quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Isaías 50.10

10 de Novembro

"Quem há entre vós que tema ao Senhor, e ouça a voz do seu Servo que andou em trevas sem nenhuma luz, e ainda assim confiou em o nome do Senhor e se firmou sobre o seu Deus?" Isaías 50.10

Aqui é descrita a experiência das pessoas que temem ao Senhor e obedecem à voz do Seu Servo – Jesus Cristo. Todos aqueles que seguem ao Senhor em verdade, forçosamente são provados quanto à autenticidade do seu discipulado, sendo conduzidos por trevas de tempos em tempos. Ele, o bom pastor, fala de Suas ovelhas: "Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem porque lhe reconhecem a voz." Mas dos simples ouvintes lemos: "...mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava." Hoje também muitas pessoas não compreendem que profundezas maravilhosas nos abre nosso bom Pastor quando nos fala. Esse é um mistério! Se você assume a seguinte posição de fé: "Embora haja trevas ao meu redor e dentro de mim, quero escutar a voz do Senhor e confiar na Sua firme direção", então exclame com o salmista: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam."

Que DEUS abençoe a todos.

Eclesiastes 12:1

Quinta-feira 10 Novembro

Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento

(Eclesiastes 12:1).

SÁBIO APROVEITAMENTO DA JUVENTUDE
Uma anciã crente, que passou os últimos anos de sua vida muito doente, havia sido uma talentosa professora de idiomas e música. Em sua velhice, foi morar com uns parentes. Era surda, e estava enferma dos nervos. Corporalmente, definhava.

Mas os que pensavam que ela precisava de consolo se enganavam. Ao contrário, todos os que a visitavam saíam ganhando. Ela sempre elogiava as pessoas que a rodeavam, porém, acima de tudo, fazia questão de louvar a bondade de Jesus, seu Senhor. Interessava-se sinceramente pelo bem de seus visitantes e de suas famílias. Como dizia, necessitava de “motivos de intercessão” para orar e preencher suas longas noites de insônia.

Frequentemente expressava sua satisfação por ter lido muito a Bíblia em sua juventude, bem como valiosos comentários bíblicos. Agora podia ler capítulos inteiros e cantar hinos “em pensamento”. Nunca se aborrecia. Em sua juventude juntara um capital espiritual cujos rendimentos eram uma bênção não só para ela, mas também para os demais, ainda que ela dependesse inteiramente da ajuda externa.

A exortação do versículo de hoje não se aplica apenas aos que não conhecno Senhor Jesus como Salvador pessoal, mas a todos os filhos de Deus. Aproveite a juventude com sabedoria e se aproprie da Escritura para que possa desfrutar dela na velhice.

Que DEUS abençoe a todos.

João 17.23

9 de Novembro

"...Eu neles e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste, e os amaste como também amaste a mim." João 17.23

O quanto o nosso Senhor Jesus Cristo tem em vista a morada do Pai e do Filho por meio do Espírito Santo nos corações daqueles que O seguem nos mostra tanto a oração de Jesus em nosso favor como também Sua exigência: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." Se temos o Senhor Jesus em nossa vida, somos transformados na Sua imagem, como Paulo expressa de maneira tão magistral: "Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele." Assim, o Pai e o Filho se unem totalmente, através do Espírito Santo, à pessoa que corresponde ao amor de Deus. "...a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos." Aqui o Senhor fala de ser organicamente unido com os Seus: o Pai e o Filho pelo Espírito Santo habitando nos crentes. É assim que, como renascidos, somos templo do Espírito Santo.

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 5:13 e 15; Salmos 90:8 e 68:2

Quarta-feira 9 Novembro

A luz tudo manifesta… portanto, vede prudentemente como andais.

Diante de ti puseste as nossas iniqüidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.

Como a cera se derrete diante do fogo, assim pereçam os ímpios diante de Deus

(Efésios 5:13 e 15; Salmos 90:8 e 68:2).

SEM CERA
Segundo certos autores, o vocábulo “sincero” procede de duas palavras latinas: sine e cera. Significam “sem cera”. Ao estudar a etimologia ou origem dessa palavra, somos transportados ao tempo do Império romano, no qual certos escultores pouco escrupulosos disfarçavam os defeitos de suas estátuas de mármore, ocultando-os com cera. Eles dificilmente eram visíveis a olho nu, a menos que a estátua fosse exposta ao sol. Por isso os escultores honestos asseguravam aos seus clientes que suas obras eram ”sinceras”, sem cera.

O apóstolo Paulo fala da fé “não fingida” de Timóteo (2 Timóteo 1:5), e que também se interessava “sinceramente” pelos filipenses (2:20). Em 2 Coríntios 8:8 convoca os coríntios a dar uma prova da “sinceridade” do amor deles ajudando os irmãos mais pobres.

É necessário que nossa fé e todas as suas manifestações possam suportar a prova da luz divina. “Deus é luz… se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros” (1 João 1:5-7). Contudo, se o pecado nos surpreender, não o escondamos “com cera”, ou seja, com outros nomes mais delicados, subterfúgios, desculpas, justificativas. Cedo ou tarde, a cera irá derreter. Por outro lado, “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9).

Que DEUS abençoe a todos.

João 14.23

8 de Novembro

"Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." João 14.23

Aqui o Senhor fala do maior e mais profundo mistério: através do Espírito Santo, o Pai e o Filho fazem "morada" numa pessoa que ama a Deus. Você abre a porta do seu coração, e de repente encontra o próprio Senhor morando nele! Certamente é isso que quer dizer Provérbios 8.17: "Eu amo os que me amam; e os que de madrugada me buscam me acharão" (ERC). Esse "buscar de madrugada" nos diz que Deus quer ser o primeiro em nossa vida, que buscar o Senhor deve ter a maior prioridade em nosso coração. "Buscar de madrugada" também fala dos que buscam o Senhor de manhã cedo, na primeira hora da manhã. Imagine isso: o Deus triuno, o Pai e o Filho através do Espírito Santo querem fazer "morada" num homem mortal! Se você ama a Deus e guarda a Sua Palavra, podendo assim ser uma morada para o Senhor, a questão mais importante agora é a seguinte: o Senhor realmente mora em sua vida? O Senhor se alegra quando pode falar aos que O procuram: "Vinde e vede! Aqui eu moro!" Deus pode apontar para você e dizer que tem morada em sua vida? Ele se sente em casa em seu coração?

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 5:17-18

Terça-feira 8 Novembro

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação

(2 Coríntios 5:17-18).

ONÉSIMO
Era um escravo. Pertencia a uma cidade da Turquia, onde no primeiro século desta era existia uma igreja cristã. Seu dono, um crente fiel, chamava-se Filemom. Onésimo não era cristão. Sua difícil situação de escravo o levou a fugir. Para se livrar de qualquer perseguição, foi para Roma, a 1500 km de distância, onde se perdeu na inumerável multidão de escravos fugidos.

Nessa cidade, repleta de emaranhados de becos, Deus falou com Onésimo e o conduziu a um lugar em que jamais pensava ir: diante de um velho prisioneiro, o apóstolo Paulo. Por meio deste, Onésimo se converteu, voltando-se para Cristo (Filemom v. 10).

Paulo se apegou a ele, contudo, o mandou de volta para seu legítimo amo com uma carta de recomendação: a epístola a Filemom. O escravo fugitivo voltava para seu dono por vontade própria. Dali por diante o serviria com abnegação, como se estivesse servindo ao próprio Senhor Jesus. Filemom perdera um escravo, mas encontrou um irmão. O amor de Deus age dessa maneira.

Na antiguidade, o tema dessa carta era um fato comum. Porém, a simples existência dessa epístola mostra como Deus Se interessa por cada um de nós, em qualquer condição, e nos ama em particular. Cheia de vigor e afeto, a epístola a Filemom nos dá uma concreta lição de amor na verdade, cuja aplicação vale para hoje e para sempre.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 1.27

7 de Novembro

"Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gênesis 1.27

Deus quer que o homem siga o caminho da perfeição para que outra vez possa se tornar semelhante a Deus. Pois quando Deus havia terminado de criar o homem, Ele mesmo se via refletido nesse primeiro homem: "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom." Os primeiros seres humanos devem ter sido de uma beleza fora do comum, mas, pelo pecado, eles perderam essa imagem de Deus. Por isso, Deus enviou Seu Filho unigênito a fim de salvar o homem caído do pecado e transformá-lo outra vez na Sua imagem. Quando uma pessoa reconhece o quanto é pecadora, e recebe em seu coração a Jesus Cristo, que carregou todos os pecados de todas as pessoas na cruz do Calvário e as reconciliou com Deus, acontece a maravilha que está descrita em João 1.12: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome." A partir desse momento, o Espírito Santo opera nessa pessoa o desejo cada vez mais forte: "Eu gostaria de me tornar como Jesus!" Esse é o caminho da perfeição! Pois quando chegarmos ao alvo e estivermos com Jesus – e ansiamos por isso – "...seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é."

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 11:1; João 14:3

Segunda-feira 7 Novembro

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também

(Hebreus 11:1; João 14:3).

QUANDO TUDO VEM ABAIXO…
Pedro esperava com ansiedade o resultado dos exames médicos. Foi deprimente: não havia qualquer esperança humana para a grave doença que o afligia. Tudo veio abaixo; os esforços de toda uma vida redundaram em nada, e os projetos futuros perderam o sentido. Um muro parecia separá-lo do resto do mundo.

De repente, de um dia para outro, qualquer um de nós pode estar nessa mesma situação. Nada pode impedir isso. Aquele que excluiu Deus de sua vida e pensamentos terá pouco tempo para se ocupar do porvir eterno, mas será muito tarde? Não. Deus, em Sua graça, ainda lhe concede um período para colocar em ordem a questão dos pecados e crer no Senhor Jesus, o Salvador.

Hoje não é muito tarde para ter paz com Deus mediante o perdão dos pecados; não é muito tarde para ser salvo pela fé na obra do Senhor Jesus na cruz; não é muito tarde para confiar no amor de Deus revelado na Bíblia e para se preparar para um glorioso futuro com Ele.

Quando tudo vem abaixo, só permanece o que não pode ser abalado: os resultados da obra do Senhor Jesus.

Então o terrível veredicto não será mais uma condenação irremediável, já que o fim do caminho neste mundo se transforma na efetiva entrada na “casa do Pai”.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Timóteo 6.12

6 de Novembro

"Combate o bom combate da fé." 1 Timóteo 6.12

O bom combate da fé só é compreendido corretamente e exercitado por poucos. A grande maioria dos crentes combate, mas não corretamente. Paulo especifica: "Igualmente o atleta não é coroado, se não lutar segundo as normas." O fato de lutarmos não é o mais importante, mas que lutemos corretamente! Combater corretamente significa combater tendo um alvo em mente, tentando alcançar um objetivo. Contudo, para podermos combater o bom combate de maneira efetiva precisamos primeiro conhecer nosso inimigo ou nossos inimigos. Precisamos estar conscientes de que os verdadeiros inimigos não são pessoas de carne e sangue, como nos diz Efésios 6.12: "...porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." Por isso considerar pessoas como nossos verdadeiros inimigos é uma atitude infantil, pois as forças motrizes da mentira humana, da deslealdade e do ódio sempre têm os poderes das trevas por trás. Mas o Senhor Jesus venceu e tirou o poder do inimigo do homem na cruz do Calvário. Sua vitória é a nossa vitória! Por isso, o bom combate da fé consiste em não lutarmos mais por nós mesmos, mas partindo da vitória conquistada por Jesus!

Que DEUS abençoe a todos.

João 1:1

Domingo 6 Novembro

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus

(João 1:1).

A PLENITUDE DA DEIDADE
A Bíblia nos ensina que o Senhor Jesus é Deus e, ao mesmo tempo, homem sem pecado. E como homem, fisicamente era semelhante a qualquer outro ser humano, porém sem pecado. Sentiu cansaço, fome, frio, sono. Contudo, “nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9).

Ele reivindicou Sua deidade quando disse: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30). Os que O ouviram declarar isso procuraram matá-Lo, porque sabiam o que significava essas palavras. Em outra ocasião, afirmou: “Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou” (João 8:58). E de novo Seus ouvintes tomaram pedras para jogar nEle. Por fim, O crucificaram, porque disseram: “Porque se fez Filho de Deus” (João 19:7).

O Senhor recebeu adoração como somente correspondia a Deus receber. Os sábios do oriente já haviam Lhe prestado homenagem quando Ele era menino. Durante Seu ministério público, várias pessoas se lançaram aos Seus pés para adorá-Lo. Tanto o Antigo como o Novo Testamento nos ensinam que somente Deus deve ser adorado. Jesus o foi por ser Deus.

Em Romanos 9:5, acerca dos israelitas é dito: “... dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente”.

Em Tito 2:13 lemos acerca do “aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo”. A Bíblia está cheia de afirmações sobre a deidade do Senhor Jesus. O mais incrível é pensar que esse Deus de glória e majestade “se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14).

Que DEUS abençoe a todos.