sexta-feira, 13 de agosto de 2010

1 Timóteo 2:5-6

Sexta-feira 13 Agosto

Porque há um só Deus ,e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos (1 Timóteo 2:5-6).

Tolerância ou benevolência

Na era atual, a tolerância é tida como uma das mais altas virtudes. É considerada um pré-requisito para a harmonia na vida em comunidade, um antídoto contra o fanatismo, preconceito e dis­criminação. Seu oposto, ou seja, a intolerância, certamente é a causa de muita discórdia nas famílias, na sociedade ou entre nações.

Temos de concordar em um ponto: somos propensos a sermos tolerantes em assuntos que não nos dizem respeito, mas não naquilo que nos afeta diretamente. Além disso, ninguém gosta de ser somente “tolerado”.

Preferimos ver nossas convicções e estilo de vida legitimados e aceitos.

O que a Bíblia tem a dizer sobre esse assunto? Ela nos ordena a demonstrarmos um genuíno interesse pelo nosso próximo e a amá-lo como a nós mesmos. Isso inclui respeitar os demais, não impor nossas opiniões e permitir que cada um tome suas próprias decisões, sem, contudo, mostrar indiferença ao que os outros pensam ou dizem.

Tal interesse sincero nos compele, como cristãos verdadeiros, a falarmos de nossa fé com o desejo de compartilhá-la com os demais. Deus não permitiu nenhum outro plano para a salvação que não seja a confissão de pecados e a fé nEle e em Seu Filho, Jesus Cristo. Essa é uma mensagem de máxima importância que precisamos divulgar. E quanto a essa questão, Deus não é tolerante. Ele ordena e devemos obedecer, para sermos salvos. O único caminho é o Senhor Jesus Cristo. Não há outro!

Que DEUS abençoe a todos.

João 3.16

13 de Agosto

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3.16

Vivemos hoje em dia neste mundo como sobre um vulcão que a qualquer momento pode expelir sua massa de lava incandescente. Jesus se referiu à nossa época quando disse: "...haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das cousas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados." O homem de hoje é cada vez mais dominado pelo medo do futuro. Por isso existem tantas pessoas depressivas; os psiquiatras têm grande afluência de clientes. O ser humano tem um coração dividido e carrega em si uma tendência à desunião, à separação. De fato não existe nada de novo debaixo do sol! Já no jardim do Éden aconteceu a primeira divisão espiritual. O pecado é o elemento que separa o homem de Deus, mas, em Seu grande amor, Deus não deixou a humanidade simplesmente entregue nas mãos de Satanás. A morte sacrificial de Seu Filho liberou poderosas energias renovadoras, de modo que Paulo podia escrever cheio de triunfo aos crentes de Roma: "...mas onde abundou o pecado, superabundou a graça."

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 16:23-34

Levítico 16:23-34

23 Depois Arão virá à tenda da congregação, e despirá as vestes de linho, que havia vestido quando entrara no santuário, e ali as deixará.
24 E banhará a sua carne em água no lugar santo, e vestirá as suas vestes; então sairá e preparará o seu holocausto, e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo.
25 Também queimará a gordura da expiação do pecado sobre o altar.
26 E aquele que tiver levado o bode emissário lavará as suas vestes, e banhará a sua carne em água; e depois entrará no arraial.
27 Mas o novilho da expiação, e o bode da expiação do pecado, cujo sangue foi trazido para fazer expiação no santuário, serão levados fora do arraial; porém as suas peles, a sua carne, e o seu esterco queimarão com fogo.
28 E aquele que os queimar lavará as suas vestes, e banhará a sua carne em água; e depois entrará no arraial.
29 E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.
30 Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o Senhor.
31 É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo.
32 E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas;
33 Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.
34 E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o Senhor ordenara a Moisés.


Levítico 16:23-34
Veja quão extensa e complicada para o sumo sacerdote e seus filhos era a obra necessária para expiar os pecados. E todo esse serviço era efetivo apenas por um ano. De fato, a fonte dos pecados, o coração do homem, não era purificada nem por um ano, e esse coração ímpio não podia deixar de produzir ações ímpias durante o novo ano. Era sempre necessário repetir tais sacrifícios novamente; o sumo sacerdote legava este ofício aos seus descendentes “porque são impedidos pela morte de continuar” (Hebreus 7:23-25).

Quão maior é a obra de Cristo em toda a sua verdade, em toda a sua abrangência, pois exigia o sacrifício dEle mesmo! O Senhor Jesus estava totalmente só nesta jornada para expiar os pecados do mundo e para cancelar todas as conseqüências deles, mas também para atingir a fonte — o coração do homem — e purificá-la. Ninguém mais poderia ter a mínima parte que fosse em Sua obra. O que o povo estava fazendo durante essa grande obra do sumo sacerdote? Eles não podiam nem deviam fazer nada além de afligir a própria alma. Uma obra sobre a qual descansariam fora cumprida a favor deles. Bem, isso também é tudo o que você tem de fazer, caro leitor: descansar plenamente sobre a suficiente e perfeita obra do Senhor Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 5:8

Quinta-feira 12 Agosto

Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação (1 Tessalonicenses 5:8).

O que é ser “sóbrio”?

A palavra “sóbrio” ocorre freqüentemente nas epístolas de Paulo. Ele a utiliza na maioria das vezes para se referir ao estado espiritual dos crentes. No versículo de hoje, ela está diretamente relacionada com o “dia do Senhor”, que virá para todos os que não se interessam por Cristo como um “ladrão de noite” (v. 2). Em um sentido espiritual, tais indivíduos pertencem à “noite”. Quando o dia os surpreender, todos os desejos e expectativas fracassarão.

No entanto, a expectativa dos crentes é a vinda do Senhor para arrebatar a Igreja, Sua Noiva. Esse pensamento deve encher tanto nosso coração que ele passe a ser uma fonte de consolo mútuo (4:18).

Por termos essa esperança dentro de nós, devemos ser sóbrios. Os verdadeiros cristãos são “filhos da luz e filhos do dia”. Eles conhecem o Deus no qual crêem, sabem o que esperam e não se dão ao fanatismo. Por outro lado, a falta de sobriedade é característica da noite, pois “os que se embebedam, embebedam-se de noite” (vv. 5-7).

Para ser espiritualmente sóbrio, é preciso conhecer muito bem a Palavra de Deus e obedecer com simplicidade aos seus ensinos. Esse é o único caminho para escaparmos da influência mortal do humanismo. É bastante comum os crentes adotarem falsas doutrinas por terem seus sentimentos tocados por elas. Sua atração nos entusiasma e nos arrebata, dando aparência de uma verdadeira vida espiritual. Porém, na maioria dos casos nada mais é que falta de sobriedade, é engano. É noite, não dia; trevas, e não luz. Mas os filhos da luz discernem essas coisas, pois vivem na luz de Deus que tudo perscruta.

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 16:15-22

Levítico 16:15-22

15 Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório.
16 Assim fará expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, e de todos os seus pecados; e assim fará para a tenda da congregação que reside com eles no meio das suas imundícias.
17 E nenhum homem estará na tenda da congregação quando ele entrar para fazer expiação no santuário, até que ele saia, depois de feita expiação por si mesmo, e pela sua casa, e por toda a congregação de Israel.
18 Então sairá ao altar, que está perante o Senhor, e fará expiação por ele; e tomará do sangue do novilho, e do sangue do bode, e o porá sobre as pontas do altar ao redor.
19 E daquele sangue espargirá sobre o altar, com o seu dedo, sete vezes, e o purificará das imundícias dos filhos de Israel, e o santificará.
20 Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, e pela tenda da congregação, e pelo altar, então fará chegar o bode vivo.
21 E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso.
22 Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto.


Levítico 16:15-22
O sacerdote entrava no véu, cercado por uma nuvem de incenso, enquanto o povo, temeroso, esperava lá fora. O Senhor aceitaria o sacrifício? Se alguma coisa não estivesse em ordem, será que Arão pereceria como os dois filhos mais velhos dele? Que alívio quando ele reapareceu, tendo realizado sua tarefa! Profeticamente, esta cena se cumprirá quando, vindo em glória para Israel, Cristo aparecerá “segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” (Hebreus 9:28).

Ainda havia a questão do bode vivo. O primeiro, aquele sobre o qual havia caído a sorte para o Senhor (v. 9), tinha sido oferecido como uma oferta pelo pecado diante de Deus. O segundo, o bode expiatório, levava embora os pecados que estavam na consciência do povo. Essa era a razão pela qual todos os pecados eram confessados sobre a cabeça do animal e levados por ele para uma terra solitária (ler Salmo 103:12 e Hebreus 8:12, citando Jeremias 31:34). O primeiro bode servia para fazer propiciação por todos. O segundo nos fala sobre substituição: de uma vítima carregando o pecado de muitos (Hebreus 9:28), ou seja, somente daqueles que, confessando seus pecados (v. 21), se apropriam pela fé da excelência da vítima. O sacrifício de Cristo tem esse duplo caráter.

Que DEUS abençoe a todos.