segunda-feira, 6 de setembro de 2010

1 João 4:8-9

Segunda-feira 6 Setembro

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos (1 João 4:8-9).

Deus é culpado de tudo?

“Por que Deus não coloca um ponto final em toda miséria, conflitos e violência do mundo? Por que Ele apenas olha enquanto milhões estão famintos? Dizem que Ele é um Deus de amor. Onde podemos comprovar isso?” Tais palavras são comuns. Mas raramente são pronunciadas pelos que de fato crêem na existência de Deus, pois estes sabem que o Criador nos aguarda para prestarmos conta de nossas ações, palavras e pensamentos. Portanto, sentem que é inadequado fazer tais acusações. Deus vive em uma esfera muito diferente da nossa. Se assim não fosse, Ele não seria Deus. Fazer perguntas como essas só revelam nossa incredulidade.

Se Deus interviesse e acabasse com toda a injustiça dos homens que não O reconhecem como Senhor, isso significaria um juízo devastador. Foi o que aconteceu nos dias de Noé, quando praticamente toda a raça humana pereceu no Dilúvio, porque “viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra” (Gênesis 6:5). E hoje em dia as coisas não estão melhores! Nosso problema mais essencial é o pecado, que determina toda a nossa conduta.

Deus realmente é amor. Ele revelou Seu amor quando enviou Seu Filho, Jesus Cristo, ao mundo. Deus julgou a culpa dos homens nEle, o Inocente, para que todo aquele que nEle crer obtenha a vida eterna.

Engana-se quem pensa que Deus está em silêncio. Ele nos fala por meio de Cristo, por meio do Evangelho, por meio das circunstâncias, por meio da natureza, etc. Todos têm a chance de ouvir a mensagem da cruz. Mas são poucos os que se rendem a tais palavras. A esmagadora maioria segue seu próprio coração pecaminoso e, quando não obtêm o resultado que desejam, culpam a Deus. “A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o Senhor” (Provérbios 19:3).

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 6.10-12

6 de Setembro

"Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." Efésios 6.10-12

Somos exortados a combater "o bom combate da fé." Mas não sejamos presunçosos pensando que é nossa a fé pela qual lutamos, mas lutamos na fé do nosso Senhor Jesus. Isso também Paulo nos diz claramente: "...e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus." Jesus Cristo é o dom inefável de Deus para nós, e nEle e por meio dEle Deus nos deu a fé, a Sua fé. As Escrituras dizem que Ele é o Autor e Consumador da fé. Por esse motivo, ninguém pode se gloriar que tenha fé forte e firme, mas aquele que se gloria, glorie-se por conhecer o Senhor. Por isso, dê graças a Deus por Ele, em Sua inescrutável graça, ter lhe dado Jesus, e com Ele todas as coisas. Aquele que aceitou a Jesus pode jubilar como Paulo: "...porventura não nos dará graciosamente com ele todas as cousas?"

Que DEUS abençoe a todos.

Números 3:39-51

Números 3:39-51

39 Todos os que foram contados dos levitas, que contaram Moisés e Arão por mandado do Senhor, segundo as suas famílias, todo o homem de um mês para cima, foram vinte e dois mil.
40 E disse o Senhor a Moisés: Conta todo o primogênito homem dos filhos de Israel, da idade de um mês para cima, e toma o número dos seus nomes,
41 E para mim tomarás os levitas (eu sou o Senhor), em lugar de todo o primogênito dos filhos de Israel, e os animais dos levitas, em lugar de todo o primogênito entre os animais dos filhos de Israel.
42 E contou Moisés, como o Senhor lhe ordenara, todo o primogênito entre os filhos de Israel.
43 E todos os primogênitos homens, pelo número dos nomes dos da idade de um mês para cima, segundo os que eram contados deles, foram vinte e dois mil e duzentos e setenta e três.
44 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
45 Toma os levitas em lugar de todo o primogênito entre os filhos de Israel, e os animais dos levitas em lugar dos seus animais; porquanto os levitas serão meus: Eu sou o Senhor.
46 Quanto aos duzentos e setenta e três, que se houverem de resgatar dos primogênitos dos filhos de Israel, que excedem ao número dos levitas,
47 Tomarás, por cabeça, cinco siclos; conforme ao siclo do santuário os tomarás, a vinte geras o siclo.
48 E a Arão e a seus filhos darás o dinheiro dos resgatados, dos que sobram entre eles.
49 Então Moisés tomou o dinheiro do resgate dos que excederam sobre os resgatados pelos levitas.
50 Dos primogênitos dos filhos de Israel recebeu o dinheiro, mil e trezentos e sessenta e cinco siclos, segundo o siclo do santuário.
51 E Moisés deu o dinheiro dos resgatados a Arão e a seus filhos, segundo o mandado do Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés.


Números 3:39-51
Em contraste aos outros filhos de Israel, os levitas eram numerados desde a idade de um mês. Considere o pequeno Samuel, Jeremias (1:5), João Batista (Lucas 1:15); Paulo (Gálatas 1:15). A separação deles precedeu a chamada para o serviço do Senhor no tempo apropriado. O jovem Isaías, assim que ouviu as boas novas que “a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado”, respondeu espontaneamente ao chamado do Senhor: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:7-8). Por meio da visão que teve na estrada de Damasco, Paulo ficou sabendo da boca do Senhor que ele seria “ministro e testemunha” (Atos 26:16). Nenhum redimido é propriedade de si mesmo. Se pela graça tal pessoa se voltou dos ídolos para Deus, é para, como os tessalonicenses, servir “o Deus vivo e verdadeiro” (1 Tessalonicenses 1:9). A mesma lição é obtida no final do nosso capítulo. Os levitas eram substituídos pelos primogênitos dos filhos de Israel (v. 41), ou seja, para aqueles cuja graça divina poupou da morte pela virtude do sangue do cordeiro. Em outras palavras, cada redimido se torna um servo dAquele que o salvou da morte, e o arrebatou do poder do mundo e de seu governante. Não estamos nós entre os “primogênitos” na família de Deus por causa da abundância dos privilégios que temos recebido? Que o Senhor nos faça conscientes de Seus direitos sobre nossa vida (2 Crônicas 29:11).

Que DEUS abençoe a todos.