domingo, 16 de janeiro de 2011

Juízes 1:15

Sábado 15 Janeiro

E ela [Acsa] lhe disse: Dá-me uma bênção, pois me deste uma terra seca; dá-me também fontes de águas. E Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores

(Juízes 1:15).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 1:1-15)
Há uma grande diferença entre os livros de Josué e o de Juízes. Josué mostra Israel vitoriosamente tomando posse da terra de Canaã. Juízes faz um relato do povo habitando na herança deles. À primeira vista, ambos parecem tratar dos mesmos assuntos. Mas já no início de Juízes certos sinais deixam transparecer que não estamos mais nos tempos de Josué. Mesmo quando Judá agiu zelosamente contra os cananeus, ele pareceu depender mais de seu irmão Simeão do que do próprio Deus. O rei inimigo fora deixado com vida, mas tratado de maneira brutal.

O período de glória obviamente havia terminado; iremos testemunhar a partir daqui o declínio de Israel.

Isso também tem acontecido com a Igreja, responsável diante de Deus. Tanto o seu poder quanto suas bênçãos coletivas têm desaparecido hoje. Mas Deus não mudou. O poder divino ainda está disponível para cada crente. Um exemplo disso é Otniel tomando posse de Debir. A bênção também está ao nosso alcance. Temos apenas de agir como Acsa (v. 15). As bênçãos vêm pelo espírito de Deus, que, à semelhança dos “ribeiros de águas” prometidos em Deuteronômio 8:7, refrescam nossa alma pela Palavra de Deus. Neste início de ano, peçamos ao nosso Pai tais bênçãos.

Que DEUS abençoe a todos.

Judas 20

15 de Janeiro

Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo." (Judas 20)

Orar no Espírito Santo é um mistério. Essa oração tem a garantia de ser ouvida porque sua origem não é no nosso coração, mas no coração de Deus. Quando começarmos a meditar sobre isso e entendermos esse assunto com nossa mente e com nosso espírito, não teremos coragem de nos tornarmos relapsos na intercessão e na adoração. Samuel, o velho servo de Deus, já havia captado essa realidade quando falou ao povo de Israel bem no fim de seu ministério: "Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós." A oração no Espírito é algo tão grandioso, que o apóstolo Paulo o descreve da seguinte maneira: "...porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis." Se, ao orarmos no Espírito Santo, na realidade não somos nós que oramos, mas é o Espírito de Deus que ora através de nós, entendemos que a verdadeira oração vem de Deus e – através do Seu Espírito orando na pessoa que se prostra diante de dEle – retorna para o destino de sua oração, ou seja, retorna para Deus. Que ciclo maravilhoso!

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 9:17-27

Josué 9:17-27

17 Porque, partindo os filhos de Israel, chegaram às cidades deles ao terceiro dia; e suas cidades eram Gibeom e Cefira, e Beerote, e Quiriate-Jearim.
18 E os filhos de Israel não os feriram; porquanto os príncipes da congregação lhes juraram pelo Senhor Deus de Israel; por isso toda a congregação murmurava contra os príncipes.
19 Então todos os príncipes disseram a toda a congregação: Nós juramos-lhes pelo Senhor Deus de Israel, pelo que não lhes podemos tocar.
20 Isto, porém, lhes faremos: conservar-lhes-emos a vida, para que não haja grande ira sobre nós, por causa do juramento que já lhes fizemos.
21 Disseram-lhes, pois, os príncipes: Vivam, e sejam rachadores de lenha e tiradores de água para toda a congregação, como os príncipes lhes disseram.
22 E Josué os chamou, e falou-lhes dizendo: Por que nos enganastes dizendo: Mui longe de vós habitamos, morando vós no meio de nós?
23 Agora, pois, sereis malditos; e dentre vós não deixará de haver servos, nem rachadores de lenha, nem tiradores de água, para a casa do meu Deus.
24 Então responderam a Josué, e disseram: Porquanto com certeza foi anunciado aos teus servos que o Senhor teu Deus ordenou a Moisés, seu servo, que a vós daria toda esta terra, e destruiria todos os moradores da terra diante de vós, tememos muito por nossas vidas por causa de vós; por isso fizemos assim.
25 E eis que agora estamos na tua mão; faze-nos aquilo que te pareça bom e reto.
26 Assim pois lhes fez, e livrou-os das mãos dos filhos de Israel, e não os mataram.
27 E naquele dia, Josué os fez rachadores de lenha e tiradores de água para a congregação e para o altar do Senhor, até ao dia de hoje, no lugar que ele escolhesse.


Josué 9:17-27
Quando enfrentaram Ai, o povo se considerou suficientemente forte. Na presença dos gibeonitas, eles se consideraram suficientemente sábios. Não sentiram necessidade de buscar a orientação do Senhor (v. 14). Que confusão resultou disso quando, muito tarde, descobriram a verdade. Dali por diante, teriam de tolerar esses cananeus e muito tempo depois os encontramos ligados à história de Israel de forma bastante humilhante (2 Samuel 21). Os gibeonitas explicaram os motivos para suas ações. Talvez nos perguntemos o que mais eles poderiam fazer a não ser se submeter aos israelitas. O exemplo de Raabe mostra que ainda havia tempo de eles admitirem quem eram e se colocarem pela fé sob a proteção do Deus de Israel, cuja fama tinham ouvido (v. 9). Mas o povo deste mundo age como os gibeonitas. Eles esperam evitar o julgamento conectando-se externamente a tudo o que está reservado ao povo de Deus. Esperam escapar da ira vindoura e obter a segurança em relação à morte que lhes apavora, sem contudo confessar sua verdadeira condição, sem se apropriar do imerecido favor de Deus. Ao contrário de Raabe, que se tornou esposa de Salmom, um príncipe de Judá (Mateus 1:5), os gibeonitas permaneceram escravos, rachando lenha e buscando água.

Que DEUS abençoe a todos.

João 3:8

Sexta-feira 14 Janeiro

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito

(João 3:8).

NASCER DE NOVO
O novo nascimento é um processo misterioso. O nascimento natural acontece em nossa esfera material e terrena. Nossos órgãos o concebem. Quando alguém nasce de novo, ou, como o Senhor Jesus disse, “nasce do Espírito”, ninguém consegue observar o que acontece. O processo de regeneração escapa ao escrutínio humano.

Apesar de todo o progresso da ciência, ainda não é possível explicar exatamente como surge a vida natural na criação visível. O que dizer então da tentativa de explicar a vida espiritual!

Contudo, a incapacidade de compreender os processos espirituais não significa que eles não sejam reais. Não são mera imaginação. O “novo homem” pode ser reconhecido através da mudança na forma com que a nova vida se expressa em quem nasceu de novo.

Saulo de Tarso, conhecido como o apóstolo Paulo, é um excelente exemplo. Após ter recebido Cristo como seu Senhor – algo que jamais poderia ter acontecido naturalmente –, Saulo imediatamente perguntou: “Senhor, que queres que eu faça?” (Atos 9:6). Aquele que antes perseguia os cristãos, agora era um deles e os amava profundamente. O novo nascimento provocou uma revolução na maneira de viver de Paulo. Ele era um novo homem, e todos, tanto amigos como inimigos, testificavam essa verdade.

Querido leitor, você verdadeiramente nasceu de novo? As pessoas que o rodeiam podem confirmar isso?

Que DEUS abençoe a todos.

Números 32.6

14 de Janeiro

"Irão vossos irmãos à guerra, e ficareis vós aqui?" (Números 32.6)

Como membros da Igreja de Jesus, somos aparentados de uma maneira muito íntima, comprados pelo mesmo sangue. Mas parentesco de sangue compromete. Já fomos imensamente abençoados através das lutas e dos sofrimentos dos santos de épocas passadas, pois eles foram à nossa frente com espírito pioneiro, eram cheios de fé e não viveram suas vidas procurando seu próprio bem-estar. Através de seu exemplo de fé fomos grandemente incentivados e animados a seguir ao Senhor de uma maneira muito mais decidida. Existe um testemunho acerca desses heróis da fé em Hebreus 11.40, onde diz que eles não seriam aperfeiçoados sem nós. O Senhor fala através do profeta Jeremias: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente." Eu sei que o medo das provações é uma grande tentação para aqueles que vegetam cheios de orgulho e que assistem com desdém para a arena do reino de Deus ao invés de entrarem igualmente na luta. Mas a batalha é uma ordem para você também! Como você pode desejar a coroa se foge da cruz? Se os melhores em nosso meio são provados pelo fogo, dificilmente nós outros conseguiremos fugir da provação. Ânimo, pois o tempo em que vivemos é muito difícil! O Senhor da vinha quer nos encontrar vigilantes e em oração!

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 9:1-16

Josué 9:1-16

1 E SUCEDEU que, ouvindo isto todos os reis, que estavam aquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, em toda a costa do grande mar, em frente do Líbano, os heteus, e os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus, e os jebuseus,
2 Se ajuntaram eles de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel.
3 E os moradores de Gibeom ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai,
4 Usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores, e levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho, velhos, e rotos, e remendados;
5 E nos seus pés sapatos velhos e remendados, e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento.
6 E vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal, e disseram a ele e aos homens de Israel: Viemos de uma terra distante; fazei, pois, agora, acordo conosco.
7 E os homens de Israel responderam aos heveus: Talvez habitais no meio de nós; como pois faremos acordo convosco?
8 Então disseram a Josué: Nós somos teus servos. E disse-lhes Josué: Quem sois vós, e de onde vindes?
9 E lhe responderam: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do Senhor teu Deus, porquanto ouvimos a sua fama, e tudo quanto fez no Egito;
10 E tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus, que estavam além do Jordão, a Siom rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote.
11 Por isso nossos anciãos e todos os moradores da nossa terra nos falaram, dizendo: Tomai em vossas mãos provisão para o caminho, e ide-lhes ao encontro e dizei-lhes: Nós somos vossos servos; fazei, pois, agora acordo conosco.
12 Este nosso pão tomamos quente das nossas casas para nossa provisão, no dia em que saímos para vir a vós; e ei-lo aqui agora já seco e bolorento;
13 E estes odres, que enchemos de vinho, eram novos, e ei-los aqui já rotos; e estas nossas roupas e nossos sapatos já se têm envelhecido, por causa do mui longo caminho.
14 Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao Senhor.
15 E Josué fez paz com eles, e fez um acordo com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento.
16 E sucedeu que, ao fim de três dias, depois de fazerem acordo com eles, ouviram que eram seus vizinhos, e que moravam no meio deles.

Josué 9:1-16
Enquanto o povo de Deus extrai sua força da dependência do Senhor, o mundo tenta medir sua força em números. O provérbio “Unidos venceremos” forma a base de todos os tipos de associações, incluindo as religiosas. Aqui vemos as nações hostis ajuntando-se “de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel” (v. 2). Sempre que se tratar de lutar contra a verdade, pessoas que naturalmente se opõe umas às outras juntarão forças. Herodes e Pilatos se reconciliaram e conspiraram contra Jesus “com gentios e gente de Israel” (Lucas 23:12; Atos 4:27).

À medida que a conspiração tomava forma e absorvia a atenção de Israel, os inimigos surpreenderam o povo com um embuste sutil. Quando Satanás não consegue atingir seus objetivos pela força, tenta outros artifícios. Vantagens e bajulação sempre são armadilhas nas quais caímos quando não buscamos o conselho do Senhor (v. 14). O mundo procura a cooperação com os filhos de Deus e tem a habilidade de se apresentar agradavelmente a fim de ocultar suas reais intenções (Esdras 4:2). Fiquemos alertas, pois tais associações primeiro envolvem desobediência e depois abrem a porta para todo tipo de infidelidade (Êxodo 34:12, 15-16).

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 10:13; Lucas 23:43

Quinta-feira 13 Janeiro

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso

(Romanos 10:13; Lucas 23:43).

SALVO NA ÚLTIMA HORA
O que se pode dizer sobre conversões no último minuto de vida? A Bíblia nos dá apenas um exemplo disso. O fato de haver somente um relato em toda a Escritura nos mostra que é possível que isso aconteça, mas é algo raríssimo e jamais deve ser justificativa para adiamentos. O caso em questão foi a conversão de um dos criminosos crucificados ao lado de Jesus no Calvário. Primeiro ele blasfemou junto com seu cúmplice (Mateus 27:44), depois se converteu e se colocou ao lado do Senhor (Lucas 23:39-43). Foi uma mudança repentina e inesperada, porém profunda e completa. As palavras dele mostram os passos de uma genuína conversão:

1. Ele demonstra temor piedoso ao censurar seu companheiro: “Tu nem ainda temes a Deus...”

2. Ele reconhece sua própria culpa: “E nós… recebemos o que os nossos feitos mereciam.”

3. Confirma a inocência e a perfeita justiça de Jesus: “Este nenhum mal fez.”

4. Invoca o Senhor e se rende a Ele: “Senhor, lembra-te de mim...”

5. Crê que Jesus é o Senhor, que ressuscitará e virá novamente: “... quando entrares no teu reino.”

O Senhor não demorou a lhe dar uma resposta, a qual excedeu em muito as maiores expectativas daquele homem: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” O ladrão esperava por uma salvação futura; mas o Senhor prometeu tomá-lo para Si no mesmo dia. Essa é a gloriosa porção de todos os que deixam este mundo, tendo colocado sua confiança nEle.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 6.6

13 de Janeiro

"Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará." (Mateus 6.6)

A você que serve ao Senhor em secreto, nos bastidores: não tenha inveja ou ciúme daqueles que servem ao Senhor publicamente, sob a luz dos refletores. Eles, por sua vez, enfrentam muito mais lutas do que aqueles que servem ao Senhor sem serem vistos pelos homens, mas por Deus. É de fato uma dádiva de Deus você poder servir ao Senhor em secreto. Na verdade, poucos querem isso, pois de uma ou de outra forma cada um de nós gosta de ser reconhecido. Mas a luta secreta diante de Deus é agradável, sim, preciosa a Ele, pois "o homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração."

Assim também as lutas interiores de muitas pessoas, na verdade, não são conhecidas pelos homens, mas por Deus, pois Ele enxerga o nosso coração. Ele se preocupa que sejamos disciplinados pelo Espírito Santo, para que, mesmo com choro e sofrimento interior, dos quais o mundo exterior nem fica sabendo, assim mesmo possamos servir ao Senhor com alegria.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 8:24-35

Josué 8:24-35

24 E sucedeu que, acabando os israelitas de matar todos os moradores de Ai no campo, no deserto, onde os tinham seguido, e havendo todos caído ao fio da espada, até serem consumidos, todo o Israel se tornou a Ai e a feriu ao fio de espada.
25 E todos os que caíram aquele dia, assim homens como mulheres, foram doze mil, todos moradores de Ai.
26 Porque Josué não retirou a sua mão, que estendera com a lança, até destruir totalmente a todos os moradores de Ai.
27 Tão-somente os israelitas tomaram para si o gado e os despojos da cidade, conforme à palavra do Senhor, que tinha ordenado a Josué.
28 Queimou, pois, Josué a Ai e a tornou num montão perpétuo, em ruínas, até ao dia de hoje.
29 E ao rei de Ai enforcou num madeiro, até à tarde; e ao pôr do sol ordenou Josué que o seu corpo fosse tirado do madeiro; e o lançaram à porta da cidade, e levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje.
30 Então Josué edificou um altar ao Senhor Deus de Israel, no monte Ebal.
31 Como Moisés, servo do Senhor, ordenara aos filhos de Israel, conforme ao que está escrito no livro da lei de Moisés, a saber: um altar de pedras inteiras, sobre o qual não se moverá instrumento de ferro; e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, e sacrificaram ofertas pacíficas.
32 Também escreveu ali, em pedras, uma cópia da lei de Moisés, que este havia escrito diante dos filhos de Israel.
33 E todo o Israel, com os seus anciãos, e os seus príncipes, e os seus juízes, estavam de um e de outro lado da arca, perante os sacerdotes levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, assim estrangeiros como naturais; metade deles em frente do monte Gerizim, e a outra metade em frente do monte Ebal, como Moisés, servo do Senhor, ordenara, para abençoar primeiramente o povo de Israel.
34 E depois leu em alta voz todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, conforme a tudo o que está escrito no livro da lei.
35 Palavra nenhuma houve, de tudo o que Moisés ordenara, que Josué não lesse perante toda a congregação de Israel, e as mulheres, e os meninos, e os estrangeiros, que andavam no meio deles.


Josué 8:24-35
Ai está conquistada e queimada, seus habitantes foram massacrados, seu rei terminou enforcado, e apenas o gado foi poupado pelo povo, “segundo a palavra do SENHOR, que ordenara a Josué” (v. 27). Tendo pago caro por seguir sua própria vontade, Josué e Israel desta vez seguiram à risca as instruções de Deus. A passagem de Deuteronômio 21:22-23 proibia que um corpo de um enforcado fosse deixado pendurado de um dia para o outro, e Josué obedeceu a essas palavras (v. 29), prova que ele já considerava a terra como sua. Esforcemo-nos para que nosso comportamento esteja de acordo com as Escrituras. Se pudéssemos responder a qualquer questão sobre nossa conduta e relacionamentos com a seguinte afirmação: “Foi isso que o Senhor requereu de mim em Sua Palavra”, que poder haveria em nosso testemunho! Fixemos o olhar em Jesus na cruz. Nos últimos instantes de Sua vida como homem obediente, Ele mais uma vez “para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!” (João 19:28).

A cena que se segue (vv. 30-35) também cumpre as instruções de Deuteronômio 11:29; 27:11. Homens, mulheres, crianças, todo o povo está reunido, incluindo os estrangeiros (Raabe provavelmente entre eles), no lugar escolhido para ouvirem a lei. No centro desse ajuntamento está a Arca sagrada, uma figura de Cristo. Adoração e júbilo são expressos através dos holocaustos e ofertas apresentados.

Que DEUS abençoe a todos.