sexta-feira, 8 de julho de 2011

Jeremias 17:9

Sexta-feira 8 Julho

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

(Jeremias 17:9).

UMA EXPLICAÇÃO ACERTADA
Certa vez uns jovens conversavam sobre o versículo acima. Indagavam sobre o significado exato da palavra “enganoso”. Depois de muito pensarem, chegaram à seguinte conclusão: “Enganoso quer dizer que o coração tem um desculpa para tudo”. É uma explicação bastante acertada.

Imediatamente depois do primeiro pecado cometido, Adão procurou uma desculpa para dar a Deus: “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi” (Gênesis 3:12). Dessa maneira, ele culpou a Deus também. A partir de então, quando se pede para alguém explicações acerca de um erro, quase sempre se escuta uma desculpa.

Qual a sua opinião, leitor? Devemos continuar culpando a Deus por toda a miséria do mundo, pelas guerras, opressões e crimes que nós cometemos? A razão pela qual tais coisas acontecem já foi exposta por Deus: “A imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice” (Gênesis 8:21). Nada, absolutamente nada, pode mudar a natureza humana. A “imaginação” do coração humano, ou seja, a vontade e os planos estão impregnados do mal. Por isso o Senhor Jesus disse: “O que é nascido da carne é carne”. Mas ao mesmo tempo mostra o remédio: “O que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (João 3:6-7). Experimentemos esse novo nascimento pela fé no Senhor Jesus, o Salvador. Quem não dá esse passo, terá de encará-Lo como Juiz de vivos e mortos. E não haverá qualquer possibilidade de inventar desculpas, pois “esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre” (1 Crônicas 28:9).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 3.1

8 de Julho

"Apascentava Moisés o rebanho... chegou ao monte de Deus, a Horebe." Êxodo 3.1

Um encontro com Deus sempre tem conseqüências revolucionárias. No encontro decisivo que Moisés teve com o Senhor, perguntamo-nos em primeiro lugar: como era o Moisés que o Senhor encontrou?

– Sossegado: Moisés era pastor de ovelhas. Existe ocupação mais tranqüila? O ambiente em que ele vivia era calmo, como era também o seu coração. Para chegar a ser assim, Moisés necessitou de quarenta longos anos. E, naquele momento, ele estava maduro para encontrar a Deus.

– Sincero: Moisés e as ovelhas faziam parte de um todo; eles se entendiam mutuamente, caso contrário, ele não teria agüentado tanto tempo no meio delas. Nisso reconhecemos a sua autenticidade, pois Jesus disse mais tarde: "Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz" e: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz." Moisés havia se tornado um homem da verdade. Esta também é a condição para que o Senhor possa nos encontrar.

– Desiludido: Moisés era um homem desiludido da vida. Seus próprios esforços em libertar o povo da escravidão resultaram em nada. Pelo contrário, ele teve que fugir e sumir no deserto. Mas ali Deus o encontrou, e deu um novo encargo ao Seu servo desiludido.

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 23:29; Hebreus 4:12

Quinta-feira 7 Julho

Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração

(Jeremias 23:29; Hebreus 4:12).

MAIS PENETRANTE DO QUE ESPADA ALGUMA
A esposa de um comunista chinês se converteu a Cristo. Ele era bastante oposto ao Evangelho e fez todo o possível para que ela negasse sua fé, mas seus esforços foram em vão. Uma noite ele a expulsou de casa. Porém, como era cega, para onde ir? Sentou-se nos degraus da entrada, tremendo de frio, e começou a orar pelo marido.

Cheio de remorso e compaixão, ele a chamou para dentro. – Vamos fazer as pazes. Me diga, o que quer que eu faça por você?

Ela respondeu: – Eu preciso de consolo; leia algo na Bíblia para mim, por favor.

Apesar de sua repugnância, o marido aceitou e começou a ler. Nos dias seguintes continuou lendo a Palavra de Deus para sua esposa, e assim foi se interessando cada vez mais pela mensagem divina. Chegou o dia em que Deus respondeu as orações de sua fiel serva. O comunista recebeu ao Senhor Jesus como seu Salvador pessoal. “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16). Hoje, sem se cansar, esse homem difunde em seu país a boa nova da salvação pela fé no Senhor Jesus. A Palavra de Deus penetrou no ser daquele homem a tal ponto que destruiu o ateísmo, o coração duro e o tornou uma nova criatura.

Incontáveis cristãos têm experimentado a força da oração. É a arma mais poderosa de todas e, no âmbito espiritual, nada pode resisti-lhe. Se aprendermos a manejá-la com discernimento e perseverança, quantas maravilhosas e sobrenaturais experiências podemos ter!

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 3.2

7 de Junho

"Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é." 1 João 3.2

Muitos cristãos sofrem interiormente porque encontram relatos bíblicos em que o Senhor se manifestou de maneira visível às pessoas. Pensemos, por exemplo, no anúncio do nascimento de Sansão pelo Anjo do Senhor, ou no anúncio do nascimento de Jesus pelo anjo Gabriel a Maria. Você já se pôs a imaginar que maravilhoso seria se acontecesse também a você algo tão extraordinário? Já desejou sentir e ver a seu lado um mensageiro do céu que tivesse vindo para lhe comunicar alguma coisa ou incumbi-lo de alguma tarefa? Será que seria mais fácil crer em Deus se isso acontecesse? Não. Alegre-se por não experimentar algo assim, pois quanto mais se vê, mais difícil se torna o puro e simples crer. Até Zacarias continuou incrédulo depois do aparecimento do anjo e depois de ter recebido sua promessa. Pedro diz – aos muitos crentes que amam intimamente ao Senhor mesmo sem tê-lO visto – que ainda O veremos, e então a alegria será muito maior. Quando isso acontecerá? No momento em que nossos olhos forem abertos por ocasião do arrebatamento. Sim, nesse momento de fato O veremos, com indizível alegria, assim como Ele é!

Que DEUS abençoe a todos.