quarta-feira, 7 de setembro de 2011

1 Coríntios 15.57

7 de Setembro

"Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Coríntios 15.57

Qual é a estratégia que nos é prescrita no combate da fé? Em sentido direto não é uma questão nossa, mas a causa do Supremo Comandante. E nosso Comandante é Jesus Cristo, como também está escrito: "O Senhor é homem de guerra; Senhor é o seu nome." Mas agora surge a pergunta: estamos em guerra? Sim, como crentes estamos envolvidos numa guerra de vida ou morte. A ignorância de muitos filhos de Deus a esse respeito é assustadora. Mas tenhamos esse fato claramente diante de nós: discipulado de Jesus significa sacrifício no serviço militar mais difícil e ao mesmo tempo mais triunfante. Infelizmente muitos filhos de Deus não reconhecem que essa luta lhes é ordenada, embora a Palavra de Deus diga claramente: "...desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para... Jesus..." Portanto, repito: o discipulado de Jesus não é brincar de guerra, mas travar duros combates. De fato, lidamos com inimigos invisíveis, mas mesmo assim fortes e reais. Mas Jesus é vencedor!

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 1:21; 2 Timóteo 4:6-7

Quarta-feira 7 Setembro

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.

O tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira

(Filipenses 1:21; 2 Timóteo 4:6-7).

QUAL É A NOSSA RAZÃO DE VIVER?
A pessoa que escreveu as palavras acima vivia em um palácio? Desfrutava dos prazeres da vida? Estava rodeada de afeto? Não. Nesse momento, Paulo era prisioneiro dos romanos. Qual era, pois, o segredo de sua felicidade e força interior?

Não era o cumprimento de uma religião, mas a aceitação de uma Pessoa que amava: Jesus Cristo. Esse era seu recurso interior em meio aos sofrimentos. “Para mim o viver é Cristo.” Aos olhos de seus contemporâneos, a vida dele parecia um fracasso. Mas isso não o incomodava, porque em Cristo havia achado a resposta para todas as necessidades de seu coração.

Essa experiência não estava reservada somente aos apóstolos. Está ao alcance de qualquer que crê, contanto que vivamos para Cristo e em Sua companhia. Isso nos permite atravessar diversas circunstâncias sem que estas nos abatam ou traumatizem; nos dá a oportunidade de glorificar ao nosso Senhor. Se não tivermos essa experiência neste mundo, tampouco a teremos no céu, porque a vida de fé se vive aqui, e é ela que nos conduz ao céu.

Somos chamados para cumprir “o resto das aflições de Cristo” (Colossenses 1:24), e participar “das aflições do evangelho segundo o poder de Deus” (2 Timóteo 1:8).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 24:13-15; João 14:21

Terça-feira 6 Setembro

E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús… Jesus se aproximou, e ia com eles.

Aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele

(Lucas 24:13-15; João 14:21).

A CAMINHO DE EMAÚS
Dois discípulos do Senhor Jesus iam de Jerusalém para Emaús. A distância era cerca de 11 km. Havia três dias que o Mestre deles tinha sido crucificado. Estavam decepcionados e muito tristes. Eles creram que o Senhor Jesus era o Messias prometido, o grande libertador. Agora a esperança deles estava morta. O que fazer? Então alguém veio até eles, o próprio o Senhor Jesus! Vivo, ressuscitado. Mas eles não O reconheceram. Jesus lhes perguntou o motivo de tanta tristeza. E então mostrou que o que acabara de acontecer estava predito no Antigo Testamento. Era necessário que o Messias morresse pelos homens antes de ser glorificado nos céus. Ao chegar ao seu destino, os dois discípulos insistiram para que o Viajante ficasse com eles. Durante a ceia, o Senhor Jesus tomou o pão, agradeceu a Deus e o deu aos Seus “hóspedes” (O Senhor Jesus toma o lugar de “dono de casa” nesse momento). Só aí O reconheceram, mas Ele desapareceu diante deles. Já não era o tempo da fé, mas o da vista!

E nós? Sabemos reconhecer o Senhor? Podemos encontrá-Lo e nem perceber. Ele vem, vai, age aqui e ali, e não nos damos conta. Por quê? Porque não temos uma atitude de fé. Aprendamos, por meio das Escrituras, a conhecer o Senhor e a confiar nEle todos os dias.

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 6.10-12

6 de Setembro

"Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." Efésios 6.10-12

Somos exortados a combater "o bom combate da fé." Mas não sejamos presunçosos pensando que é nossa a fé pela qual lutamos, mas lutamos na fé do nosso Senhor Jesus. Isso também Paulo nos diz claramente: "...e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus." Jesus Cristo é o dom inefável de Deus para nós, e nEle e por meio dEle Deus nos deu a fé, a Sua fé. As Escrituras dizem que Ele é o Autor e Consumador da fé. Por esse motivo, ninguém pode se gloriar que tenha fé forte e firme, mas aquele que se gloria, glorie-se por conhecer o Senhor. Por isso, dê graças a Deus por Ele, em Sua inescrutável graça, ter lhe dado Jesus, e com Ele todas as coisas. Aquele que aceitou a Jesus pode jubilar como Paulo: "...porventura não nos dará graciosamente com ele todas as cousas?

Que DEUS abençoe a todos.