sábado, 7 de agosto de 2010

Josué 9:22-23

Sábado 7 Agosto

E Josué os chamou e falou-lhes dizendo: Por que nos enganastes… Agora, pois, sois malditos (Josué 9:22-23).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 9:17-27)

Quando enfrentaram Ai, o povo se considerou suficientemente forte. Na presença dos gibeonitas, eles se consideraram suficiente­mente sábios. Não sentiram necessidade de buscar a orientação do Senhor (v. 14). Que confusão resultou disso quando, muito tarde, descobriram a verdade. Dali por diante, teriam de tolerar esses cananeus e muito tempo depois os encontramos ligados à história de Israel de forma bastante humilhante (2 Samuel 21). Os gibeonitas explicaram os motivos para suas ações. Talvez nos perguntemos o que mais eles poderiam fazer a não ser se submeter aos israelitas. O exemplo de Raabe mostra que ainda havia tempo de eles admitirem quem eram e se colocarem pela fé sob a proteção do Deus de Israel, cuja fama tinham ouvido (v. 9). Mas o povo deste mundo age como os gibeonitas. Eles esperam evitar o julgamento conectando-se ex­ternamente a tudo o que está reservado ao povo de Deus. Esperam escapar da ira vindoura e obter a segurança em relação à morte que lhes apavora, sem contudo confessar sua verdadeira condição, sem se apropriar do imerecido favor de Deus. Ao contrário de Raabe, que se tornou esposa de Salmom, um príncipe de Judá (Mateus 1:5), os gibeonitas permaneceram escravos, rachando lenha e buscando água.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 11.28

7 de Agosto

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." Mateus 11.28

A quem devemos ir? A Jesus! Isso quer dizer que devemos aceitar Seu convite, que vale também para o dia de hoje. Você se pergunta: será que isso vale também para mim? Sim, pois Jesus também disse: "...o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora". Jesus não somente o convida para que vá a Ele, mas Ele também vem até você. Certa vez, quando Jesus passava pelos pavilhões onde se encontrava o tanque de Betesda, Ele viu um paralítico que em seu desespero já permanecia ali por trinta e oito anos, e lhe perguntou: "Queres ser curado?" O paralítico respondeu com espanto e resignação: "Senhor, não tenho ninguém..." Em seguida, Jesus lhe deu uma resposta maravilhosa que o libertou do seu desespero: "Levanta-te, toma o teu leito e anda." Por que Jesus perguntou se ele queria ser curado? Como Ele, o Filho de Deus, nunca diz uma palavra em vão, deve ter havido um motivo bem específico e profundo para essa pergunta. E de fato foi assim: o corpo daquele homem estava paralisado há tanto tempo porque seu espírito havia sido manchado e paralisado pelo seu pecado. Como posso saber isso? Deduzindo das palavras que Jesus pronunciou mais tarde ao curado no templo: "Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda cousa pior."

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 13:45-59

Levítico 13:45-59

45 Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo.
46 Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial.
47 Quando também em alguma roupa houver praga de lepra, em roupa de lã, ou em roupa de linho,
48 Ou no fio urdido, ou no fio tecido, seja de linho, ou seja de lã, ou em pele, ou em qualquer obra de peles,
49 E a praga na roupa, ou na pele, ou no fio urdido, ou no fio tecido, ou em qualquer coisa de peles aparecer verde ou vermelha, praga de lepra é, por isso se mostrará ao sacerdote,
50 E o sacerdote examinará a praga, e encerrará aquilo que tem a praga por sete dias.
51 Então examinará a praga ao sétimo dia; se a praga se houver estendido na roupa, ou no fio urdido, ou no fio tecido ou na pele, para qualquer obra que for feita da pele, lepra roedora é, imunda está;
52 Por isso se queimará aquela roupa, ou fio urdido, ou fio tecido de lã, ou de linho, ou de qualquer obra de peles, em que houver a praga, porque lepra roedora é; com fogo se queimará.
53 Mas, o sacerdote, vendo, e eis que, se a praga não se estendeu na roupa, ou no fio urdido, ou no tecido, ou em qualquer obra de peles,
54 Então o sacerdote ordenará que se lave aquilo no qual havia a praga, e o encerrará segunda vez por sete dias;
55 E o sacerdote, examinando a praga, depois que for lavada, e eis que se ela não mudou o seu aspecto, nem se estendeu, imundo está, com fogo o queimarás; praga penetrante é, seja por dentro ou por fora.
56 Mas se o sacerdote verificar que a praga se tem recolhido, depois de lavada, então a rasgará da roupa, ou da pele ou do fio urdido ou tecido;
57 E, se ainda aparecer na roupa, ou no fio urdido ou tecido ou em qualquer coisa de peles, lepra brotante é; com fogo queimarás aquilo em que há a praga;
58 Mas a roupa ou fio urdido ou tecido ou qualquer coisa de peles, que lavares, e de que a praga se retirar, se lavará segunda vez, e será limpa.
59 Esta é a lei da praga da lepra na roupa de lã, ou de linho, ou do fio urdido, ou tecido, ou de qualquer coisa de peles, para declará-la limpa, ou para declará-la imunda.

Levítico 13:45-59
Terrível era a condição dos leprosos em Israel: postos para fora do acampamento sem esperança de retorno, separados do próprio povo, obrigados a proclamar a miserável condição: “Imundo! Imundo!”. Excluídos da congregação; essa é uma figura do que éramos, povos das nações, “separados da comunidade de Israel… não tendo esperança”. “Mas, agora”, diz o apóstolo, “fostes aproximados pelo sangue de Cristo” (Efésios 2:12-13). Isso nos leva à obra de purificação descrita no capítulo 14. Os evangelhos nos mostram diversos desses pobres leprosos implorando a misericórdia do Mestre. E Ele, cheio de compaixão, colocava Suas mãos sobre eles para purificá-los sem ser contaminado por tal contato. Ele não apenas era capaz, mas, em Seu amor, desejava limpá-los perfeitamente (Mateus 8:1-3; ver também Lucas 17:11). Da mesma maneira, hoje esse querido Salvador pode e deseja purificar de todos os pecados àquele que se confessa impuro.

Lepra nas vestes (vv. 47-59) representa o mal que pode se infiltrar em nossos hábitos e testemunho. Que o Senhor possa nos dar vigilância a fim de confessar e coragem para “queimar” o mal, ou, em outras palavras, para julgar o mal assim que aparecer.

Que DEUS abençoe a todos.