e escamas. Sem a primeira, como ele pode manter a direção, como pode lutar contra a força da correnteza? E sem escamas, o corpo não está protegido. Resistir à atração do mundo e a tudo o que ele oferece é o meio pelo qual um jovem crente pode permanecer limpo.

Os pássaros imundos eram os que comiam carne e os que comiam qualquer coisa, indistintamente. Se dermos espaço em nosso espírito para aquilo que vem da carne, ou se, sem nenhum cuidado, consumirmos o que é apresentado pela mídia, inevitavelmente seremos contaminados por essas coisas.

Por fim, estão os répteis e os animais que são agrupados com eles — uma figura do poder do mal, “o abominável”! “Detestai o mal”, Romanos 12:9 nos ordena.

Que DEUS abençoe a todos.