quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mateus 18:6

Sábado 5 Novembro

Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar

(Mateus 18:6).

MEDITAÇÕES SOBRE O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (Leia 1 Samuel 2:12-26)
Como havia prometido, Ana deixou o menino vivendo com Eli em Siló, na presença do Senhor. É marcante o contraste entre esse menino, que servia, e os filhos de Eli, já adultos, que eram uma desgraça ao sacerdócio por causa da conduta desregrada deles. Que péssimo exemplo davam ao povo e em particular ao pequeno Samuel, que os observava todos os dias! Nós, que somos mais velhos, temos de prestar atenção ao exemplo dado aos mais jovens que certamente nos observam. Devemos lembrar as solenes palavras do Senhor em Mateus 18:6: “Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar”. E vocês, mais jovens, não permitam que a má conduta das pessoas mais velhas que se dizem cristãs lhes influenciem. Olhem para o Senhor!

A história do pequeno Samuel é bela, pois vemos que até uma criancinha pode servir ao Senhor e ser como o Senhor Jesus (compare o v. 26 com Lucas 2:52).

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 17.9-10

5 de Novembro

"Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração..." Jeremias 17.9-10

A questão da natureza do coração é decisiva em relação à eficácia que a Palavra de Deus tem em nós. Freqüentemente não conhecemos o nosso próprio coração, mas o Senhor o conhece!

Devemos questionar a maneira com que recebemos a Palavra de Deus em nós. Será que você e eu tiramos teimosia, desânimo e pecado do nosso coração antes de nos dispormos para receber Sua Palavra? Tiago 4.7-8 nos exorta: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração." Essas são as quatro coisas que o Senhor exige de nós. Peço-lhe que observe a seqüência das ordens acima e obedeça-as, caso contrário você se iludirá ao receber a Palavra de Deus. Primeiro: resista ao inimigo em nome de Jesus. Segundo: aproxime-se de Deus. Terceiro: purifique-se pelo precioso sangue do Cordeiro. Quarto: santifique seu coração inconstante.

Se você proceder dessa maneira, o terreno do seu coração estará preparado como o Senhor Jesus o descreve na parábola do semeador. Caso não o fizer, você estará se enganando a si mesmo. Tiago 1.26 adverte: "...enganando o próprio coração, e sua religião é vã."

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 6:2; Hebreus 3:7-8

Sexta-feira 4 Novembro

Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.

Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações

(2 Coríntios 6:2; Hebreus 3:7-8).

HOJE É O DIA DA SALVAÇÃO
“Caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará”, escreveu Salomão (Eclesiastes 11:3). Não acontece o mesmo com o homem? Se morrer em seus pecados, não poderá ressuscitar perdoado e justificado e, portanto, não entrará na casa do Pai.

Então se deve orar pelos que já morreram? Não, é muito tarde para os que descuidaram de própria alma quando estavam na terra e desprezaram a oferta de Deus. Se não quiseram receber o Senhor Jesus como Salvador quando estavam vivos, será que nós poderemos tomar essa decisão por eles? É compreensível que os desejos e as orações pelos mortos sejam expressões de um amor que quer se prolongar até depois da morte. Mas nossos sentimentos não devem dirigir nossos pensamentos. Em Sua Palavra, Deus fala de um “grande abismo” entre o lugar dos crentes e o dos incrédulos. Depois da morte é impossível passar de um lugar para o outro. A Palavra de Deus é contundente: “Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos” (Lucas 16:19-31). Temos as Escrituras que nos mostram o caminho, só cabe a nós segui-lo!

O Senhor Jesus também disse: “O Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados” (Lucas 5:24). Este mundo, ondo Senhor Jesus cumpriu a obra de expiação e redenção, é o lugar determinado por Deus para que decidamos se queremos ser salvos.

Que DEUS abençoe a todos.

Gálatas 5.13

4 de Novembro

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade: porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor." Gálatas 5.13

Quando lemos o versículo bíblico acima, a questão da nossa vocação está respondida. Para o que somos vocacionados como filhos de Deus? Para a liberdade! Paulo reafirma isso em Romanos 8.21: "...a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus." Uma pessoa que nasce de novo se liberta da escravidão do pecado e alcança a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Eles são livres da culpa, tornam-se filhos e filhas do Deus vivo, livres. Mas Paulo também chama a atenção para o mau uso dessa liberdade, pois ela de fato pode ser usada abusivamente: "...porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne." O que, pois, devemos fazer com essa maravilhosa liberdade em Jesus Cristo? Podemos retê-la simplesmente vivendo para nós mesmos? A resposta clara a essa pergunta é não! A liberdade que temos por meio do Senhor deve ser submissa ao Espírito Santo. Não somos nós, portanto, que dispomos da nossa liberdade a nosso bel-prazer, mas o Espírito de Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 4:13; 2 Coríntios 5:8

Quinta-feira 3 Novembro

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

Desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor

(1 Tessalonicenses 4:13; 2 Coríntios 5:8).

O CONSOLO
Nossos entes queridos se foram; deixaram este corpo, são invisíveis aos nossos olhos, saíram desta envoltura que foi sepultada. Os que morreram na fé ou “dormiram em Cristo” agora estão habitando com o Senhor. Embora pareçam tão distantes, Deus em Sua palavra nos dá a bendita certeza de que estão com o Senhor Jesus, como se estivessem na casa ao lado. Esperam o dia no qual “o mesmo Senhor descerá do céu… e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4:16). Se não tivéssemos tal certeza, estaríamos desesperados.

Mas os que não conhecem a Deus têm pavor da morte, porque ela lhes parece como um portal para um mundo angustiante e desconhecido. Nessas condições é normal ter medo. A maioria das pessoas oculta seus temores e dúvidas em relação a esse assunto. Alguns zombam, outros ignoram, outros ainda inventam fábulas, mas nada disso muda a realidade: “Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27). Para nos livrar desse juízo, Jesus Cristo morreu na cruz e expiou os pecados de todos os que crêem nEle. Ele próprio disse: “Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).

Que DEUS abençoe a todos.

João 21.17

3 de Novembro

"Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo." João 21.17

As perguntas do Senhor sempre revelam o que está dentro de nós. Se o Senhor lhe perguntar hoje: "...tu me amas?", e você permitir que essa pergunta entre em seu coração, de repente você notará que Ele tocou um ponto em você que há muito estava adormecido, e você se comove. Então, do fundo do seu coração, irrompe a verdade, que há muito tempo estava soterrada: "Sim, Senhor, eu te amo porque tu me amaste primeiro." Quando Pedro foi questionado dessa maneira, começou a se dar conta do quanto amava ao Senhor. Para ele foi como que uma revelação quando reconheceu isso, e disse cheio de emoção: "Senhor, tu sabes todas as cousas..."

Com que paciência, determinação e tato o Senhor lidou com Pedro. Ele havia traído o Senhor e, ao mesmo tempo, por puro medo e covardia amaldiçoou-se a si mesmo! O Senhor nunca faz perguntas antes que tenha chegado o tempo oportuno para isso. Muito provavelmente um dia, talvez hoje mesmo, Ele chegue bem perto de você, olhe para você e – sem mencionar os pecados que você cometeu – lhe pergunte: "...tu me amas?"

Que DEUS abençoe a todos.

João 10:9

Quarta-feira 2 Novembro

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á

(João 10:9).

JESUS CRISTO É A PORTA
Em uma manhã de outono, certo jovem ia, como de costume, para o trabalho. Em seu trajeto, ele tinha de passar próximo ao cemitério. Não tinha nada de especial nisso, mas naquele dia o vento açoitava as nuvens e as árvores. De repente, uma violenta rajada de vento abriu o portão do cemitério; o jovem se assustou ao ver tal cena e pensou: “O que vai acontecer quando me levarem através desse portão? Para onde irei?”

Na manhã seguinte, o jovem ligou o rádio. Enquanto se barbeava, ouvia as notícias. Então um anúncio lhe chamou a atenção: “Umas palavras para este dia”. Escutou mais atentamente. Falava-se de uma porta. O locutor dizia que o Senhor Jesus afirmou ser a porta. Nisso lhe voltou à memória a pergunta que havia feito no dia anterior: “O que vai acontecer quando me levarem através desse portão?”

Então escutou a resposta: Jesus Cristo, o Filho de Deus, declarou: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á”. Para ser salvo, ou seja, para ter a vida de Deus dentro de si, cada pessoa tem de crer no Salvador, confiar plenamente nEle. Cristo morreu na cruz por todo aquele que nEle crê. Então, e somente então, se é salvo e para sempre se desfruta da comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Antes que chegue esse abençoado futuro, o Senhor convida todos os que não têm certeza do que lhes irá acontecer: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20).

Que DEUS abençoe a todos.

João 14.21

2 de Novembro

"...Eu também o amarei e me manifestarei a ele." João 14.21

Seja o que for que tenha acontecido em sua vida, seja quais forem os pecados que você cometeu – se você, como Pedro outrora, disser hoje a Jesus: "Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo", então Ele se revelará a você. O problema por que você, como filho de Deus, não é cheio do Espírito Santo é porque o Senhor Jesus ainda não pôde se revelar em sua vida. Existe um grande número de pessoas que crê sinceramente em Jesus Cristo, mas até hoje lhe falta a revelação do próprio Senhor. É certo que quem nEle crê experimenta o Seu poder de vitória. Mas aqui chegamos a um ponto mais profundo: aquele que demonstra o seu amor ao Senhor por meio da obediência à Sua Palavra, a essa pessoa Deus se revela! E se o próprio Deus se revelar a você, isso não acontecerá para seu proveito próprio. Antes pelo contrário, você recebe do Senhor a tarefa de transmitir a outros essa revelação. Pedro escutou o chamado: "Apascenta os meus cordeiros... Apascenta as minhas ovelhas!" No caso de Pedro, vemos como o amor germina e cresce. Mas o amor de Deus é eterno, pois o próprio Deus é o amor. Quando ficamos cheios do Espírito Santo, Ele nos une com Deus por meio de Cristo e assim Seu amor é implantado em nossa vida e começa a crescer.

Que DEUS abençoe a todos.

Tiago 4:14

Terça-feira 1 Novembro

Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece

(Tiago 4:14).

DOIS SOBERANOS
Há quatro mil anos, Quefren, o poderoso rei do Egito, obrigou milhares de súditos a construir uma enorme pirâmide que lhe serviria como tumba a fim de conservar sua glória para a posteridade.

No ano de 1799, Napoleão, que ainda era o grande general Bonaparte, estava diante dessa gigantesca pirâmide. Então, à luz do dia, tiraram o cadáver mumificado do rei de sua imponente sepultura. Foi um momento solene para Napoleão. Quão poderoso aquele rei havia sido! O general tirou seu chapéu e contemplou com admiração o cadáver daquele homem que reinara sobre milhões de pessoas. Contudo, o que sobrou dele? Uma enrugada múmia parda; isso era tudo!

Naquele instante, Napoleão, futuro imperador, estava começando sua carreira e ainda não havia dominado a Europa. Dezesseis anos mais tarde, o tempo dele também teria passado. Seu império, construído com sangue e lágrimas, seria arrancado de suas mãos. Sua “pirâmide”, ou seja, seu túmulo seria a ilha de Santa Helena para onde foi desterrado.

O que é a vida do ser humano? Um crescimento, um resplendor e uma decadência. O mesmo destino está reservado aos grandes e aos pequenos. E após a morte, cada um terá de responder pelos próprios atos diante do Deus santo, que sabe de tudo. O que acontecerá com você naquele dia? Querido leitor, você já está reconciliado com Deus e, portanto, ansioso por esse encontro? Seus pecados já foram perdoados na cruz, mediante o sangue do Filho de Deus? Ou você ainda pensa que suas glórias, conquistas, boas obras irão impressionar Deus?

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 33.3

1 de Novembro

"Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes." Jeremias 33.3

Que segredo profundo é o poder sem limites da oração! Tenho receio de falar sobre isso, pois me sinto incapaz de descrever com palavras humanas o poder infinito que Deus revela às pessoas que oram.

Por que oramos? Primeiro, porque Deus, o Pai, nos exorta a isso: "...invoca-me no dia da angústia: eu te livrarei, e tu me glorificarás." Temos angústias em nossa vida, e o Senhor ouve o clamor do nosso coração. Porém, existe uma angústia interior que obrigatoriamente toma conta de nós quando nos aprofundamos na Palavra e a lemos em espírito de oração. E em meio a essa angústia ouvimos a exortação do Pai: "...invoca-me no dia da angústia." Em segundo lugar, oramos porque Deus, o Filho, nos estimula a orar: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." Ele, o Filho de Deus, nos impulsiona a intensificar nossa vida de oração. Pois o "pedir" é uma atitude amena, "buscar" já é um pedido mais sério e insistente, e "bater" significa avançar à presença de Deus, até que Ele abra a porta do santuário para nós.

Que DEUS abençoe a todos.