domingo, 5 de setembro de 2010

Jeremias 17:9

Domingo 5 Setembro

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso (Jeremias 17:9).

A solução para o gênero humano

É comum as pessoas pensarem que basta mudar o sistema de distribuição de bens para que os roubos, assassinatos e injustiças desapareçam. Em todos os tempos houve quem cresse firmemente que, se as pessoas tivessem a mesma porção de bens materiais, uma espécie de “era de ouro” se estabeleceria. Sem ricos nem pobres, os ciúmes, a inveja, o engano e a trapaça acabariam. Nem polícia, nem tribunais, nem prisões!

No entanto, lamentavelmente, a maldade do coração humano – de onde nascem as traições, roubos e crimes – não é produto da desigualdade social, mas a causa dela. Egoísmo, orgulho, desejo de poder: esses são os sentimentos que engendram a violência e todas as formas de miséria. E mesmo que a felicidade material alcançasse a todos, as pessoas não estariam satisfeitas, porque “nem só de pão viverá o homem” (Mateus 4:4). Tampouco se vive de palavras ocas e de esperanças vãs.

Nosso coração precisa da Palavra de Deus, não da dos homens. Ela nos ensina que o ser humano é incapaz de reformar sua natureza pervertida e caracterizada por uma vontade oposta à de Deus. Somente o Salvador, Jesus Cristo, pode nos libertar dessa terrível escravidão moral. Este é o Evangelho!

Que DEUS abençoe a todos.

João 9.35-36

5 de Setembro

"Crês tu no Filho do homem? Ele respondeu, e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia?" João 9.35-36

Jesus ajuda aqueles que não têm capacidade de encontrá-lO, os que O procuraram, mas sem sucesso. Lembremos aqui do cego de nascença que havia procurado o Filho de Deus. Sabemos de sua procura através da resposta que ele deu à pergunta do Senhor Jesus: "Quem é, Senhor, para que eu nele creia?" E você, que procura a Jesus: se você ainda não O encontrou, ainda não experimentou a Sua ajuda, ouça a promessa: "...o que busca, encontra." Só Jesus pode lhe ajudar! Quando o cego de nascença encontrou a Jesus, a causa mais profunda de sua cegueira foi desvendada pelo Senhor: "Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se, e voltou vendo." Aqui causa e efeito, impureza e cegueira estão juntos. A causa da sua cegueira interior é a impureza do pecado em você. Só Jesus pode lhe ajudar! Assim como este cego de nascença, deixe-se convencer da sua impureza, e esteja disposto a atacar a raiz de todo esse mal.

Que DEUS abençoe a todos.

Números 3:17-38

Números 3:17-38

17 Estes, pois, foram os filhos de Levi pelos seus nomes: Gérson, e Coate e Merari.
18 E estes são os nomes dos filhos de Gérson pelas suas famílias: Libni e Simei.
19 E os filhos de Coate pelas suas famílias: Amrão, e Jizar, Hebrom e Uziel.
20 E os filhos de Merari pelas suas famílias: Maeli e Musi; estas são as famílias dos levitas, segundo a casa de seus pais.
21 De Gérson é a família dos libnitas e a família dos simeítas; estas são as famílias dos gersonitas.
22 Os que deles foram contados pelo número de todo o homem da idade de um mês para cima, sim, os que deles foram contados eram sete mil e quinhentos.
23 As famílias dos gersonitas armarão as suas tendas atrás do tabernáculo, ao ocidente.
24 E o príncipe da casa paterna dos gersonitas será Eliasafe, filho de Lael.
25 E os filhos de Gérson terão a seu cargo, na tenda da congregação, o tabernáculo, a tenda, a sua coberta, e o véu da porta da tenda da congregação.
26 E as cortinas do pátio, e o pavilhão da porta do pátio, que estão junto ao tabernáculo e junto ao altar, em redor; como também as suas cordas para todo o seu serviço.
27 E de Coate é a família dos amramitas, e a família dos jizaritas, e a família dos hebronitas, e a família dos uzielitas; estas são as famílias dos coatitas.
28 Pelo número contado de todo o homem da idade de um mês para cima, eram oito mil e seiscentos, que tinham cuidado da guarda do santuário.
29 As famílias dos filhos de Coate armarão as suas tendas ao lado do tabernáculo, do lado do sul.
30 E o príncipe da casa paterna das famílias dos coatitas será Elisafã, filho de Uziel.
31 E a sua guarda será a arca, e a mesa, e o candelabro, e os altares, e os utensílios do santuário com que ministram, e o véu com todo o seu serviço.
32 E o príncipe dos príncipes de Levi será Eleazar, filho de Arão, o sacerdote; terá a superintendência sobre os que têm cuidado da guarda do santuário.
33 De Merari é a família dos malitas e a família dos musitas; estas são as famílias de Merari.
34 E os que deles foram contados pelo número de todo o homem de um mês para cima, foram seis mil e duzentos.
35 E o príncipe da casa paterna das famílias de Merari será Zuriel, filho de Abiail; armarão as suas tendas ao lado do tabernáculo, do lado do norte.
36 E os filhos de Merari terão a seu cargo as tábuas do tabernáculo, os seus varais, as suas colunas, as suas bases, e todos os seus utensílios, com todo o seu serviço.
37 E as colunas do pátio em redor, e as suas bases, as suas estacas e as suas cordas.
38 E os que armarão as suas tendas diante do tabernáculo, ao oriente, diante da tenda da congregação, para o nascente, serão Moisés e Arão, com seus filhos, tendo o cuidado da guarda do santuário, pela guarda dos filhos de Israel; e o estranho que se chegar morrerá.


Números 3:17-38
Assim como ninguém tinha o direito de escolher o lugar para armar sua tenda, também nenhum levita podia determinar o serviço que gostaria executar. Quanto a nós, o que temos de fazer não é necessariamente o que mais nos interessa, ou o que pareça se encaixar melhor em nossa aptidão, ou o que se oferece num determinado momento: o que temos de fazer é aquilo que o Senhor quer que façamos. 1 Coríntios 12:5 atesta que “há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo”. Ele é o verdadeiro “Príncipe dos príncipes” estabelecido sobre todos os serviços (v. 32). Somente Ele está em posição de decidir a função de cada indivíduo no programa coletivo. Imagine o que aconteceria numa ferrovia se um funcionário decidisse acionar os desvios a seu bel-prazer, ou se um operador de cancela abandonasse o seu posto de trabalho. Que confusão e que catástrofes resultariam!

Contudo, quaisquer que fossem as atividades dos levitas, cada uma das três famílias acampava próximo ao tabernáculo (vv. 23, 29, 35). Isto nos faz lembrar também daqueles oleiros do tempo de Davi que “moravam ali com o rei para o servirem” (1 Crônicas 4:23). Os que estiverem mais próximos de Cristo são os que O servirão melhor; e se, porventura, não estivermos em Sua proximidade, nem poderemos servi-Lo.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 3:5

Sábado 4 Setembro

Porventura, será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Romanos 3:5).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 11:1-11)

No capítulo 10, a aliança dos reis do sul foi despedaçada em Gibeão. Agora no norte, Jabim, rei de Hazor, reúne grande companhia para guerrear contra Israel. “Todos estes reis se ajuntaram” (v. 5). Falando sobre um tempo futuro, o Salmo 2 anuncia: “Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido”.

O que o Senhor diz a Josué? “Não temas diante deles, porque amanhã, a esta mesma hora, já os terás traspassado diante dos filhos de Israel” (v. 6). E a vitória foi seguida por uma matança da qual ninguém escapou. É difícil para nós entendermos estes terríveis julgamentos. Nós, como cristãos, somos discípulos de um Mestre que nos exorta: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam” (Lucas 6:27). Somos filhos de um Pai que nos diz: “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber” (Romanos 12:20). Porém, se há um tempo para graça (nosso tempo), haverá um tempo para a ira. Ela virá sobre os que rejeitaram a graça. O julgamento dos cananeus, após séculos de paciência divina, ilustra isso de maneira solene.

E quando entendemos que os cananeus tipificam os nossos inimigos nos lugares celestiais, então compreendemos que a esses devemos combater e jamais amá-los.

Que DEUS abençoe a todos.

João 21.17

4 de Setembro

"Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo." João 21.17

Jesus também ajuda os desqualificados, quer dizer, aqueles que se sentem jogados no caminho da morte. Pedro foi um destes desqualificados. Ele havia fracassado miseravelmente negando seu Senhor com um juramento diante das perguntas de uma serva. Quando, depois da ressurreição de Jesus, ele disse aos seus co-discípulos: "Vou pescar...", reconhece-se a sua resignação, pois, em outras palavras, ele estava dizendo: "Não adianta nada, eu fracassei no meu discipulado!" Ele se sentiu posto de lado, se sentiu um fracassado. Mas até na sua antiga profissão não havia mais bênção, pois lemos no fim do mesmo versículo: "...e naquela noite nada apanharam." Naquele momento, ele se sentiu totalmente posto de lado. Mas Jesus ajuda aos que foram postos de lado, aos desqualificados: "Mas ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia." E sabemos como Ele ajudou ao encalhado Pedro: Jesus tocou naquele ponto do seu íntimo que fez com que Pedro exclamasse do fundo do seu coração: "Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo." E com você, também tudo, simplesmente tudo falhou, tudo foi mal? Só Jesus pode lhe ajudar, e Ele quer lhe ajudar neste instante!

Que DEUS abençoe a todos.

Números 3:1-16

Números 3:1-16

1 E ESTAS são as gerações de Arão e de Moisés, no dia em que o Senhor falou com Moisés, no monte Sinai.
2 E estes são os nomes dos filhos de Arão: o primogênito Nadabe; depois Abiú, Eleazar e Itamar.
3 Estes são os nomes dos filhos de Arão, dos sacerdotes ungidos, cujas mãos foram consagradas para administrar o sacerdócio.
4 Mas Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor, quando ofereceram fogo estranho perante o Senhor no deserto de Sinai, e não tiveram filhos; porém Eleazar e Itamar administraram o sacerdócio diante de Arão, seu pai.
5 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
6 Faze chegar a tribo de Levi, e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam,
7 E tenham cuidado da sua guarda, e da guarda de toda a congregação, diante da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo.
8 E tenham cuidado de todos os utensílios da tenda da congregação, e da guarda dos filhos de Israel, para administrar o ministério do tabernáculo.
9 Darás, pois, os levitas a Arão e a seus filhos; dentre os filhos de Israel lhes são dados em dádiva.
10 Mas a Arão e a seus filhos ordenarás que guardem o seu sacerdócio, e o estranho que se chegar morrerá.
11 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
12 E eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito, que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus.
13 Porque todo o primogênito é meu; desde o dia em que tenho ferido a todo o primogênito na terra do Egito, santifiquei para mim todo o primogênito em Israel, desde o homem até ao animal: meus serão; Eu sou o Senhor.
14 E falou o Senhor a Moisés no deserto de Sinai, dizendo:
15 Conta os filhos de Levi, segundo a casa de seus pais, pelas suas famílias; contarás a todo o homem da idade de um mês para cima.
16 E Moisés os contou conforme ao mandado do Senhor, como lhe foi ordenado.

Números 3:1-16
O Senhor separou os filhos de Levi para o ministério do tabernáculo. Colocados à prova na ocasião do julgamento que se seguiu à idolatria do bezerro de ouro, eles foram achados fiéis (Êxodo 32:26-29; Malaquias 2:4-6), e, portanto, foram escolhidos para o serviço de Arão e de toda a congregação (v. 7). Isso é uma figura do privilégio que pertence a cada cristão: servir ao Senhor e servir à assembléia. Não há como servir a um sem servir ao outro! Algumas das palavras usadas pelo Espírito Santo neste livro jogam luz sobre a natureza do comprometimento requerido para a realização do ministério do tabernáculo. Mesmo aqui elas indicam a necessidade das qualidades de soldado. A palavra “dever” ou “guarda” nos versículos 7 e 8 sugerem, em seu significado primitivo, uma sentinela. Isaías 21:18 diz: “De guarda me ponho noites inteiras”. Que o Senhor nos dê a graça de estarmos entre os que sabem como cuidar e vigiar o povo de Deus.

No versículo 13, o Senhor relembra como e quando Ele consagrou para Si mesmo esses levitas. A noite da Páscoa (que para nós corresponde à cruz) marcou a separação deles (leia em 2 Coríntios 5:15). No entanto, mais tarde, tais servos são “dados” inteiramente a Arão e a seus filhos (v. 9). Não é esta a maneira pela qual nosso grande Sumo Sacerdote designa Seus amados discípulos na oração que faz ao Pai? Eles são “aqueles que me deste” (João 17:9, 12, 24).

Que DEUS abençoe a todos.