domingo, 14 de novembro de 2010

Filipenses 2:5,7-9

Domingo 14 Novembro

Cristo Jesus… esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens… humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome (Filipenses 2:5,7-9).

A cruz de Jesus: um triunfo sem precedente

O Senhor Jesus veio ao mundo que O desprezou. Foi pobre e viveu a pobreza; foi filho de José, o carpinteiro, e conheceu o trabalho manual. Ele, que podia ter obtido os maiores êxitos, não escreveu nada. Manifestou essa humildade até em Seus discursos e na simplicidade de Sua vida. Não buscou a aprovação dos homens. Poderia ter assombrado o mundo cientifico de Sua época, mas não tinha vindo para isso.

Pensemos no tratamento que o Senhor recebeu da parte dos pecadores. Guardou Sua dignidade em todas as afrontas. Os homens, aproveitando de Sua bondade e humildade, se esforçaram para en­vergonhá-Lo. Cuspiram em Seu rosto santo e nobre e O espancaram. O Senhor Jesus atravessou tudo isso permanecendo imutável em Sua glória moral, conservando Sua dignidade e majestade, mesmo sob uma coroa de espinhos.

Esse homem singular, que não se preocupava com as aparências, sentiu todos os golpes das ondas de violência e ódio da humanidade contra Si. Ninguém se importou com os malfeitores que estavam ao Seu lado. Ele era o alvo de toda a maldade que o ser humano é capaz de manifestar. Cada uma das vilanias humanas evidenciou a perfeição moral de quem Se deixou maltratar sem Se defender. A razão disso? Amor por Seu Deus e Pai, por mim e por você.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 1.2

14 de Novembro

"Damos sempre graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações." 1 Tessalonicenses 1.2

Eu sei que muitos crentes desperdiçam seu poder de oração contando ao Senhor como é pesado para eles lidar com essa ou aquela pessoa, e acabam enumerando todos os males diante do Senhor. Mas quando se aprende a conhecer o Senhor no louvor, surge a gratidão por todos os irmãos. Paulo escreve aos filipenses: "Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós." Os filipenses eram bons cristãos, bem orientados e fiéis, que apoiavam Paulo. Por isso você poderia dizer que era fácil para Paulo agradecer por eles, segundo o princípio: "Se você for bom para mim, eu serei bom para você." Mas Paulo também agradeceu por irmãos difíceis e indesejáveis. Vemos isso na primeira carta aos coríntios. Os coríntios haviam crescido muito pouco na sua vida de fé. Paulo teve muito trabalho com eles e teve de admoestá-los seriamente. Mas ele começou a dar graças pelos coríntios. Porém, o que havia na vida dos coríntios que merecia agradecimento diante do Senhor? Pois havia muita contenda, disputa, inveja e difamação na igreja de Corinto, e a mesma até havia atacado a Paulo. Então que razões havia para dar graças? "...A propósito da sua graça (de Deus)." Mesmo no crente mais problemático ainda se encontra o melhor: a graça de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 6:1-15

Deuteronômio 6:1-15

1 ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprisseis na terra a que passais a possuir;
2 Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
4 Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
5 Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
10 Quando, pois, o Senhor teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste,
11 E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares,
12 Guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.
13 O Senhor teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.
14 Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós;
15 Porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.


Deuteronômio 6:1-15
O amor de Deus não permite nenhuma concessão. É exclusivo no sentido de que exige nosso total comprometimento: coração, alma, força e mente, todo o nosso ser deve ser capturado por ele. E nenhum momento de nossa vida escapa ao seu domínio. No lar, durante uma refeição, quando vamos dormir, quando levantamos da cama, do lado de fora da casa; em resumo, a cada momento de cada dia devemos fazer de nosso precioso Salvador o objeto de nossos pensamentos e conversas (Salmo 73:25). Quão distante estamos disto! Contudo, o Evangelho nos apresenta o perfeito exemplo em quem tudo era para Deus. Ouvimos Jesus citar o “primeiro e grande mandamento” com a autoridade do Único que o cumpriu perfeitamente: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento…” (Mateus 22:37-38). A Palavra de Deus estava continuamente atada ao Seu coração, de modo que, quando o inimigo Lhe apareceu no deserto, Ele tinha em Suas mãos esta confiável espada com a qual o respondeu. Jesus citou os versículos 13 e 16 para fechar a boca de Satanás duas vezes. Por esta razão a importância de sabermos versículos de cor. “Para que os aprendais…”, defende 5:1. O diabo nada pode fazer contra as Escrituras quando sabemos como citá-la para derrotá-lo.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 4:41-42

Sábado 13 Novembro

Então, Moisés separou três cidades… para que ali se acolhesse o homicida que, por erro matasse o seu próximo, a quem dantes não tivesse ódio algum; e se acolhesse a uma destas cidades e vivesse (Deuteronômio 4:41-42).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 20:1-9 – 21:1-3)

No outro lado do Jordão, três cidades de refúgio já haviam sido apontadas por Moisés no caso de ocorrer assassinato (Deuteronômio 4:41-43). Três outras agora são escolhidas em Canaã, ao norte, no centro e ao sul. Cada uma está situada em uma montanha (v. 7), fazendo-nos lembrar das palavras do Senhor Jesus: “Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte” (Mateus 5:14). Visível a todos e especialmente ao involuntário homicida à procura de refúgio, tais cidades eram um constante lembrete da graça de Deus. A primeira dessas cidades é Quedes, na Galiléia, região preciosa para o coração do crente. Foi lá que Jesus de Nazaré viveu por trinta anos, onde serviu, curou e ensinou os discípulos e as multidões. Siquém, em Efraim, é sempre identificada com a cidade de Samaria, “naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hamor… e que veio a ser a herança dos filhos de José” (e por essa razão incluída na herança de Efraim, filho de José - 24:32). Siquém também nos traz à mente o divino Viajante que, cansado da viagem, sentou-se ao lado de um poço (João 4:6). Finalmente, Hebrom, a fortaleza conquistada, torna-se um lugar de abrigo e alto refúgio.

O capítulo 21 fala da herança dos levitas. Quarenta e oito cidades são dadas a eles, escolhidas dentre a herança das demais tribos.

Que DEUS abençoe a todos.

Neemias 12.8

13 de Novembro

"Matanias... e seus irmãos dirigiam os louvores." Neemias 12.8

O louvor é importante? Existem tantos ofícios: serviço de assistência aos menores; departamento de trânsito; registro civil; etc. Mas na Bíblia é mencionado um ofício bem especial: o ministério do louvor. Não sabemos porque essa expressão só aparece uma vez nas Escrituras. Neemias nomeou para esse ofício um dos homens que haviam voltado da Babilônia (atual Iraque). Sabemos que o louvor é uma expressão de fé, mas o nosso conhecimento é muito pouco do quanto o Senhor espera pelo nosso louvor. Na verdade, Deus, o Senhor, reage imediatamente, e o faz de maneira visível, sensível e com todo o poder quando O louvamos de todo o coração, pois assim demonstramos que cremos. Por isso, por exemplo, queixar-se por se sentir sobrecarregado é incredulidade atrevida, pois temos uma fonte cujas correntes de força nunca secam. Eu enfatizo mais uma vez que o Senhor reage imediatamente, e que no mundo invisível acontece alguma coisa quando começamos a louvar exatamente na situação em que nos encontramos. Algo "estala", e o poder do inimigo é quebrado. O inimigo ameaça, oprime e atormenta, mas será derrotado se você se atrever a começar a louvar! Agradeça até que venha o avivamento, pois Salmo 92.1 diz: "Bom é render graças ao Senhor."

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 5:22-33

Deuteronômio 5:22-33

22 Estas palavras falou o Senhor a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.
23 E sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas, e vendo o monte ardendo em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos;
24 E dissestes: Eis aqui o Senhor nosso Deus nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e que este permanece vivo.
25 Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do Senhor nosso Deus morreríamos.
26 Porque, quem há de toda a carne, que ouviu a voz do Deus vivente falando do meio do fogo, como nós, e ficou vivo?
27 Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o Senhor nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o Senhor nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos.
28 Ouvindo, pois, o Senhor as vossas palavras, quando me faláveis, o Senhor me disse: Eu ouvi as palavras deste povo, que eles te disseram; em tudo falaram bem.
29 Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre.
30 Vai, dize-lhes: Tornai-vos às vossas tendas.
31 Tu, porém, fica-te aqui comigo, para que eu a ti te diga todos os mandamentos, e estatutos, e juízos, que tu lhes hás de ensinar, para que cumpram na terra que eu lhes darei para possuí-la.
32 Olhai, pois, que façais como vos mandou o Senhor vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda.
33 Andareis em todo o caminho que vos manda o Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir.


Deuteronômio 5:22-33
A lei foi entregue. O Senhor não tem nada que acrescentar a ela. O povo agora reage de modo alegre e espontâneo. Quão precioso é o primeiro amor por Deus! “Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem…”, confirma o Senhor ao Seu servo (v. 29). Muito mais tarde, no tempo de Jeremias, Ele recorda aquele dia feliz: “Lembro-me de ti… do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto…”. E com que tristeza Ele teve de acrescentar: “Todavia, o meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta” (Jeremias 2:2, 32).

Sim, o povo falou bem; “em tudo falaram eles bem” (v. 28). Contudo, Deus não está satisfeito só com palavras. Ele nos julgará segundo as nossas ações. “Cuidareis em fazerdes como vos mandou o SENHOR…” (v. 32). Peçamos ao Senhor que efetue em nós “tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13).

Um caminho fora traçado, do qual não nos devemos desviar, “nem para a direita, nem para a esquerda” (vv. 32-33). Quantas vezes nos temos afastado rapidamente do caminho da obediência, atraídos por um objeto desconhecido ou aterrorizados por um obstáculo. Sigamos o exemplo de Josias, aquele jovem rei cuja devoção brilha no meio das trevas idólatras de seu tempo. Ele é a única pessoa de quem é dito que andou “andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda” (2 Crônicas 34:2).

Que DEUS abençoe a todos.

João 14:6 e Atos 4:12

Sexta-feira 12 Novembro

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14:6).

E em nenhum outro há salvação (Atos 4:12).

Rastros na neve

Certa noite, um fazendeiro canadense teve de cruzar uma grande planície completamente coberta de neve. O céu estava escuro, sem estrelas e não havia o menor sinal da estrada, pois a camada de neve era muito grossa. De repente, ele percebeu que se perdera e começou a sentir medo. Então notou alguns rastros recentes deixados por uma carruagem. Cheio de esperança, meteu as esporas nos cavalos e logo alcançou a outra carruagem.

Ao vê-lo, o cocheiro perguntou: “Para onde você está indo, amigo?” – “Estou seguindo você”, foi a resposta do fazendeiro. “Mas eu não tenho a menor idéia de onde estamos. Você poderia tomar a liderança e me mostrar o caminho?” Os dois homens ficaram apavorados quando se deram conta da situação em que estavam. Se uma rajada de vento não levasse as nuvens embora e as estrelas não aparecessem, ficariam perdidos na imensidão e talvez morreriam congelados. Pouco depois, suspiraram aliviados ao ver a estrela polar, o que lhes permitiu encontrar o caminho para casa.

Nós também não agimos frequentemente como esses dois homens? Quantas vezes seguimos outras pessoas copiando o que fazem? Será que é necessário que algo terrível aconteça para percebermos que estamos perdidos, sem respostas, sem direção e a partir daí buscarmos o Deus vivo? Já paramos para pensar onde nossos caminhos, ou seja, nossas crenças atuais estão nos levando?

Quem quiser saber a resposta é só tirar os olhos das pessoas e das trilhas incertas e procurar pelo Senhor Jesus. Ele é o caminho seguro, Ele é a verdade que jamais nos deixará perdidos, Ele é a vida, que é a “luz dos homens” (João 1:4). Portanto, não há caminho, verdade nem vida fora dEle.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 1:2

Quinta-feira 11 Novembro

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo (1 Pedro 1:2).

Três Deuses?

A Bíblia nos revela Deus. Ela lança luz sobre quem Ele é, Sua perfeição, Sua singularidade em oposição à diversidade de deuses pagãos. “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Deu­teronômio 6:4, Marcos 12:29). Contudo, em Suas relações com a humanidade, Deus se fez conhecido em três diferentes Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. As três Pessoas da Trindade aparecem juntas no batismo do Senhor Jesus (Mateus 3:13-17). O Filho, feito Homem, veio a João Batista no rio Jordão. Assim que saiu da água, os céus foram abertos e o Espírito de Deus desceu sobre Ele em forma de pomba, e a voz do Pai foi ouvida: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

Pai, Filho e Espírito Santo – todos são Deus. Não existem três deuses separados – há um só Deus. Em Hebreus 10 vemos os três em ação: a vontade de Deus (v. 7), o Filho vindo para cumprir essa vontade (v. 9), e o testemunho do Espírito Santo (v. 15).

Antes de subir aos céus, o Senhor ressurreto ordenou aos Seus discípulos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). O desejo do apóstolo Paulo para os crentes de Corinto era: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós” (2 Coríntios 13:14).

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 6:48

Quarta-feira 10 Novembro

E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante (Marcos 6:48).

Ajuda na escuridão

O Senhor Jesus mandou que Seus discípulos voltassem para o outro lado do lago. Eles preferiam ficar em Sua companhia, sem dúvida alguma, mas Sua ordem havia sido bem clara. Então, por que deveriam enfrentar um vento tão forte? A jornada pelo lago dentro daquele pequeno barco estava se tornando cada vez mais perigosa. Apesar de pescadores, ou seja, homens acostumados ao mar, as ondas estavam tão grandes que todos os esforços deles eram inúteis. Qual era o motivo dessa dificuldade? Afinal, eles estavam ali em obediência à ordem do Mestre. Será que o Senhor não sabia da tempestade iminente?

O Senhor Jesus despediu a multidão e foi para o alto da montanha para estar sozinho, em doce comunhão com Seu Deus. Naquele momento, pelo que o Senhor Jesus orou? Certamente Ele tinha os Seus discípulos em mente e os levou à presença de Deus em oração. João 17 nos dá um exemplo de como Ele nos confiou amorosamente aos cuidados do Pai.

O texto nos relata que Ele viu a dificuldade com a qual os discípulos remavam. Sabia que naquela situação eles não fariam nenhum progresso. Então Ele mesmo interveio, aproximando-Se na escuridão, silenciando as águas, trazendo-os em segurança para a terra. Todos estavam são e salvos: que milagre!

Nós também enfrentamos ventos contrários e nos fatigamos a remar no mar da vida. Esse incidente nos revela que o Senhor Jesus não apenas intercede por nós; Ele conhece todas as circunstâncias que nos envolvem. Isso é particularmente verdade quando estamos trilhando um caminho que Ele nos mandou trilhar. Ele nunca nos deixa a sós!

Que DEUS abençoe a todos.