quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Hebreus 9:27

Quarta-feira 11 Agosto

Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo (Hebreus 9:27).

“E depois?”

Certo jovem que pretendia fazer carreira na área jurídica visitou um professor que conhecia e lhe falou sobre seus planos e projetos com uma dose de orgulho. O velho mestre escutou pacientemen­te. Por fim, ele perguntou: “E o que você pretende fazer depois de terminar os estudos?” – “Eu serei um advogado!”, respondeu o jovem de pronto. “E depois?”, continuou o professor. – “Então eu lidarei com muitos casos difíceis e farei um nome para mim como advogado.”

“E depois?”, repetiu o mestre. Surpreso, o jovem pensou por um momento e disse: “Talvez eu pegue mais casos lucrativos e fique rico”. – “E depois?” – “Então terei uma boa vida e vou curtir uma bela aposentadoria.” – “E depois?” – “Ah, no fim de tudo vou morrer como todas as pessoas.”

O professor se levantou, e perguntou mais uma vez: “E depois?” O jovem ficou calado, pois não esperava por uma pergunta que se estendesse além desta vida. Como responder a isso? Esse assunto não estava em seus planos. Após se despedir, o jovem ficou pensativo. O último “E depois?” não saía de sua cabeça. Isso o incomodou tanto que o fez mudar de vida.

A pergunta do professor sobre o que se espera depois da morte é plenamente justificada. Como poderemos respondê-la? Que existe uma vida após a morte é um fato que o versículo de hoje deixa bem claro. E que também depois se segue o julgamento divino, do qual ninguém escapa, pois “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Apenas os que, nesta vida, se refugiaram em Jesus, o Salvador, não serão condenados (João 5:24).

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 55.6

11 de Agosto

"Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Isaías 55.6

Você quer ser curado da sua ira, da sua impureza, da sua impaciência? Não se vanglorie de sua – por assim dizer – moderação, que não é outra coisa do que avareza. Não se apóie na sua capacidade profissional, que somente fomenta o seu orgulho. A Bíblia diz: "Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais cousas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem."

Jesus lhe faz a seguinte pergunta: "Queres ser curado?" Responda afirmativamente, não somente por ser pecador, mas também porque Ele virá sem demora. Você não tem mais muito tempo. Jesus quer renovar você. Mas você precisa dizer sim a Ele. Hoje pode ocorrer esta grande mudança em você. Talvez você esteja desiludido com os que lhe cercam. As pessoas o abandonaram. Elas procuram os seus próprios interesses. Mas Jesus nunca o abandonará. Ele diz a cada um que O aceita pela fé: "Eis que estou com você todos os dias." Repito a pergunta: você quer ser curado em sua alma? Então eu cito para você a Palavra do Senhor: "Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração."

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 16:1-14

Levítico 16:1-14

1 E FALOU o Senhor a Moisés, depois da morte dos dois filhos de Arão, que morreram quando se chegaram diante do Senhor.
2 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.
3 Com isto Arão entrará no santuário: com um novilho, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto.
4 Vestirá ele a túnica santa de linho, e terá ceroulas de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirá com uma mitra de linho; estas são vestes santas; por isso banhará a sua carne na água, e as vestirá.
5 E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para expiação do pecado e um carneiro para holocausto.
6 Depois Arão oferecerá o novilho da expiação, que será para ele; e fará expiação por si e pela sua casa.
7 Também tomará ambos os bodes, e os porá perante o Senhor, à porta da tenda da congregação.
8 E Arão lançará sortes sobre os dois bodes; uma pelo Senhor, e a outra pelo bode emissário.
9 Então Arão fará chegar o bode, sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá para expiação do pecado.
10 Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário.
11 E Arão fará chegar o novilho da expiação, que será por ele, e fará expiação por si e pela sua casa; e degolará o novilho da sua expiação.
12 Tomará também o incensário cheio de brazas de fogo do altar, de diante do Senhor, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído, e o levará para dentro do véu.
13 E porá o incenso sobre o fogo perante o Senhor, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra.
14 E tomará do sangue do novilho, e com o seu dedo espargirá sobre a face do propiciatório, para o lado oriental; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com o seu dedo.

Levítico 16:1-14
Nesse ponto, Arão recebe instruções para uma ocasião especial, o grande Dia da Expiação (ver 23:27). É a esse evento que Hebreus 9 se refere (vv. 7, 12, 25). Uma vez por ano, após ter oferecido sacrifício por si mesmo, o sumo sacerdote oferecia outro sacrifício por todos os pecados do povo cometidos durante o ano. Então ele trazia o sangue daquele sacrifício para dentro do véu, e o aspergia sobre o propiciatório. Esse ato dava o nome ao propiciatório. “Porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida” (17:11). As reivindicações do trono de Deus eram satisfeitas, e Ele podia olhar com generosidade para Seu povo. Não que o sangue de um bode tivesse o poder de limpar um só de todos os pecados que o povo cometera durante um ano inteiro, mas ele falava a Deus antecipadamente do sangue precioso de Seu Cordeiro.

Ao contrário do que poderíamos pensar, não era com vestes de glória e beleza que Arão se apresentava diante do Senhor. Ele se despia de toda a glória na presença da glória de Deus, e somente poderia estar ali vestido de linho fino, símbolo da justiça prática (v. 4; Apocalipse 19:8).

O suave odor do incenso acompanhava Arão dentro do véu; da mesma maneira, Cristo entrou no Santo dos Santos, oferecendo a Deus o aroma suave de todas as Suas excelentes glórias.

Que DEUS abençoe a todos.